17 em Inspire-se!/ Looks/ Moda/ Reflexões no dia 18.11.2015

Eu queria usar….e por que não tenta??

Ontem eu estava vendo o vídeo de uma campanha nova que a Amazon Fashion lançou na Europa chamada I Wish I Coud Wear, que visa encorajar mulheres a vestirem o que bem entenderem. Apesar de não ser uma ideia nova para mim, já que eu adoro quebrar umas regrinhas, eu achei o máximo.

Acho que até hoje, eu não conheci uma mulher 100% segura na hora de se vestir. Até a aparentemente mais confiante costuma ter um calcanhar de aquiles que a impede de experimentar certas coisas. Quem nunca ouviu um “não posso usar gladiadoras porque eu sou baixinha”, “acho lindo cropped, mas não uso porque estou acima do peso” ou “olha o tamanho da minha perna! Não posso usar short desse tamanho!” que atire a primeira pedra. Aqui no blog mesmo já teve post da Jô contando da época que não usava salto alto de jeito nenhum e como ela descobriu que isso era coisa da cabeça dela!

Não pode usar gladiadora porque é baixinha? Kourtney Kardashian discorda disso do alto de seus 1,52m!

Não pode usar gladiadora porque é baixinha? Kourtney Kardashian discorda disso do alto de seus 1,52m!

Eu, por exemplo, tenho um certo bloqueio com roupas muito justas. Eu até uso, mas fico encucada por estar me sentindo gostosona demais (o que não deveria ser encarado por mim como uma coisa ruim, né??). Por mais que eu não use looks que eu realmente não ame e que tenha dias que eu de fato acordo mais ousada, não consigo dizer que um vestido bandage me traz a mesma sensação de conforto e segurança que um vestido larguinho. Mas decidi que isso não me impede mais de usar nada!

Esse foi um look totalmente fora da minha zona de conforto, cheio de peças que eu vivia dizendo que não usava e que adorei o resultado depois de experimentar!

Esse foi um look totalmente fora da minha zona de conforto, cheio de peças que eu vivia dizendo que não usava e que adorei o resultado depois de experimentar!

Claro que ter noção do próprio corpo e das suas proporções é importantíssimo, até mesmo para quebrar algumas regras (sabem aquela frase “aprenda as regras como um profissional para que você saiba quebrá-las como um artista”? Então…), e a melhor maneira de ficar sabendo disso é bem simples: experimentando. Dentro do provador ou dentro da sua casa – caso você resolva comprar um produto pela internet – não existem julgamentos (além dos seus, mas nesse caso, é bom começar com a cabeça vazia de pré conceitos, claro) e são os espaços onde você pode analisar se a peça vestiu legal, valorizou o que você queria valorizar e o mais importante, se fez você se sentir bem! Aliás, na minha opinião, se você está se sentindo linda e poderosa dentro de qualquer peça de roupa, não importa o que os outros digam ou o que as regras ditam!

Body é só para as magras? Listras horizontais devem ser evitadas porque engordam? Ju Romano tá aí para provar que não e não!

Body é só para as magras? Listras horizontais devem ser evitadas porque engordam? Ju Romano tá aí para provar que não e não!

Sair da zona de conforto pode trazer muita auto confiança e é por isso que campanhas como essa, que incentivam as pessoas a tentarem quebrar suas limitações, sempre me chamam a atenção. Para mim, a auto estima só tem a ganhar quando você se sente no controle do seu próprio corpo e das suas próprias escolhas, então, por que não tentar?

Quando a Joyce resolveu começar a usar shorts curtos e cropped, muita gente veio criticar porque "ela era muito encorpada". O que ela fez? Ignorou, claro!

Quando a Joyce resolveu começar a usar shorts curtos e cropped, muita gente veio criticar porque “ela era muito encorpada”. O que ela fez? Ignorou, claro!

 

E aí? Qual é a peça que você adoraria usar mas não usa porque dizem que não é apropriado para o seu tipo físico? E quem aqui resolveu ignorar essas regras?

Beijos!

Gostou? Você pode gostar também desses!

17 Comentários

  • RESPONDER
    Ilana
    18.11.2015 às 20:14

    Meninas, o blog está cada dia melhor! Parabéns!!
    Eu queria usar algumas coisas, mas ainda me falta coragem.. :/ sou baixinha e isso me “impede” de usar gladiadoras, botas over de knee, vestido midi.. Mas pelo menos estou tentando deixar essas “regras” para trás! Criei coragem e hoje tenho muito orgulho de dizer que AMO usar pantacourt e tênis branco! :DDD

    • RESPONDER
      Carla
      19.11.2015 às 11:21

      Obrigada, Ilana! Pantacourt é mais polêmico mesmo, mas tênis branco é fácil, fácil, te garanto!! Vale experimentar se vc acha que pode combinar com seu estilo! :)

  • RESPONDER
    Margah Ribeiro
    19.11.2015 às 1:47

    Concordo muito com vocês quanto a isso ser verdade para a faixa etária de vocês. Lembrando que a moda é feita e voltada para quem é jovem. Aos 50 anos já não dá para usar o que quiser, como coincidentemente escrevi esta semana aqui [http://www.pilulasdemoda.com.br/2015/11/voce-pode-vestir-o-que-quiser.html].
    Adoraria saber o que vocês acham disso.
    Beijos

    • RESPONDER
      Carla
      19.11.2015 às 11:37

      Oi, Margah! Acabei de ler e achei super interessante seu ponto de vista! Como você bem disse, a gente fala aqui de coisas que vivemos, e obviamente nossa visão do mundo vai mudando à medida que envelhecemos, eu mesma deixei de usar várias peças que eu amava há menos de 10 anos porque comecei a achar que não estavam muito adequadas à minha idade ou ao meu estilo de vida. Achei super importante você falar sobre o seu ponto de vista, apesar de achar que, por exemplo, no seu texto você falou que não ia usar decote ombro a ombro de jeito nenhum. Poxa, a minha mãe já passou dos 50 e tem blusas nesse estilo que ficam lindas nela (e ela não é dessas mães que gostam de se vestir com o mesmo tipo de roupa da filha de 30). Segundo ela, a grande diferença é que a mulher de 20/30 encontra essas peças “da moda” em qualquer lojinha da esquina e vai ficar legal, já ela tem que procurar mais para achar essas peças tendência e que vistam de acordo com o que ela acha que é adequado à idade dela!

  • RESPONDER
    Bruna
    19.11.2015 às 10:15

    Coisas que eu queria usar “mas achatam e engordam” e quando olho no espelho penso “vai ser muito julgamento, não quero lidar com isso”: calças pantacourt. ACHO LINDO. acho chique, acho descolado, mas fico pensando que não posso pq sou baixinha (1,61m). Vestido Midi.. queria TANTO, mas acabo nunca comprando.
    Sou uma trouxa.

    • RESPONDER
      Carla
      19.11.2015 às 11:24

      Bruna, 1,60m não é baixinha não, tá? Conheço muita gente da sua altura que arrasa no midi e até mesmo na calça pantacourt! É questão de tentar, achar sua proporção, tentar com diferentes sapatos até ver o que aparentemente mais alonga e, por incrível que pareça, um truque ótimo para ver a proporção é tirar foto, tipo look no espelho mesmo. Se aproxima, se afasta, tenta ver a foto em tamanho real, em tamanho menor (tipo no thumbnail no celular) e vê se ela está harmônica. Ajuda demais na hora de se conhecer e conhecer o caimento das roupas no seu corpo!

    • RESPONDER
      Ilana
      19.11.2015 às 12:55

      Bruna, eu tenho 1,52 e amo usar pantacourt! Se joga na sandália de tiras nude e no look monocromático que vc vai gostar do resultado!

  • RESPONDER
    Rafaela
    19.11.2015 às 10:32

    Amo decote, mas não me sinto à vontade para usar os nos seios, só me permito nas costas porque acho os meus bem pequenos. Sei que é bobeira, e muitas mulheres aproveitam esse detalhe porque nelas não ficará vulgar, mas infelizmente ainda não consigo. :(

    • RESPONDER
      Carla
      19.11.2015 às 11:26

      Enquanto isso eu queria muito ter peito pequeno para arrasar nesses decotes, acho LINDOS! Mas é aquilo, se algo não te faz sentir confortável, também não é porque todo mundo fala que vc pode usar que você TEM que usar, né?

    • RESPONDER
      Camila
      19.11.2015 às 14:50

      Rafaela, minha colega despeitada!
      Durante ANOS tive exatamente a mesma dificuldade! Achava LINDO decotão, mas não usava por não ter “recheio” para aquilo… Quem mudou minha vida foram minhas duas primeiras musas despeitadas, a Adriane Galisteu e a Carolina Ferraz!! Vi uma entrevista da Adriane uma vez exatamente sobre esse tema, que abriu demais o meu horizonte!
      Menina! Dá uma olhada nos looks delas e se inspira! Foi um processo longo, que começou devagarinho, com insegurança e um passinho por vez, mas hoje sou uma pessoa muito mais feliz botando o decotón para jogo sem medo de ficar mostrando demais! Isso realmente é uma vantagem pra gente! ;-)

      Beijo!

  • RESPONDER
    Lívia Nunes
    19.11.2015 às 10:46

    Não uso camiseta pq meu braço é gordinho! :( super me incomoda!

    • RESPONDER
      Carla
      19.11.2015 às 11:27

      Oi, Lívia! Como eu falei para a Rafa, se algo te incomoda realmente não vale a pena insistir, né? O importante é saber que se vc está se sentindo bem, você tem todo o direito de usar, não importa o que digam!

  • RESPONDER
    Lalis
    19.11.2015 às 14:29

    Estava pensando nisso hoje cedo, como nunca liguei para qualquer regra de como se vestir, sempre fui básica, mas se um dia acordo querendo usar algo mais justo eu coloco sem problemas. Acho que o grande lance é entender o que te faz bem e o que você precisa naquele dia, se é conforto, se é ser fatal ou formal etc.

  • RESPONDER
    Dálete
    20.11.2015 às 9:14

    Engraçado como sempre existem essas regras na nossa cabeça. Eu, por exemplo, tenho 1,60 de altura e sou meio cheinha, e tenho muitas restrições na hora de me vestir, mas já melhorou muito. Não conseguia usar bota de cano longo por causa das pernas grossas, depois que experimentei, passei a ver de outra forma e acho até bem bonito. Aconteceu também com calça flare, achava lindo, mas pensava que por eu ser baixa e “volumosa” não ia ficar bonito, agora eu amo, me sinto até mais magra e mais alta, rs.
    O lance é experimentar mesmo.

    Ah, e parabéns pelo blog, vcs arrasam!

  • RESPONDER
    Priscila
    24.11.2015 às 9:43

    Tenho receio de usar saia lápis no trabalho, por ser encorpada, cheinha, bundão, quadril largo. O que vcs acham? tem algumas inspirações?

    BEIJOS

    • RESPONDER
      Carla
      24.11.2015 às 17:15

      As irmãs Kardashian, principalmente a Kim e a Khloé têm alguns looks lindos de saia lápis (os da Kim não são tão atuais, são da época que o estilo dela era menos conceitual!)! Mas acho que saia lápis super é possível em quem é cheinha e encorpada, só tem quem se atentar para o tecido, pois não são todos que valorizam! Vou procurar inspirações e se achar muita coisa legal acho que até rola um post! :)

  • RESPONDER
    alessandra faria
    24.11.2015 às 14:22

    Amei o texto, meninas!
    Derrubar alguns tabus fashion, não é fácil!
    Eu me seguro para muitas tendências da moda, pois morro de medo de virar uma cocota passada.
    Bjos
    http://www.alessandrafaria.com

  • Deixe uma resposta