2 em Autoconhecimento no dia 25.09.2018

O porquê do autoconhecimento ser importante!

Pode parecer um título bobo, porque lendo a frase você realmente acha óbvio que é importante se conhecer bem. Porém, a todo tempo, nós vivemos situações em que descobrimos que ter mais controle sobre o quanto nos conhecemos é importante. O que acreditamos que somos tem muito poder sobre a nossa postura diante das coisas e sobre o nosso sucesso na vida e com nós mesmos.

Por isso que aquela conversa da nossa infância, de “tudo pode ser, só basta acreditar” não era papo da Xuxa, não. Podemos ser mesmo qualquer coisa, desde que acreditemos que somos. Nisso aí você pode colocar qualquer coisa que você quiser: ser bonita, ser amável, ser bem sucedida, capaz, inteligente…

ilustra: Marie Boiseau

ilustra: Marie Boiseau

Toda vez que nos pegamos pensando que somos ou não somos algo, isso afeta diretamente nossa maneira de nos posicionarmos na vida e diante das situações. Quando nos percebemos em paz com nosso corpo ou com nossa vida ou com alguma decisão, seguir adiante com confiança é muito mais fácil. Quando sabemos quem somos, sabemos o que merecemos, cuidamos da nossa autoestima e nos sentimos seguras de sermos nós mesmas. 

O autoconhecimento é uma ferramenta fundamental para que você se perceba com todos os potenciais que realmente tem e isso reflete diretamente onde? Isso mesmo, na nossa autoestima!

Ao nos conhecermos, começamos a nos perceber como realmente somos – e não como nos vêem ou como acreditamos que somos – e a partir daí podemos nos abrir para novas ideias, que talvez nem mesmo já tenham passado pela nossa cabeça, ou mesmo para nos questionarmos e mudarmos nossas atitudes e, principalmente, nossa percepção de nós mesmos.

É um processo longo – acredito que dure toda a vida – porém gratificante. Pode ser muito libertador quando deixamos ideias erradas a nosso respeito pra trás, pode ser empolgante quando descobrimos potenciais que temos e isso nos abre para um mundo de possibilidades. Abrir mão das crenças limitantes que carregamos sobre nós pode transformar nossa vida, mudar tudo e nos permitir conquistar muito mais. Deixamos de absorver a ideia do outro sobre nós mesmos e ficamos autoconfiantes de quem acreditamos que somos.

O processo do autoconhecimento é individual e não existe uma única maneira correta para isso, mas é importante que você procure um que funcione para você – seja na terapia, seja meditando, dançando, pensando, se escutando ou encontrando algo que faça sentido na sua realidade. Algo que te permita se descobrir e se reconhecer.Pode ser doloroso no começo, não é fácil tomar consciência dos nossos piores lados, mas só entendendo nossa sombra que podemos exercer nossa luz. Ter o esclarecimento sobre nós mesmos ao longo do processo desencadeia dentro da gente reações que nos fazem sentir capazes de qualquer coisa, seguras do nosso melhor e pior, confiantes em nós.

Se conhecer é uma enorme ferramenta de poder, uma forma de libertação pra você ser você.

Gostou? Você pode gostar também desses!

2 Comentários

  • RESPONDER
    Renata Castro
    25.09.2018 às 16:33

    Lívia, estou adorando que você tem escrito mais pro Blog. Adoro seus textos!

    • RESPONDER
      Lívia
      25.09.2018 às 17:10

      Renata, muito obrigada! Fico muito feliz que você esteja gostando! Beijos

    Deixe uma resposta