3 em Deu o Que Falar no dia 21.07.2015

Deu o que falar…

1 – #bringcurvyback

No final da semana passada, nos deparamos com uma notícia estranha: o instagram baniu a hashtag #curvy de seu sistema. Se você clicar nela, vai aparecer uma tela vazia avisando que não existem publicações no momento.

banir-curvyAí sabe quando você clica para ler, crente que vai entender o motivo e não entende nada de coisa nenhuma? Foi o que aconteceu com a gente. Segundo a notícia, essa hashtag foi banida pois tinham muitas fotos de nudez que iam contra a política de uso do aplicativo. Para equilibrar, eles deixaram outras hashtags mais específicas como #curvyfashion, #curvywomen ou #curvygirl.

A gente já falou por aqui que o instagram costuma apagar fotos e até mesmo punir certos usuários que exageram na dose, mas banir uma hashtag que, apesar de ter algumas fotos sem noção, ajudava na auto aceitação de tantas mulheres? Achamos estranho.

Depois, fomos descobrindo várias meninas que se incomodaram com isso – incluindo a Ju Romano – e começaram a procurar pelo instagram para ver se tinham banido outras hashtags mais explícitas. Adivinha o que descobriram? Várias ainda estão funcionando e o conteúdo majoritário é exatamente aquele que o instagram diz que quer combater. Por que então ainda não foram banidas? Por que começar justamente por uma menos óbvia?

Não é de hoje que as regras do instagram são meio distorcidas como, por exemplo, não apagarem fotos de bundas de homem mas banirem perfis de mulheres que postaram uma foto com os seios de fora. Será que além do sexismo, tá rolando uma gordofobia aí? Pode parecer pelo em ovo, mas que vale a pena questionar isso, com certeza vale!

2 – Madonna e a massagem

Provavelmente a foto de Madonna foi um dos assuntos mais discutidos da semana. Qual foto? Essa daqui, em que ela aparece deitada recebendo massagem nos pés, feita por seus filhos David Banda e Mercy James:

madonna-massagemVárias pessoas acharam essa foto de tremendo mau gosto pois ela remete ao período de escravidão, enquanto muitas outras acharam exagero e viram como um momento de mãe e filhos, como ela já mostrou quando postou uma foto de Lourdes Maria também fazendo massagem nos seus pés.

A foto é polêmica, isso é indiscutível, e a essa altura do campeonato, a gente sabe que não vale questionar caso a mãe fosse negra com os filhos brancos, afinal, não existe racismo reverso. Mas a questão que mais nos deu um nó na cabeça foi em relação à diferença de tratamento. Será que também não seria ruim se ela tratasse os filhos adotados de outra forma por medo de tudo ser encarado racismo?

A gente sabe que Madonna gosta de ser polêmica, mas será que ela iria mexer com esse assunto tão delicado de propósito?

3 – Retire os rótulos

Provavelmente esse assunto está um pouco relacionado com os outros dois, né? Mas achamos genial esse vídeo que foi super indicado e compartilhado, onde 6 homens entram em uma sala escura e começam a conversar. O resto, a gente vai deixar para vocês verem (infelizmente não achamos legenda em português, só esse, que dá para botar closed captions em inglês):

Infelizmente, é inerente do ser humano julgar pelas aparências, e ver um vídeo desses é um verdadeiro tapa na cara. Quantas pessoas legais a gente deixa de conhecer porque elas são diferentes de nós, quantas experiências a gente deixa de viver ou de saber, quantas ideias deixam de ser trocadas?

Essa foi uma ação que a Coca Cola fez para o Oriente Médio chamada “Retire os rótulos nesse Ramadã”, mas poderia facilmente ser usada em qualquer momento do ano e em qualquer cultura, né?

Gostou? Você pode gostar também desses!

3 Comentários

  • RESPONDER
    [email protected]
    21.07.2015 às 10:31

    Adorei a seleção dessa semana <333 Não sei nem o que falar quanto ao instagram, sabe? Deveria existir um filtro anti-nudez para as pessoas que não querer ver esse tipo de coisa fim de papo! Quanto ao caso da madonna, acho que tem muito mimi! Só porque ela é branca e os filhos negros, eles não vão poder fazer determinadas coisas pois pode remeter ao racismo, escravidão e afins? E quanto a campanha da Coca-cola: puro amor, puro, puro! <333 http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  • RESPONDER
    gil
    21.07.2015 às 10:53

    oi cá, eu trabalho tanto q pouco entro e entendo de inta :( nossa, foi melhor assim, aiiii meu Deus, essa foto da madonna se os filhos dela fossem brancos nao teria tanto bafafa assim, chamar a madonna de preconceituosa?! kk por favor, seja branco rico e adote uma criança negra ai a gente conversa sobre nao ter preconceito kk madonna maravilhosa e mae incrivel s2
    cá, me visite tambem:
    http://www.gilvaniaevans.com

  • RESPONDER
    Heloisa Carvalho
    21.07.2015 às 14:10

    Eu desisto de entender essa “política” do instagram. Bloqueiam uma # específica, mas quantas outras coisas piores não tem por lá? Uma vez mesmo postei uma foto minha com o cabelo bem volumoso e uma das # que usei foi #volume. Vocês não tem noção da quantia de foto de pênis que tem nessa # !!! Eretos, flácidos,se masturbando… E estão todos lá, numa palavra comum. Agora curvy não pode, né?

  • Deixe uma resposta