Em janeiro embarquei para uma viagem de praia, sombra e água fresca no estado de Alagoas. A viagem era 100% focada em descanso e praia, nada de restaurantes chiques, nada de noite agitada e coisas dessa natureza. Eu confesso que não planejei muita coisa, comprei a passagem e fui. Não sabia ao certo o que iríamos encontrar e eu não esperava que fosse me surpreender tanto.
Nossa viagem começou no sul do estado. Optamos por nos hospedar em Barra de São Miguel e dali fazer vários passeios. Não me lembro exatamente quanto tempo foi de carro do aeroporto para a cidade, mas não foi muito, passou rápido. Nós optamos por alugar um carro, já que a ideia era fazer uma “road trip” pelas principais praias do estado. Decidimos dormir em duas cidades: Barra de São Miguel e Japaratinga, nossos hotéis ficavam nessas cidades e nós fomos de carro para cada uma das praias que queríamos conhecer.
Eu estava menos ansiosa pelos passeios no sul do estado, não sei por que mas eu imaginava que seria a parte mais sem graça da viagem e me enganei, me enganei muito! Nossos dias por lá foram muito gostosos.
Para quem não sabe, eu perdi dois dias da viagem devido a um estresse com a companhia aérea e por isso não fiz o primeiro passeio do nosso roteiro: caminhada pelas falésias da Praia do Gunga. Esse primeiro dia era para fazer um passeio longe da entrada da praia, caminhando pelas partes mais desertas desse lugar, passando o coqueiral e curtindo as falésias (andando pode levar uma hora para ir e outra para voltar). Muita gente opta por alugar bugre ou quadriciclo para ver de perto essas belezas naturais. Eu não pude ir mas achei as fotos incríveis e não poderia deixar de indicar pra vocês:
Pensem na pessoa em casa tentando voar há dois dias recebendo essas fotos? rs
Eu cheguei no meio da tarde do outro dia e fomos direto para a praia de Jequiá. De início achei o lugar meio cheio e bagunçado, apesar de bonito. Caminhamos um pouco e ficamos numa parte deserta da praia. Achei o mar uma delícia para nadar, acho que fiquei algumas horas na água sem pensar em muita coisa.
Depois do banho fomos comer em Barra de São Miguel e a partir daí foi aberta a temporada de frutos do mar, com direito a muitos pratos de polvo, moqueca e outras opções típicas da região. Esse dia não foi tão aproveitado porque eu cheguei bastante cansada, mas já consegui ver que eu iria adorar a viagem.
No meu segundo dia nós passamos a manhã e o início da tarde no hotel Gungaporanga. Sabe aquele dia que você tira para relaxar? Foi exatamente isso que a gente fez. Tomamos o café da manhã mais maravilhoso de toda a viagem (sério, é uma loucura) e aproveitamos a piscina, com a vista mais linda da praia do Gunga.
Eu fiquei apaixonada por esse hotel! Achei romântico, super lindo, sofisticado com um toque rústico e cheio de facilidades. Acho que é uma ótima opção para se pesquisar.
No fim da tarde fui nadar na praia do Gunga, mas como estava um pouco cheia, andamos para uma parte mais vazia para podermos aproveitar – o mar por lá é muito maravilhoso! Acho que são as melhores praias para nadar que já fui no Brasil. Terminamos a tarde por lá e foi uma delícia.
No meu terceiro dia fizemos o passeio que eu mais gostei em toda a viagem, achei tão mágico que farei um post só sobre ele. Nesse dia tivemos que pegar a estrada até o final do estado, quase divisa com Sergipe, onde o rio São Francisco divide os estados e se encontra com o mar.
O Velho Chico (assim chamado por alguns da região) vai virar cenário da próxima novela da Globo e tem mesmo uma energia muito diferente. Nunca poderia imaginar que eu ia morrer de amores por esse passeio na foz do rio São Francisco.
Nós optamos por um tour com a empresa “Farol da Foz Ecoturismo“. Chegamos depois que o primeiro passeio havia saído e descobrimos que era melhor reservar para ter lugar no passeio, assim pagamos R$120 cada um e garantimos nossa vaga no segundo passeio daquele dia. O que eu não sabia era que o passeio das 14:30 era melhor dado que incluía o pôr do sol.
Os primeiros a fazer a reserva escolhem se vão de bugre e voltam de barco ou se vão de barco e voltam de bugre. Nós éramos os últimos então tivemos que contar com a sorte, que jogou do nosso lado. Fomos de bugre, chegamos na foz, nadamos, tiramos mil fotos e voltamos de barco, vendo um fim de tarde INESQUECÍVEL com uma energia muito especial. Me lembrei dos passeios da Amazônia na hora.
O pessoal do Farol da Foz nos indicou um restaurante de siri/caranguejo que foi simples, MARAVILHOSO e barato, almoçamos nele antes do passeio, mas também vou deixar para falar tudo no post só sobre isso. Eu jamais vou esquecer esse dia e tudo de mais lindo que vi ali.
No dia seguinte seguimos para o norte do estado, passamos parte da tarde na Praia de Carro Quebrado, almoçamos/jantamos em São Miguel dos Milagres e seguimos viagem para Japaratinga. Sobre isso vou falar no post sobre a parte norte do estado. :)
Eu acredito que 2 ou 3 dias inteiros são suficientes para fazer os melhores passeios ao sul, claro que quem vai ficar e se hospedar em lugares como o Gungaporanga ou o Kenoa, pode apostar em mais tempo para curtir a infra estrutura e relaxamento disponíveis nesses hotéis.
Aguardem fotos do “mar caribenho” do norte do estado! :)
Beijos
Jô
5 Comentários
Ana Carolina Pires
10.03.2016 às 18:47Adorei! Vou aproveitar algumas dicas! Tô indo pra lá dia 4/4. Quando vem os próximos posts???? =) Será que dá tempo? bjs!!!!!
Carla
11.03.2016 às 13:03Acho que dá sim, Ana! :)
Joana
14.03.2016 às 9:05Vou correr pra você ter todos os posts antes de ir ta?
Essa semana já entra um novo. <3
Marcela
14.03.2016 às 14:22Oi Jô sempre acompanho o blog (e adoro!) mas nunca escrevi! Queria saber se essa viagem que você fez foi organizada por você mesma ou se fez com agencia de viagem.
Beijo grande
Marcela
Joana
14.03.2016 às 15:20Marcela,
Foi a pessoa que viajou comigo que organizou tudo!
Ele que pesquisou os passeios, os hotéis e como ir de um lugar para o outro.
Eu normalmente faço isso, mas dessa vez não foi o caso. hehehe
Vou contar tudo aqui, qualquer duvida que tiver pode perguntar.
Beijos
Jô