6 em Comportamento/ consumo/ economia/ economoda no dia 04.01.2018

Rodando o Pião da casa própria

Não sei vocês, mas eu cresci ouvindo sobre a necessidade de se ter uma casa própria. Desde os sorteios na TV, o pião do Silvio Santos ou meus pais querendo sair do aluguel para ir a tal da casa própria. Confesso que quando nova não entendia muito bem o porque dessa vontade toda – tampouco o quão difícil é conseguir conquistar esse bem.

Mas passado a infância e avançando para o momento que o dinheiro começou a pingar na conta, comecei a minha vida de salário e gastos. Lembro que aos 16 anos mais ou menos, cai no re-financiamento do cartão sem nem saber o que era. Por falta de conhecimento, achei que só precisava pagar uma parte dos meus gastos e a Visa arcaria com o restante – risos . Assim a conta do cartão do mês seguinte veio com aquele jurinho caprichado e eu tive de sentar com a minha mãe para esclarecer. Aquele momento rolou minha virada de chave nesse sentido. E ali se iniciaria minha responsabilidade – e também independência – financeira .

Desde então passei a controlar meus gastos com uma planilha abastecida mensalmente – há quase dez anos – com todas as entradas e saídas do meu fluxo de caixa pessoal. Esse foi meu primeiro grande passo para rodar meu pião da casa própria. Além disso passei a retirar uma porcentagem do meu salário mensalmente e aplicar inicialmente na poupança. Esse dinheiro desde então foi mudando de propósito: passou por um intercâmbio de espanhol no Chile, Pós Graduação em Administração e por fim, a tal da casa. A cada conquista tirava uma parcela, e deixava um pouco por lá.

O tempo passou, o salário aumentou, o percentual também e o dinheiro saiu da poupança para um fundo de investimento. E assim, analisando o quanto tinha em meu FGTS ao longo de uns 10 anos de carteira assinada ( trabalho desde os 17) senti que era hora de investir naquela que é a minha maior conquista – e me orgulho disso toda vez que lembro.

 

 

Busquei um apartamento na faixa que poderia financiar, na localização desejada e um banco que pudesse ser meu “parceiro” com juros melhores. No fim, com o encontro de todos esses fatores, comprei meu primeiro apartamento :) Decorei ele lindamente, tudo do jeito que queria! Porém um pedido de casamento muito desejado aconteceu, e hoje a minha casinha está alugada para uma querida colega.

Abri mão de algumas – muitas – compras, possíveis viagens, sofri uns sustos no caminho e tive de me readaptar ao propósito. O caminho foi um pouco torno, mas consegui encontrar o “castelo” no final da “trilha na floresta”.

 

Nesse caso contei para vocês da minha conquista, meu primeiro apartamento, mas esse racional de planejamento financeiro vale para qualquer que seja seu objetivo. Eu passei por viagem, curso e você também pode se programar para o seu objetivo pessoal.

Pretendo aqui no Futi, contar um pouco mais dessa jornada nas próximas colunas, trazendo minha mudança de comportamento no consumo, formas diferentes de renovar seu armário sem precisar gastar e mais. Esse assunto não é novo, mas é algo delicioso de se conversar, traçar planos e objetivos e celebrar quando alcançados.

 

O apartamento tem instagram, para quem quiser acompanhar como foi a reforma: @aptob103!

Você também pode me seguir no @economoda.

Gostou? Você pode gostar também desses!

6 Comentários

  • RESPONDER
    Eumara da Hora
    05.01.2018 às 13:00

    Aiii que lindoooo. Parabéns Júlia….isso é mais uma conquista e reconhecimento do seu trabalho como uma economista pé no chão e acessível….

  • RESPONDER
    Mirela Bruno Jacinto
    05.01.2018 às 14:44

    Amei te ver por aqui Ju <3

  • RESPONDER
    Roberta
    05.01.2018 às 22:22

    Parabéns pelo texto! Gostaria de um modelo de planilha sempreeeeeee tento planilhar meus gastos e desisto por achar as planilhas chatas e complicadas. Nem tenho tanta dificuldade de enconomizar, mas de planilhar, affff….
    Outra coisa interessante seria um post sobre fundos de investimento, que tal?
    Bjs, que Deus te abençoe!

  • RESPONDER
    Nadia
    08.01.2018 às 22:00

    Muito legal! Parabens por correr atras do que quer!

  • RESPONDER
    Renata Castro
    10.01.2018 às 15:46

    Parabéns pelo sonho realizado! Também comprei meu apê e estou decorando-o do jeitinho que sempre quis! Além de felicidade, dá um orgulho danado!

    Bjos

  • RESPONDER
    Tereza Lacerda
    08.02.2018 às 11:44

    Parabéns pela coluna, Ju! Te sigo há um tempão no Instagram e te tenho como uma amiga, mesmo vc não me conhecendo… rsrsrs! Sucesso! Bjo

  • Deixe uma resposta