16 em Brasil/ Viagem no dia 20.10.2016

Será que ainda existe aquele preconceito em viajar pelo Brasil?

Eu costumo brincar que toda crise tem um lado bom. No post sobre consumo consciente contei um pouco do que penso sobre isso, hoje vou levar a discussão pra outro lado. Filosoficamente é até um questionamento parecido: gastar menos e aproveitar mais , só que nas férias.

Com o dólar nas alturas, as passagens aéreas internacionais, refeições e até mesmo o cafézinho acaba ficando puxado fora do Brasil. Férias internacionais acabam custando mais do que antes pra nós que ganhamos em reais. Claro que com uma organização legal ainda é possível conhecer o mundo, eu mesma continuo pretendendo fazer isso com frequência, mas está na hora de pararmos de preconceito e começarmos a olhar mais para o nosso país, que tem um dos maiores potenciais turísticos do mundo.

Quanto mais eu converso com as pessoas, mais eu sinto que ainda existe um preconceito, quase que velado, sobre desbravar o Brasil como destino de férias. Como se fosse demérito gastar uma grana legal para descansar e se entreter no seu próprio país.

“Ah, é tão caro que compensa ir pra Miami “. 

Cara, depende! Se você já foi à Miami e não foi para a Amazônia pode não compensar! 

Sim, eu penso realmente assim.

Vale do Matutu - MG

Vale do Matutu – MG

Eu amo viajar o mundo, devo conhecer mais de 20 países fácil e pretendo aumentar esse número. Eu amo viajar, é minha “coisa” preferida do mundo. Só que quanto mais eu conheço o Brasil, mais eu quero viajar por aqui também. 

Em tempos de crise econômica nacional eu acredito que é importante que todas as partes da equação se preocupem em fomentar o turismo nacional. Tem tanta, mas tanta coisa legal pra gente conhecer nesse país mágico de dimensões continentais. O Brasil tem uma versatilidade turística que a gente não tem ideia.

Quantos estados você conhece? Eu só conheço 10 dos 26.

sonho

Talvez meu caso seja um defeito de fábrica, mas faz pouquíssimo tempo que tomei gosto por viajar pelo meu próprio país. Eu achava que o problema era eu, mas aí parei para olhar à minha volta e me dei conta que as pessoas com quem convivo conhecem menos lugares do que eu no Brasil, tirando raras e admiráveis excessões.

Por que uma pessoa com poder aquisitivo alto quase sempre nem cogita um destino nacional? Não tem resposta exata, só sei que quero ajudar a desconstruir esse muro de ignorância e preconceito que separa um monte de viajante legal de um monte de destino incrível que tem no Brasil.

Tem muita furada? Tem. No entanto também tem destino pra todos os gostos. Milhas para os mais variados lugares. Hotéis para todos os bolsos, dos mais rústicos, de luxo, albergue e até mesmo casa de família. Viajar pelo Brasil demanda pesquisa bem feita e ajuste de expectativas. Se no quesito serviço e hospedagem não for mágico? A beleza natural compensa. A cidade é lotada? Mas o hotel é incrível.

Vamos valorizar o nosso gramado, nem sempre o do vizinho é mais verde!

Japaratinga-AL

Japaratinga-AL

Quando rodei os 1.000 km pelo estado de Alagoas em janeiro eu já sabia que a maioria dos hotéis da minha viagem seria simples. Janeiro, destino de praia e viagem comprada em cima da hora? Claro que paguei uma passagem cara, com certeza o custo benefício do hotel não era maravilhoso e muito menos posso dizer que foi uma viagem barata. No entanto valeu a pena. Os lugares que visitei eram simples, não fui a restaurantes famosos, indicados e recomendados pela internet. Mesmo assim foi lindo. O lugar era paradisíaco e se eu tivesse feito essa viagem “rústica” na Tailândia seria muito descolado. Por que aqui não é? Pra mim foi.

joana-cannabrava-foz-do-sao-francisco

foz do rio São Francisco no sul de Alagoas

Maragogi e seu mar mágico

Maragogi e seu mar mágico no Norte de Alagoas

Quando fui pro Rio Grande do Norte em 2014 aconteceu o oposto. Os hotéis foram os melhores possíveis, os restaurantes maravilhosos e os lugares não tão paradisíacos. Foi muito gostoso, maravilhoso. Comi bem, descansei, curti os amigos e aproveitei. Com menos visuais caribenhos e mais glamour. Foram viagens bem diferentes, ambas igualmente inesquecíveis.

look-gatabakana

curtindo o  hotel em Pipa – Rio Grande do Norte

Tem de tudo, na própria Região Nordeste é possível fazer diferentes viagens nos mais variados estados. Tudo depende do que você, como viajante, está procurando.

colosso-lake-lounge-3

Colosso Lake House | Fortaleza – CE

Uma boa forma de viajar pelo Brasil é ficar de olho nas promoções de passagens aéreas e nas milhas, ou melhor ainda: milhas em promoção! Já viajei MUITO de milhas no Brasil, muito mesmo.

Tem Brasil pra todos os gostos. Tem hotéis fuleiros com preço de hotel boutique, tem hotel rico com preço de bangalô em Bora Bora, tem hotel simples com preço justo e hotel lindo com preço amigo. Não tem regra, demanda pesquisa, como em qualquer outro lugar do mundo.

Outra frase comum é “O serviço aqui é muito ruim”. E o que podemos fazer a respeito? Reclamar, no lugar, no tripadvisor ou onde for. Só assim vamos começar a ajudar os empregadores a entender o que acontece na sua mão de obra, incentivando assim o investimento em treinamento. Estamos querendo aprender a cobrar dos políticos, podemos aprender a cobrar como consumidores também. Reclamar (na medida certa) faz parte e ajuda a mudar. 

Continuo sonhando em ir ao Atacama ou pensando em meditar na Índia em 2017, mas nada disso me impede de colecionar destinos no Brasil também.

O Brasil tem a disputa entre o Caprichoso e o Garantido, tem as praias de rio do Alter do Chão, tem o deserto do Jalapão, tem os lençóis do Maranhão, as cidades históricas de Minas Gerais, os cânions do São Francisco, as trilhas da Chapada dos Veadeiros, o maior São João do mundo em Campina Grande, os mergulhos de Noronha, os visuais da Chapada Diamantina e os passeios da Floresta Amazônica. Isso sem falar nas praias lindas do Nordeste, na sombra e água fresca de Jeri, deixando de mencionar Pedra Azul no Espírito Santo, Pirenópolis lá pelo meio do país e a rota de vinhos de Bento Gonçalves. O Brasil é tão mais do que o carnaval de salvador ou o ano novo do Rio de Janeiro, muito mais.

Meditando na Chapada Diamantina

Meditando na Chapada Diamantina

pratinha

Pratinha – Chapada Diamantina – BA

praia do porto das dunas ceara

tirando foto no porto das dunas – Ceará

Eu demorei para começar a viajar pelo Brasil, mas depois que eu comecei, dei meu melhor para não parar. Se eu não tivesse amigas por todo o território nacional eu talvez não conhecesse metade do que conheço, que sorte é ter um coração querido te esperando em cada cantinho do país.

Acho que por mais que exista alguma resistência muita coisa vem melhorando, acredito que advento da rede social resgatou um certo toque de glamour e permitiu que as paisagens Brasileiras fossem perpetuadas por ai.  Entre um post no instagram e outro no facebook volta e meia ficamos encantados com destinos que estão tão perto e nem conhecíamos. Assim a rede social age positivamente influenciando viajantes de todo país, até mesmo de todo mundo. 

Então acho que cabe a nós ficarmos mais atentos aos destinos Brasileiros, às matérias de turismo nacional pelos jornais e revistas, além dos blogs e instas de viagem.

Espero que nessa de aquecer o turismo os hotéis e representantes dos destinos também criem mais press trips para influenciadores digitais. Confesso que gosto muito de ver gente que acompanho viajando, imagino que vocês também. No cenário internacional destinos muito fortes de turismo investem bastante em divulgação, não é a toa que o futi já fez várias viagens internacionais com grandes parceiros de viagem.

Se vocês repararem os hotéis queridinhos do Brasil são os que fazem um trabalho legal de divulgação, então espero que isso melhore para ajudar a todos nós nas nossas pesquisas de viagem.

Amazonia-5

Encontro das Águas – Manaus

hotel-ariau

Hotel na Selva Amazônica

boto-1

O Brasil é cheio de diversidade, a gente tem que aproveitar ao máximo nossas origens tão misturadas e ricas!

Istambul é linda, única e mágica, a Amazônia também.
Playa Del Carmen é uma cidade de verão sensacional no México, Jericoacora também.
Tulum tem uma pegada bem rústica, mas cheia de passeios lindos em volta, Barra de São Miguel também.
Cancun é aquela coisa de praia meio turistona, mas vale pela pegada de Caribe, que Maragogi também tem.
Eu sou apaixonada por Capri, mas também acho que me apaixonaria facilmente por Trancoso.
Punta Del Este é bem legal, mas eu gosto mais de Pipa.
As belezas naturais do México são lindas, mesmo, mas a Chapada Diamantina também.

Entre uma viagem de férias e outra acho legal incentivarmos todos à nossa volta a conhecer mais do Brasil. Pode ser no recesso de fim de ano, num feriado extendido ou num fim de semana numa cidade à 200km de casa, o que importa é começarmos a valorizar o que nós temos também.

Assim fica fácil encantar os que vem de fora. Todo dinheiro gringo é bem vindo para ajudar nossa economia nesse momento, então vamos falar desse país, vamos glamourizar o que a gente tem pertinho! <3

listas

Por hora vou contando os dias pra ir pra Foz do Iguaçu (meu próximo destino).
Enquanto isso fico aqui com minha lista de desejos nacionais pensando qual será o próximo destino a ser cortado.

Como vocês se sentem com relação a viajar no Brasil? Alguém quer acrescentar algo?

Beijos

banner-snap

Gostou? Você pode gostar também desses!

16 Comentários

  • RESPONDER
    Camila
    20.10.2016 às 11:08

    Jô, tô lendo sua lista e digo: vai pra Ibitipoca correndo! É lindo demais. E pode parecer piegas, mas a água daquele lugar é renovadora. Sempre que vou pra lá volto outra pessoa.
    Obs.: Minha madrinha mora lá, então eu conheço bastante o pessoal da vila. Tenho muitos contatos, se um dia for e precisar me manda um email! Beijo.

  • RESPONDER
    Suellen
    20.10.2016 às 13:19

    Olá..tava terminando de ler o post e pensando: tá faltando minha cidade na lista, e qdo cheguei no fim vi que já está prestes a vir pra Foz! =D Minha cidade é linda, vc vai amar! Se quiser algumas dicas pode mandar e-mail que ajudo no que precisar. =)

  • RESPONDER
    Gabi
    20.10.2016 às 14:34

    Jô, ainda não vieste ao Rio Grande do Sul? Venha logo! Será um prazerzão te receber aqui!
    Se vieres, sério mesmo, tens lugar pra ficar e uma guia turística muito parceira de tomar vinho pelas vinícolas da Serra! ;)
    Um beijão!

  • RESPONDER
    Paula
    20.10.2016 às 14:48

    Foz é linda mesmo! você com certeza vai amar aqui! =)

  • RESPONDER
    Carol
    20.10.2016 às 15:15

    Alter do Chão é muito amor!
    só fica ligada porque como a praia é de rio, não tem maré alta e baixa todo dia, mas tem o período de cheia e seca do rio, ou seja, tem meses que a praia é linda e meses que ela é incrivelmente maravilhosa!!!
    E já que vc tem curiosidade de ver a disputa garantido e caprichoso em Parintins, no Amazonas, vale dizer que em Alter existe uma festa chamada Sairé que dizem ser muito legal tbm!
    Enfim, sou do norte e amo minha região!

    Amei o texto! Bora conhecer nosso país meu povo o/

  • RESPONDER
    Rafaela
    20.10.2016 às 15:40

    Jô, concordo em parte com você. Relamente temos que aprender a valorizar mais nosso país, a cultura, belas paisagens, MAS, na única vez que estive no Nordeste, recebi muitas dicas do pessoal do hotel para não sair com bolsa, nem de aliança, se possível… Então, nosso país sofre muito com a violência, acho muito chato viajar pra ficar mais tensa. Então, realmente, quando se pensa, a mesma grana para ir pra MIami ou Nordeste brasileiro, acabamos ficando com os destinos internacionais, mesmo sabendo que em Miami também pode acontecer alguma coisa de ruim, mas acho que as chances são menores. Beijos

  • RESPONDER
    Jeanine
    20.10.2016 às 15:59

    Vem para Bento, cidade maravilhosa!

  • RESPONDER
    Fabi
    20.10.2016 às 18:10

    Jo…

    Também acho que devemos valorizar o Brasil e nossos destinos mais que lindos e especiais!!!

    Mês que vem eu sigo para Alagoas… Vou de Maragogi até Piaçabuçu… e depois aos Cânios do Xingó… Estou com um pressentimento de que será uma viagem maravilhosa…

    Quanto a Foz… Vou te contar um segredo… foi a viagem mais emocionante que eu já fiz… Aquele lugar é lindo e de uma energia incrível… O parque do lado argentino é incrível também… foi lá que perdi o fôlego e as lagrimas rolaram no rosto de ver tamanha beleza natural…. simplesmente INCRÍVEL!!!

    Venha para Brasília… venha conhecer a Chapada… eu te levo ;-)

  • RESPONDER
    Sabrina
    21.10.2016 às 15:23

    Uma dica de destino maravilhoso no Brasil é a Serra Gaúcha. Estive por lá em Setembro e amei tudo. Gramado é simplesmente encantadora. A região reúne história, arquitetura, beleza naturais, gastronomia, enfim é perfeito. Recomendo a todo mundo.

  • RESPONDER
    Juliana
    21.10.2016 às 16:58

    Jo, eu acho que o Brasil tem lugares lindos demais da conta, fui em alguns (faltam outros tantos para conhecer…), mas muitas vezes acabo optando por sair do país por questão de estrutura. Tem lugares lindos que possuem pouca ou quase nenhuma hospedagem legal e outros que para se hospedar em um bom lugar custa um absurdo de caro, além de não entregar nem 30% do que deveria pelo preço praticado. Eu sou do time que gosta de conforto, quarto novinho, etc, e muitas vezes tenho dificuldade em encontrar algo assim em muitos destinos. Já melhorou muuuito nos últimos anos, mas acredito que tenha potencial para melhorar ainda mais. Aliás, acredito não, espero que possamos fazer mais bonito ainda que nossas paisagens no quesito estrutura, para que o turismo possa crescer a cada dia mais.

    Um dos lugares que adorei foi Bonito! Achei super legal, acho que não esperava muito e me surpreendi :) Noronha também é bonito, mas acho que sofre um pouco com o quesito hospedagem e talvez eu tenha ido com as expectativas um pouco maiores do que deveria.

    Estou de olho em Maragogi e nos Lençóis Maranhenses. Parecem ser de uma beleza incrível! Acho que ano que vem quero conhecer.

  • RESPONDER
    Paula
    21.10.2016 às 18:03

    Oi, Jo!
    Concordo em parte com você. Adoro viajar! Sempre acho que é um investimento muito bom.
    Maaasss, super entendo quem prefere viajar pra fora, mesmo repetindo o destino, por exemplo. Como falaram acima, a questão da segurança é importante. Claro que ninguém viaja facilitando para ser vítima de furtos ou assaltos, mas lembro de uma viagem que fiz a Salvador e a sensação de insegurança imensa, além do fato pior de que, a todo momento, “ser turista” implicava em ser vítima de “certos golpes” no táxi, no restaurante, na barraca da praia… Tipo todo mundo querendo se aproveitar e cobrar muito mais caro (ou cobrar por algo que a gente não tinha consumido, etc)… Parecia que tinha “trouxa” escrito na minha testa (pessoal de Salvador me perdoe, mas a impressão não foi das melhores, e olhe que fui lá mais de uma vez).
    Enfim, por essas e outras é que o existe o tal preconceito que vc falou no post.

  • RESPONDER
    Aline
    21.10.2016 às 22:03

    Eu tb não conheço mt do Brasil, mas tenho vontade de morar um pouquinho em cada um dos estados. Esse é um dos meus sonhos!

    Te sugiro fazer toda a rota do Vale dos Vinhedos, tem umas cidadezinhas e vinícolas menos conhecidas e que valem demais a viagem. Além de ser o paraíso das massas! E também tem um templo budista na cidade de Três Coroas, que fica relativamente perto das cidades da Serra.

  • RESPONDER
    Luciana
    22.10.2016 às 11:52

    Como assim? Vc ainda não conhece o Espírito Santo? Vêm pra cá. Beijos

  • RESPONDER
    Dani
    23.10.2016 às 17:14

    Esse post não podia ter vindo em momento mais adequado. Estou no aeroporto esperando meu voo para voltar de Recife. Passei uma semana no Nannai, que você mencionou querer conhecer. Pois digo: vá! Mas vá em casal e fique em um dos bangalôs, é maravilhoso. Muitos casais em lua de mel. Para a gente, foi uma segunda lua de mel.

  • RESPONDER
    Patricia
    25.10.2016 às 12:52

    O Brasil é lindo, tem muita riqueza seja de paisagens, cultura ou gastronomia!!! Talvez ainda não estejamos tão preparados para o turismo como outros países, mas o que nos falta em estrutura nos sobra em beleza, diversidade, gentileza! Para as pessoas que comentaram acima sobre a insegurança no Nordeste, é preciso que se diga que o turista pode passar por situaçôes semelhantes em várias partes do mundo, não é exclusividade brasileira! Fui enganada por taxista em Praga, tive sacolas roubadas na Itália enquanto tirava foto, explorada em loja de telefone em Dresden na Alemanha para colocar um chip de celular e quando voltei com um alemão o preço era infinitamente menor… E tantas outros casos que turistas podem passar, e passam com frequência, não só no Brasil, Nordeste, mas em todo mundo. Se falarmos em segurança, na atual conjuntura, considero tão inseguro estar nas ruas de Paris quanto nas ruas do Nordeste, só que prefiro correr o risco daqui, para o qual podemos tentar evitar. No final, considero que o que deve prevalecer é nossa vontade e motivação para conhecer determinado lugar e não o risco que eventualmente corremos.

  • RESPONDER
    Nanci
    08.11.2016 às 10:25

    Jô, não acho o serviço ruim aqui no Brasil.
    Talvez eu esteja influenciada pelo PÉSSIMO serviço que encontrei em Punta Cana, na minha última viagem.
    Voltei de lá achando que nosso serviço é maravilhoso.

  • Deixe uma resposta