0 em Autoconhecimento/ Autoestima/ Destaque no dia 27.04.2020

Autocuidado em tempos de pandemia

Sabe aquela instrução da aeromoça em viagens de avião? Ela fala, mais ou menos assim: em caso de despressurização coloque a máscara primeiro em você, e depois em quem precisa da sua ajuda. Você já parou para pensar sobre isso?

Você conseguiria fazer isso? Se do seu lado, estivesse seus pais, seus avós, sua irmã, suas filhas? Como seria colocar a máscara primeiro em você e depois naqueles que você ama?

Léa Taillefert

Uma difícil escolha. No entanto, como ajudar alguém sem ar? Se sua ajuda não der certo, você e a pessoa ficam em maus lençóis. Por isso, acho que precisamos falar de autocuidado.

Muitas vezes nós ligamos essa palavrinha a cuidar do corpo. Fazer uma hidratação no cabelo, manter uma rotina de skincare, comer de forma balanceada, dormir bem, fazer exercícios orientada por um profissional. Tudo isso pode contribuir para seu autocuidado. Nestes tempos de pandemia, além disso tudo, usar máscara ao sair de casa, lavar sempre as mãos, usar alcool 70% entre outros cuidados, podem também te ajudar a proteger a si mesma e aos outros. 

Para além das questões corporais, é também destinar um tempo para olhar para si mesma.

Uma autoanálise para ter consciência dos seus limites, possibilidades e desejos. Isso é fundamental para entender quem é você e que pode mudar quantas vezes quiser. Nestes tempos de pandemia, quarentena, isolamento social ou mesmo distanciamento somos “convidadas” a olhar para dentro de nós mesmas. A dedicar um tempo nos cuidando. O que temos feito neste tempo? 

Será que temos colocado a máscara primeiro em nós mesmas? Ou nos outros? O quanto temos fugido de nós mesmas quando temos a oportunidade ímpar de olhar e cuidar de nós? Preparar um chá, meditar, comer uma sobremesa, conversar com sua rede de apoio, ouvir uma boa música, tomar um banho demorado, chorar. Essas coisas também podem ser estratégias de autocuidado fundamentais em tempos tão áridos e incertos. 

Gostou? Você pode gostar também desses!

Sem Comentários

Deixe uma resposta