0 em Comportamento/ Destaque no dia 01.05.2020

Qual é o sentido do trabalho para você?

Pensei neste 1o de maio em contar a história deste dia, narrar como foi escolhido o Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores. Não é uma data de confraternização entre patrões e empregados. Mas uma data para lembrarmos das lutas que travamos todos os dias no mundo do trabalho e o quanto este carrega sentido em nossa existência. Tinha pensado em falar que a 1a comemoração no Brasil aconteceu em Porto Alegre, em 1892. E nesta ocasião, operários foram mortos e enterrados em cortejo. 

Cogitei escrever sobre o quanto a cada dia se celebra a conquista de direitos e o quanto perdemos direitos nos últimos tempos.

Muitos dirão que também perdemos trabalho. Minha pergunta seria: perdemos trabalhos ou empregos? O cenário de pandemia pode ter mostrado à muitos que perdemos empregos, mas o trabalho continua cerne da nossa existência. Somos seres humanos no trabalho. E falo de trabalho remunerado ou não. 

Pretendia relatar sobre o trabalho feminino, ainda sobrecarregado, em pleno século XXI.

ilustra: Amy Hood

Ainda recai sobre as mulheres a maior parte do cuidado com a casa e o cuidados com as crianças. Mesmo que elas não sejam mães, são cobradas pelos cuidados e são vistas como cuidadoras. Se fizermos o recorte étnico-racial, esses dados pioram ainda mais. Os salários caem, o desemprego e a precarização piora. 

Solidariedade, saúde, emprego, renda e democracia são as principais bandeiras que devemos erguer todos os dias em nossos locais de trabalho. Em tempos de pandemia, essas bandeiras devem estar ainda mais no alto de nossas casas.

Mas vou neste texto falar do que faz mais falta em meu trabalho.

Sinto falta das reuniões de equipe, de tomar café com colegas de trabalho, de dar gargalhadas. De pensar nas nossas oficinas e nos desafios que colocamos para nosso trabalho. Sinto falta das assembléias do sindicato, onde podemos expressar nossos descontentamentos e sermos ouvidos pelos nossos pares. O meu trabalho é importante para mim, porque eu dou sentido à ele e ele faz sentido para mim. E o seu? Qual sentido tem? 

Feliz dia de Luta para nós!!!

Gostou? Você pode gostar também desses!

Sem Comentários

Deixe uma resposta