32 em Deu o Que Falar no dia 01.09.2014

Deu o que falar…

1 - Perdidas na nuvem

tumblr_mm5b4dBUCa1s5a9oyo1_500Volta e meia alguma celebridade se vê no meio de um escândalo onde uma série de fotos como ela veio ao mundo são divulgadas pela internet por um hacker ou por um ex-namorado cafajeste. A exposta da vez foi Jennifer Lawrence.

Quando esse tipo de coisa acontece, a gente sempre se pergunta por quê as celebridades continuam teimando em tirar esse tipo de foto e deixar no celular, mas no caso de J. Law , resolvemos dar um desconto, já que estão dizendo que uma falha no sistema “Find My Iphone” facilitou a invasão da conta do ICloud não só dela, mas de várias outras celebridades como Candice Swanepoel, Cara Delevingne e até Selena Gomez.

Mesmo admitindo que o ICloud é uma das coisas mais incompreensíveis da vida, continuamos com a ideia de que se você não quer que surjam fotos peladas suas pela internet, não as tire. É sempre melhor prevenir do que remediar e poupar uma dor de cabeça daquelas, né?

2 - Aliás, falando em invasão de privacidade

gabriela-pugliese16(foto: TV Globo/ Programa do Jô)

Como não falar do caso que deu muito o que falar durante essa semana que passou? Gabriela Pugliesi, o fim do casamento e a suposta traição com um coach que o (até então) casal Pugliesi conheceu em Los Angeles. Não vamos falar muito sobre essa parte de fofoca, mas o Terraço Paulistano se deliciou com essa história, tanto que rendeu essa entrevista com a própria Gabriela e a defesa da ex-mulher traída.

Como toda boa fofoca, a gente acabou acompanhando uma boa parte. Mesmo assim, isso não impediu de acharmos um verdadeiro circo a proporção que a coisa tomou. Pessoas que tomaram as dores dos supostos traídos, que foram nos perfis dos envolvidos para xingarem os traidores, sem contar a quantidade de gente que passou a seguir a ex no instagram depois desse auê todo.

Ficamos por um tempo nos questionando os motivos dessa confusão ter virado um episódio digno dos melhores tabloides. Entendemos quando a mídia explora a separação da Grazi e do Cauã, por exemplo, mas de uma blogueira fitness (por mais famosa virtual que seja?) ? Será que a história só chegou a esse tamanho por causa da super exposição que a fez ficar “famosa”? Ou será que ela vendia uma vida tão perfeita que no primeiro escorregão as pessoas caíram em cima? Ou tudo isso junto? Ou mais algum motivo que não lembramos de citar?

Na nossa cabeça, briga de marido e mulher ninguém mete a colher, mas será que essa frase é válida para quem expõe tanto a vida?

3 - Nossa infância desmoronou (sorte que por pouco tempo)

hello-kitty-lie

E a bomba que explodiu semana passada com a notícia que a Hello Kitty, personagem mais famoso da Sanrio, não é uma gata? Na verdade, é uma menininha britânica, do signo de escorpião (!!!), cujos pais se chamam George e Mary White. É mole?

A explicação aconteceu quando uma antropóloga do Havaí pediu para a Sanrio verificar as legendas de uma exposição sobre a personagem e foi corrigida ao chamar Hello Kitty de gata. Se o Mickey, que é um rato, ou seja um bicho infinitamente mais asqueroso que um gato, é chamado de rato, por que esse medo de dizer que a Hello Kitty é uma gata? Nossa cabeça de criança deu um nó nessa hora, confessamos! hahaha

Graças ao bom senso, a Sanrio tratou logo de resolver essa questão e explicou que foi um mal entendido. A personagem pode não andar de quatro, mas continua sendo a personificação de um gato.

Ufa, agora podemos dormir tranquilas! rs

Gostou? Você pode gostar também desses!

32 Comentários

  • RESPONDER
    gabriela
    01.09.2014 às 17:15

    Nossa e esse bafo esse da Gabriela hein?!?! Minhas arma Jesus Cristinho..

  • RESPONDER
    Francine
    01.09.2014 às 18:11

    Sugiro que leiam este texto: http://lugardemulher.com.br/tua-intimidade-nos-pertence/
    Serve de contraponto ao que foi escrito a respeito da publicação de fotos privadas.

  • RESPONDER
    leticia
    01.09.2014 às 19:44

    http://cheznoelle.com/2014/09/01/sobre-fotos-nuas-jennifer-lawrence-eu-e-voce/
    esse também é um bom texto sobre a publicação de fotos.
    e sim, a privacidade vale até pra quem expõe parte da vida na internet. ou deveria valer.

  • RESPONDER
    Viviane Moreira
    01.09.2014 às 20:29

    Oi!
    Outro texto muito legal sobre o assunto das fotos:
    http://cheznoelle.com/2014/09/01/sobre-fotos-nuas-jennifer-lawrence-eu-e-voce/
    Bjs
    Vi

  • RESPONDER
    Camila Brito
    01.09.2014 às 22:15

    A culpa é de quem publica sem o consentimento de quem as tirou. Se estou em casa, nua, alguem invade minha casa e me ve nua a culpa n é minha, é uma invasão, se o msm acontece com uma falha do icloud pq a visão é diferente? Se eu mando uma foto minha nua pra alguem é só pra este alguem, se fosse pra ser publico eu mesma tornava publico. a culpa NUNCA é de quem teve sua privacidade ferida, a culpa é de quem n tem carater de respeitar a privacidade alheia.

    deem uma lida nesse texto: http://lugardemulher.com.br/tua-intimidade-nos-pertence/

    • RESPONDER
      Carla
      02.09.2014 às 1:05

      Camila, eu concordo que a culpa é de quem publica, SEMPRE. Mas todos esses dispositivos ligados à internet correm o risco de serem hackeados, e gente mau caráter é o que não falta nesse mundo, convenhamos. Apesar do resultado ser o mesmo (ou seja, fotos nuas reveladas ao público), acho muito diferente o caso de uma menina desconhecida que é exposta pelo ex-namorado ou por alguma inimizade do colégio/faculdade/meio social do que uma celebridade (e vamos lembrar que ao falar de celebridade, tem muitos homens que já apareceram nessa lista também)

      Eu li o texto quando a Francine postou mais cedo, e acho que a questão do machismo não se aplica tanto quando o caso é com alguma celebridade. Pelo menos tudo que eu acompanho sobre o assunto, é só notar a diferença de comentários que aparecem quando a vítima é conhecida ou não. Quando é conhecida, as perguntas são sempre as mesmas: “por que deixou ser fotografada assim? por que guardou as fotos?”. Quando é uma pessoa anônima, é sempre de modo acusatório: “fulana deixou ser fotografada nessa pose, é p.”, “fez essa pose, é p”. E por aí vai. Não importa se ela estava fazendo isso para o namorado de 5 anos, por exemplo.

      Posso estar viajando, posso estar interpretando o texto de forma bem equivocada, e apesar de torcer para que o hacker tenha o castigo que merece por isso, continuo achando que a melhor forma de se proteger é se resguardando e evitando certas coisas!

    • RESPONDER
      Juliana
      02.09.2014 às 14:30

      “Continuo achando que a melhor forma de se proteger é se resguardando e evitando certas coisas!”. Discurso perigoso. O iCloud é inseguro? A rua também é. Imagina alguém dizer: “não quer ser estuprada, o melhor é se resguardar e evitar certas coisas”. Complicadíssima essa mentalidade de que, em vez de atacar o problema, dá a dica para a mulher se resguardar. Foco no problema real, gente!

      “Will female nudity always be scandalous? If we keep insisting that it is, are we tacitly agreeing that women shouldn’t be naked and, therefore, if they are, if we are, we’re doing something wrong?

      I’m not sure if it’s reassuring that Jennifer Lawrence and the other women who were targeted have so far been met with support. I’m not sure it should matter that their careers and reputations will not be affected. Damage control only implies that this is the kind of situation that could and should cause damage.”

      http://www.laineygossip.com/Nude-photos-of-Jennifer-Lawrence-and-other-actresses-leaked-by-hacker/31174

      • RESPONDER
        Carla
        02.09.2014 às 15:00

        Juliana, eu entendo o seu ponto e respeito. Mas como eu disse abaixo, eu sou uma pessoa cautelosa. Da mesma forma que eu prefiro me resguardar para não correr o risco de ter fotos da minha intimidade pela internet, eu também prefiro não passar em certas ruas em certos horários para não ser assaltada (e não to nem falando de estupro, até porque a maior parte do estupro vem de dentro de casa por pessoas conhecidas da vítima), prefiro não fazer esportes radicais porque tenho medo de me machucar e por aí vai. Eu simplesmente estou evitando coisas que eu não quero que aconteçam comigo. Isso vai me manter completamente a salvo? Com certeza não, mas é o que está ao meu alcance.

        Enfim, esse é o meu pensamento e ele não foi exposto para que todos concordassem com ele (até porque eu sei que esse assunto é polêmico), mas obrigada por expor o que você pensa!

        Beijos!

    • RESPONDER
      Letícia
      02.09.2014 às 15:58

      Eu amei o texto da Francine e concordo com absolutamente tudo!
      E acho que exista machismo com as celebridades também. Quando um homem é exposto as brincadeiras e as críticas têm um teor muito diferente daqueles feitos com mulheres expostas. Um vídeo íntimo de um homem público é um troféu que vazou, se é de uma mulher pública, vem logo a pergunta: “por que ela deixou?”. Um homem público que tira fotos de seu corpo nu é orgulhoso de si, uma mulher pública que faça a mesma coisa é ingênua. O machismo está aí, sim, e é preciso ter muito atenção a ele para não se repetir o padrão.

  • RESPONDER
    Aninha
    02.09.2014 às 11:25

    Concordo com o que algumas pessoas colocaram, lógico que a culpa é de quem publica as fotos, mas infelizmente, por mais que possamos tentar mudar essa mentalidade, esse tipo de coisa continua acontecendo, então enquanto as pessoas não se concientizam, temos que nos defender como podemos, que é evitando tirar fotos. É muito triste ter que nos privarmos das coisas que são nosso direito, mas não podemos negar que a realidade é cruel

  • RESPONDER
    Camila Brito
    02.09.2014 às 11:53

    A pessoa é publica, mas o corpo dela não, sabe. É tipo quando vcs blogueiras tem q escutar isso, vcs são publicas (numa escala difente da jlaw, mas são) e não são obrigadas a lidarem com invasão de privacidade, pessoas querendo saber coisas mt intimas, ou comentários agressivos sobre a aparência de vcs. Eu deixar de fazer algo pq tem mt otário no mundo é um negócio mt triste. Eu não quero deixar de usar minha mini saia pq tem um bando de escroto na rua, eu quero q ensinem a esses escrotos q eles n devem fazer isso. No caso das fotos, é não culpabilizando a vitima, sendo ela pública ou não, não continuando a liberar as fotos, e encarando a nudez como algo normal. nós mulheres já nos privamos de tantas coisas por causa dos homens! Há décadas não poderia usar meu ruby woo que seria vista como uma prostituta. E sabe pq não veem mais dessa forma? Pq precisamos q umas primeiras mulheres tivessem força pra lidar com esses babacas, não cedessem na sua liberdade, e continuassem a fazer o q ela tinham vontade. Em se falando em conquistar nosso espaço, ceder, é nós culpabilizar, se nos mantermos firmes e responsabilizamos apenas quem errou que com o tempo essas coisas não vão acontecer mais. E pra isso nós precisamos estar tds juntas, nos apoiando e lutando pela nossa liberdade

    • RESPONDER
      Carla
      02.09.2014 às 14:39

      Camila, não acho que pessoas querendo saber coisas íntimas sobre mim ou vindo no meu espaço (que é aberto e está aí para quem quiser entrar) para me xingar a mesma coisa que pegar uma foto que só existe no meu celular e divulgar para o mundo. Esses exemplos que você deu eu não considero invasão de privacidade justamente porque eu posso bloquear, responder, ou lidar de outras formas.

      Mas concordo 100% contigo quando você fala que as coisas só mudam quando as barreiras e o preconceito são quebrados. Não estou julgando quem faz ou que queira fazer esse tipo de foto e mandar pro namorado, peguete ou apenas para guardar para a posteridade, mas EU sou uma pessoa cautelosa e prefiro prevenir uma dor de cabeça do que remediar depois que já estiver tudo no ventilador, já que eu não gostaria de ver a minha liberdade ser ferida dessa forma. O texto é nossa opinião (e nesse caso, nós conversamos antes de postar e pensamos da mesma forma), e acho importante que tanta gente venha aqui discutir o assunto e mostrar outros lados. O DQF sempre foi feito para isso e nós adoramos quando as pessoas vêm apontar outras visões!

      Beijos!

  • RESPONDER
    Mariana Borges
    02.09.2014 às 11:59

    Minha gente, o problema não é nem as periquitas voando por aí. Como a Carla já apontou, quem vai ter segurança de guardar as coisas no Icloud agora? Vocês viram a mídia negativa que isso está dando para a Apple: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2014/09/obrigado-icloud-diz-kirsten-dunst-apos-vazamento-de-fotos-na-internet.html

    • RESPONDER
      Letícia
      02.09.2014 às 16:06

      Olha, muito leigamente falando, entendo que a nuvem não pertence a mim, é como se fosse um aluguel de um espaço que é da Apple. por mais que você tenha uma chave de acesso, não te pertence e vai saber quem mais tem a chave… Então, tudo que tenho nesse tipo de formato é público, 100% público, o que eu não me importaria que o mundo visse. Tudo o que considero privado (e estou falando de coisas infinitamente mais banais que fotos íntimas, me refiro a fotos de viagens, p.ex.) não mando para nuvem nenhuma. Essa sincronização me parece muito estranha…

      • RESPONDER
        Joana
        02.09.2014 às 17:20

        Penso assim tb!

      • RESPONDER
        Carla
        02.09.2014 às 18:49

        Letícia, vou te falar que eu já briguei muito com o Icloud, tanto que desisti de tentar. Já teve vez que eu achei que tinha conseguido guardar vários arquivos, apaguei tudo do meu celular e quando fui ver, não tinha salvo nada na nuvem e eu perdi tudo! Já aconteceu também de eu querer separar alguns arquivos e quando eu vi, tinha ido tudo, inclusive os que não queria que fossem. Por toda essa minha ignorância com a nuvem, eu considero a história plausível, mas nunca se sabe também!

  • RESPONDER
    Juliana
    02.09.2014 às 13:27

    Quando você diz que se uma mulher não quer que suas fotos sejam vazadas, que não as tire, você retira a culpa da mão dos criminosos e coloca na vítima. Há um termo para isso: victim blaming. E, claro, você pode falar sobre a falha da segurança, sobre os perigos da internet, sobre o que for, porém nada vai justificar essa culpabilização da vítima. E falo super de boa pq é normal reproduzirmos esses discursos retrógrados. Mas vale a pena pensar um pouco em como isso afeta as mulheres. É semelhante a dizer: não quer ser violentada, não ande de saia curta. Não quer ser agredido, não saia de mão dada com seu namorado gay. Não quer ser assaltado, não saia de relógio na rua. Enfim, vale a pena a leitura desses textos: http://thinkolga.com/2014/09/02/reflexoes-sobre-as-fotos-vazadas/

    • RESPONDER
      Silvia
      03.09.2014 às 17:27

      Oi Juliana, td bem? Eu não vejo como a culpa sendo delas, MAS infelizmente TODAS nós estamos sujeitas a isso qdo decidimos deixar fotos muito íntimas ao alcance do próximo hacker ou de um idiota.
      A humanidade não é boa, não é bonita, as pessoas SEMPRE pensam primeiro mal das outras antes de tentar entender as mesmas e as julgam, se nem saber o que acontece na vida da outra pessoa. Você deixaria sua filha pequena andar livremente de elevador, vestida de short, sabendo que existe um pedófilo no seu prédio? Provavelmente não, dado que você me parece uma pessoa bem informada e inteligente.
      A questão toda não é se elas tiraram as fotos ou não, é o que elas FIZERAM com as fotos e no caso foi não protege-las bem. Não, não é legal o que fizeram com elas, mas é praticamente impossível achar O culpado. Se não me engano, Marilyn, ainda qdo Norma Jean, tirou umas fotos nuas que não seriam publicadas. A primeira coisa que o fotografo fez qdo ela virou quem virou? Se aproveitar das fotos, ora! Eram dele, ele poderia fazer o que quisesse com as mesmas. Eu não acho justo o que esse fotografo fez, e eram outros tempos, um tempo onde se proteger de certas coisas era muito mais complicado. Hoje existem algumas formas de tomar cuidado com isso. Elas querem tirar fotos nuas? Ótimo, para mim não tem nada demais. Mas no momento onde você deixa isso a fácil alcance do outro, você está se arriscando. Eu não iria quer uma foto minha nua na internet para qq idiota ver, portanto NO MEU CASO, eu prefiro evitar não tirando as fotos. Mas se eu quisesse tirar, usaria algum método de senha, criptografia, enfim, qq coisa q protegesse minha intimidade. E se fosse o celular de uma delas roubado? Faria diferença ser Apple, Samsung, Nokia ou Motorola? De uma certa forma faria pq o Iphone permite que você apague e delete seus dados de maneira muito fácil, sem precisar q o Find My Iphone esteja ligado. Aconteceu com a minha mãe e conseguimos rapidamente recuperar as fotos dela e deletar o celular do meu computador. Então esses programas, como tudo na vida, tem dois lados: um bom e um ruim. Eu não deixo de sair de relógio, agora não vou andar sozinha no meio de um lugar ermo de noite se não precisar, bem como prefiro usar caixas eletrônicos no horário bancário ou dentro de shoppings. Não é deixar de fazer alguma coisa, é simplesmente tomar cuidado para evitar que aconteça algo. Assim como não deixar uma criança sozinha com um pedófilo…

      Beijos!

  • RESPONDER
    Carol Brandão
    02.09.2014 às 16:59

    Respeito a exposição da opinião de vocês sobre o caso da J.Law, mas discordo totalmente. Vim falar algo sobre, mas já vi que várias meninas falaram praticamente tudo o que eu falaria, então só me reservo a fazer uma comparação dentro do próprio post: falar que uma mulher não deve tirar fotos nuas devido o perigo das fotos vazarem e depois criticar a exposição exagerada do divórcio da Pugliesi é meio contraditório, pelo menos pra mim. Fotos de mulheres nuas só vazam por causa do “auê” que essa exposição traz - e, gente, é só um corpo nu. Sou contra esse tipo de “auê” no caso da J.Law e da Pugliesi também, mas aí ninguém diz que “é só não brigar com seu marido que isso não aconteceria…”.

    • RESPONDER
      Carla
      02.09.2014 às 18:40

      Oi, Carol! Nós não criticamos a exposição exagerada do divórcio dela, só contamos como ficamos assustadas com as proporções que as coisas tomaram e nos questionamos se o fato dela sempre ter exposto a vida influenciou nisso. Porque várias outras blogueiras cheias de seguidoras se separaram ultimamente e nenhuma teve esse auê.

      Como você falou da história do não brigar com o marido, não sei se você sabe, mas uma das fofocas que surgiram em torno desse caso, foi sobre uma briga que ela teve com o marido no avião antes da separação ser anunciada. Outro dia mesmo eu estava falando com a Joana sobre esse tipo de assunto e acho que ele se encaixa nessa conversa.. Se eu fosse super famosa, evitaria ao máximo um barraco público com meu marido porque não iria querer ver especulações sobre essa discussão espalhadas por aí e sei que esse tipo de notícia é prato cheio para a mídia.

      Também acho que é só um corpo nu e realmente gostaria de viver em um mundo onde isso não fosse um tabu, afinal, todo mundo tem e todo mundo fica pelado em algum momento do dia, certo? Prova maior disso é a história do topless nas praias brasileiras, onde cada mulher que resolve fazer isso por aqui vira uma polêmica. Enfim, esse é um assunto que se alonga muito mais do que a gente imagina, e acho que vale a reflexão, a conversa e o debate!

      Beijos e obrigada pelo seu comentário! :)

  • RESPONDER
    djeine
    02.09.2014 às 20:01

    Me desculpem, mas meu ponto de vista é diferente do de vocês.
    Para todos que pensam “se não quer que vaze, não fotografe”, eu espero que vocês nunca sejam assaltados depois de passar em um caixa eletrônico porque ” se não quer que o dinheiro vaze, não saque”. O pobre ladrão não tem culpa de alguém ter sacado o dinheiro (contém ironia).

    • RESPONDER
      leticia
      02.09.2014 às 21:10

      hahaahha amei o exemplo djeine!

    • RESPONDER
      Joana
      02.09.2014 às 23:43

      Djeine,
      Eu não acho concordo que uma coisa é a mesma coisa que a outra.
      Eu, Joana, não tiraria fotos nuas nem pra mim nem para ninguém por achar que existe esse tipo de gente, maluco, doente ou sem educação que abusa dessas coisas.
      Não acho que quem usa roupa curta quer ser estuprada, nem que quem saca pede para ser assaltado, só acho que SEMPRE opto por fazer coisas com as quais posso lidar com as consequências.

      Se eu sacar 10.000 reais vou correndo para casa por acreditar que não vale o risco de ser assaltada, uma forma de me proteger. Da mesma forma que não tiraria fotos nuas por achar que não saberia lidar com as consequências das fotos vazarem, pois muita gente invade o computador dos outros.

      Eu não acredito que a menina está ERRADA, mas nos dias de hoje com a quantidade de cyber tarados que tem por ai eu optaria por não tirar uma foto que pudesse me deixar mal comigo mesma depois.

      O povo que rouba a foto e compartilha é que é doente, o ladrão que rouba é que é errado, mas não é por concordar ou não com isso que os “roubos” ou “abusos” vão acabar. Por isso opto por evitar.

      Além de votar em pessoas que podem ajudar a mudar nosso país dando mais educação e quem sabe coibindo os verdadeiros vilões desta história.

  • RESPONDER
    Silvia
    03.09.2014 às 0:40

    Bem, para começar acho MUITO estranha essa falha de vulnerabilidade bem em cima do lançamento do IPhone 6…. Quem trabalha e entende disso sabe que para conseguir essas fotos todas o trabalho não foi do dia para noite e sim, algo q alguém está explorando faz algum tempo.
    Segundo estranho só ter foto de mulher e atriz não?! Não tem NENHUMA foto do Brad Pitt comprometedora? Nem que seja ele com a boca cheia ou o dente sujo! Só tem foto de mulheres e as poucas q eu vi da JLaw eram MONTAGEM!!! Ou seja nem toda foto q vai aparecer aí é a real.
    Infelizmente TODA falha de vulnerabilidade de um sistema 99,9% das vezes é do usuário. E se roubarem seu celular? E se você deixá-lo no taxi? Você acha q sendo uma estrela famosa, alguém não vai tentar no mínimo vender suas fotos para o TMZ?! Ninguém precisa deixar de tirar foto do jeito que quiser MAS é que nem dado bancário, se você deixar seu cartão de débito e sua senha alguém, infelizmente, vai acabar usando disso. Existem milhões de maneiras de proteger uma foto e outras informações. E quando você compra um telefone, seja ele Apple, Samsung ou Nokia, etc, NENHUMA dessas empresas vai proteger de verdade suas fotos. Você provavelmente irá assinar um termo legal assumindo a responsabilidade por suas informações. É assim com quase tudo hoje em dia, especialmente em se tratando de advogado americano.

    Outra coisa, ninguém acha estranho q TODAS elas tivessem fotos nuas no ICloud e não soubessem apagar direito?! Ou talvez isso seja caso de um fishing bem sucedido? E aliás para acessar o ICloud não necessariamente se usa uma “conta” especial, você pode usar o seu GMail, que a maioria tem, e pq não talvez a falha não possa estar no GMail?! Então tem MUITA coisa nessa história para simplesmente culpar só a Apple. E não, eu não acho que é justo colocar foto de ninguém sem o consentimento, mas assim como eu não vou beber uma bebida q um estranho me entregou, eu não deixaria minhas fotos expostas assim!
    E por ultimo, ONTEM ou seja depois das fotos terem vazado foi noticiado q um grupo de hackers russos tentou acessar um site de registro de domínios com o que seria o maior número de contas “vazadas”, 1.2 bilhões de contas de diversos serviços DIFERENTES ou seja pode ser seu Facebook! Isso significa q 1.2 bilhões de contas foram comprometidas por esses hackers e que eles estão tentando aproveitar dessa situação. Então eu volto para a hipótese de que é mais provável q isso seja um trabalho pensando e feito na maldade do que uma falha real no ICloud. JLaw assumiu não saber usar o ICloud publicamente ou seja, ELA e as outras provavelmente foram alvo de um ataque. O que não diz q o MEU celular está comprometido. Existe uma brecha no ICloud mas é preciso ter o email da pessoa e um programa q fique rodando ele de forma não natural, até q achem a sua senha, na melhor forma tentativa e erro. A falha do ICloud está em permitir que em uma das suas bibliotecas através de um píton, que a sua senha fosse testada N vezes sem travar. Ao contrário do telefone e do aplicativo q permitem o número de usos LIMITADOS de sua senha, esse programa permitia uma tentativa ilimitada de vezes. Tipo o tal do Scorpyn q ficava tentando acessar a página da Fifa e que foi derrubado N vezes pela mesma. Ou como fazem compras de U$1 no seu cartão de crédito pq ficam gerando números aleatórios até q um funcione. Isso do cartão aconteceu comigo e na hora descobriram. A Apple já derrubou o tal código que permita esse uso inadequado do celular, mas ainda podem tentar através de outros meios acharem email e senhas, ou seja, o seu Galaxy tb pode estar comprometido se descobrirem sua conta de GMail. Bem, quem quiser saber mais, segue um link em inglês explicando melhor do que a minha linguagem leiga, o problema http://thenextweb.com/apple/2014/09/01/this-could-be-the-apple-icloud-flaw-that-led-to-celebrity-photos-being-leaked/ .

    Beijos!

  • RESPONDER
    Silvia
    03.09.2014 às 1:07

    Assim, desculpem mas a maior verdade é que a única forma de segurança que você tem de qq coisa é você! Uma foto impressa pode ser roubada, um celular pareado, um computador acessado a distância por QQ um!!!!

    Uma história de mídia não digital? Uma vez uma amiga traiu o namorado na frente de várias outras pessoas. Eram as olimpíadas de 98, e ela estava no maior amasso com o cara e meus amigos roubaram a minha máquina para fotografar. Eu NAO sabia o q tinha naquelas fotos e dei de cara com o namorado dela enquanto estava acabando de revelar as mesmas… Resumo da história: ele viu todas as fotos. Lógico q eu corri para contar para ela explicar mas já tinha acontecido. E o que mais irritou o namorado dela? Foi o fato dela ser idiota e fazer isso publicamente em um quarto de janela aberta! Ele me falou q traição infelizmente acontece mas ele não tinha como ficar com uma pessoa q se expunha e tb o expunha daquela maneira. O menino q minha amiga ficou era um ex dela, e o namorado sabia q ela ia encontrar com ele mas confiou q ela iria ser honesta. Ela não foi e acabou perdendo o namorado e voltando para o Ex com quem ficou por anos! Ou seja, a história até teve final feliz, mas ela podia ter continuado amiga do namorado e evitado o constrangimento de ter os amigos dela tirando fotos comprometedoras dela.
    Óbvio q eu rasguei e queimei as fotos e negativo. Mas isso naquela época, hoje é muito mais complicado de se livrar de um dado digital.

    Beijos!

  • RESPONDER
    Ju
    03.09.2014 às 10:11

    Esse twitter foi pra vocês, realmente nesse texto sobre a Jlaw voces não agregaram nenhum valor sobre o tema! https://twitter.com/hello_sunshine/status/506835461470691328

    • RESPONDER
      Joana
      03.09.2014 às 10:26

      Pra mim idiotice é achar que todo mundo tem que pensar igual!

  • RESPONDER
    Erick
    03.09.2014 às 15:19

    Como profissional de segurança da informação me senti na obrigação de contribuir com meus dois centavos nesse assunto.

    Sou um grande defensor da liberdade individual e intervenção mínima. Quer ter opinião controversas? Seu direito. Quer falar mal do governo? Fale! Quer falar bem? Fale! Quer tirar fotos nuas? Divirta-se. Me irrita e me assusta um mundo onde a paranóia por segurança erode a liberdade do indivíduo. Infelizmente esta dualidade é um axioma: quanto mais regulação e policiamento - portanto, segurança - menos liberdade individual e vice-versa. Isto vale para todas as esferas da vida: governos restringem a habilidade de seus cidadãos de ir e vir e seu direito à privacidade sob a bandeira da segurança.

    Com a internet, talvez pela primeira vez na história, as pessoas utilizam em massa um sistema de comunicação que elas não fazem a menor ideia de como funciona. Mesmo os usuários mais experientes fazem pouca idéia do que ocorre “abaixo do nível de aplicação”, onde e com quem ficam os dados que estão online (ou como virou moda dizer: na nuvem) ou do que acontece nos recantos mais sórdidos e inacessíveis da internet (deep/dark web). Esta falta de informação torna extremamente difícil para o usuário típico montar qualquer estratégia de defesa de seus dados.

    O que temos então na internet é o maior meio de comunicação já estabelecido na história, onde as informações são guardadas hoje de maneira persistente (diferente do que ocorria há vinte ou dez anos atrás onde muito pouca coisa pessoal ficava guardada na nuvem), onde existe um policiamento ínfimo contra atividades ilícitas ou indesejáveis (devido a dificuldades de diversos gêneros: conflito entre fronteiras reais e virtuais, dificuldade técnica em apanhar os criminosos mais habilidosos, dificuldade de tipificar crimes até então inexistentes e sem paralelo, etc.), com forte apelo de liberdade individual, onde os usuários não fazem a menor idéia de como proteger adequadamente seus dados. Resumindo: Um grande banco de dados, onde pessoas botam todo tipo de informação pessoal de maneira razoavelmente aberta e ninguém policia efetivamente. Me desculpem, mas mesmo o mais inocente defensor dos direitos individuais tem que reconhecer que o potencial de desastre é muito grande.

    Não me interpretem mal. Não é culpabilização da vítima. De maneira alguma!!! É uma questão de informação sobre um assunto que é ignorado no dia-a-dia, que são práticas de segurança. Vou dizer o que falo para clientes e amigos: TODO SISTEMA DE INFORMAÇÃO ELETRÔNICO QUE VOCÊ UTILIZA POSSUI VULNERABILIDADES DE SEGURANÇA. Todo. Sem exceção. Por mais perfeito que seja um aplicativo ele está construído sobre um substrato de hardware e software tão complexo que é impossível garantir sua invulnerabilidade. O que ocorre é que: nem todas estas vulnerabilidades foram descobertas; algumas que foram descobertas não foram ainda exploradas por quem descobriu; as empresas que oferecem serviços tentam sempre minimizar os efeitos potenciais destas vulnerabilidades agindo o tempo todo para “tapar os buracos” conforme eles são descobertos.

    Sabendo o quanto nossos sistemas são vulneráveis (de novo: TODOS ELES), minha política pessoal é simples. Sempre que vou utilizar um serviço penso: como me afetará se houver vazamento das informações que estou colocando aqui? E se perder todas estas informações, qual o impacto?

    A idéia não é zerar o risco - isto não existe. A idéia é tomar riscos calculados. Onde você coloca seu número de cartão de crédito? Qual o impacto desta informação vazar? Sei que os grandes sites de e-commerce nos EUA e no Brasil subscrevem de um protocolo de segurança de cartão de crédito, que não guardam meu número, etc… mas e o site chinês que tem aquelas roupas bacanas, será que não está guardando meu número (para facilitar minha vida, mas tornando ele vulnerável a um ataque)?

    E as fotos nuas? Tenho direito de tirar fotos nuas? Tenho poxa!! Posso tirar foto do que eu quiser, o corpo é meu e o azar é meu. Agora vou colocar elas num serviço de storage online? Se eu colocar e vazarem as fotos? Qual o impacto sobre mim? Bom, sobre mim nenhum… pobre de quem ver minhas fotos nu! Mas eu não sou uma celebridade, certo? Se eu fosse acho que pensaria duas, três, vinte vezes antes de me utilizar da FACILIDADE de ter minhas fotos online frente ao RISCO que isso representa.

    A responsabilidade é da Apple? Do hacker que extraiu? Do que vendeu na deep web? De um dos muitos que compraram as fotos? Do que compartilhou no 4chan? Do menino que baixou para ver? Tudo isso é irrelevante uma vez que já aconteceu. Você pode punir os culpados mas não pode reverter o acontecido. O dano na imagem das atrizes já aconteceu. Quem viu as fotos viu e não vai “desver”.

    Neste sentido, fica a dica. Antes de utilizar uma FACILIDADE oferecida se informe sobre os RISCOS associados. Leia a letra miúda naquele contrato que você aceita sem ler para instalar o programa. Saiba exatamente até onde a empresa para qual você está confiando suas fotos íntimas se responsabiliza pela integridade delas. Aí você poderá tomar uma decisão informada.

    Abraços!

  • RESPONDER
    Juliana
    03.09.2014 às 18:28

    Meninas,

    Respeito a opinião de vocês, mas assim como muitas outras leitoras, também discordo. Além do texto da Stephanie já compartilhado aqui pelos comentários, esse texto do GWS também é muito pertinente: http://www.girlswithstyle.com.br/sobre-jennifer-lawrence-e-outras-coisinhas-que-estao-engasgadas/

    As pessoas precisam entender que o corpo de uma mulher NÃO É PROPRIEDADE PÚBLICA. Simples assim. O corpo é dela e ela pode fazer o que bem entender. Eu, Juliana, não tiro esse tipo de foto por mil motivos, mas por que se eu gostasse de tirar isso seria um problema? Por que a gente tem que deixar de fazer coisas que gostamos por medo? Entendo o ponto de “é melhor prevenir do que remediar”, mas sinceramente, isso não resolve o problema. A gente precisa falar disso abertamente, sem receio. Me espanta que no Brasil, em pleno século XXI, país do carnaval (onde vemos tantas mulheres seminuas nos desfiles), ainda tenha gente que se choca com a nudez feminina. O corpo feminino sempre foi tratado como algo sujo, impuro, por aí vai. A gente tem que tirar isso da cabeça!
    Reforço o texto do Lugar de Mulher: “Então quando vemos, novamente (como ocorreu no caso das meninas que se mataram após a exposição de sua privacidade) especialistas dizendo em redes de televisão que a culpa é da mulher por tirar fotos, estamos apenas vendo um reforço da ideia de que a mulher não tem direito sobre seu corpo. Que uma mulher assexuada não passaria por isso. Que sexualidade, para a mulher, ou é fardo ou vergonha.”

    Levando o debate pra outro ponto, vi uma foto uma vez que me marcou demais. Era um grupo de mulheres segurando cartazes dizendo “Don’t tell your daughter not to go out. Tell your son to behave properly.” Acho que é bem isso, as pessoas precisam entender que o meu direito termina onde o seu começa.

    Bjs

    • RESPONDER
      Silvia
      03.09.2014 às 21:24

      Juliana, eu não tenho nada contra ela posar pelada e acho q a discussão nem chega a ser essa. O ponto é que ela NÃO queria que as fotos fossem para internet! Se ela tivesse posado para a Playboy, eu não ia deixar de respeitar ela por isso, assim como não deixo de respeitar pq ela tirou fotos nuas. O ponto da discussão é que elas não protegeram as fotos, qdo todo mundo já sabe q esse tipo de coisa acontece. Já vazaram fotos do Brad Pitt nu, acho que em 97, e se isso acontece a 17 anos, pelo menos, as pessoas deveriam entender q elas tem que proteger o q elas não querem q vire público. É isso! Aliás na época do Brad Pitt, foi a revista Capricho q vazou o link, ou seja, a revista concordou q liberassem fotos íntimas do ator e divulgou!!!! Hoje, felizmente, a imprensa convencional não acha mais bonitinho esse tipo de atitude de você divulgar a privacidade de alguém, acredito q a Capricho não faria uma matéria liberando os links das fotos das atrizes! Mas é importante entender que na internet não existe privacidade como no mundo real. Colocou na rede, lá fica, portanto é importante tomar cuidado pq é terra de ninguém! E em 2014, essas atrizes já deveriam saber que elas correm risco dessa exposição sim!
      Agora eu pergunto: e se essas atrizes não tiraram foto pq queriam? Se elas foram fotografadas por parceiros? Se elas fizeram isso apenas pq se sentiram obrigadas como mulheres a agradar os parceiros? Isso não seria completamente contra tudo aquilo q o discurso “meu corpo é meu” prega?

      Beijos!

  • RESPONDER
    Mariana
    04.09.2014 às 0:22

    Concordo com o posicionamento de vcs, meninas. Fiquei até surpresa com tantas opiniões contrárias. E, sinceramente, podem até me jogar pedras, mas não entendo essa extrema necessidade que as pessoas tem de ficar tirando fotos peladas… Respeito, compreendo, mas não entendo. Sinceramente….! Até tenho suposições dos porquês, entretanto prefiro não polemizar. Mas, enfim, cada um sabe o que faz… Sendo que, infelizmente, nem todo mundo está preparado para arcar com as consequências de certas atitudes.

  • RESPONDER
    Julie
    04.09.2014 às 19:52

    Coitada da J Law. Creio que cada um é livre para fazer o que quer, mas depois paga o preço por isso. Quem quiser tirar foto nua, que tire, mas saiba que não está livre de ter suas fotos expostas por aí.
    Sobre a Gabriela, não sei quem é, mas acho um absurdo qualquer tipo de traição. Ela traiu, em primeiro lugar, o marido dela. Sendo famosa, ela expôs o marido ao mundo, pra depois acabar com o coitado. Imagino a vergonha que ele deve estar sentindo… Nem comento a esposa traída, pq sinto muita compaixão por mulheres traídas.
    Agora, se o nome do post é Deu o Que Falar…o que deu mais o que falar essa semana do que a polêmica da noiva que casou praticamente de ‘cara lavada’ porque levou um cano da maquiadora, e também blogueira, Bianca Andrade do Boca Rosa??? Ficou faltando essa situação aí no post!!!

  • Deixe uma resposta