1 em Beleza/ Cabelo/ Patrocinador no dia 31.10.2019

2 anos depois, uma nova experiência com o kit Cronograma Capilar

Em 2017, eu conheci o Kit Cronograma Capilar da Bio Extratus, que era lançamento na época. Meu cabelo tinha apenas luzes nas pontas e eu segui completamente à risca a tabela de dias que vem junto do kit. A experiência foi muito boa, mas hoje eu percebo que segui as regras demais e senti meu cabelo de menos. Um grande exemplo é que fiz mais dias de queratina que meu cabelo de fato precisava naquele momento.

Desde então, eu sempre retorno para o Kit cronograma capilar quando sinto que o cabelo precisa de ajuda extra para se recuperar.

Para quem não conhece, o kit vem com essas 3 ampolinhas que estão no centro da imagem. Uma com concentrado de vitaminas A + E (para a etapa de hidratação), uma de argan e cártamo (para a nutrição) e a queratina concentrada (para a restauração).

Fiz cronograma quando fiz luzes na época que meu cabelo estava cobre e, recentemente, eu larguei a mão de ser ruiva. Já tava há 2 anos assim e comecei a ficar afim de algo diferente. Conversei com o meu cabeleireiro e ele me explicou que a melhor solução para tirar os resquícios da tinta cobre era descolorindo. A gente tinha combinado de ir aos pouquinhos, mas a verdade é que no dia, a gente se empolgou. 5 horas e muito pó descolorante depois….

Pois é, eu simplesmente AMEI o resultado. Já tive alguns tons de loiro, mas nunca fui tão loira assim. Só que no dia seguinte, eu embarquei para uma viagem que tem tudo aquilo que um cabelo descolorido detesta: sol, cloro e água do mar. Quer saber do pior? Eu esqueci meus finalizadores em casa.

A primeira vez que sequei meu cabelo no secador foi tensa, como vocês vão ver na foto. Sequei como eu sempre seco, com as mãos, mas não sabia que a descoloração ia dar um efeito tão diferente. Pra minha sorte, eu botei em outra necessaire um vidro de óleo nutritivo, que foi o que segurou a barra nesses 5 dias. E praticamente acabou, de tanto que eu usava. Eu passava no cabelo e 1 hora depois, os fios já tinham chupado todo o óleo.

Olha o milagre que só o óleo nutritivo conseguiu realizar no quesito ressecamento.

Foi uma experiência capilar que eu nunca passei antes. Durante a viagem, fiquei um pouco arrependida de ter ido com tanta sede ao pote. Só não achei que nunca mais teria meus fios saudáveis novamente porque a Andressa escreveu aqui no blog, lá em fevereiro, sobre como ela recuperou seus fios com uma série de tratamentos da Bio Extratus.

Então, assim que voltei de viagem, entrei em um cronograma baseado no dela, mas dando mais espaço entre cada aplicação já que nossos cabelos têm texturas diferentes! E hoje divido com vocês!

Como já falei aqui, o Kit Cronograma Capilar da Bio Extratus vem com as ampolas de cada etapa e tudo que você precisa fazer é achar uma máscara adequada para pingar 10 gotinhas de cada, dependendo do dia. As que eu escolhi dessa vez foram a Pós Coloração, a Pós Química (que estava no final) e a Umectante. Escolhi elas de propósito, justamente por serem as mais hidratantes e nutritivas.

O kit cronograma capilar é bem fácil de usar. Mas lembre-se sempre de usar um potinho e uma espátula para misturar os produtos antes de aplicá-los!

1a. semana de Cronograma Capilar – mais nutrição

Na primeira semana, foi máscara + uma etapa do kit dia sim, dia não. Foi de 2a. feira à domingo. Alternei nutrição, hidratação e restauração, terminando a semana com mais uma dose de nutrição. Já pude sentir alguma diferença no toque e no brilho, mas a textura ainda estava ressecada.

2a. semana – mais hidratação

A segunda semana eu lavei o cabelo apenas 3 vezes. Então, fiz dois dias de hidratação e um dia de nutrição. Senti os fios muito mais macios e brilhosos, mas as pontas ainda um pouco detonadas. Tadinhas, elas aguentaram bastante.

Enquanto eu dividia essa parte do processo nos stories, a quantidade de gente que também descoloriu e sentiu o impacto foi enorme. A verdade é que não importa o quanto você cuida do cabelo (eu cuido, muito!), a descoloração é muito agressiva. Como eu ainda meti praia, piscina, sol e todos os fatores externos que danificam muito os fios na equação, praticamente mandei meu cabelinho para a UTI. O jeito era tratar muito para reverter os danos depois, e ter um pouco de paciência porque o processo não é rápido.

Semana 3 – a semana que eu me desentendi levemente com meus fios (mas depois ficou tudo bem)

Comecei a 3a. semana certa que manteria o mesmo esquema de tratamento dia sim, dia não. Meu cabelo já estava dando claros sinais de recuperação e eu continuei teimando em usar as máscaras em dias alternados. O problema é que meu cabelo, com tinta ou sem tinta, costuma ser bem seco nas pontas mas oleoso na raiz. Como deu pra ver, ao ficar loira, eu não quis pintar a raiz, então, essa minha característica natural se intensificou.

riMinha 3a. semana começou 2 dias depois da última etapa de hidratação da semana 2. 1º dia: máscara umectante + restauração. 2 dias depois disso, máscara pós química + nutrição. E aí….minhas pontas ficaram maravilhosas, mas a raiz…super oleosa. Resolvi dar uma pausa, e passei o resto da semana apenas lavando o cabelo normalmente.

4a. semana – ainda está acontecendo!

Faço esse texto no meio da minha 4a., e última, semana. Ela tá sendo bem tranquila, porque to sentindo meu cabelo totalmente de volta aos trilhos. O brilho voltou, a maciez também, e até mesmo a forma dele.

Todas as fotos foram feitas com a mesma finalização: passei o finalizador (o meu da vez é o de shitake, que to amando!), sequei com a mão, prendi em um coque, soltei e passei o óleo nutritivo só nas pontas. E dá para ver claramente como nessa semana, o formato dele está bem mais definido do que nas outras, né?

Se você descoloriu, passou um tempo em praias e piscinas ou passou por algum processo químico mais forte, pode apostar no Cronograma Capilar. Essa minha experiência foi bem diferente das outras que eu tive. Diria que essa foi a que eu mais me comprometi e a que eu mais procurei entender as necessidades do meu cabelo. E também a vez que meu cabelo estava mais detonado, e por isso, consegui ver os resultados serem ainda mais expressivos!

E vocês? Já fez cronograma? Como foi sua experiência?

Gostou? Você pode gostar também desses!

1 Comentário

  • RESPONDER
    mariana
    07.11.2019 às 16:54

    Ficou ótimo, vou atrás de fazer !! Deu uma vida nova

  • Deixe uma resposta