0 em Autoconhecimento/ Autoestima/ Destaque/ Relacionamento no dia 13.08.2019

Sobre saber dizer não, pelo bem da nossa saúde mental.

Todo mundo tem obrigações na vida. Acordar cedo para ir trabalhar, gastar dinheiro pagando contas, abrir mão de um fim de semana por conta do trabalho. Tudo isso é chato, mas faz parte de ser adulto. Tirando as coisas que escolhemos nos comprometer em fazer, mesmo que não sejam as mais agradáveis do mundo, às vezes acabamos aceitando algumas outras que não precisamos. E, as vezes, é preciso saber dizer não.

Veja bem, eu não estou querendo te dizer que você tem que negar ajuda a sua amiga que está fazendo mudança. Ou dizer que não vai no aniversário do seu sogro, que não é dos mais simpáticos contigo, mesmo sabendo que isso é importante para o seu namorado. Essas coisas também fazem parte de se comprometer com as pessoas que são queridas pra você. E toda relação demanda flexibilidade, para que saibamos ceder em alguns aspectos.

Dito isso, queria te convidar a não se colocar em situações onde você não precisa estar. A saber dizer não.

Por exemplo, ir para a academia com aquela amiga que se cobra loucamente no desempenho, e acaba te frustrando mais do que te estimulando. Você pode ir sozinha. Ou pode botar limites entre vocês.

Um exemplo muito comum é quando estamos solteiras. Esse tipo de situação acontece muito nessa época. Boa parte porque muita gente presume que, se estamos solteiras, estamos querendo encontrar alguém. E aí, chove convites de festas, eventos, baladas. Milhares de dicas de como precisamos entrar em aplicativos de paquera. Sendo que a gente só quer assistir Netflix. Por isso, reafirmo: você não precisa ir em uma festa só porque é o que se espera de alguém solteira. Tampouco você precisa entrar em aplicativos para conhecer gente nova.

Essas são apenas alguns exemplos simples para ilustrar coisas em que a gente acaba se metendo meio sem querer. E às vezes nos faz um mal tão grande que era melhor não ter feito. Seja porque esperam isso da gente, seja para agradar alguém. Sempre vai ter algum momento da vida em que vamos nos ver em uma situação onde não precisávamos estar. Algumas acontecem porque a gente jurava que não seria desagradável. Outras porque simplesmente não soubemos dizer não.

Mas ficarmos atentas para essas situações para sairmos delas quando quisermos é uma das provas de carinho que podemos dar por nós mesmas.

Trocar a festa badalada por um jantar com amigos. Ou mesmo uma noite em casa vendo series, por incrível que pareça, pode acabar sendo muito mais benéfico para a sua saúde mental. Não, o amor não vai bater na sua porta, mas você vai saber exatamente que não é na festa que ele estará. E assim, vai filtrando os compromissos que te agradam, que te deixam confortáveis.

Gostou? Você pode gostar também desses!

Sem Comentários

Deixe uma resposta