0 em Beleza/ Comportamento/ convite/ Saúde no dia 07.01.2016

Cuidado com os cílios: esfoliação da margem palpebral!

Há alguns dias participei de uma pauta para a Revista do Jornal O Globo bem interessante. Como vocês sabem, eu adoro testar novidades de beleza e/ou cuidados com a saúde, a pele e por aí vai.

Para essa matéria eu fiz uma coisa muito nova, que eu nunca tinha ouvido falar: uma esfoliação para a área dos olhos. Achei tudo tão interessante que claro que resolvi fazer um post para compartilhar com vocês.

olhos

eu olho (com uma super luz) na foto da matéria publicada no dia 27/12/15

 

Vamos começar do começo? Quem me indicou esse procedimento de esfoliação da pálpebra foi a Carla Lemos do Modices. Ela, assim como eu, usa muita maquiagem e por isso foi parar na Dra. Lara Murad, oftalmologista super fofa que fica no Leblon.

Minha dermatologista Dra. Vanessa Metz só liberou tal procedimento porque seria feito por uma médica. A Dra. Lara Murad me explicou exatamente o que faríamos e em poucos segundos eu já estava achando ótimo esse momento de limpeza profunda da região da raiz dos cílios.

Com a fofa da Dra. Lara :)

Com a fofa da Dra. Lara :)

A verdade é que a gente fica cada vez mais escrava das máscaras de cílios, só que quanto mais máscara a gente passa, mais os cílios caem e quanto mais eles caem, mais máscara a gente passa. É um ciclo vicioso, por isso, cuidar da saúde dos cílios vem se tornando algo importante, esteticamente falando.

oftalmo

A esfoliação não dói. Dá nervoso, mas não dói nada. Dura 5 minutos e durante o procedimento a gente lacrimeja muito. Eu confesso que tenho nervoso da área dos olhos e não estava muito confiante de que iria me comportar bem, mas para a minha surpresa foi tão tranquilo quanto a Dra. Lara me disse que seria.

INDICAÇÕES

Essa esfoliação é super indicada para pacientes que têm uma doença chamada Blefarite, que é inflamação do bordo externo das pálpebras. Ela resulta em algo que parece uma “caspa”, só que do cílio!

A outra indicação é para quem usa MUITA maquiagem, cílios postiços, cola e máscara o dia inteiro, todo dia. Por mais que a gente use demaquilante tradicional, não tem como não ter um acúmulo microscópico de restos de produto, células mortas e pigmentos. Isso vai acumulando e sedimentando de forma invisível, assim, a margem da pálpebra pode ficar mais inflamada do que o habitual. 

A ideia da esfoliação é para limpar tudo, deixando a margem palpebral mais saudável, e consequentemente ajuda a saúde dos cílios, que esteticamente falando é a parte boa da coisa.

PERIODICIDADE

O intervalo indicado entre os procedimentos variam entre 6 meses ou 1 ano. Depende da intensidade da blefarite ou da quantidade de maquiagem usada na região dos olhos. Muita gente faz isso no mesmo dia que marca para atualizar o grau dos óculos ou da lente.

PÓS (IMEDIATO) DA ESFOLIAÇÃO

Depois de fazer o procedimento, é legal ficar 48 horas sem usar nenhum tipo de maquiagem na área dos olhos. Pode passar base, mas vale evitar corretivo, lápis e máscara.

Parte do que saiu da minha esfoliação.

Parte do que saiu da minha esfoliação.

CUIDADOS PRA LEVAR PRA VIDA!

Existem produtos só para a higiene dos cílios no mercado. Não é um demaquilante, é um produto um pouco mais adstringente feito para limpar essa área específica e é o mais adequado para quem usa muita maquiagem.

Não é algo para uso diário, o ideal pode variar de pessoa para pessoa, mas se usado em média uma vez por semana, esse produto pode ser uma boa alternativa para tirar os resíduos que não saem com sabão ou demaquilante.

Dois desses produtos legais para a higiene dos cílios.

Dois desses produtos legais para a higiene dos cílios.

Como vocês podem imaginar, eu saí do consultório já querendo achar uma farmácia para comprar, mas como estava atrasada, ainda não o fiz. Odeio quando tiro toda a maquiagem e nunca para de sair máscara ou sombra, vou aproveitar pra usar no dia que eu usar mais maquiagem durante cada semana.

Para quem tem problemas mais graves nesse sentido, a Dra. Lara me contou sobre a luz pulsada para a pálpebra. Não é algo estético, mas para quem tem a blefarite ou problemas na pálpebra. Vale pesquisar sobre isso e marcar uma consulta com a oftalmologista.

Outra coisa legal que a Dra. Lara me alertou é que quem tem muita alergia à maquiagem ou máscara, deve acompanhar sempre com um médico, assim como quem usa lente e muita maquiagem. Como só uso óculos para trabalhar, acabo não tendo esse problema, mas achei que valia compartilhar.

Assim como a dica de ouro para o verão: óculos de sol para proteger os olhos. Não podemos contar só com o protetor solar para proteger a pele! :)

Nunca tinha pensado que faria algo desse tipo pra contar por aqui e a verdade é que curti toda essa experiência e as novas informações. Espero que vocês também!

Beijos

Para quem se interessou: A Dra. Lara Murad fica no Leblon. Na Av. Ataulfo de Paiva 341 e o telefone do consultório é: (21) 2540-0888

Gostou? Você pode gostar também desses!

Sem Comentários

Deixe uma resposta