55 em Comportamento/ Estados Unidos no dia 31.03.2016

Aprendendo a desapegar

Eu já contei no meu snapchat (carlaparedesp para quem quiser seguir!), mas ainda não tinha contado em nenhum outro lugar. Estou de mudança, e das grandes, em junho vou marido, criança, cachorro e (muitas) malas para Nova York, ficar por algum tempo. Sabe aquelas oportunidades irrecusáveis que surgem e que se você não agarrar, pode ser que ela não volte mais? Então, foi isso que aconteceu e em junho estamos embarcando nessa “aventura”.

Já me mudei outras vezes. De cidade, de apartamento. Sair da casa dos pais para morar com o – então – noivo, ir para uma cidade com clima tão diferente apesar de ser tão perto do Rio, começar uma vida completamente nova e fazer novas amizades me deu frio na barriga em diversos momentos, mas nunca me assustou. Agora estou assustada.

Nas escadas do Ace Hotel. Nunca pensei, lá em 2014, que um dia estaria voltando para NY, mas dessa vez para ficar. <3

Nas escadas do Ace Hotel. Nunca pensei, lá em 2014, que um dia estaria voltando para NY, mas dessa vez para ficar. <3

É normal se assustar com a distância, com a cultura e com a nova vida que está por vir. É difícil entender que sua família não estará mais a 1 hora de distância, por mais que morem em outra cidade. Que você vai para um lugar com outra língua, e que mesmo você seja boa nela o suficiente para se comunicar bem, não é seu idioma nativo. Temer a dificuldade de se enturmar, apesar de você conhecer vários brasileiros que moram lá. Se acostumar com uma vida sem a habitual ajuda doméstica – que por um lado é ótimo pois eu e Bernardo teremos que aprender a dividir as tarefas, mas por outro é uma facilidade que sempre tivemos e agora teremos que aprender a viver sem. Acho que todos esses medos que eu citei são normais, mas nunca pensei que o fato que desencadearia tantos sustos seria o desapego.

Jurava que seria muito fácil, já que eu sempre tive muita facilidade em doar roupas e sapatos encostados (sou da teoria que para tudo que entra de novo no meu armário, algo velho tem que sair) mas estou estranhando muito ver as coisas começarem a ir embora.

Tudo começou com o carro, que foi vendido em tempo recorde (santa WebMotors! rs <3) e eu nem consegui me despedir dele direito. Depois quadros, livros, objetos de decoração…Aos poucos a casa vai ficando mais vazia, mais impessoal e a sensação de que uma parte da sua vida está indo embora é inevitável. Aliás, estou com o coração apertado por ter que deixar o quarto do Arthur pra trás (mas aproveitarei o espaço para fazer um merchan: terei que vender o berço, a poltrona e a prateleira. Interessadas, comentem aqui para a gente conversar!). Tudo foi feito com tanto carinho, e há tão pouco tempo, que parece que nem tivemos tempo de aproveitar.

O mais engraçado nesse exercício de desapegar é se surpreender com coisas que eu nunca imaginaria que não conseguiria abrir mão. As coisas do Arthur eram um pouco previsíveis, alguns quadros e livros também, mas eu tive uma surpresa com minha coleção de DVDs da Disney e com meus livros do Harry Potter, vocês acreditam? Faz anos que não vejo os filmes e não releio as histórias de J.K. Rowling, mas ambos me deram aquela sensação de que vou me arrepender se resolver dar. Estranho, né?

Mas ao mesmo tempo que me assusta e me deixa um pouco nostálgica, também me deixa leve. Tive que aprender a levar minha teoria para todos os outros campos da minha vida, e encarar que preciso deixar quase tudo ir para dar espaço a tantas novidades que estão chegando. E torcer para que todas as coisas que me fizeram felizes na minha estadia paulista tragam muita felicidade para outras pessoas em outras casas.

E no fundo, por mais apavorada que eu esteja, também estou esperançosa. São Paulo foi muito boa comigo, me deu muito, mas muito mais do que eu pedi quando cheguei em 2010. Me deu um cachorro, um filho, uma casa e MUITOS amigos que eu quero que continuem na minha vida para sempre. Não estou pedindo muito para Nova York. Não vou com a ilusão do american dream, não espero o glamour que todos os filmes e séries pintam (adoraria ter um pouco, mas não espero! rs), não espero badalação. Estou pedindo para a Big Apple exatamente o que eu pedi para São Paulo: felicidade, tranquilidade e sabedoria. Acho que rola ter meu pedido atendido, né?

Por favor, seja boa comigo, NY. Juro que prometo não me incomodar com seu vento de inverno que embaraça TODO o meu cabelo que nem Tangle Teezer resolve rsrs

Por favor, seja boa comigo, NY. Juro que prometo não me incomodar com seu vento encanado de inverno que embaraça TODO o meu cabelo de uma forma que nem Tangle Teezer resolve rsrs

Em breve vou contando mais sobre a mudança, sobre a nova vida e sobre Nova York. Vocês curtem esse assunto por aqui?? Por enquanto só quero que me desejem sorte! A energia do (f)uti tem poder que eu sei! :)

Beijos!

Quem já morou ou ainda mora por aí, por favor, fala comigo! Estou precisando conversar! rs

Gostou? Você pode gostar também desses!

55 Comentários

  • RESPONDER
    Paula
    31.03.2016 às 10:13

    Que coragem, Cá!! Desejo toda a sorte possível pra vocês!

    • RESPONDER
      Carla
      01.04.2016 às 13:10

      Obrigada, Paula! <3

  • RESPONDER
    Pamela
    31.03.2016 às 10:38

    Oiii.. sempre morei no Rio e hj moro em NY (há 3 anos).. gostei de que vc escreveu.. não espero glamour (pq eu esperei e me decepcionei)… Esperamos muito por conta dos filmes, dos blogs, das redes sociais e quando vc chega…. nada disso. Mtos beijos

    • RESPONDER
      Carla
      01.04.2016 às 13:11

      Pois é, acho que essa foi a primeira coisa que eu botei na minha cabeça. Não posso achar que vou chegar lá com vida de Gossip Girl, Sex and the city, né? Tenho que pensar que to indo como mulher casada com filho e cachorro! rsrs

  • RESPONDER
    Paola
    31.03.2016 às 10:52

    No começo assusta mesmo, já vim da Itália, fui pra França, voltei pra Itália e daí pra cá.
    Você vai tomar um susto no bom. Como a vida pode ser que simples, funcional! É sério, tudo funciona! Não demora muito nem vai querer voltar!
    Calma, tudo da certo!
    Harry Potter tem na Amazon,lembra?
    Não é a mesma coisa, nem vc é a mesma pessoa.

    • RESPONDER
      Carla
      01.04.2016 às 13:11

      Obrigada, Paola! Adorei suas palavras. :)

  • RESPONDER
    regina
    31.03.2016 às 11:19

    Boa sorte!
    Vai dar tudo certo, aliás já deu! (pense nisto!).
    Coisas podem ser adquiridas depois. Você vai levar o mais importante, seu marido, seu filho, seu cachorro e a vontade de ser ainda mais feliz.
    Adoro o blog de vcs! Bjs

    • RESPONDER
      Carla
      01.04.2016 às 13:12

      Já deu! Obrigada, obrigada, obrigada!

  • RESPONDER
    Re
    31.03.2016 às 11:24

    Olá Cá! Sugiro que você dê uma olhada em quarto montessori. Não acho que compense montar outro quarto com berço nessa altura do campeonato. Eu até tenho interesse no berço, mas seria precipitado agora. Abraços e boa sorte.

    • RESPONDER
      Carla
      01.04.2016 às 13:15

      Re, uma amiga minha fez esse tipo de quarto, mas ainda não tive tempo de pesquisar. Com 6 meses vc acha uma boa ideia?

    • RESPONDER
      Re
      01.04.2016 às 13:37

      Oi Cá. Não tenho experiência própria, mas já estou pesquisando. Aparentemente, a restrição é que logo no começo a mãe não tem condições de ficar abaixando o tempo todo para dar assistência ao bebê perto do chão (no colchão ou caminha baixa). Eu acho que depende também do ambiente que vc vai ter. O quarto nesse modelo deve ser algo a ser explorado, então não pode ser perigoso. O berço é bem mais restritivo para a criança, mas isso pode ser útil. Abs.

  • RESPONDER
    mariana
    31.03.2016 às 12:45

    eu já tinha visto no instagram que vc ia para NY. Boa sorte, aposto que vai amar, amo aquela cidade. quem nao ama? lá tem tanta gente bonita, e é tao urbano e moderno…rs.rs..

    a mudança é definitiva? acho que vai ser bem legal para o blog tb…

    bjs!

    • RESPONDER
      Carla
      01.04.2016 às 13:16

      Mari, a principio serão 3 anos, vamos ver o desenrolar das coisas! Obrigada!

  • RESPONDER
    Jandira
    31.03.2016 às 13:15

    =O
    Comento pouco aqui, mas vejo todos os dias!
    Impressionada com a coragem… Sei que muita gente faz isso, mas nunca consigo achar de boa… rs.
    Enquanto lia, me deu muita vontade de chorar… Não sei direito os motivos. Fiquei apreensiva por você, e por toda essa mudança… Tenho também grandes dificuldades com desapego, especialmente, em coisas imateriais.
    E também imaginei a saudade que vc irá sentir, e que as pessoas com as quais você convive irão sentir também. E eu senti saudades de vc… kkkkkk Mesmo sendo leitora de Recife e sabendo que nada mudará na nossa “amizade”! Rs.
    Enfim, desejo sorte e que Deus te abençoe muito!
    Vai contando tudo o que der!

    beijos.

    • RESPONDER
      Carla
      01.04.2016 às 13:17

      Oi, Jandira! Eu penso que será uma oportunidade em vários aspectos. Também acho que to tendo que reunir coragem não sei de onde, mas nem tão no fundo assim eu curto um desafio e me acho uma pessoa que se adapta fácil, é nisso que eu to me segurando! E não precisa sentir saudades de mim porque estarei aqui e nas redes sociais sempre! :)
      Beijos e obrigada!

  • RESPONDER
    Juliana Franco
    31.03.2016 às 16:49

    Boa sorte na nova vida! Coragem! Isso aí!
    Me interessei pelos móveis. Moro no Humaitá. Você vai vender a poltrona? Os acessórios também? (porta fraldas, cesto e almofada?)
    Obrigada!
    Beijos

    • RESPONDER
      Carla
      01.04.2016 às 13:19

      Oi, Ju! Vou vender sim! Cesto que vc fala é a lixeira de fraldas?? Me manda email: [email protected]

  • RESPONDER
    Marina
    31.03.2016 às 17:16

    Tenho certeza que os seus pedidos serão atendidos!!! Boa sorte

    • RESPONDER
      Carla
      01.04.2016 às 13:19

      Obrigada, Marina! :)

  • RESPONDER
    Amanda
    31.03.2016 às 17:22

    Toda sorte do mundo Carla. Tenha certeza que Deus está reservando algo maravilhoso pra você em NY. Já pensou o quanto vai ser incrível criar seu filho nos Estados Unidos? Mil beijos

    • RESPONDER
      Carla
      01.04.2016 às 13:20

      Oi, Amanda! Já! Acho que é isso que está me dando forças, acho que será uma oportunidade incrível pra ele!

  • RESPONDER
    Carol
    31.03.2016 às 19:43

    Eu acho q nunca comentei aqui, apesar de ler bastante!
    Ja estou em NY ha mais de 3 anos (e as vezes parece q cheguei ontem…. e outras vezes parece q faz uma eternidade! um misto maluco de emocoes!).
    A cidade e otima, mas (sei q alguns vao me odiar) nao e a minha favorita nao… hahahahaah
    Mas fico tao feliz quando vejo conterraneos tupiquins que, como eu, conseguiram abrir mao (o tao famoso desapegar) da zona de conforto que temos por ai!!
    Voce vai abrir mao de tudo q falou acima e de muito mais que ainda nao percebeu… e, em contrapartida, vai encarar um mundo novo aqui…
    Estou a disposicao se precisar de dicas locais para onde morar e porque (ja vivi em 3 bairros completamente diferentes por razoes distintas e nao troco o atual por nada), como se planejar, o que nao esquecer, como matar as saudades etc etc

    Parabens pela coragem, boa sorte e avise se precisar de algo!!

    beijao

  • RESPONDER
    Juliana
    31.03.2016 às 23:57

    Com alguns meses de antecedência, mas: seja-bem vinda! E muita luz e sorte nessa nova fase da sua vida! O mais importante você já vai trazer, que é o marido, o filho, e o coração aberto! =)

    Beijinhos!

    • RESPONDER
      Carla
      01.04.2016 às 13:21

      Obrigada, Ju! Já estou me sentindo mais bem vinda! hehehe

    • RESPONDER
      Juliana
      01.04.2016 às 20:44

      Qualquer coisa, manda e-mal =) Aliás, assino embaixo a dica da Tania do Fresh Direct – a gente faz com alguma frequência pras coisas em “bulk” – e nem tão bulk assim porque a preguiça às vezes impera! O Whole Foods está com um serviço de entrega terceirizado também!

  • RESPONDER
    Carina
    01.04.2016 às 0:36

    Querida amiga, te desejo toda sorte do mundo! Vocês serão muito felizes e todos os desafios que virão farão parte do crescimento e da nova fase que vocês conduzirão com maestria, tenho certeza!
    O desapego gera leveza e abre mais caminhos para oportunidades.
    Beijão

    • RESPONDER
      Carla
      01.04.2016 às 13:22

      Obrigada, amiga! Que saudades eu vou sentir!

  • RESPONDER
    Angela
    01.04.2016 às 8:38

    Amei a novidade!!!!! Conte mais sobre isso sim!!!! É tão bom ler sobre NY!!! Meu destino dos sonhos! E espero que próximo destino tb eheheheh

    Um bjãao

  • RESPONDER
    Wal
    01.04.2016 às 10:24

    Quando leio esse tipo de relato só consigo pensar “que coisa boa!”, porque adoro esse tipo de mudança e me vejo me forçando a sair da minha zona de conforto várias vezes ao longo da vida. Já morei em outro país e apenas AMEI a experiência, mas sei que não é fácil e muita gente não se adapta. Mas acho que não vai ser o seu caso, Ca! Uma amiga se mudou para NY recentemente, ela tem duas filhas pequenas incríveis e é uma das pessoas com o maior alto astral que conheço. se quiseres o contato, tenho certeza que vocês seriam grandes parceiras. :)

    Um beijo e muito sucesso na nova empreitada!

    • RESPONDER
      Carla
      01.04.2016 às 13:22

      Obrigda, Wal! Quero falar com ela, sim! Quanto mais pessoas eu conhecer e conversar, melhor, né??? Pede pra ela me mandar email? [email protected]
      Beijos!

    • RESPONDER
      Wal
      03.04.2016 às 20:43

      Sim, sim, quanto mais informações melhor. :)

      O nome dela é Daviana, vai te mandar email sim. Tenho certeza que vocês vão adorar!

      Um beijo!

  • RESPONDER
    Renata
    01.04.2016 às 11:04

    Cá, morei quase 1 no em Lisboa e levamos nosso labrador! Foi o melhor período da vida! Vai de coração aberto! Bjs!

    • RESPONDER
      Carla
      01.04.2016 às 11:40

      Oi, Re! E levar cachorro pra Europa é beeem mais dificil, né? Coração tá super aberto! ❤️

  • RESPONDER
    Ana
    01.04.2016 às 11:06

    Aiiii como queria estar vivendo a mesma ansiedade!!
    NYC é apenas a cidade mais perfeita do mundo ❤️❤️
    Desejo tudo de bom pra vocês, Carla.
    Vai ser fofo ouvir seu bb falar “Mommy” hehe

    • RESPONDER
      Carla
      01.04.2016 às 11:39

      Só aceitamos porque NY é uma cidade mtmtmt especial pra gente! Obrigada!!

  • RESPONDER
    Tania
    01.04.2016 às 18:31

    Oi Carla,
    Sou leitora do Futi há muito tempo e moro em NY há 8 anos. Tenho um filho de 3 anos. Já aprendi tanta coisa legal com você e com a Jô. Quem sabe posso ajudar um pouquinho nessa mudança para NY.
    – se vcs puderem contratem uma faxineira 1X por semana. Ajuda muito a manter a vida mais organizada ainda mais com criança pequena
    – Procure alguma atividade para fazer com o Bernardo tipo Gymboree ou My Little Gym. Agora no verão tem aulas ao ar livre de ginástica e música pra bebês. Tem em todo bairro e é ótimo para conhecer outras mães e fazer amizade.
    – Um ótimo site é o Mommy Poppins. Tem resumo de todo os parquinhos, aulas e bairros.
    – Compras de mercado podem ser feitas online. Uso muito Fresh Direct e é ótimo. Tudo fresquinho,bons preços e um app que funciona super bem. Eu sempre faço minhas compras enquanto estou no metrô.
    – Tem alguns serviços de refeições semi preparadas que são uma mão na roda. Blue Apron, Plated e Hello Fresh. Vem com receita, tudo semi preparado e ajuda bastante naqueles dias que você não sabe o que fazer no jantar.
    – Para coisas de baby o site Diapers.com entrega no dia seguinte tudo. Fralda, fórmula, roupas e comidinhas.
    – Tem alguns grupos no FB de mães brasileiras ( Clube dos bebês e gestantes/Clube das Mães NY). Esse grupos sempre organizam playdates por bairros e idade.
    Tenho certeza eu vcs vão se adaptar super bem em NY. Boa sorte na mudança.
    Beijos. Tania.

    • RESPONDER
      Tania
      05.04.2016 às 17:28

      Carla,
      Agora que percebi que confundi o nome do Arthur. Troquei com o nome do filho de uma amiga. Desculpas, foi mal :)
      Beijos
      Tania

    • RESPONDER
      Carla
      06.04.2016 às 13:08

      Oi, Tania, que comentário maravilhoso!! Obrigadaaaa! Anotei tudo!

  • RESPONDER
    Bruna
    01.04.2016 às 19:56

    Me identifiquei na hora, principalmente quando você falou dos seus livros do Harry Potter.
    Estou me mudando pra NYC em agosto, e também vai batendo esse aperto; esse misto de nervoso, ansiedade e uma nostalgia antecipada. No meu caso, não tem filhos nem cachorro, mas nos casamos ano passado e montamos nossa casa inteirinha no detalhe. Dá um aperto no coração vender as coisas ou eventualmente alugar o apartamento para um estranho, sem saber se ele vai cuidar das minhas coisas com o mesmo cuidado…
    Sou a louca dos sapatos e já separei dois nichos da sapateira que vão ficar no Rio, todo dia faço uma seleção mental do que deve ficar aqui e do que eu preciso que vá comigo para NYC. O resultado é sempre o mesmo: fico no “Melhores Destinos” buscando passagens promocionais (tá cheio!) pra NYC e enviando nos grupos de whatsapp dos amigos.

    Mandei um email direto para o [email protected] para termos contato uma da outra!
    Beijos

  • RESPONDER
    Marília
    01.04.2016 às 22:18

    Ca, eu tenho interesse no berço, poltrona etc. Passa mais informações!

    • RESPONDER
      Carla
      06.04.2016 às 13:09

      Oi, Marilia, to mandando no seu email, tá? Desculpa a demora, passei os ultimos dias arrumando tudo!

  • RESPONDER
    Natalie
    01.04.2016 às 23:18

    Que notícia boa! Embora uma mudança, ainda mais desse porte, sempre traga ansiedade, tenho certeza que só vai acrescentar coisas boas na vida de vocês!
    Boa sorte na mudança e na nova vida, que todos vocês tenham uma adaptação maravilhosa em NY!

    ps1. também tenho um shih tzu, chamado Jack, só que é loirinho e branco! Um gêmeo ao contrário do seu Jack eheh

    ps2. o blog de vocês é um dos que mais gosto de ler. Acho as abordagens sobre os assuntos bem interessantes e vocês duas super coerentes com o que mostram e suas opiniões!
    Bjo!

    • RESPONDER
      Carla
      06.04.2016 às 13:09

      Obrigada por tudo Natalie, fico mtmtmtmt feliz com seu comentário! Um beijãozão no seu Jack! :)

  • RESPONDER
    Samira De-Stefano
    02.04.2016 às 10:25

    Muito bom ler esse post!!!
    Meu namorado é estrangeiro e sei que esse momento chegará na minha vida. Sempre bom saber que, mesmo virtualmente, temos com quem contar na mesma situação.
    :)
    Beijo grande e boa sorte!

    • RESPONDER
      Carla
      06.04.2016 às 13:10

      Sempre, Samira!! :*** A internet pode ser maravilhosa!

  • RESPONDER
    Manu
    05.04.2016 às 16:17

    Amiga! Vai dar tudo certo! A verdade é que desapegar não é tão difícil quanto o novo. E imagine só, eu também tive que morar fora por um tempo, mas estava sem: namorado, roupas, cachorro e família. Desta vez, você está indo com tudo isso e o melhor: O ARTHUR!
    Vai entender que as coisas são mais fáceis quanto parecem! Te desejo toda sorte do mundo <3
    <3 u ! Bjs

    • RESPONDER
      Carla
      06.04.2016 às 13:10

      Verdade, amiga! Obrigada pelo comentário lindo! <3

  • RESPONDER
    Jo
    07.04.2016 às 16:24

    Aaaai, quase chorei lendo esse post.
    Meu namorado acabou de ser aprovado pro doutorado na nova zelandia … e agora tenho que decidir se vou junto ou se fico.
    Tenho um irmão de três anos que é difícil deixar pra trás, ainda mais numa idade que qualquer mês envolve grandes mudanças. Tenho um processo de compra de apartamento na caixa economica (semana que vem assino a escritura) e agora tenho que resolver o que fazer da minha vida.
    Meu deus, que pânico que dá …
    Como saber a decisão certa??
    Enfim, só acho que a gente se cobra muito .. que no fim as coisas sempre dão certo de um jeito ou de outro e que a gente fica bem e feliz! (Mas agora não consigo pensar dessa forma, só no medo e nas consequencias de qualquer uma das decisões.)
    Enfim, muuuuita sorte pra vcs ! Vai dar tudo certo!

  • RESPONDER
    Rafaela Spindola
    07.04.2016 às 16:53

    Oi Carla, caso ainda não tenha vendido os móveis (principalmente o berço), manda as informações para o meu email?

    Ahhhh tudo de bom, e super empolgada com a sua mudança :)

    • RESPONDER
      Carla
      08.04.2016 às 12:53

      Oi, Rafa! Estou esperando uma resposta pra hoje, mas te mando sim! Beijosss

  • RESPONDER
    Nome (obrigatório) :Natália
    13.04.2016 às 15:03

    Que legal, Carla! Fiquei muito feliz com a notícia, ainda mais que estou planejando passar as próximas férias em NYC, no ano que vem. Aproveita pra fazer vários posts, dando dicas de lugares pra gente conhecer. Acredite que vai dar tudo certo, você vai para um lugar incrível, será uma experiência única, que muitos gostariam de viver, pode ter certeza disso. Bjs.

  • RESPONDER
    Juliana
    06.07.2016 às 11:11

    Oi Carla, como foi a chegada em NYC?
    Espero que tudo tenha ocorrido super bem…
    Vc já vendeu o quarto do Arthur?
    Beijo

    • RESPONDER
      Carla
      06.07.2016 às 20:39

      Oi, Juliana! Deu tudo certo! Já vendi tudo sim! :)

    Deixe uma resposta