2 em Brasil/ rio de janeiro no dia 04.08.2016

Minha relação com os Jogos Olímpicos!

Nunca fui entusiasta das Olimpíadas serem no Rio de Janeiro. Eu, talvez você e uma parte significativa de cariocas. O que me encheu os olhos desde o início era a ideia de obras como novas vias e novas linhas de metrô. Meu entusiasmo ficava por conta de ver o Porto Maravilha e outros espaços revitalizados,  além do trânsito melhorar de forma prática. Tudo isso era o ponto que eu entendia como positivo no primeiro momento.

Depois eu confesso que fiquei desanimada com a roubalheira, obras mal feitas e super faturadas, ver o Rio como chacota internacional e também com o fato que o legado parece útil apenas para o eixo Barra-Zona Sul. O Rio é tão mais do que esse pedacinho, sabe? Queria que as melhoras fossem mais democráticas, não apenas para turista ver.

No momento seguinte voltei a me animar e foquei em pensar que mesmo as melhorias tendo ocorrido no eixo turístico, tudo ainda pode ser bom como legado. Se a cidade se transformar num destino de desejo maior para turistas do mundo inteiro, mais turistas irão visitar o Rio e isso é uma forma muito boa de movimentar a economia com dinheiro vindo de fora, ideal em tempos de crise. Foi aí que me dei conta que essa experiência precisa ser um sucesso, para gerar um legado de interesse turístico para a vida.

É difícil, tem muito problema, mas é possível.

Acho que agora é a hora de fazermos o melhor e pensarmos no longo prazo. Vamos torcer? Sim! Vamos curtir festas e eventos? Com certeza, mas mais do que isso precisamos transformar essa experiência em mágica para todo mundo!

A cidade nunca recebeu tanta gente, não sabemos como vai ser, mas podemos tentar enfrentar esse desafio com algum otimismo, podemos dar nosso melhor em conjunto para ajudar nesse momento, que bom ou ruim, será único. É agora ou nunca! Então, a meu ver, não dá para ficar só no facebook reclamando!

Por alguns dias, danem-se Dilma, Temer, Eduardo Paes, Cabral, insira aqui seu político odiado. Claro que obviamente me irrita pagar meus impostos pra ver políticos que deveriam zelar pela sua população superfaturar obras e ganhar dinheiro indevidamente, mas vamos fazer o que: passar 18 dias reclamando? Torcendo pra dar tudo errado? Todo o ponto em ter um jogo reunindo seleções do mundo inteiro é promover a paz. 

Assistindo o jogo do Brasil em BH passado no Maracanã

Assistindo o jogo do Brasil que foi transmitido no Maracanã

Vamos acertar a vibração, vamos deixar esse clima novo entrar nas nossas casas, vamos ver os jogos, gritar na janela e fazer o melhor que podemos para aproveitar essa oportunidade, que com certeza terá alguns problemas e closes errados, mas também pode ser mágica!

Vou torcer por algo que traga um retorno positivo, vou torcer pra ser lindo, afinal, quero mais é ver o Rio com todos os hotéis cheios sempre! Cheio de empregos para os mais diferentes setores.

torcida

Os dias vão passar e vou torcer, protestar e fazer o que estiver ao meu alcance pra impunidade acabar nesse país. Quero ver dinheiro aplicado na educação e na saúde, mas agora não adianta reclamar. Ser contra os Jogos Olímpicos, que foram decididos 7 anos atrás, não vai ajudar em nada disso.

Há uma semana eu ando pela cidade ouvindo os mais diferentes idiomas, há uma semana eu me sinto feliz por sentir uma vibração de paz, união e festa. Talvez eu esteja sendo Pollyana, talvez eu esteja tapando o sol com a peneira, mas uma coisa eu resolvi: vou fazer o melhor que eu puder para que esses dias (do 5 ao 21 de agosto) sejam os melhores do mundo para o Rio e para quem estiver aqui visitando. 

Eu vou ser carioca, cariocas são bons nisso! Vou ser receptiva e vou fazer o que estiver ao meu alcance pra que o melhor aconteça.

memorias-da-copa

memórias de uma copa em 2014 no Rio

Quem viveu a Copa sabe que pode ser divertido, apesar dos resultados complicados em campo.

Chegamos até aqui cheios de erros, cheios de problemas. Eu reclamei, reclamei bastante, mas agora acabou.

Pra mim chegou a hora de torcer, torcer pra ser um sucesso, torcer para que seja um período de paz por aqui e, por fim, torcer pelo nosso país no esporte! Quero um pouco de alegria em meio a uma realidade dura que nos espera de novo, quando essa festa passar.

Espero que a cidade colha muitos anos de frutos e que a gente aproveite bastante esse legado de mobilidade urbana (entre outros) que chegou pra nós.

Vem, Rio 2016! Vamos mostrar de verdade que o brasileiro pode ser o melhor do Brasil! 

Beijos

banner-snap

 

Gostou? Você pode gostar também desses!

2 Comentários

  • RESPONDER
    Kamile
    04.08.2016 às 14:42

    Nossa! Amei as fotos! Principalmente a que você está pulando na arquibancada, rsrs!

    E sobre o post, acho que o povo se esquece que quando dá algo errado não é vergonhoso para Dilma, lula, Temer… seja lá quem! Mais para todos os brasileiros, ou o pais é formado e decidido apenas pela corja acima? rsrs

  • RESPONDER
    Roma
    15.08.2016 às 10:20

    Adorei seu texto!!! Tambem sou carioca, amo o Rio e otimista!! Acho que depois da linda cerimonia de abertura, muitos vestiram a camisa de verdade!! Eu falo que estamos com visitas em casa (muiiiitas) e nao vamos fazer barraco agora neh!! Quando as visitas (turistas) forem embora, vamos entrar em politicas, ainda mais em ano de eleicoes. beijos e forca sempre!!!

  • Deixe uma resposta