26 em Deu o Que Falar no dia 01.06.2015

Deu o que falar…

1 – Você é o que você come (e o que você julga também, não?)

Outro dia rolou uma polêmica depois que a Bela Gil postou uma foto da merenda escolar que ela preparou para a sua filha, Flor. Foi essa foto aqui:

bela-gil-merendaBanana da terra, batata doce, granola e água foram os ingredientes para uma zoeira que quase não teve fim. Mil piadas foram feitas, muita gente dizendo que estava com pena de Flor, que estava feliz por não ser filha da Bela Gil, entre tantas outras piadas que podem ser feitas com o assunto.

O mais engraçado é que a nossa primeira reação foi parecida com a de todo mundo, algo do tipo “que triste levar isso para comer na escola”. Só depois foi caindo a ficha que Bela Gil vive essa filosofia e para a filha dela, que foi criada comendo coisas saudáveis, isso não é sofrimento, não é dieta, é algo normal.

Para nós, esse tipo de alimento acaba sendo considerado como “comida de regime” (e olha que a gente gosta, hein?) porque provavelmente não fomos acostumadas a comer antes. Talvez, se a gente comesse esse tipo de comida desde pequenas, não precisaríamos nos reeducar depois de adultas.

Quando Bela escreveu esse texto explicando os motivos dessa merenda, nós só pudemos concordar com a coerência do pensamento, por mais radical que ela seja. Pode até parecer estranho de primeira – já que somos a geração do biscoito recheado com coca cola – mas é uma coisa a se pensar, né?

2 – Prazer, Caitlyn!

Depois daquela entrevista, Bruce Jenner disse que aquela seria sua última aparição como Bruce, mas não contou qual seria seu novo nome dali para a frente. Como tudo envolvendo Kardashians/Jenners, obviamente essa informação não seria dada de maneira discreta. Hoje saiu a capa de Junho da revista Vanity Fair, e adivinhem quem está na capa?

caitlyn-jenner-vanity-fairNão, não é Bruce. É Caitlyn! Poderosa, confiante e livre. Uma das frases do vídeo que mostrou um pouco dos bastidores da capa, tem uma frase bem marcante de Caitlyn: “Bruce sempre tinha que mentir. Ele vivia uma mentira, todo dia ele tinha um segredo, de manhã até à noite. Caitlyn não tem segredos, assim que a Vanity Fair sair, eu estou livre“.

Como falamos no outro post, continuamos admiradas com a coragem e a força que ela teve e continua tendo para quebrar os padrões.

3 – Polêmica desnecessária?

Semana passada, a Galderma organizou uma press trip para a imprensa conhecer alguns de seus lançamentos. Jornalistas de várias revistas e sites, além de blogueiras, foram convidadas a passarem uns dias em Estocolmo para conhecerem a fábrica, os procedimentos de aplicação dos produtos e os resultados oferecidos. Até aí, nada demais, esse é o tipo de viagem que acontece toda hora desde que o mundo é mundo….Mas aconteceu essa foto que deu o que falar:

galderma

De início, a gente achou exagerado. “Poxa, são apenas bonecos”, “era apenas uma demonstração para a imprensa” ou então “ninguém vai começar a aplicar o produto assim que chegar no Brasil” foram alguns dos argumentos que pensamos na hora que a polêmica estourou. Nós sabemos que a classe das blogueiras não é vista com os melhores olhos e que tem vezes que parece que a blogger que ganha dinheiro ou viagens com isso é responsável por todas as mazelas do mundo (tanto que teve polêmica com as jornalistas que foram? Não muito, né…). E também sabemos que boa parte das polêmicas que acontecem não é só culpa de quem bloga, mas de quem cria as ações, de quem faz o casting, enfim, um “escândalo” costuma acontecer por causa de uma sucessão de pequenos erros.

Mas os dermatologistas se revoltaram, a Sociedade Brasileira de Dermatologia se envolveu e publicou uma nota de repúdio aos dermatos e, por fim, a Galderma pediu desculpas a sociedade. Como temos algumas amigas que são dermatologistas (algumas, inclusive, se revoltaram e postaram a nota de repúdio), resolvemos perguntar para saber o que o outro lado estava achando disso e entendemos que os questionamentos eram bem maiores do que “blogueira que tá brincando de médica”. A confusão acabou bem maior do que isso.

No fim das contas, o que era para ser uma situação win-win-win (imprensa ganha a viagem para divulgar o produto – laboratório ganha repercussão – dermatos ganham com procedimentos), acabou virando uma dor de cabeça por falta de um planejamento mais estratégico. Vocês acham que rolou exagero de alguma parte?

Gostou? Você pode gostar também desses!

26 Comentários

  • RESPONDER
    gil
    01.06.2015 às 20:11

    oi jô, oi cá, nao vi no insta essa foto da bela gil, eu concerteza ficaria apavorada porque nao é uma realidade nossa, mas nao criticaria pois a flor vai crescer saudavel e se alimentando mega bem, evitando doenças e sem falar do fisico, mas acho totalmente necessaria uma vez ou outra a criança se lambusar de doce, viver todos os mundos um pouco haha s2
    jô, cá, me visitem também:
    http://www.gilvaniaevans.com

    • RESPONDER
      Carla
      02.06.2015 às 17:18

      Também prefiro uma vida mais equilibrada e até mesmo consciente de que dá para se permitir certas coisas uma vez ou outra, senão também fica chato!

  • RESPONDER
    Carol
    01.06.2015 às 21:33

    Coitada da Kim, anunciou que South West está a caminho, todo mundo comemora, dai vem a Caitlyn e páh! Quebrou a internet! Ninguém nem lembra mais da gravidez da outra :’D

    Sobre a polêmica da galderma, estou do lado dos dermatos. A impressão que eu tive é que qualquer um pode ser um dermatologista, pego uma seringa, enfio uns produtos na cara do boneco e pronto, tive meu dia como dermatologista, já posso até fazer post no blog sobre agulhas. Fail total essa ação de marketing.

    • RESPONDER
      Carla
      02.06.2015 às 17:20

      Oi, Carol! Pensei a mesma coisa! rsrs Mas provavelmente eles já sabiam o timing, né? Se bobear Kim até falou: “ok, Caitylin, mas eu vou ser o centro das atenções primeiro!” ahahaha

  • RESPONDER
    Silvia
    01.06.2015 às 21:34

    Sobre a Bela Gil, ficam algumas questões na minha cabeça:
    A) Pq mandar água?! A criança não pode tomar a da escola?! Se ainda fosse suco ou flavorizada, faria sentido para mim…
    B) Falou tanto sobre redução de lixo e preocupação com o Brasil, mas usa embalagens plásticas provavelmente importadas dessas mais caras. Juro que não tenho nada contra ela usar a embalagem que quer, só acho que fica complexo enfiar a discussão da emissão de carbono zero…
    C) Li os comentários e fiquei horrorizada em como as pessoas falaram mal das mães! Tem uma que culpa ter nascido de cesariana e ser alimentada com suplemento, pelas doenças que teve! Caraca, fiquei triste e chocada! Na boa, minha mãe não é perfeita mas eu acredito que ela tenha feito o que ela achava q era melhor para mim! Cometeu seus erros?! Sim, mas quem não os comete? Achei meio sem noção o quanto as pessoas ficam em idolatria pelos seus ídolos e começam a culpar os pais. Mas enfim, talvez seja eu a errada de não achar q a minha mãe é um monstro pq eventualmente eu tomei Toddynho…

    Caitlyn dando um belo “tapa” na cara da sociedade! Anne e Vanity?! Arrasou! E ainda tá mais bonita e inteira que a ex! Kris deve estar se roendo, risos!!!!

    Complexa a história da Galderma e honestamente achei ótimo que as blogueiras publicaram a foto, pois assim a gente sabe o que está acontecendo. Bem, eu não sei qual a intenção deles em fazer com q as pessoas testassem o produto nos bonecos MAS se a maioria das pessoas mal sabe aplicar injeção “normal” é MUITO arriscado mostrar como aplicar no rosto. Isso faz parecer que o produto é para ser usado em casa. Como alguém que toma injeção a cada 3 meses, nunca precisei de ir na farmácia pois minha mãe é médica e Erick tem formação como socorrista. Mas qdo ele começou a aplicar em mim, a minha mãe supervisionava sempre. Hoje ele aplica sem problemas. Mas uma coisa é dar uma injeção na minha bunda, outra é na cara e com substâncias que sabemos lá qual efeito podem ter. Botox pode paralisar, por exemplo. Então não acho que os Dermatologistas estejam errados não! É produto novo, é injeção, é tudo muito complicado para que a empresa demonstrasse dessa maneira. Pq vai que algum idiota resolve aplicar sozinho pq viu uma foto?! Então fizeram de reclamar e alertar para os perigos! Quem errou foi a Galderma que não precisava fazer a demonstração dessa forma! E quantas blogueiras não são jornalistas tb?! Já não deu não para o povo parar de reclamar pq elas não escrevem para a mídia “tradicional”?! E se uma delas fizer coluna em revista de conceito, aí vão respeitar?! Arf! É muita hipocrisia e mimimi!!!

    Beijocas!

    • RESPONDER
      Letícia
      02.06.2015 às 12:14

      Pelas fotos, me pareceu que ela manda a garrafinha para encherem com água na escola.

    • RESPONDER
      Silvia
      02.06.2015 às 13:28

      Letícia, pode ser… Para mim faria MUITO mais sentido! Mas li em algum lugar – que não me lembro – ela dizia “garrafa COM água” o que me dava a impressão dela mandar a água de casa. Acho que as crianças tem que ter copinhos próprios sim para beber água, até pq sou contra esse excesso de copo de plástico que produzimos! Mas para mim não faria sentido levar a água de casa, é uma questão de interpretação de texto: em algum momento, li algo que me deixou aberta a entender q a filha levava água de casa. E ai, isso me soou como “olha só como a minha filha come melhor pq até a água é lá de casa” e me causou uma certa antipatia. Não por ela mandar lanches saudáveis mas sim, pela água dela ser melhor.
      Em tempo, eu não disse em cima, acho um pouco perigoso e exagero não dar leite ou carne – ok que não de carne vermelha – para uma criança pré púbere! “Invejo” a paciência dela de criar a filha como comidas orgânicas e tal, mas não acho bacana optar por vegan em uma criança ainda em formação. Mas, por favor, é só a minha opinião de quem foi obrigada a comer carne vermelha pq tem anemia congênita.

      Beijocas!

    • RESPONDER
      Carla
      02.06.2015 às 17:26

      Sil, engraçado ler o que você falou sobre a impressão de parecer fácil fazer em casa. Não sei se é porque eu já sabia o que era Restylane, eu nunca tive essa impressão que era um produto que podia ser comprado em farmácia. Para mim, o erro maior dessa ação foi não ter deixado MUITO claro que essa apresentação estava sendo feita para que as pessoas interessadas fossem procurar seu dermatologista de confiança para ver se pode fazer esse procedimento. Pode parecer informação boba, mas as vezes ela precisa ser dita em “voz alta”!

    • RESPONDER
      Silvia
      04.06.2015 às 1:09

      Ca, eu já sabia do produto tb e tb sei dos perigos do Botox MAS sei que assim como tem gente que compra remédio tarja preta escondido, tem gente que compra essss produtos e pede para um não médico injetar. Quantas pessoas são bem informadas como a gente?! Qts não interpretam mal o que está escrito nos blogs?! Nos EUA, as famosas “Botox Parties”, as mulheres pagam UM dermato para injetar em todas elas, enquanto bebem e pagam mais barato do que uma ida ao consultório. E o que já ouvi de casos de transgeneros que injetaram silicone industrial nos seios, é horrível!!!

      Então, não acho q a culpa é das blogueiras, e sim da marca. Mas que alguém pode achar que pq a fulana brincou e é “fácil” pode fazer tb, não acho impossível, viu?! Qta gente não toma suplemento que blogueira fitness indica sem poder?! Ou compra a versão mais barata e de pior qualidade mas que a outra indicou?! É muito complicado mas qdo lidamos com a vaidade e necessidade de “se dar bem”, temos um problema. Sem falar é claro, nos dermatologistas de qualidade fugidos que vão injetar essa substância sem necessidade pq a paciente pediu! Mas isso é um outro problema… Acho que a Galderma tem que fazer ação com as blogueiras sim mas de produtos que são vendidos sem controle, ou seja, aqueles que a gente acha fácil na farmácia! E de novo, acho que o problema é da Galderma, que deveria ter mais cuidado até pq pode aplicar a substância em uma blogueira que não pode usar tal produto. E ai?! Como faz?! É um risco muito grande, na minha opinião.

      Beijos enormes!!!

  • RESPONDER
    Sarah
    01.06.2015 às 22:00

    Oi gente!
    Sou uma “leitora fantasma” hahaha, mas hoje achei que valia a pena comentar.
    Sinceramente, não entendi a polêmica da foto da Bela Gil. Desde pequena, meu lanche na escola era “tipo isso”: cenoura, batata, frutas e suco natural de frutas. Claro que pela disposição da minha mãe em preparar e valorizar não somente uma alimentação saudável, mas principalmente o meu gosto particular. Sim, esse era o tipo de comida que eu gostava (e gosto até hoje)! Não porque na minha casa só tivesse coisas “muito saudáveis” disponíveis (ou comida de dieta como vocês disseram rs), porquê aqui tem também tem “junk food”. Era o que eu gostava e queria comer. Por isso, não entendi todos esses comentários. Realmente, até hoje, não tenho vontade de comer esses lanches de cantina de escola, como salgados, coxinhas, etc. Mas não porque fui “treinada”, porque dentre as opções que me são oferecidas, eu gosto mais dessas que coincidentemente são mais saudáveis. Espero que tenha sido uma opinião diferente válida pra contrapor!
    Em relação a polemica dos dermatologistas, acredito que houve excessos em ambas as partes. Hoje, como estudante de medicina, tenho opiniões diferentes das que teria algum tempo atrás. Não acho que a blogueira tenha culpa, afinal só aceitou uma proposta que lhe foi oferta. E não acho que o instagram seja o local para esete tipo de discussão. Não tenho opinião definida em relação ao laboratório… Acho que o que incomodou realmente foi a “prática”. Se fosse somente uma divulgação, talvez não tivesse criado tanto polemica. É muito difícil brincar de médico!
    Bjs!

    • RESPONDER
      Carla
      01.06.2015 às 22:10

      Sarah, achei o máximo o seu depoimento em relação a isso! Obrigada mesmo! :)

  • RESPONDER
    Patricia
    02.06.2015 às 1:18

    Pois é, quando vi a foto da Bela, a minha reação realmente foi de ‘nossa, coitada da criança, que não pode comer besteira’, mas parando para pensar, o paladar dela foi acostumado a essa dieta mais saudável e isso não é ruim, pelo contrário. É saudável, provavelmente ela vai colher os benefícios dessa escolha mais adiante. Apesar de que não gostaria de privar meus filhos, quando/se tiver, de comer besteiras de vez em quando, acho importante introduzir uma alimentação saudável desde cedo, já para ir acostumando o paladar da criança.

    Já sobre o negócio dos dermatologistas, eu acho que entendo o lado deles, mas confesso que pensei que foi meio exagerada a reação. Tipo, acho que a intenção era ‘introduzir’ as blogueiras/ jornalistas as técnicas, até porque você se sente mais segura sabendo como funciona os procedimentos, caso você queira fazer. Não enxerguei como transformar blogueiras em ‘dermatologistas por um dia’, levei mais para o lado de mostrar como funciona o processo. E tenho certeza que ninguém vai tentar esses procedimentos em casa, nem fazer ‘nazamigas’, pelo menos espero que não, né, tenho fé na humanidade rs

  • RESPONDER
    Ale Garattoni
    02.06.2015 às 5:27

    Meninas, vocês já sabem que o DQF é minha tag favorita, mas nesta semana vocês se superaram, três temas incríveis, impossível não comentar!

    1) Logo que soube – com delay – sobre a polêmica da Bela Gil, minha reação foi a MESMA da maioria: coitada da menina comendo batata doce no recreio! Assim que comecei a ler o post aqui, no entanto, um pensamento diferente já veio na minha mente (coincidentemente com uma mesma frase que a Bela usou no texto), a ideia de como nossos valores estão invertidos. O certo, que era para ser aplaudido, vira motivo de chacota. Porque destoa do “padrão”, né? Mas sorte da Flor. Eu me alimento super mal, temo ter péssima influência alimentar para minha filha e acharia maravilhoso que o meu normal fosse comer batata doce e granola sem sofrimento, por um hábito tão usual como é comer batata frita no meu caso!

    2) Palmas para a coragem de Caitlyn. Como muitos, no começo cheguei a pensar que poderia haver uma estratégia pra criar zunzunzum na imprensa (por mais que eu ame as Kardashians, sabemos que a família gosta de gerar assunto). É de tirar o chapéu a coragem do Bruce em aproveitar seu papel mundialmente público para trazer esse assunto à discussão. O que me choca? Ler, em pleno século XXI, comentários super preconceituosos de pessoas que se dizem super moderninhas. Hoje cheguei ao ponto de dar unfollow numa pessoa que admirava por sua falta de tolerância com o que sai do seu padrão habitual.

    3) Sobre o lance das dermatologistas, eu gostaria de ouvir melhor os argumentos delas. Quase sempre acho que a maldade está nos olhos de quem vê – e, de fora, tudo isso me parece MUITO exagero, tem que ser muito literal para achar que a ação diminuía a profissão transformando leigas em dermatologistas. Talvez seja meu jeito de ver o copo meio cheio, mas acredito mesmo que as dermatos poderiam enxergar a ação como algo que trará mais e mais clientes para seus consultórios (o que, creio eu, era a intenção). Querendo ou não, é inegável o papel dos blogs na divulgação de qualquer coisa hoje em dia. Se fosse um produto/serviço que eu tivesse pra vender, ia amar vê-lo em todas as redes sociais possíveis!

    • RESPONDER
      Letícia
      02.06.2015 às 12:14

      Também fiquei curiosa para ver o pronunciamento dos dermatologistas!

    • RESPONDER
      Carla
      02.06.2015 às 17:37

      Ale, que bom te ver por aqui! rs Eu também encaro dessa forma e pelo pouco que to sabendo, acho que o buraco é mais embaixo nesse caso, e a Galderma foi o bode expiatório!

  • RESPONDER
    Sandra Luz
    02.06.2015 às 9:06

    Bom dia meninas!!
    Sobre a questão da Bela Gil, é espantoso ver como a questão da má alimentação está tão entranhada nas pessoas. Ao ponto de qdo aparece uma criança comendo saudável, vira motivo de chacota, como a Alê disse aí em cima!! Tá mto errado tudo isso!
    Até msm aqui foram feitos comentários como se fosse uma obrigação comer besteira, mesmo que “de vez em qdo”…

  • RESPONDER
    Fernanda
    02.06.2015 às 9:58

    Sobre a questão dos dermatologistas: o erro, para mim, foi da marca. Era muito simples não permitir que algumas coisas fossem fotografadas e postadas em tempo real. Por mais que eles fossem fazer esse tipo de experiência, dá pra notar que isso poderia ser mal visto por quem não estava lá dentro daquele ambiente controlado.

    • RESPONDER
      Silvia
      02.06.2015 às 13:31

      Concordo plenamente que o erro foi da marca!!!

      Bjs!

  • RESPONDER
    Rapha Betine
    02.06.2015 às 11:36

    Sobre o assunto polêmica desnecessária: totalmente desnecessário. O Brasil virou um país tão nojento tão fútil tão ridículo que hoje em dia você não pode falar ou fazer um “A” que neguinho, ops, que pessoas já se sentem descriminadas, abusadas e ofendidas. Nojo.

  • RESPONDER
    LUCIANA
    02.06.2015 às 12:40

    Eu acho que entendo um pouco a reação das pessoas quanto a Bela Gil. Não tomo refrigerante e meus sucos são sem açúcar e adoçante, mas isso por um gosto pessoal, meu paladar não tolera nada doce. Quando estou com amigos em festas ou bares e não tendo opção tomo somente água, sou sempre zoada. Adoro o blog, acho que nunca comentei, e essa é uma das minhas tag preferidas. Bjs

  • RESPONDER
    Paola Alves
    02.06.2015 às 13:28

    Eu super achei exagero essa história da Galderma! Quer dizer então que quem foi na fábrica da Natura está querendo roubar o lugar dos químicos só por saber um tiquinho mais sobre todo o processo? Quanto a história da Bela Gil, achei ótima a reflexão! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  • RESPONDER
    Carol
    02.06.2015 às 16:01

    Adoro o Deu o que falar! Sempre leio e concordo com o que escreveram, sou leitora fantasma mas leitora assídua.

    Porém quanto essa questão da Blogueiras / Dermatologistas, tenho uma opinião diferente do que falaram por aí, acho que a classe médica tem um ego extremamente inflado no Brasil.
    (Porque existem poucos médicos comparados a outros profissionais , ainda bem que isso está mudando e cada vez abrindo mais faculdades de medicina no país)

    Acredito que bafafá todo foi porque os médicos são sempre os formadores de opinião para esse segmento e os convidados para esse tipo de apresentação, e como dessa vez não foram o “foco” não aprovaram a apresentação do laboratório.
    Lembrando que esse produto atinge um publico que tem entendimento suficiente para saber não se “brinca de medico” , e somente um dermatologista poderia aplicar.
    Blogueira pode dar dica de tudo: viagem, roupa, amaciante, hotel, serviços , alimentação, treinos, decoração, cursos, culinária, carros e tudo que já viram por aí .Pode também falar que usa tais produtos de beleza, só não pode ganhar uma viagem que só médicos que deveriam ganhar.
    Ah os médicos podem dar dicas nas redes sociais , e a interpretação de quem vai ler também não tem nenhum problema.
    Só o que as blogueiras dizem que pode ter um interpretação ruim como nesse caso..

    • RESPONDER
      Livia
      03.06.2015 às 21:22

      A diferença é que quando se fala de assuntos médicos se fala de saúde e doença, não dá pra comparar com um amaciante – se você usar errado vai ficar com sequela no rosto? Sofrer rejeição e ter inflamações horríveis?
      E não pense que leigo brincando de médico é situação incomum, já vi gente MORRER no hospital porque aplicou silicone industrial e sofreu embolia. E mesmo um produto top galderma blablabla se entrar no lugar errado, você está ferrada!

  • RESPONDER
    Léli
    02.06.2015 às 20:48

    Olha não li os comentários anteriores, mas super admiro a atitude da Bela de querer o melhor para sua filha, mas, na minha opinião, o que não pode é sair demonizando as mães que dão produtos industrializados para os seus filhos. Ainda que o “ideal” seja produtos orgânicos e saudáveis, a correria do dia a dia e a consequente falta de tempo faz com que muitos pais dedicados e preocupados com seus filhos optem por opções prontas. O importante é ter equilíbrio e não sair julgando nem quem é o mais natureba (no bom sentido) nem quem opta pelos industrializados.

  • RESPONDER
    Heloisa Carvalho
    03.06.2015 às 10:41

    Sobre o caso da Bela, sério? Sério que o problema é ela dar comida natural e caseira ao invés de algum produto industrializado (como bolacha recheada, salgadinho e toddynho, como alguns citam)? Me assusta e entristece ver crianças que não conhecem nada que não venha dentro de uma embalagem colorida… Vejam, eu sei que mãe nenhuma oferece qualquer tipo de comida (natural ou industrializada) com intenção de envenenar seu filho, mas também não tem porquê jogar pedra na Bela por fazer o que é sabidamente mais saudável.

  • RESPONDER
    Fabiola
    04.06.2015 às 18:11

    Sobre o caso Galderma venho aqui dizer que em nosso país é comum ouvirmos denúncias de profissionais não médicos exercendo procedimentos cirúrgicos estéticos e muitos sem saber da gravidade do fato se submetem a isso.É cultural nosso povo infelizmente não se assegura do profissional se é habilitado ou não vivemos num país onde existe pouca escolaridade é diferente do primeiro mundo.O que houve foi uma banalização do procedimento e poderia sim passar a impressão de que o procedimento é simples e alguém sem o devido conhecimento começar a realizar e muitas vítimas sim ,as que ouvimos todos os dias começarem a mostrar as consequências desse ato.Poucos tem a condição cultural para entender que só um médico pode realizar um preenchimento.E o fato de dizer que não se consegue comprar o produto facilmente é pura hipocrisia todos os dias nos mostram o absurdo de produtos comercializados sem o devido rigor ,produtos considerados de controle..Então o problema amigos é o país onde se fez essa campanha .País esse que há muito tempo vive sem lei e não respeita os profissionais com qualificação seja de que área for. País em que se causa dano á integridade de alguém e tudo acaba sem punição. É do Brasil que falamos ,a meu ver,esse foi o grande x da questão.

  • Deixe uma resposta