0 em Autoestima/ Destaque no dia 23.07.2019

Pela valorização da palavra amável

Tenho ouvido com frequência aqui no Canadá uma palavra bem gostoso: lovely. Ela existe no nosso vocabulário como “amável”. Claro que todo mundo já ouviu essa palavra, apesar de achar que usamos bem pouco em português.

Tá, mas e daí? E daí que queria te convidar para pensar à respeito do significado dessa palavra, e também te encorajar a usá-la com mais frequência.

Começando pelo começo, observe o poder dessa palavra! Ser amável é ser digno de merecer amor, fácil de se amar.

É normal vermos pessoas comentando que se enxergam como alguém difícil de ser amado. Geralmente essa crença se origina com palavras (ou atitudes) que as fazem acreditar nisso. Muitos relacionamentos abusivos fazem as pessoas acreditarem que são difíceis de serem amadas. Enquanto isso, temos esta palavra linda e delicada, que traz o efeito oposto – e não usamos com a frequência devida.

Pense que maravilhoso seria poder fazer alguém acreditar que é amável. E que, sim, é digna de ser amada. E o melhor? Você pode fazer a sua parte com uma frase apenas.

“Ah, mas não é só dizer isso que a pessoa é amável que ela vai automaticamente sentir-se digna de receber amor”, você pode me dizer. Concordo. De fato, o efeito pode não ser imediato. Mas a construção do amor próprio não é instantânea. Não é algo que vem pronto pra gente, como um efeito mágico. E uma frase vinda no momento certo pode fazer uma enorme diferença.

Pense da seguinte maneira. Muitas das coisas que acreditamos a nosso respeito, se dá pela repetição. De tanto ouvirmos, ou de tanto que agem conosco de uma determinada forma, começamos a nos perceber de uma maneira. E geralmente acabamos focando em defeitos ou em características não muito bacanas.

Então, por que não podemos, criar uma corrente contrária? De valorização da palavra amável? E da ideia de uma pessoa merecer ser amada?

É claro que existem mil maneiras. Muitas delas são ainda maiores e melhores de fazer alguém acreditar que merece ser amado. Mas eu tenho essa teoria de que devemos praticar todas as formas que nos forem possíveis. Dizer que alguém é amável talvez seja apenas uma forma rápida – porém que pode ter muito poder – sobre alguém. É simples, rápido, pode ser feito a todo momento, e ter um impacto enorme! Então, quero te encorajar a usar mais essa palavra no seu vocabulário. Vamos juntas?

Gostou? Você pode gostar também desses!

Sem Comentários

Deixe uma resposta