14 em Comportamento/ Deu o Que Falar no dia 13.08.2012

Deu o que falar…

Adoramos que esse #DQF foi todo de ideias das leitoras, que sugeriram lá na fanpage do (f)uti! Provavelmente vamos fazer mais vezes porque nós adoramos essa interação! :))

1 – Extreme Makeover

Nós nunca fomos de acompanhar os passos de Miley Cyrus, mas é impossível não falar sobre as mudanças capilares da eterna Hannah Montana.

Quando ela ficou super loira e com o cabelo na altura dos ombros, nós ficamos fãs de carteirinha. Aliás, Miley nasceu pra ter cabelo nessa altura, né? Fica ótimo nela!

Infelizmente, o cabelo não durou muito tempo já que esse fim de semana ela apareceu de cabelo novo, com corte ultra curto com as laterais raspadas. A impressão que deu é que ele combina muito com a Miley fotografada nas ruas, mas nada a ver com a Miley do tapete vermelho. Não gostamos, mas ficamos curiosas!

PS: Tá rolando uma história que ela cortou desse jeito para doar para uma instituição de combate ao cancer, mas fomos ao twitter dela e em momento nenhum ela menciona isso (e, convenhamos, é algo que deveria ser mencionado, né?). Quem souber de mais detalhes, pode completar nosso post pelos comentários!

 

2 – Barradas na Schutz

Já vimos muitos casos de falhas de marketing que vão parar nos TT’s do Twitter (e quem lê o #DQF toda segunda também já viu!), mas foi a primeira vez que presenciamos isso no Instagram!

Semana passada aconteceu o lançamento de coleção de verão 2013 da Schutz e todo mundo que segue a marca nas redes sociais foi chamado para conferir e – de quebra – tentar concorrer uma viagem para St. Tropez. A ação era bem simples: todas as clientes que comprassem um sapato na loja, tinham direito a uma foto do seu look tirada pelo Gui Paganini e a dona do look escolhido pelos jurados ganhava uma viagem à St. Tropez. Todas as instruções estão aqui pra quem quiser ver.

Enquanto o instagram da Schutz estava bombando de fotos, surgiram vários comentários de meninas que apareceram no evento e foram barradas na porta pois só estava entrando quem tinha convite (se o evento era aberto, pra quê convite? Se estavam com limite de pessoas, por que quem tinha convite não contava na capacidade? Enfim…). Enquanto eles não respondiam os comentários, mais clientes foram entrando na conversa e, segundo a conversa que tava rolando, a ganhadora era amiga pessoal do dono da Schutz.

Quando a confusão já tava armada, o pessoal por trás da conta do instagram comunicou que o limite da loja é de 400 pessoas e que eles ficaram lotados em certos momentos. Sobre a vencedora, nada foi mencionado. Ok, ter mais público que o esperado pode acontecer. E ok, eles também não precisam prestar contas sobre a ganhadora, até porque teoricamente nem foi a equipe da Schutz que votou.

Não estávamos lá, não saímos pesquisando nada além do que as meninas estavam escrevendo, por isso, não vamos nos ater à confusão em si. Mas a partir do momento que o pessoal que cuida do instagram começou a apagar diversos comentários, a gente tomou partido.

Se já é um desrespeito com o cliente ignorá-lo, apagar comentários só porque não está falando bem da sua marca é absurdo. Nós somos clientes da Schutz, ela é uma das poucas marcas que somos fiéis, por isso mesmo, ficamos muito decepcionadas com o modo que outras clientes – tão ou mais fiéis que nós –  foram tratadas. Não adianta nada o relacionamento ser uma via de mão única, não acham?

Gostou? Você pode gostar também desses!

14 Comentários

  • RESPONDER
    Luh
    14.08.2012 às 2:14

    O lance da Schutz foi na mesma levada do caso Melissa, a marca pensa só em números, em estrelas e não pensa no que carrega a marca de verdade; os clientes!!! Outro dia aconteceu algo com outra marca de sapatos, a Carmen Steffens que fingiu que sorteou uma blogueira para ir pra Hollywood, quando vi tava metade do F Hits na festchenha… tipo, melhor assumir então e fazer coquetel só pras famosas. Com o lance da Carmen Steffens eu fiquei P da vida, era cliente da marca e muito antes das blogueiras famosas curtirem vi vocês postando, seria mais digno levar alguém que acreditou na marca desde o início!
    beijos meninas

    • RESPONDER
      Carla
      14.08.2012 às 9:40

      Luh, quanto a essa história da Carmen Steffens, eu tava nesse dia e posso afirmar que não foi a mesma história da Schutz. Todas as meninas que foram convidadas para conhecer a fábrica da CS ganharam um convite assim que chegaram e jogaram dentro de uma urna, sendo FHits ou não. Eu tinha a mesma chance de ganhar que qualquer outra Fhits, assim como todas as outras blogueiras convidadas que também não são FH. O resultado foi tirado da urna na frente de todas nós e a Lu foi a sortuda escolhida. Não teve mistério, nem fingimento.

      Agora, quanto ao relacionamento com o cliente, isso eu realmente não perguntei e, vendo seu comentário agora, me passou pela cabeça que poderia ter perguntado sobre isso! Eu acho que cliente antigo tem que ter seus privilégios, ainda mais hoje em dia, que tá cada vez mais difícil de fidelizar clientes!
      Beijos!

  • RESPONDER
    Mariana (@andpizzazz)
    14.08.2012 às 9:32

    Eu só vi a confusão pelo Insta no dia seguinte ao evento mas realmente a Schutz mandou muito mal. Acho que o negócio da capacidade de pessoas na loja é uma coisa bem provável de acontecer, a loja nem é muito grande, o erro foi subdimensionar o número de pessoas. Mas realmente o pior foi como lidaram com a coisa toda, entre apagar comentários e tratar com desrespeito quem foi lá. Foi uma senhora gafe da assessoria!

    bjs, mari

    • RESPONDER
      Carla
      14.08.2012 às 9:42

      Será que foi assessoria, Mari? Acho que não hein…foi pessoal do marketing mesmo. Assessoria não cuida das mídias sociais! E sabe o que é pior? No mesmo dia eles tavam comemorando 100.000 seguidores no insta. Oops, né…COm 100.000 seguidores será que não passou pela cabeça que poderia ir muita gente??

    • RESPONDER
      Mari
      16.08.2012 às 20:16

      Ah, verdade né! Mídia o mkt, mas a festa a assessoria… É a index eu acho. Todo mundo mandou mal!

  • RESPONDER
    Lalá
    14.08.2012 às 10:35

    A Chata de Galocha pode até ter sido sorteada pela Carmen Dteffens, mas a Dashionismo e Sanduíches de Algodão foram convidadas mesmo! Daí a falta de coerência! Também não gostei das escolhas para essa viagem, gosto das blogueiras pé no chão como vocês e outras que também foram à Fabrica!

    Beijos

  • RESPONDER
    Vitória
    14.08.2012 às 10:52

    Sou cliente assídua da marca e fiquei bem decepcionada com isso. Chato, Schutz!

  • RESPONDER
    Gih
    14.08.2012 às 12:32

    Eu vi o “barraco” começar..
    Porque combinei com uma amiga de ir na Schutz pra ver se quem sabe não encontrava as blogueiras gringas e ainda comentei com ela (nossa a loja vai estar cheia!!) e uma meia hora antes de ela chegar em casa entrei no Instagram e vi os primeiros comentários falando sobre ser barrado.. (já liguei na hora e falei pra ela dar meia volta! Imagina a vergonha??) e fiquei acompanhando tudo pra saber né!!! Pior que vários comentários sobre ser barrado rolaram por horas e só mais no final (e no incio, tipo a tarde) é que tava liberado.
    Primeiro a Schutz mandou recado falando que não tinha bloqueio nenhum, que tava tudo liberado e ao mesmo tempo as meninas começaram a falar que estavam na porta e não conseguiam entrar ai depois a Schutz apagou esse comentário e disse que chegou ao limite e precisou do convite pra entrar e quem foi barrado ia ganhar um gift (e láiá presentinho pra fica quietas) depois uma das finalistas era amiga da Thassia (ela postou foto falando q tava com saúdades e adorava a menina) ai todo mundo votou na outra de revolta e descobriram depois que a menina ganhou que ela era amiga dos donos, não tinha mais o que fazer né!!! Errado foi terem colocado uma amiga pessoal dos donos e outra amiga da blogueira que ia julgar na final.. BUT>….. tirando todo o rolo e confussão eu sei que a Schutz apagou tudo e uma moça deu “print” e colocou tudo no Insta dela (não lembro quem foi já que a Schutz apagou o recado dela tb). nossa achei muitaaaa falta de respeito da marca.

    • RESPONDER
      Carla
      14.08.2012 às 13:22

      Nossa, Gih, poderia ter pedido pra vc escrever o post, vc tá sabendo mt mais do que eu! Eu tb achei feio. Aliás, acho que o maior pecado que uma marca pode cometer nas redes sociais é apagar comentários dos clientes. Todo mundo ainda está se adequando a essa nova forma de lidar com clientes, consumidores e leitores. Mas uma marca do tamanho da Schutz tinha que estar preparada pra esse tipo de coisa!

  • RESPONDER
    Yelo
    14.08.2012 às 12:51

    Voces tem que se fud*r para aprender mesmo ficam babando ovo de blogueira e de marca e eles só querem a grana.Parem de ser ingenuas

    • RESPONDER
      Carla
      14.08.2012 às 13:20

      Não precisa ser grossa(o), Yelo. Respeito é bom e todo mundo gosta, seja ele vindo de blogueiras, marcas ou anônimos.

  • RESPONDER
    Lalá
    14.08.2012 às 16:46

    Fui comentar nos blogs das duas marcas – Schutz e Carmen Steffens – sobre os referidos episódios, fui educada, só expus o que estamos falando aqui e meus comentários nãos foram aceitos nem respondidos!! Marcas cortadas das minhas compras!
    Beijos, amo o futi

    • RESPONDER
      Carla
      14.08.2012 às 18:36

      Lalá, infelizmente a marca sofre por causa da má comunicação entre a pessoa que comanda as midias sociais e o pessoal do marketing. Falo pq eu trabalho com isso, sempre fiz questão de responder os clientes o mais rápido possível, mas tem vezes que eu preciso passar pela equipe de marketing. Enquanto eles não respondem, não posso agir!

      Vamos esperar que todos aprendam com essas falhas, né? Beijos e obrigada! :)

  • RESPONDER
    eduarda
    17.08.2012 às 12:16

    Uma vergonha a Schutz fazer isso, ne??? Perderam uma cliente antiga…

  • Deixe uma resposta