15 em Book do dia/ Comportamento/ Variadas (f)utilidades no dia 17.08.2015

Dilemas tecnológicos: Kindle, Ibooks ou Saraiva Reader?

Comecei a comprar meus livros em formato e-book no dia que eu descobri o aplicativo Iba, da Abril. Eu adorava – tanto que ele foi assunto de post – e já estava acostumada com a interface, achava super fácil de comprar no site, conseguia achar todos os títulos que eu queria e toda vez que eu comparava o preço no Ibooks, o Iba saía muito mais em conta.

Então, quando fiquei sabendo que ele pararia de vender livros e focaria apenas nas revistas e nos livros, eu fiquei sem chão por um momento e me vi tendo que usar o Ibooks porque me faltavam opções.

Até que uma amiga me apresentou o Saraiva Reader, e eu quase tive um colapso quando baixei e vi que todos os livros que eu comprei no Iba estavam ali. Me senti acolhida, escolhi ele como meu novo app do amor, até que toda vez que eu falava dele, várias pessoas me falavam para instalar o app do Kindle. Baixei e fiquei confusa! Não sou libriana mas não me dá muitas opções para escolher que eu fico completamente perdida! rs

Bem, vou contar um pouco sobre cada um e depois explico minha decisão, tá?

ibooks1

É o aplicativo da Apple e você compra pelo Itunes. Como tudo da marca (ou melhor, quase tudo, porque ainda to achando o Apple Music uma droga), é fácil e rápido de comprar e transferir o e-book para sua biblioteca. A compra pode ser feita diretamente do aplicativo e, como seu cartão já está vinculado à conta no Itunes, esse processo se dá em poucos cliques.

ibooksEm relação à leitura, a interface é bem fácil de mexer e super minimalista. Na biblioteca, os títulos estão disponíveis um abaixo do outro e você consegue ver o thumbnail da capa, o nome do livro, do autor e também fica sabendo em qual categoria cada livro se encaixa. Parece bobo, mas para mim, esse último detalhe faz toda a diferença.

Também dá para mudar a fonte (apesar de eu não entender por que tem várias opções serifadas para apenas uma sem serifa, mas isso é chatice de designer), escolher se quer fundo branco, sépia ou preto, aumentar ou diminuir o tamanho da letra, procurar por palavra chave, marcar as páginas que você parou e também selecionar o capítulo pelo índice.

O ponto negativo é que só dá para comprar em dólar, ou seja, com o câmbio do jeito que está, pouquíssimos livros – eu arriscaria dizer nenhum, mas é muito abrangente, né rs – estão valendo a pena.

saraiva1Como eu disse, esse app ganhou todos os pontos comigo quando vi que tinha guardado todos os títulos que eu havia comprado no Iba (quase uns 30).

A interface é moderninha e fácil de mexer, mas diferente do Ibooks, você só consegue ver a capa do livro e quantos % você já leu de cada livro. E ele oferece amostras de alguns títulos, também, para você comprar caso interesse.

Durante a leitura você pode procurar palavras chave, mudar a cor do fundo (também para sépia, preto ou branco), diminuir ou aumentar o brilho na tela e escolher o tamanho da fonte, que é um pouquinho mais complexo do que no Ibooks porque não é apenas clicar, é uma barrinha que você desliza o dedo para mais ou para menos, mas nada que prejudique. Não dá para trocar a fonte, mas dá para para fazer anotações durante a leitura.

saraiva2Os dois pontos negativos que eu posso citar é que ele te dá o número da página que você está, mas não diz quantas páginas o livro tem. Eu, que gosto de me situar, não curto muito esse esquema rs O outro ponto é que você só pode comprar os títulos entrando no site da Saraiva, não chega a ser um problema, mas poderia ser mais prático.

Fora isso, os preços são ok, mas como eu costumo procurar apenas pelo título, acabo me deparando com a versão física e digital postas lado a lado e não consigo entender porque tem livros cuja diferença entre uma e outra é de quase 10 reais e outros que o preço muda R$1. Teoricamente, e-books deveriam de ser bem mais baratos sempre, né?

kindle1

Esse é o mais novo e ainda não tenho muita experiência nele, por isso, posso falar uma besteira. Acho que eu comecei com o pé esquerdo sendo iludida pela loja. Tem um link para o navegador Kindle e eu estava crente que seria fácil como o Ibooks para comprar, mas pelo jeito, esse espaço só permite que você baixe uma amostra do livro. Para comprar, tem que ser pelo site da Amazon mesmo ou então se eu assinar o Kindle Unlimited, que seria uma versão de Netflix para livros (se eu estiver falando uma besteira, alguém me corrige!).

Eu achei a ideia da amostra bem legal, mas senti falta de um link que levasse direto para a loja quando você terminasse de ler a parte grátis. Acho que é uma oportunidade perdida, sinceramente! rs

kindle2A interface de leitura é muito parecida com a do Ibooks mas tem umas coisinhas a mais. Além de tudo aquilo que eu disse que dá para fazer, ele também te deixa escolher o enquadramento do texto e o espaço entre linhas, o que é ótimo para ver quais das opções tornam a experiência mais confortável. Outra coisa bem legal e que não vi nos outros é que ao destacar um trecho ou uma palavra, ele te dá as opções de procurar no dicionário, na Wikipedia ou de traduzir o que está destacado. Achei prático!

Quanto ao preço, vários títulos – principalmente os novos – são praticamente iguais aos da Saraiva, mas acho que vale sempre dar uma pesquisada.

Concluindo a história, diria que o mais dispensável é o Ibooks, ainda mais agora com o preço do dolar nas alturas. O Kindle é bem completo, cheio de funções e seria um aplicativo nota 1000 se existisse a opção de comprar direto por lá (ainda estou na esperança que exista e eu que não consegui achar hahaha), o da Saraiva é aquele básico correto.

Para mim, está valendo muito a pena ter o combo Kindle + Saraiva Reader, principalmente na hora de pesquisar preços ou procurar livros mais difíceis. Já vi alguns que estavam bem mais baratos no Kindle (por exemplo, Pequeno Príncipe – US$1,99 no Ibooks, R$4,60 na Saraiva e R$1,99 na Amazon) e outros que valiam mais a pena ver na Saraiva.

Alguém usa esses? Prefere algum?

Beijos!

Gostou? Você pode gostar também desses!

15 Comentários

  • RESPONDER
    Mary
    17.08.2015 às 10:44

    Eu tbm sou fã de ebook! Mesmo quando o preço do livro físico é o mesmo m tenho optado por comprar o ebook, por uma questão de espaço pra guardar e sustentabilidade :)
    Só compro físico se for livro de referência, algo para a faculdade que vou precisar riscar, marcar etc. Eu não uso nenhum dos três que vc mostrou Cá rsrs todos meu celular e tablet são android e já vem com o Play Livros, tipo o Ibooks, só que do Google. Eu fiquei meio cética no começo mas me surpreendi positivamente com o serviço. Interface simples, estilo de leitura customizavel, variedade muito boa de títulos e preços ok. E o melhor, ele permite fazer upload de arquivos pdf e Epub, então da pra adicionar outros titulos que ja temos na nossa biblioteca, se tiver o arquivo.
    É meu aplicativo preferido pra comprar livros em geral e para ler tbm!

  • RESPONDER
    Paola Alves
    17.08.2015 às 10:57

    Eu nunca usei, mas acho sempre válido conhecer né? Ainda não consegui me desapegar de ter um livro impresso HAHAHAHAH =) http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  • RESPONDER
    Nath Be
    17.08.2015 às 12:46

    Oi Cá, eu uso o Kindle há bastante tempo, adoro!!! Eu baixo amostra e quando chego no final, sempre apareceu a opção de comprar, então não vejo problemas! Bjs

    • RESPONDER
      Carla
      17.08.2015 às 13:09

      Nath, me ensina! hahaah Eu peguei a amostra de Convergente e não apareceu nada! Quando fui fazer o post até tentei procurar de novo e continuei sem achar! :(

    • RESPONDER
      Nath Be
      17.08.2015 às 17:55

      O Meu fica igual o da Camila, do comentário anterior. tem que ler até atingir 100%, daí aparece uma caixinha “Antes de sair…”, que te dá a opção de “ver na loja”, comprar os outros livros da série e da autora e também sugestões de compra baseado no que outros leitores adquiriram. É muito sensacional!!! rsrsrs

  • RESPONDER
    Camila Arcanjo
    17.08.2015 às 13:15

    Sou apaixonada pelo Kindle…

    Primeiro porque consigo ver a evolução da leitura e quanto tempo ainda tenho no livro… Segundo porque posso fazer marcações nele, terceiro porque posso ler em qualquer dispositivo que ele sincroniza automaticamente (leio muito no próprio Kindle, no Ipad, no celular, no Kindle Cloud, uma infinidade de opções….)…

    Se deixar fico aqui o dia enumerando as vantagens que eu vejo…. Quanto às compras, no meu vem um link logo depois das amostras, dizendo se quero comprar…. e quando termino um livro, ele me permite pontuar e também me indica títulos iguais…. isso tudo na última página…. verifica se por acaso vc não está parando antes dos 100%, as vezes a gente para o livro na última página, mas tem umas páginas depois indicando editora, essas coisas ;)

  • RESPONDER
    Kárin
    17.08.2015 às 15:55

    Me mudei para um apartamento muito pequeno e não poderia acumular muitos livros em papel. Uso o Kindle há dois anos e não troco por nada.

  • RESPONDER
    Val
    17.08.2015 às 16:27

    Eu uso o Kindle e não troco! Tenho o Kindle Unlimited e sou apaixonada… os livros são ótimos, bem em conta, sempre que quero ler uma amostra aparece direto pra eu comprar e como ja está tudo vinculado certinho, só termina de baixar… nem vai pro site. Sempre me mandam emails com dicas de livros que eu posso gostar… ADORO

  • RESPONDER
    Sil Nascimento Araujo
    17.08.2015 às 17:02

    Cá, acho que até comentei no twitter, que meu caso de amor com o aplicativo da Saraiva acabou…pra sempre! Fiz uma compra de 3 livros, baixei todos, mas um deles só abria a capa, as demais páginas em branco. Ai, tentei resolver pelo chat, que mandou ligar no SAC, que informou que eu deveria enviar um e-mail… que nunca foi respondido. Liguei novamente, briguei e o que recebi foi o reembolso do valor do livro. Passei um tempo sem usar o aplicativo, resolvi dar uma nova chance para comprar “Lugares Escuros”, que a Sil fez post sobre o filme. Aparentemente, tudo estava “normal”, porém, assim que comecei a ler, o livro simplesmente “acabou”. Foi como se eu tivesse baixado a amostra do livro. Passei por todo o procedimento novamente, mandei o tal e-mail, mas desta vez, antes de término do prazo de 7 dias de arrependimento, do Código de Defesa do Consumidor, eu cancelei a compra.
    Desculpa o “textão”, mas achei bom dividir com vocês. Eu tenho usado ibooks, mas vou tentar o kindle depois dos comentários positivos por aqui.
    Bjs

    • RESPONDER
      Carla
      17.08.2015 às 17:25

      Jura, Sil? Que horror! Eu tive esse problema uma vez com o IBa, mas o atendimento foi tão rápido e fácil (tudo por email) que nem encaro como problema. É uma pena, até porque a Saraiva deveria ter um suporte exemplar, né? Acho que vou ficar com o Kindle mesmo! rs

  • RESPONDER
    Sissi
    18.08.2015 às 0:08

    Carlinha,
    Os apps que não o iBooks não permitem a compra direto pelo aplicativo senão eles teriam que pagar uma taxa de 30% para a Apple pq seria venda pelo app… Por isso essa facilidade é privilégio do iBooks.
    Uma coisa que eu acho muitooooo ruim do iBooks é o dicionário. Só tem substantivos e adjetivos no masculino e no singular… Verbos só no infinitivo. E não dá pra copiar nem uma palavra. Ou seja? Dá pra dizer que no fundo o dicionário é bem inútil.
    Outra coisa interessante é que já me falaram que há um acordo de não canabalização e por isso os preços dos ebooks são equiparados (ou quase) aos hard copy.
    Eu tenho dificuldade de achar uns clássicos e livros de décadas passadas.

    Enfim… Vários problemas ainda! Mas ando preferindo mto ereader pq leio antes de dormir e não atrapalho o Fabio com luz. Mas não tenho pique de ter um outro device (e carregador) que seja só ereader. O iPad não me cansa não…

    Bjos pra vc e pro Arthur <3

  • RESPONDER
    Isabelli
    18.08.2015 às 15:04

    Oi Ca! Então, eu uso kindle faz quase um ano (comecei por falta de espaço em casa p guardar meus livros e acabei achando bem mais prático no meu dia a dia, já que a cada instante estou numa cidade diferente e carregar alguns livros é quase como fazer levantamento de peso) e eu sempre compro os livros completinhos ! Eu tenho um cadastro feito na Amazon (q eu já tinha antes de ter o kindle, é o msm de compras online e pra baixar aplicativos em celulares e tablets ) que disponibiliza os títulos existentes. São muitos! Desde livros caros até opções de graça. Então é só clicar em cima do título escolhido e ele é transmitido automaticamente pro kindle E depois e só pagar a fatura do cartão.
    É bom ressaltar só que o unlimited te disponibiliza os livros pra ler,mas eles não são seus, você não os terá pra sempre na sua nuvem ou no seu dispositivo.
    Eu adoro!
    Bjs pra vcs!!!

  • RESPONDER
    Leticia
    19.08.2015 às 16:59

    Eu uso o Kindle (aparelho mesmo, não o app) e AMO! Prefiro ler por ler do que pelo Ipad. Acho mais leve e prático, costume mesmo. Nunca tive problemas.

  • RESPONDER
    Carolina Alves
    20.08.2015 às 18:33

    Amore, usa o Kindle!
    Vc baixa no iphone e eles sincronizam. Se você parar de ler numa página no ipad, quando abrir no iphone vai estar lá na mesma página. E outra, baixe seus livros aqui: lelivros.link, de graça! É só baixar no computador, mandar pro seu email kindle e pronto, ele estará lá lindo e prontinho para a leitura :D

    • RESPONDER
      Paulinha Werneck
      25.09.2015 às 12:12

      Obrigada pela dica do lelivros, Carolina! Baixei um livro qualquer para testar, abri no Ibooks e está funcionando perfeito! Adorei e com certeza vou voltar a ler mais!

    Deixe uma resposta