16 em Comportamento/ Gravidez no dia 18.08.2015

Gravidez: a prova de fogo para ansiosas

Eu sei que gravidez é aquele momento em que o senso comum é fazer acreditar que a mulher tem que se sentir plena, linda, poderosa, maravilhosa e mais tantos outros adjetivos encorajadores. E também sei que muita mulher se frustra quando percebe no dia a dia que, na verdade, não está se sentindo tão bonita assim, que o enjoo tira qualquer poder da pessoa e que de repente não caber nas roupas pode dar uma prejudicada momentânea na auto estima.

Acho que nesse ponto, eu já estava bem preparada para encarar tudo sem grandes expectativas. Só nunca passou pela minha cabeça como a ansiedade seria um fator tão tenso para mim nessa fase!

tumblr_n0lxxnMVGQ1s0teago1_400Ou melhor, claro que passou, afinal, sou ansiosa por natureza. Já passei noites em claro, brigando com o sono porque preferia vivenciar a ansiedade do que tentar dormir, já tirei peles dos cantinhos das unhas até sair sangue (hoje em dia isso é raríssimo) e já quase destruí as pontas dos meus cabelos tirando ponta dupla com os dedos (isso eu ainda faço, um saco). Só que de certa forma, botei na minha cabeça que tudo aquilo que eu vivi com o Jack foi para me fazer ser uma pessoa mais paciente.

Melhorei bastante, admito, mas mesmo assim parece que ultimamente tudo é motivo para me sentir muito ansiosa! Parece não, é. Acho que não existe momento que seja mais tenso para uma pessoa com ansiedade à flor da pele do que a gravidez. E eu que achava que tenso mesmo era aquela espera interminável ao lado do telefone para ver se o menino ligava depois da primeira saída. ahahahaha Bobinha.

tumblr_inline_n17iv8Lj4W1s7z7r6(eu não tenho controle sobre meu corpo ou minhas emoções – é por aí rs)

Acho que desde o momento que você descobre, tudo é motivo para roídas de unhas (que graças a Deus, nunca fui dessas). Esperar o primeiro trimestre acabar, se segurar para não contar para ninguém, aguardar os dias dos ultrassons só para ter certeza que está tudo bem (se bem que já criaram um aparelho que dá para escutar os batimentos cardíacos, vocês sabiam? Me segurei para não comprar hahahha), esperar os dias para fazer o exame morfológico, e assim vai até nascer. Sei lá, eu acho impossível não ficar ansiosa sabendo que algo está acontecendo dentro de mim e eu não posso acompanhar de perto todos os dias! Acho que além de ansiosa eu sou meio hipocondríaca, né? rs

stressAtualmente, eu to na fase da barriga. Eu estou aqui, quase entrando nas 20 semanas e continuo cabendo em praticamente todas as minhas roupas e minha barriga ainda está completamente indefinida, diria que está daquele jeito que fica quando você exagera na comida, sabe? Claro que estou super feliz de chegar quase na metade do caminho sem ter mudado muito coisa, mas é zero do jeito que eu imaginava que seria. Na verdade, se minha única fonte de comparação fosse a minha imaginação, eu tava tranquila. O problema é comparar com as outras grávidas! rs

Eu vejo amigas minhas (oi, Rosana, é contigo isso daqui rs) que estão passando ou acabaram de passar por essa fase, e quase todas já estão – ou já estavam – visivelmente grávidas. To me sentindo aquela pré adolescente que vê todas as amigas ostentando os sutiãs e fica querendo saber quando ela vai deixar de ser tábua – e olha que para uma pessoa como eu, que sempre teve muito peito, visualizar essa cena parecia impossível! rs 

foodbaby(provavelmente é um bebê-comida – ps: minha barriga tá bem assim atualmente! hehe)

Cadê minha barriga? Quando ela vai aparecer de verdade? Dizem que é de um dia para o outro, mas os dias estão passando e cadê você, baby? rs Sério, imaginem essa situação para uma pessoa ansiosa, gente? É tenso, juro! Costumo brincar que se não fossem os ultras para comprovarem que existe uma pessoinha dentro de mim, eu acharia que estavam brincando comigo. Aliás, todo mês eu chego no consultório do obstetra achando que o Sergio Mallandro vai abrir a porta e dizer que é pegadinha.

Isso porque ainda nem comentei direito da história de sentir mexer, hein…Desde que meu médico falou em nossa última consulta que a qualquer momento eu poderia sentir alguma coisa, eu ficava tentando prestar atenção para ver se sentia. Antes de dormir eu ficava ali, toda paradinha esperando e prestando atenção para ver se acontecia…e nada. As vezes me pegava sentada sem fazer nada, só esperando alguma movimentação estranha. De novo, essa experiência era completamente diferente na minha imaginação, pois quando senti pela primeira vez não tive certeza se era realmente aquilo. Na verdade até hoje eu ainda fico na dúvida, e chutem o que a ansiedade me faz? Morrer de vontade de sentir de novo, mas acho que isso é ansiedade boa, né? :)

Beijos!

Gostou? Você pode gostar também desses!

16 Comentários

  • RESPONDER
    gil
    18.08.2015 às 19:31

    oi cá, a ansiedade é muiiito normal amor, fazem 3 meses q o meu ciclo nao vem e eu ja fiquei me imaginando gravida, confesso q a algumas semanas atras cá eu começava a dizer q quando eu me abaixava sentia um peso na barriga, ficava enjoada com tudo, eu dizia ate q o bebe chutava kk fiz um teste e deu negativo entao foi so psicologico, fiquei mal mas depois de ver alguns videos cheguei a conclusao de q nao sou madura o suficiente para ser mae…
    bençaos na vida de vcs cá <3
    cá, me visite também:
    http://www.gilvaniaevans.com

    • RESPONDER
      Carla
      18.08.2015 às 19:48

      Oi, Gil! Quando for a hora você vai estar preparada, tenho certeza! E fica de olho no blog essa semana que o book do dia vai ter dedicatória pra você! hahaha
      Beijão

  • RESPONDER
    Stephanie
    18.08.2015 às 19:39

    Ai Ca, nem me fala! Sou loucamente ansiosa, já fiz análise e melhorei, mas a ansiedade continua presente na minha vida. Ainda não penso em ficar grávida (tenho 23, acho cedo), mas já estou vendo que vai ser um mega desafio. hahaha

    Tô adorando os posts sobre a sua gravidez, poste sempre. :)

    • RESPONDER
      Carla
      18.08.2015 às 19:47

      Já vai se preparando psicologicamente! hahahah Pode deixar que vou tentar postar sempre que eu tiver alguma inspiração! :)

  • RESPONDER
    Rossana Soletti
    19.08.2015 às 3:33

    Oi Cá,
    Essa ansiedade faz parte do processo! Aceitar que a ansiedade existe e é natural já ajuda a diminuí-la, por mais incrível que pareça. Sou extremamente ansiosa e na minha primeira gestação minha filha teve complicações e tinha cerca de 2% de chances de nascer. Acho que isso foi um tratamento de choque, pois me obriguei a relaxar, me espiritualizar e mentalizar que tudo ia dar certo e que ela estaria comigo em pouco tempo, sem surtar demasiadamente é sem ficar pesquisando sobre todas as possibilidades (o que, para uma pessoa que é cientista, é quase impossível). Hoje ela está com quase dois anos e tudo correu muito bem! E ainda ganhou uma irmãzinha, agora com dois meses!! Essa segunda gestação foi mais tranquila, já sabia o que esperar então só desejava que tudo fosse mais fácil e leve!
    E o pior é que a ansiedade nunca passa por completo, ela só evolui para a ânsia de saber que o bebê está bem e se desenvolvendo como deveria, rs. Então é melhor sermos amigas dela e usá-la a nosso favor.
    Quanto à barriga, te entendo! Essa fase inicial sem barriga é ruim mesmo. Quem não conhece acha que você está gordinha e quem conhece fica perguntando “cadê a barriga?”. Santa Paciência! Com certeza a sua vai aparecer em breve então agora foque em outras coisas legais, como pensar no enxoval, quartinho, etc. E foque em dormir, pois esse será um dos seus motivos de ansiedade depois, rsrs!
    Querida, desculpa o longo comentário, mas depois que a gente vira mãe se solidariza com a angústia das outras! :)
    Beijos e tudo de bom,
    @maternidade.com.ciencia

  • RESPONDER
    Paola Alves
    19.08.2015 às 9:34

    To adorando esse assunto por aqui =) Tb, sou ansiosa e vou sofrer bastante, tenho certeza HAHAHAHA! Não tanto a ponto de perder o sono como você, porque nada tira meu sono, mas ainda sim eu sou! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  • RESPONDER
    Leila Pereira
    19.08.2015 às 12:13

    Filha você é D+.!!!!
    Agora eu entendo toda sua ansiedade.
    É assim mesmo. As etapas vão acontecendo e cada pessoa tem as suas.
    Bjs
    Mamãe

  • RESPONDER
    Rafaelle Calado
    19.08.2015 às 12:34

    Tô adorando os posts sobre gravidez. Minha irmã passou pela mesma situação da barriga. Ela fica muito chateada que a barriga não crescia, até que em determinado momento, acho que depois de completar 6 meses, a barriga cresceu do dia pra noite e ficou tão grande que as pessoas perguntavam se eram gêmeos.
    Então fica tranquila que daqui a pouco vc vai curtir o barrigão. Beijos

    • RESPONDER
      Carla
      19.08.2015 às 14:16

      hahahahaha imagina, só?

  • RESPONDER
    Isabella Carvalho
    19.08.2015 às 12:45

    Querida, a barriga aparece de repente mesmo! Do nada! rs Eu ficava achando q a minha nunca iria dar as caras, e, bum!, deu! E como deu! Pra vc ter uma ideia, usei calça jeans 38 até a 14ª semana! A ansiedade é terrível, estou com quase 23 semanas e doida pra minha menina nascer! Já não caibo em 99% das minhas roupas e na hora em que visto uma delas e constato que não serve, dá muito desespero, eu choro, fico arrasada… Mas, vamos que vamos, daqui a pouco minha bebê chega e volto a caber em tudo de novo! Boa sorte! Tudo de melhor! Bjs

  • RESPONDER
    May
    19.08.2015 às 13:46

    Primeiro de tudo, olha que fofíssima essa sua mãe <3 <3 <3

    Segundo, to adorando ler sobre sua gravidez, Cá! Já tive muitas grávidas na minha vida (oi, eu sou a tia de 11 crianças), e elas eram completamente diferentes, tinham aflições diferentes, pensavam sobre todas as coisas diferente… e ai vem você e me fala em algo que nunca tinha pensado antes: cacilda, se eu sou ansiosa no dia-a-dia, já imaginou quando eu estiver grávida? Te entendo completamente! Hahahaha sei lá, acho que sua barriguinha vai crescer logo logo, mas tbm ficaria com esse pensamento "e ai, cadê você filho?" na cabeça!

    Segura essas pontas duplas, joga sua energia em outra coisa! Daqui a pouco seu baby boy estará dando vários chutes, apertando sua bexiga, sua costela, bla bla bla…

  • RESPONDER
    Luiz Haroldo
    19.08.2015 às 14:50

    Minha filha a ansiedade é familiar, eu sou ansioso,sua mãe também,mas o importante é que estamos muito felizes com a expectativa da chegada do Arthur, bjs te amo.

  • RESPONDER
    Alessandra
    19.08.2015 às 15:55

    E a minha barriga que apareceu – tímida – com 29 semanas? O pessoal duvidava que eu estava realmente grávida…Já a sua aparece, talvez timida como a minha foi!
    No dia do Parto as enfermeiras me perguntavam se eu estava ali para o pré-natal…rs

  • RESPONDER
    Rosana Rocco
    19.08.2015 às 17:47

    Ai Cá, vc é muito figura! Como estamos passando juntas pelo mesmíssimo processo da gravidez, até iguais nas semanas de gestação, te entendo perfeitamente! Mas como te contei pelo whatsapp eu tive que aprender a controlar a ansiedade antes de engravidar, pq se não, essa minha bebêzoca não chegaria nunca! Comecei no Yoga e me dei novos desafios (aprender a arte de cozinhar) me acalmaram muito eis que estamos aqui juntas vivendo isso! rsrsrs.
    Como comentaram os fofos dos seus pais (Oi Tia Leila!), é tãooo normal essa ansiedade principalmente nesta fase! Importante é que tanto Arthur quando a Clarinha chegarão ao mundo cheio de saúde! E esse será nosso foco principal: gerar nossos babys com todo o amor que eles merecem!
    Beijinhossss e Keep calm que a barriga vai aparecer! hihihiihi

  • RESPONDER
    Maria Cláudia
    19.08.2015 às 23:27

    Cá, estou com a mesma idade gestacional que vc, é a primeira gravidez e também é um menino. Tenho quadril largo e parecia que a barriga se espalhava e não “apontava” me deixando só mais gordinha. Pois exatamente essa semana ela resolveu crescer muito e pra frente! Rs. Não acreditava muito quando me diziam que era do dia pra noite que crescia mas…fato! Quanto a mexer sinto dessa das 15 semanas apesar da minha obstetra achar que eu estava confundindo mas eu estava certa, ele mexe bastante agora. Trabalho com saúde mental (sou psiquiatra) e até a mim a danada da ansiedade atingiu prejudicando meu sono. Pode ficar tranquila que não me parece nada fora dos conformes com vc. Boa sorte e bjos.

  • RESPONDER
    Daniela
    21.08.2015 às 13:05

    Acho que a ansiedade faz parte da gravidez, aprender a lidar com ela é que é difícil, não se esquece que pode prejudicar o bebê, tenta relaxar – é clichê, mas é verdade ! Estou com 37 semanas e ao mesmo tempo que quero que a minha filha nasça também quero completar 40 semanas, vai entender rs.
    Uma coisa que me ajudou a controlar a ansiedade foi a atividade física e pra me “distrair ” arrumei uma obra aqui em casa rsrsrs (por favor, não faça isso ! Não aconselho de jeito nenhum).
    Aproveita essa fase que vc está que é bem legal, vc ainda não fica cansada e tem disposição pra fazer muita coisa e ser bem paparicada ; – D
    Ah, se me permite um palpite não compra muita roupa pq depois vc vai querer queimar tudo (tô super nessa fase), já que no final só aquelas bem larguinhas vc vai conseguir usar ! Uma boa hora pra vc.

  • Deixe uma resposta