2 em Book do dia no dia 22.09.2016

Book do dia: Silo, de Hugh Howey

Depois do sucesso de Jogos Vorazes, nada mais natural que editoras e produtoras começarem a apostar pesado em outros livros com o mesmo tema. Foi assim que surgiu Divergente, outro sucesso de vendas e de bilheterias. Jurava que pararia por aí, mas em 2014 foi lançado Silo, o primeiro de uma série de 5 livros, sendo que o terceiro acabou de ser lançado agora no Brasil, mais especificamente no dia 06 de setembro.

Na época que Silo lançou eu fiquei interessada mas acabei esquecendo. Até que há uns 2 meses atrás eu voltei a cruzar com ele nas sugestões do Kindle e resolvi finalmente comprar.

silo-livro-resenha

A sinopse: O que você faria se o mundo lá fora fosse fatal, se o ar que respira pudesse matá-lo? E se vivesse confinado em um lugar em que cada nascimento precisa ser precedido por uma morte, e uma escolha errada pode significar o fim de toda a humanidade? Essa é a história de Juliette. Esse é o mundo do Silo. 

Em uma paisagem destruída e hostil, em um futuro ao qual poucos tiveram o azar de sobreviver, uma comunidade resiste, confinada em um gigantesco silo subterrâneo. Lá dentro, mulheres e homens vivem enclausurados, sob regulamentos estritos, cercados por segredos e mentiras. Para continuar ali, eles precisam seguir as regras, mas há quem se recuse a fazer isso. Essas pessoas são as que ousam sonhar e ter esperança, e que contagiam os outros com seu otimismo. Um crime cuja punição é simples e mortal. Elas são levadas para o lado de fora. Juliette é uma dessas pessoas. E talvez seja a última.

Mundo hostil pós apocalíptico – checado. População presa a regulamentos estritos, distribuída por tarefas e sob leis de um governo totalitário – checado. Uma heroína que vai comandar uma revolução e provavelmente mudar o mundo – checado. Como deu pra ver, a base não é muito diferente da que foi usada por seus predecessores, a diferença em Silo é que ela não é tão voltada para o público infanto juvenil. A grande maioria dos personagens têm de 25 anos para cima.

Eu tive sentimentos ambíguos durante as 512 páginas. Em um primeiro momento eu achei bem entediante ver a fórmula que eu já conhecia sendo usada para um público alvo mais velho. Depois eu achei que estava dando certo. E aí eu não sabia mais o que achar, mas terminei o livro curtindo bastante. Entenderam o caos? rs

Pensando bem, acho que o maior problema da narrativa é que as vezes ela se perde em explicações sem fim sobre cenas e detalhes que não fazem muita diferença pra trama, tornando a leitura um pouco cansativa em algumas partes. Hugh Howey consegue ser bem prolixo as vezes e nos leva para caminhos que a gente acha que vai levar para algum lugar aparentemente promissor que acaba sendo alarme falso. Algumas cenas acontecem sem nos preparar enquanto várias perguntas permanecem sem respostas, e isso é meio frustrante.

Ao mesmo tempo eu fechei o livro bem curiosa para ler Ordem, a parte 2 da série Silo. Concluindo, acho que essa não tá sendo uma boa resenha, né? rsrs Resumindo, o resultado final é bom mas o durante pode ser meio maçante em algumas partes. Mas vale a pena, principalmente se você está carente de séries como Jogos Vorazes e Divergente. :) Quem quiser comprar, tem aqui! 

Alguém já leu? O que achou?

Beijos!

banner-SNAP-ca

Gostou? Você pode gostar também desses!

2 Comentários

  • RESPONDER
    Ádila
    23.09.2016 às 10:07

    Oi ^^
    Então, você que curte jogos vorazes e tals, você já leu a série de livros Feios (Feios, Perfeitos, Especiais e Extras)?? Ele veio primeiro que os Jogos Vorazes e a premissa é parecida: futuro onde vivem em uma sociedade rígida, só que como o título meio que conta, aos 16 anos eles passam por n intervenções cirurgicas e se tornam perfeitos e tem suas vidas definidas a partir dai. A história segue a vida da Tally antes dela completar os 16 anos. É interessante, principalmente os três primeiros livros, o quarto achei fraco e um pouco sem graça.
    Enfim, escrever não é meu forte, não sei se as coisas aqui ficaram confusas, mas fica a dica dos livros que se parece com esses aí (:
    Até :*

    • RESPONDER
      Carla
      23.09.2016 às 12:15

      Imagina, vou procurar saber, achei interessante! Obrigada!

    Deixe uma resposta