5 em Autoestima/ Convidadas/ Destaque/ Looks/ Moda no dia 29.05.2017

Listras horizontais e plus size combinam? Óbvio que sim!

Como mulher plus size, sempre notei o quanto a moda me exclui e me ignora. Toda nova tendência lançada vem sempre com uma observação para mulheres que possuem o corpo como o meu, acima de 44. Lembro que em 2009, quando eu tinha uns 14/15 anos, lia algumas revistas adolescentes e nunca conseguia me enxergar nas matérias. Depois de anos estudando moda e comportamento, hoje vejo o quanto ela, mesmo sem querer, pode ajudar a melhorar minha autoestima.

Não, você não leu errado. Eu sei que é um paradoxo pensar que a mesma moda que é tão opressora com quem está fora do padrão de beleza é a que me faz ter forças para quebrar esses padrões e melhorar minha autoestima. Falam que o top cropped é moda, mas gorda não pode usar. Falam que comprimento midi é moda, mas gorda não pode usar. Quem disse? Saber o que dizem que eu não posso usar me dá ainda mais vontade de testar, experimentar e ousar. Depois de grande parte da minha vida sendo podada, descobri que posso usar todos os artifícios que a moda me oferece para quebrar padrões e estereótipos falhos, aumentando assim minha autoestima.

O primeiro grande exemplo de quebra de regras diz respeito às estampas. Ouvi a minha vida inteira que eu não poderia usar estampas de listras horizontais pois elas ampliam visualmente a silhueta. Sim, ampliam mesmo. Só que essa ampliação toda não me incomoda. Me sinto bem de listras horizontais, é uma das estampas que mais tenho em meu guarda-roupa, de todas as cores e formas possíveis.

Muitas vezes a gente se prende tanto às regras ditadas, que esquecemos o nosso estilo pessoal, do nosso gosto. Nada melhor do que vestir uma peça que nos transforma, que nos deixa maravilhosa, que nos faz olhar no espelho e só ver qualidades. É exatamente assim que me vejo quando uso listras horizontais e isso independe do que a moda diz sobre minha silhueta poder ou não usar esse tipo de peça. Quando quero dar esse ar de alongar o corpo, opto pela terceira peça, que geralmente é um colete ou uma jaqueta jeans. Quando não quero, me jogo sem neura e sem culpa de “parecer maior”.

E quando se trata de mix de estampas o problema é ainda maior na visão dos fashionistas maníacos. Se uma estampa dá aquela impressão de aumentar a silhueta, imagine duas? Pois aos poucos eu consegui experimentar em meu dia a dia. Comecei com versões mais simples, as vezes com a mesma padronagem em diferentes cores ou larguras.

Optei pela listra horizontal, por exemplo, como zona de conforto para aos poucos ganhar confiança nesse novo habitat de estilo. Depois, parti para mix mais ousados, porém em regiões distantes como a blusa de poá e o calçado de animal print. Logo eu já estava louca para fazer misturas mais ousadas e cheias de estilo. Me sinto confortável, por exemplo, com um maxi colete chevron e blusa listrada. Ainda uso combinando com minha calça destroyed, que quase anda sozinha por ai, para ter mais a minha cara.

Eu sei o quanto é importante descobrir qual a nosso tipo de corpo para valorizá-lo, quais os pontos positivos para ressaltar o que nos faz sentir bem. Porém, acho que ditar uma regra de estilo pode ser perigoso para nossa saúde mental. É muito difícil afirmar para uma pessoa o que ela deve ou não vestir, apenas julgando pelo formato do corpo. Pra mim, o correto seria avaliar primeiro o estilo da pessoa e adequar as peças favoritas ao seu tipo de corpo. A moda deve nos servir, não o contrário.

Queria agradecer imensamente o convite da Jô e da Cá para escrever esse post-desabafo aqui no Futi, um blog que acompanho há anos. Espero ter ajudado a inspirá-las a quebrar um pouquinho dos padrões que a moda nos empurra goela abaixo todos os dias, seja nas revistas, jornais, TV ou blogs de moda comuns.

Gostou? Você pode gostar também desses!

5 Comentários

  • RESPONDER
    Andreia
    29.05.2017 às 18:32

    Arrasou Analu!!
    👏👏👏👏👏
    Vc está certíssima.
    Quem sabe o que quer vestir e o que gosta ou não é vc.
    Aplaudindo de pé 👏👏👏👏.
    Parabéns !!
    Bjs😘

  • RESPONDER
    Silvana
    29.05.2017 às 20:08

    Você fica bem com tudo sua linda!!

  • RESPONDER
    Nary
    30.05.2017 às 17:33

    Ana Luisa, conheci você através do Futi no instagram (na viagem com a bioextratus) e olha, que pessoa incrível! <3 Adoro seus looks e por acaso hoje to usando camiseta listrada e saia midi, tudo que uma gorda 'nao pode'.
    Bora quebrar paradigmas todo dia :*

  • Deixe uma resposta