12 em Book do dia/ Comportamento no dia 28.01.2016

Book do dia: A garota que você deixou para trás! 

Hoje vou fazer algo diferente, algo que fiz poucas vezes antes (acho que foram apenas duas vezes)… um book do dia!

book-do-dia

Outro dia uma leitora fofa mandou um e-mail para a Carla indicando a leitura de mais um livro da Jojo Moyes. Eu abri o e-mail mesmo sabendo que não era para mim, e vi que ela contou um pouco sobre o livro. O pouco que ela falou foi o suficiente para eu correr na bagunça do meu quarto e achar uma sacola da Livraria da Travessa com um livro e uma nota fiscal esquecidas ali há meses. 

Eu havia comprado esse livro para levar para o México, mas devido à agenda corrida eu não consegui pegar nele. Assim, visando ler mais em 2016, resolvi levar o livro como companhia para o Uruguai, uma espécie de escape dessa vida com tanto tempo gasto em aeroportos. A ideia era deixar o tempo passar sem sentir e foi exatamente isso que aconteceu.

A primeira parte do livro conta a história de Sophie, que se passa na França durante a guerra em 1916. Eu particularmente me apaixonei pela personagem, uma mulher forte, corajosa, passional e muito à frente do seu tempo. Sophie tinha em suas mãos um objeto, um quadro, e meu apreço pela história da arte me deixou curiosa ali. 

Quando eu estava completamente apegada à primeira história, a autora me jogou de forma abrupta para a história de Liv, que se passa em Londres no ano de 2006. Outra mulher interessante, que havia vivido grandes perdas, mas inicialmente não tinha a força de Sophie.

Eu passei um tempo tentando linkar as duas histórias, tudo que eu pensava era falho. Eu não conseguia acertar que situação ligava as duas mulheres. Tinha que ter algum elo, eu só não conseguia entender qual era ele. 

No momento em que minha curiosidade foi sanada eu fiquei em choque. Em seguida surgiram novos capítulos das duas histórias e quanto mais o livro seguia, mais presa à essas duas mulheres eu ficava. No final, cada capítulo trazia uma nova revelação, que me fazia colocar a mão na boca e fazer sons de susto em pleno aeroporto.

Eu li na viagem de Punta, li em casa, li nas férias, na piscina, no voo de volta, até que em Guarulhos eu encerrei esse “desafio”. Fiquei tão satisfeita que não sei se poderei gostar de outro livro da autora da mesma maneira. Eu me vi com os olhos marejados em plena Casa do Pão de Queijo.

Amei que as histórias de amor são panos de fundo (importantes) mas não são elas que guiam a narrativa. É a força dessas duas mulheres que te prende na trama, é impressionante. Elas tentam se salvar sem nunca terem se conhecido.

Se no início eu gostei mais de Sophie do que de Liv, no final eu já queria que a personagem contemporânea de fato existisse, adoraria conversar com ela, dar um abraço e tomar um café. rs 

Muita gente me disse que se eu amei “A garota que você deixou para trás” não poderia deixar de ler “Como eu era antes de você”. Vou correr numa livraria ainda essa semana para comprar esse livro.  

Se você gosta de guerra, mistério, boas tramas de mulheres fortes e de surpreender com histórias que se cruzam em diferentes tempos, pense com carinho em ler esse livro. Eu estou apaixonada, mal terminei e já me sinto órfã. 

Tem gente que diz que esse é o livro mais fraco de Jojo, eu e meu gosto peculiar jamais poderíamos concordar com isso. 

Beijos

PS da Carla: alguém vai ter que me emprestar esse livro, entendido, Joana? :)

Gostou? Você pode gostar também desses!

12 Comentários

  • RESPONDER
    Fernanda Scafi
    28.01.2016 às 16:25

    ADOREI esse livro!!! E tb “Como eu era antes de vc”… Por enquanto, o mais fraco da autora que li foi “a última carta de amor”… Ainda tenho outros aqui pra ler. O 1o que comprei foi “como eu era antes de vc” e depois que curti, comprei todos os outros livros da autora pra ler aos poucos.

    • RESPONDER
      Joana
      28.01.2016 às 16:30

      Eu to num dilema ferrado: ler a primeira carta de amor, que a Carla já me emprestou, está em mãos.
      Ou correr na livraria para comprar o “como eu era antes de você”. Quero ver se não perco meu ritmo de leitura. :)

  • RESPONDER
    Sandra Sobral Souza
    28.01.2016 às 16:37

    Olá, só gostaria de dizer que eu li o : Como eu era antes de você. E afirmo, mudou minha vida, meu olhar sobre as dificuldades da vida, e me fez chorar muito e ficar envergonhada de reclamações tão bobas… leia rápido! bj!

  • RESPONDER
    Sísley
    28.01.2016 às 17:22

    O que falar de um livro tão comovente? Algo que faz você querer entrar dentro da história e esclarecer as coisas. O rumo que ele toma é diferente de qualquer outro que eu já li, pode-se dizer que é um final feliz, porém, a história toda faz a gente imaginar que sempre vem o pior nas situações. Gostei bastante do livro, dos personagens da história e da cultura que ele nos passa.

    Jô, leia todos de Jojo Moyes, são ótimos. E Como eu era antes de você é de emocionar qualquer um. Louca para ver o filme.

  • RESPONDER
    Gabryelly
    28.01.2016 às 18:04

    ‘Como eu era antes de você’ é simplesmente lindo.. Emocionante!
    Vou comprar esse pra ler!!

  • RESPONDER
    May
    29.01.2016 às 10:18

    Já ta na listinha de livros para ler! Jo, tenta ler “Como Eu era Antes de Você” agora! Daqui a pouco sai o filme <3

  • RESPONDER
    Silvia
    29.01.2016 às 10:42

    Jo, amei esse livro….li tem uns dois anos… Agora com a sua resenha me lembrei da estória….. Chorei tbm! E o outro tbm amei e chorei… Bjo

  • RESPONDER
    Heloise
    29.01.2016 às 12:36

    Jô, amei muito esse livro, mas o meu preferido da autora foi o Um mais um, junto com o Como Eu era Antes de Você são histórias emocionantes e ao mesmo tempo com um fundo de esperança.

  • RESPONDER
    Rafa
    29.01.2016 às 15:57

    Comentei quando vi no Instagram e preciso repetir: eu sou viciada nos livros da Jojo desde que li o post da Carla sobre o a última carta e amor. Eu gostei bastante de a garota que você deixou pra trás, mas não e o meu preferido! Leia como eu era antes de você, a história é muito emocionante! Vai virar filme e vai sair a continuação, depois e você! Recomendo todos os livros dela! Estou lendo agora Em busca de abrigo! Beijos

  • RESPONDER
    Livia
    29.01.2016 às 17:00

    Adoro as histórias da Jojo! Li A última carta de amor, A garota que você deixou para trás, Um mais um, Como eu era antes de você (meu favorito!).
    Agora estou lendo outro da mesma autora: Em busca de abrigo.
    Conte mais sobre suas leituras!
    Bjo

  • RESPONDER
    Danielle
    30.01.2016 às 17:27

    Jo, eu fui uma das meninas que comentou no insta que esse era um dos livros mais nhé da Jojo e pedi tbm pra vc fazer book do dia :D
    Amei que vc tbm escreveu viu?! Ficou ótimo! Parabéns!
    Agora, a real é: “como eu era antes de você” é de soluçar de chorar!! História linda, bem escrita, emocionante, quebra paradigmas e preconceitos, história de amor como poucas. É maravilhoso!!
    Tem um outro da Jojo (acho que a Carla já postou sobre ele na tag) que é “um mais um”, que é muito bom também. “A garota que você deixou pra trás”, pra mim, também é muito bom, mas não tão emocionante.
    Vou esperar pelos próximos #bookdodia com vc ;)

  • RESPONDER
    Carol
    01.02.2016 às 11:13

    A Jojo é minha autora preferida no momento, não tem um livro dela que não te faça ficar presa aquela historia e pensando o dia todo o que vai acontecer!! Meu primeiro livro dela foi o Como eu era antes de você, e pensei, não vou mais ler nenhum livro dessa mulher doida, mas depois disso ja li A garota que você deixou pra trás, A casa das Marés, Em busca de abrigo e hoje estou lendo A ultima carta de amor. Ela é simplesmente sensacional!!

  • Deixe uma resposta