90 em Comportamento/ Reflexões no dia 14.05.2015

Polêmica: depilação (íntima) total!

Ser mulher não é fácil, mas a verdade é que o ser humano é mesmo complicado, e viver em sociedade também. Ainda mais se levarmos em conta tudo que nos vai sendo imputado como responsabilidade com o passar das gerações.

Mulheres vêm lutando por direitos iguais há muitos anos e até o momento, as conquistas foram muitas. No entanto, ao ler textos como esse da Nina Ribeiro, onde ela se pergunta de onde vem a motivação para depilação, que me dei conta que existem muitas questões veladas por uma falsa impressão de que certas escolhas que fazemos são fruto apenas de nossa reles vontade.

de-pil-acao

Antes de mais nada, vale deixar claro que eu me depilo, já fiz várias sessões de laser e não tenho vontade de mudar esse fato. No entanto, acho importante entendermos o quanto certas coisas nos são ensinadas de forma tão sutil que não entendemos aquilo como imposição, e sim como “escolha”.

Introdução feita, eu aproveitei o gancho desse texto, que precisa ser lido, para desabafar com vocês outra coisa, um tópico que me angustia e me deixa muito preocupada com o mundo contemporâneo.Eu, no auge dos meus 28 ano, fiquei meio chocada quando ouvi falar de uma tendência (mundial) de depilação íntima total. Parece que a maioria das adolescentes e meninas mais jovens vêm buscando um visual liso na parte de baixo, do tipo sem nenhum pêlo.

Confesso que independentemente de como nos sentimos quanto à nossa depilação, eu acho essa estética estranha. Por que? Bom, vou explicar. Acredito que uma depilação íntima total faz associação com uma fase infantil da mulher. Pouco antes da puberdade, pouco antes da erotização e dos hormônios começarem a querer que a mesma tenha uma vida sexualmente ativa.

Será que esses homens que desejam que suas namoradas (adultas) não tenham pelos não estão de alguma forma flertando com a pedofilia? Esse desejo por pepecas lisinhas me deixa muito na dúvida se estamos rumando a uma estética perigosa, que beira a mais um ponto para a erotização das crianças?

Não sei, posso estar sendo conservadora, sei disso, mas conversando com algumas amigas vi que existe esse estranhamento. Até minha dermatologista confirmou que tem feito muita depilação definitiva íntima total em jovens adultas.

depil-acao

Sou super pró escolha e acho que cada mulher deve usar o que gosta. Acho que essa “tendência” pode ser apenas mais uma moda, no entanto, acho que vale questionarmos tudo isso, até mesmo se não estamos fazendo isso por acreditar que pelos são nojentos, o que já sabemos que não é verdade.

Outra coisa que me preocupa é a história da proteção, afinal, aprendemos no colégio que certos lugares têm pelos para impedir que nós nos contaminemos facilmente por corpos estranhos. É quase um “filtro” natural. Será seguro se desfazer desse filtro por completo? Acho que no mínimo, antes de se aventurar por esse tipo de depilação vale questionar à ginecologista se essa moda é segura para você,

Será que essa tendência lisa foi uma demanda das mulheres? Será que foi dos parceiros? Não tenho como saber, não tenho como provar, mas acho o desejo de homens adultos por mulheres sem pelos pubianos muito estranho.

Acredito que esse venha a ser um dos textos mais polêmicos que eu já escrevi, mas ao conversar no Periscope sobre esse assunto eu vi que muita gente também estranha essa tendência tão forte, feita principalmente entre adolescentes de 15 a 19 anos. A meu ver, de forma bem particular, acho que precisamos deixar de lado qualquer atitude que possa tornar uma criança mais erotizada em algum grau.

O que vocês acham sobre isso? Estou preocupada à toa ou essa moda pode mesmo representar riscos enviando mensagens erradas?

Beijos

update: Recomendo a leitura do post sobre s-x0 oral que já rolou aqui no blog.

Gostou? Você pode gostar também desses!

90 Comentários

  • RESPONDER
    Gil
    14.05.2015 às 10:28

    Oi Jô confesso que não fico cri cri com isso cada mulher gosta de ficar de uma determinada forma para si e para agradar o marido, acho legal o total e acho que tem gosto para tudo
    Jô, me visita também:
    http://www.gilvaniaevans.com

  • RESPONDER
    Paula
    14.05.2015 às 10:46

    olha, não costumo comentar mas vi seu pedido no peris e cá estou! Eu sou particularmente adepta da total, não tem muito tempo, fiz a primeira vez por curiosidade e gostei. Depois de algum tempo fazendo, a pedido do noivo, deixei crescer uma parte e voltei ao estilo mais tradicional; mas acho que já tinha acostumado sem nada e voltei a depilar tudo. Acho,sim, que a pepeca lisa remete ao periodo pré-puberdade, mas tb acho que o desejo masculino por isso não reflete tendências pedófilas; acredito que seja mais uma daquelas coisas que surgiram para valorizar a “juventude”, ainda que talvez pareça juventude demais à primeira vista.

    • RESPONDER
      Joana
      14.05.2015 às 10:50

      Paula,

      Obrigada por ter compartilhado conosco. :)
      Adorei ver o ponto de vista diferente das pessoas que participaram do Peris, obrigada por ter passado aqui!

  • RESPONDER
    Camila
    14.05.2015 às 11:03

    Concordo em gênero, número e grau. Nao tenho nem mais nada a dizer. Sou contra a depilação total.

  • RESPONDER
    Thais
    14.05.2015 às 11:15

    ei Jo, vou remar contra a corrente. Sou adepta da depilação total desde que nasceu algo pra depilar rs não sofri influência de ninguém, nunca conversei com minha mãe sobre isso e não tive relações até os 19, ou seja, faço porque agrada primeiramente a mim. Acho um pouco preconceituoso dizer que o gosto dos homens tem um fundo de pedofilia. Assim como eu prefiro homens que se depilam, inclusive o tronco, e é só questão de gosto. Talvez uma coisa que possa influenciar sejam os filmes porno, aqueles com zoom nas partes íntimas e que geralmente as mulheres depilam tudo, não sei. Mas da mesma forma que devemos apoiar as mulheres que não depilam nada, também deveríamos apoiar as meninas que gostam de tirar tudo, sinto um olhar meio torto, falo por experiência própria. Não procurem pelos em ovos meninas, é como se fossem sobrancelhas.. Em algumas décadas a moda é ser fina, em outras grossa! Desculpe o comentário grande rs adoro seu blog e sua escrita Jo!

    • RESPONDER
      Lily Mix
      14.05.2015 às 15:46

      Concordo totalmente com a Thais! Acho válido o post e a discussão do tema. Mas associar essa preferência à pedofilia é um pouco extremo… O quesito proteção também não achei muito válido já que não considerado em todas as outras partes do corpo né… De qualquer forma, mais uma vez, muito bom o post e ótimo blog (como sempre!)!

    • RESPONDER
      Laura Mendes
      15.05.2015 às 9:42

      Associar com pedofilia é demais…realmente, procurar cabelo em ovo! Sou adepta da depilação total por escolha, sem pedido de ninguém e me sinto bem assim, mais limpa e confortável!! Da mesma maneira, prefiro meu marido lisinho rsrs

    • RESPONDER
      Augusto
      14.08.2015 às 12:52

      Concordo com a Thais. É questão de gosto de cada mulher. Minha esposa sempre fez depilação virilha total. Foi uma iniciativa dela, pois a época, ele usava calcinhas, maiôs e biquinis muito cavados. E não gostava que os pelos aparecessem. Além de ter a pele branca, Se tirasse com gilette, quando os pelos voltam a crescer, incomodam.

    • RESPONDER
      Suh
      23.02.2017 às 19:45

      Concordo com vc Thais, temos pêlos no buço, nas axilas, nas pernas, no ânus… e muitas tiram e ninguém liga! Essa questão de pedofilia levantada me desculpe mas ao meu ver é um tanto quanto patética! Amo meu namorado com a região acima do pênis lisinha e nem por isso tenho um pé na pedofilia! O ponto mesmo é “higiene”, tem algumas mulheres que mesmo com os pêlos na vagina não tem odor, mas a grande maioria tem sim, e homens também… o pêlo faz o odor ficar mais forte! Ela lisinha, na minha opinião não tem odor, assim como o homem! Quero ver a mulherada deixar o suvaco peludo! Kkkkkk

  • RESPONDER
    Graziela
    14.05.2015 às 11:41

    Olá, acho interessante e válido seu posicionamento apesar de optar pela depilação total, que foi uma escolha minha simplesmente. Meu noivo nunca me pediu que fizesse assim. Faço, gosto e nunca pensei por esse lado, mas entendo o questionamento.

  • RESPONDER
    Andressa
    14.05.2015 às 11:43

    Sou adepta da depilação total há muitos anos. Prefiro assim, me sinto mais limpa.

  • RESPONDER
    Larissa
    14.05.2015 às 11:44

    Comento pouco aqui mas tive que comentar hoje!!

    Acho isso super estranho também, tanto que fiquei chocada com uma amiga minha de 21 anos resolveu fazer depilação definitiva total em suas partes intímas e eu fiquei tipo :O

    Acho desnecessário e feio, no entanto não acho que remete a pedofilia nao, é questao desses padroes loucos que são impostos para nós cada vez mais. Acho que as revistas femininas como playboy, sexy essas coisas também impoe esses padroes pra nós, já que os homens veem as mulheres que saem nelas como o padrão.

    Enfim, é um assunto bem polemico! Meu gosto é de deixar com alguns pelos pq acho bonito e acho pelada infantil, além de que dá MUITO trabalho e #nãosouobrigada

  • RESPONDER
    Carine
    14.05.2015 às 11:47

    Oi Joana. Tudo bem?
    Eu faço total… faz muito tempo, porém sempre na cera, pois tenho um pouco de receio de laser e sim, dói muito! haha =p mas quando começa a nascer de novo, eu penso em deixar, fazer só contorno. Mas não dá. Não rola. A gnt fica mais cheirosa, mas limpinha, mais lisa. Parece que vc ta até mais leve euheeuhhu Vc me entende? Meu namorado nunca pediu faz ou não faz. É uma coisa que vira rotina, e eu gostei tanto que me incomoda quando eu não estou lisa ou quando ta naquela fase entre ter nascido e não ter tamanho o suficiente pra tirar de novo, o que pra mim leva 1 mês… É tipo luzes loiras no cabelo sabe? Vc começas puxando um fio aqui, outro ali, só pra da uma iluminada.. aii quando vc vê, ja ta fazendo ombré.. e quando vc se depara vc ta platinada. kkkkkkkk
    Um beijo. Fiquem bem garotas.

    • RESPONDER
      lívia
      15.05.2015 às 11:02

      morri! kkkkkkkkkkkkk é assim mesmooooooo
      vc começa a tirar só as laterais, mas não aguenta e arranca tudo

  • RESPONDER
    Dira
    14.05.2015 às 11:54

    Eu achei tão estranha essa preocupação. rs.

    Eu juro que nunca pensei que uma depilação total poderia remeter a crianças… e também não acho estranho a preferência de homens por esse tipo de depilação.

    Em primeiro lugar, acho que muitas mulheres escolhem pela praticidade, pela facilidade. Tipo, os pelos demoram mais a crescer e você pode intervalar melhor as sessões. além disso, é muito mais pratico na hora pq não precisa ficar fazendo o contorno do que ficou com pinça nem nada… rs. É só arrancar tudo e pronto… kkk
    Quanto à proteção natural, acho que se fosse assim, não deveríamos depilar nada… nem as axilas. Seguindo essa lógica, se lá tem pelos é pra não tirar e mesmo assim tiramos. Pq seria diferente com nossa florzinha? rs.
    Acho que a calcinha vem desempenhando esse papel de proteção…
    No tocante à preferência masculina, acho que pode ter vários motivos, mas um deles é poder estar em maior contato com a dita cuja. Sem nada atrapalhar ou separar… é poder visualizar melhor e tal. É a preferência do meu marido… e não fiz por ele, mas ele gostou.
    Não sei se a preocupação é realmente válida… mas o debate é… Já que nunca tinha visto ninguém falar do assunto.
    De todo modo, modas vão e vem. Vide Claudia Ohana… rs.

    Beijos! Adoro vcs e a ousadia para falar sobre tudo!!

    • RESPONDER
      Joana
      14.05.2015 às 12:12

      Oi Dira,

      Tudo bom?

      Então, eu discordo de um ponto do seu comentário, uma axila não tem cistite, candidíase e outros problemas de muco ou bacterianos. O pêlo bem rente, onde podem entrar micro organismos é diferente da depilação “estética” do biquini, ou mesmo das pernas ou axilas. Médicos só são contra a depilação total, não contra a depilação de contorno, ou seja, não sei se esse tópico é tão “fútil” quanto você achou.

      Talvez você tenha achado minha preocupação exagerada, com certeza ela pode ser, mas também considero que sua comparação pode ser um pouco leviana, afinal muitas ginecologistas remam a favor da não depilação total justamente por questões de proteção do ambiente.

      Adorei seu comentário e sua participação, só quis levantar que não considero que essa preocupação seja similiar a uma axila depilada. ;)

      Continue participando, acho que sempre enriquece os temas!

      • RESPONDER
        Alguém
        13.03.2017 às 4:27

        OI! Bem não acho que homem que gosta da região intima feminina lisinha tenha tendência a pedofilia. Acho que pode ser que para eles pareça mais higiênico, no sexo oral eles não precisam se preocupar com pentelho na boca e tem a questão do odor também. Vi algumas mulheres dizendo que preferem o parceiro aparado ou depilado, então está havendo cobrança dos dois lados foi-se o tempo que homem fazia apenas a barba. Esses dias vi um video do Dr. Drauzio Varella sobre esse assunto e ele afirma que não há problema na depilação total e sim no método escolhido. O vídeo está no site dele.

    • RESPONDER
      Dira
      18.05.2015 às 10:47

      Oi, jo… não achei sua opiniao fútil não… de jeito nenhum!

      Só fiquei pensando sobre a afirmação de que os pelos não existem por acaso e são para proteção… E pensei que pq seria diferente em outras partes do corpo… foi um questionamento e não uma afirmação, já que não tenho conhecimento teorico sobre o assunto e minha ginecologista nunca reclamou.
      Então acho que não comentei de forma leviana sobre o tema… somente emiti questionamentos que eu mesma me fiz…

      Também não achei voce exagerada… achei engraçado, pq é um assunto que nunca me preocupou, principalmente a parte da pedofilia e tal. Nunca pensei sobre o tema…
      Mas cada pessoa tem suas opiniões… acho legal isso.
      Mas me desculpe se te ofendi de alguma forma…
      bjs.

    • RESPONDER
      Fernanda
      31.05.2015 às 9:03

      Na verdade, quando você depila com frequência a axila pode ocorrer hidroadenite que é uma infecção pelo trauma da depilação.
      Em todos os lugares depilados, na verdade, mas nas axilas pelo suor é mais comum. Também ocorre bastante na virilha, independente de ser total depilada ou não.

  • RESPONDER
    Stephany
    14.05.2015 às 12:00

    Olá ! Sou adepta da depilação total, comecei quando não tinha nenhum parceiro fixo inclusive, ou seja não foi por pedido e afins. Somente uma curiosidade.
    Hoje não troco por nada, acho muito mais higiênico e segundo minha médica não preciso me preocupar quanto essa questão de proteção, uma vez que usamos calcinha, calça e não andamos nuas por aí hihi
    Quanto aos homens acho exagerado pensar que estariam flertando com a pedofilia, acho que eles também acham mais higiênico e sinceramente os que eu conheci retribuiriam da mesma forma depois, se é que me entende!
    Acho que não tem nada a ver com a erotização de crianças, trata-se apenas de gosto. cada um tem o seu!
    Beijos, acho válido essas reflexões!

  • RESPONDER
    Joana
    14.05.2015 às 12:01

    Estou AMANDO ver os posicionamento de vocês, mesmo, adorando entender o que passa pela cabeça de cada uma.

    Só precisamos lembrar que PELO não é sujeira, muito pelo contrário, ele ajuda a conter as bactérias e micro organismos de chegarem dentro da ppk. Ou seja? Isso é uma crença devido a uma sensação de limpeza, mas não quer dizer que sem pelo ninguém está mais limpa.

    Acho que a sensação pode ser essa, mas temos que lembrar que adeptas ou não, isso não é um FATO verdadeiro, é apenas algo que a pessoa sente.

    :)

    • RESPONDER
      Camilla
      16.05.2015 às 15:28

      Acho esse ponto que você colocou importantíssimo, Jô. Independente da preferência de cada um, PELO NÃO É SUJEIRA! Você pode preferir com ou sem, mas isso não a torna mais ou menos higiênica.

  • RESPONDER
    Roberta
    14.05.2015 às 12:17

    Jô, eu penso exatamente da mesma forma! Já fiz total com cera algumas vezes por pedido do meu ex namorado e me senti estranhíssima, como um anjo (pq eles não têm sexo. rs.). Aí parei de fazer e me senti ainda melhor quando soube que as ginecologistas realmente não recomendam a depilação total por diversos motivos (além da proteção, parece que os pêlos direcionam o fluxo da urina e impedem que o xixi vá para todos os lados). Meu marido não se importa com nenhum tipo de depilação (pra ele tanto faz), mas mesmo que ele preferisse a total, confesso que não faria mais por não ter curtido a experiência. Beijos

  • RESPONDER
    Rafaela
    14.05.2015 às 12:35

    Também não gosto da depilação total!!! Mas, daquelas que não são adeptas como eu, vcs fazem apenas a depilação pro biquini, ou seja, só o contorno mesmo ou tiram os pelos dos lábios e deixam pelos só na parte de cima mesmo?

    Bjos

  • RESPONDER
    Sol
    14.05.2015 às 12:44

    Adoro o conteúdo do seu blog, a forma que você aborda certos assuntos e provoca um: “pare pra pensar” em nós leitoras. Parabéns! É muito bom ver mulheres com personalidade, inteligência, assim como você. Beijos!!!

  • RESPONDER
    Sandra Luz
    14.05.2015 às 13:39

    Ei Jô! Aderi a depilação total primeiro com cera e dps qdo fiz laser. Já costumava deixar só um pouquinho e aí pensei: “já que vou pagar, que tire tudo de uma vez!”. O marido achou estranho e no início não gostou da ideia, mas agora ele já acostumou e passou a gostar.
    Acho que não remete à pedofilia, mas sim à questão de não ter nada pra atrapalhar na hora do sexo. Eu adoro e acho uma maravilha não ter pelos no sabonete na hora do banho (odeio pelos!!!).
    Bjs

  • RESPONDER
    Mayara
    14.05.2015 às 13:46

    Por isso que eu amo esse blog, vocês sabem pegar bem no calcanhar de aquiles da sociedade heheheheh
    Eu concordo que depilação completa “infantilize” sim o corpo feminino. Eu me depilei completamente apenas algumas vezes, e o fato de eu me sentir uma criança foi um dos motivos de eu não ter feito mais isso (dor e perder o “filtro” de bactérias foram os outros dois motivos). Sempre achei estranho os homens gostarem dessa tendência peladinha (apesar de que meu marido diz que prefere como eu faço – apenas aparo com maquininha – mas pode ser que ele queira me agradar, já que sabe q isso eu não mudo kk).
    Acho também que rola um preconceito lascado contra as peludinhas… a uns tempos fui fazer um curso de campo e na hora do banho tinha uma menina “natural” no banheiro, e percebi que as outras ficaram CHOCADAS por ela manter seus pelos. Poxa, quem mundo é esse que vivemos sem nem poder ter a piriquita que queremos?
    Tá louco!!!

  • RESPONDER
    Luana
    14.05.2015 às 13:58

    Olá,

    Discordo do seu pensamento Jo. Acho que a depilação total foi algo natural que remete exatamente ao fato das mulheres estarem conquistando seu espaço, e consequentemente estão com menos tempo para se cuidarem, pensando assim a depilação total é muito mais prática, pois demora mais de crescer e é muito mais rápida pra fazer, afinal não precisa ficar ajeitando o contorno.
    Na questão da preferência masculina, eu acredito que seja algo relacionado a sexo oral, pois sem pêlos é muito melhor e não fica com a boca cheia de pêlos, e nesse caso não só a mulher deveria se depilar, mas o homem também, e muitos já aderem.

  • RESPONDER
    Anna Cristina
    14.05.2015 às 14:00

    Jô querida, tenho 44 anos e vi essa moda começar aqui no Rio na época da inauguração da Pello Menos, em 1996. Por volta dessa época também houve uma grande popularização dos filmes pornográficos pela facilidade de acesso, havia uma vídeo locadora em cada esquina e as mulheres estavam perdendo a vergonha de alugar os vídeos. Daí para a popularização do visual íntimo das atrizes foi um pulo. Acho que 90% das minhas amigas faziam a depilação total p/ agradar aos boys e os caras curtiam, mas nunca ouvi nenhum comentário sobre ppk teenager!
    Eu só fiz uma vez com cera e meu marido ficou chocado qd eu disse que não doeu (e não doeu mesmo) e disse que homem que pede para a mulher fazer isso tem que depilar o saco em solidariedade =)
    Enfim, sou a favor das liberdade das ppks e que cada uma mantenha a sua como quiser!
    Bjs!

  • RESPONDER
    Marilia
    14.05.2015 às 14:06

    Jô, adoro o jeito despretensioso que vocês tratam esses assuntos polêmicos aqui no blog. Não é a toa que é meu blog favorito!
    Com relação a depilação eu sou adepta da total e sempre fiz assim. Desde quando não tinha relações sexuais eu tirava tudo, mas era pra mim, me sinto bem sem nenhum pêlo. Sabe aquele história de sensação de limpeza quando fazemos a unha no salão? Então, para mim é exatamente isso. Não por os pêlos remeterem a algo sujo, mas é mais pela sensação de leveza que me dá. Meu namorado prefere assim também, mas já pediu várias vezes para eu deixar um pouquinho, pra ser diferente. Só que não tem jeito, toda vez que vou no salão peço para tirar tudo.
    Ah, e não acho nada de anormal, eu tenho 20 anos e a maioria das minhas amigas faz depilação total, numa boa, nunca ouvi algum comentário entre a gente de que depilação total era algo bizarro. Pra falar a verdade, a primeira vez que ouvi alguém dizendo que era estranho partiu das amigas do meu namorado, que são mais velhas que eu. Dai que eu fui perceber que esse tipo de depilação não era tão comum assim quanto eu imaginava e que ainda era uma novidade.
    Beijinhos, Jô!

  • RESPONDER
    Fany
    14.05.2015 às 14:10

    Jô, super concordo com vc. Me parece mesmo que isso remete a pedofilia. Sempre ouvi (da gineco tb) que não se deve fazer depilação total, pois os pelos fazem uma proteção local, mas, cada uma de nós tem o direito de fazer o que acha melhor para si. Achei de grande valia a discussão do tema e aproveitando o gancho da Sol, gostei do título para tema do blog “Pare pra pensar” . Bjks meninas, Fany

  • RESPONDER
    Julia
    14.05.2015 às 14:13

    Legal a reflexão! Eu não curto a total, não acho bonito em mim. Acho q a ppk tem q ser mto bonita p deixar ela assim, toda a mostra rsrs
    E tem gosto p td ne? Eu faço a laser no contorno e lábios… Deixo só em cima msm! Acho prático e esteticamente mais bonito! Gnt e no “fofinho” tbm faço! Hahaha apesar de não usar, se é q vcs me entendem kkkk

  • RESPONDER
    Julia
    14.05.2015 às 14:14

    Legal a reflexão! Eu não curto a total, não acho bonito em mim. Acho q a ppk tem q ser mto bonita p deixar ela assim, toda a mostra rsrs
    E tem gosto p td ne? Eu faço a laser no contorno e lábios… Deixo só em cima msm, a famosa “brazilian” ! Acho prático e esteticamente mais bonito! Gnt e no “fofinho” tbm faço! Hahaha apesar de não usar, se é q vcs me entendem kkkk

  • RESPONDER
    Paula
    14.05.2015 às 14:47

    Oi Jô!

    eu nunca tinha pensando tão profundamente sobre isso. não acho que infantilize também. acho que é muito mais uma conquista, uma exposição, quase um tablóide: A PPK É MINHA E EU NÃO TENHO QUE ESCONDÊ-LA!

    faço sempre a depilação total e eu me sinto muito mais confiante assim. Principalmente durante o sexo – e mais principalmente ainda durante o oral e acho q meu namorado tambem se sente mais a vontade. não acredito que alguém prefira chupar pêlo do que pele! no final, acho uma vantagem pra os dois.

    beijos

  • RESPONDER
    Bia
    14.05.2015 às 15:25

    Oi Jô!

    Eu faço a depilação total simplesmente porque gosto e porque acho mais higiênico (para mim) e nunca vi um filme pornô ou playboy que me influenciasse para isso. Nunca nenhum namorado reclamou, mas também nunca solicitou que eu fizesse. Acredito que para os homens na verdade o tipo de depilação é o que menos importa rs. Com relação à proteção natural que os pelos desempenham, concordo com você que eles são muito importantes, porém, em conversa com minha ginecologista ela me explicou que deixar apenas uma pequena faixa (bigodinho) também não era recomendado, pois não protegia a parte mais íntima…. Segundo os médicos o ideal é deixar tudo ao natural.

    Bom, mas essa é a informação que eu tenho. Espero ter contribuído.

    Beijos!

  • RESPONDER
    Rafa
    14.05.2015 às 16:01

    Jo,

    Adorei ler o texto e sua preocupação, mas gostei mais ainda de ler todos esses comentários e ver como muitas mulheres se libertaram!!!!!!!

    Uhulllll!

    Desde que me entendo por gente faço depilação total e nunca nenhuma das suas preocupações me passaram pela cabeça! Veja que cada uma tem seus motivos… e as escolhas de cada uma nunca deveria ser polêmica! Já pensou se todas fossemos iguais?

    Comecei lendo o texto me sentindo meio alienígena, será que sou a única? Mas vou embora feliz de saber que muita gente compartilha: meu corpo, minhas escolhas.

    beijos!!!

  • RESPONDER
    Carol
    14.05.2015 às 16:05

    Jô,

    Concordo muito com você! Nunca fiz depilação total, e acho super estranho me imaginar sem pelo. Pra mim não deixa de ser um flerte com a pedofilia, no sentido da pureza e inocência pré púbere.

    Essa discussão já vem de muitos anos. O quadro “A origem do mundo” de Courbet já gerou essa reflexão em 1866. Antes desse quadro (que para quem não conhece é uma vagina com pelos), o sexo (feminino) só era retratado sem pelos, como uma coisa angelical, sem maldades. A presença do pelo sempre foi intimidatória, pois significa o amadurecimento da mulher e sua liberdade sexual. Portanto, quando a gente imagina que estar depilada é estar mais leve, ou mais limpa, na verdade estamos reproduzindo um conceito que perdura há séculos na sociedade. Fomos levadas a acreditar que estarmos desvinculadas a nossa maturidade, ao que nos faz ser sexuais, é sermos mais bonitas e bem cuidadas.

    É muito importante problematizar esses conceitos! Amei a matéria!

    Beijos!

  • RESPONDER
    Tati
    14.05.2015 às 16:18

    Concordo! Claro que cada caso é um caso, mas não acho que gostar da região completamente depilada seja uma tendência à pedofilia, acho que tem mais a ver com sexo oral e os homens sentirem “nojinho” de colocar a boca nos pelos…

    • RESPONDER
      Joana
      14.05.2015 às 16:42

      Isso me preocupa mais ainda, então é ok o homem sentir nojinho do pelo da mulher mas a mulher que fique com a boca cheia de “pentelho”? Sei que estou exagerando no termo, mas duvido que existam muitos homens de bolas peladas por ai? Acredito em uma nação aparada, de homens e mulheres, de forma que não atrapalhe tanto. Sei lá, pelo menos eu penso assim. hahhaha

  • RESPONDER
    Débora
    14.05.2015 às 16:32

    Gata, acho super pertinente esse tema viu?!
    E concordo com vc… esse negócio de tirar tudo deixa a coisa com jeito de criança!
    Fora a questão da proteção como vc falou…
    Enfim, adoro me depilar, não tem sensação melhor…
    Fiz uma vez a total pq meu ex namorado pediu e me senti horrível… não tinha coragem de me olhar no espelho.
    Experiência que não repito nunca mais!
    Beijos

    • RESPONDER
      Joana
      14.05.2015 às 16:45

      Nossa, ODIARIA se um namorado me pedisse para deixar minha ppk do jeito que “ele gosta”. Acho que ia questionar até se ele gosta de ppk mesmo. hahhhahaha
      Eu me sentiria IGUAL a você e vimos mais de um comentário como o seu aqui. No fim é a velha máxima: não faça aquilo que faz com que você se sinta mal com você.

  • RESPONDER
    Mary
    14.05.2015 às 17:06

    Oii! Bom, acho que a preocupação com a erotização infantil foi um pouco longe. Temos sim que nos preocupar com isso, mas nao acho que seja o caso. Talvez seja, em casos isolados. Acho que a preferencia masculina talvez passe mais pela questão da praticidade. Digo pq tbm acho mais pratico nos homens, nao gosto de sentir pêlos. Não por nojo, sei que nao tem nada a ver. é questão de tato mesmo.

    Eu uso depilação total a maior parte das vezes. Só muito de vez em quando uso uma diferente. Mas faço isso desde os 14 anos (hj tenho 22). E sempre fiz porque me gostava mais daquele jeito, os pelos me incomodavam, me sentia abafadaMeu namorado gosta de qualquer jeito. Rs nunca manifestou preferencia por nenhum estilo. E se ele me pedisse pra fazer uma diferente, por que não?

  • RESPONDER
    nat
    14.05.2015 às 17:10

    Oi Jô, então, não consegui ler todos os comentários então posso estar sendo repetitiva. Eu também sou adepta do total, mas nunca por pedidos masculinos, me sinto bem, parece mais limpo para mim. Já li em algum outro lugar sobre a ideia de remeter a um visual infantil, mas não concordo, pelo menos em mim, claro! Pq acho que se fosse uma situação em um cara pedisse, pq ele curte ou pq ele acha “fofo” (alguma coisa que me fizesse imaginar que o cara tem uns desejos bizarros) eu ia ficar em choque. Mas acho que isso não é só em relação a depilação. Eu acho bizarra as fantasias de colegial. É uma situação que não me atrai e que me dá um certo enjoo em pensar que homens são atraídos por crianças uniformizadas. Enfim.. acho que a questão é: a escolha é nossa.

    • RESPONDER
      silvia
      16.05.2015 às 7:11

      Nat, aqui tb achamos estranho colegial. E tb sou adepta do visual careca, risos!

      Bjs!

  • RESPONDER
    Marina
    14.05.2015 às 17:52

    Olá Jô!
    Como a reação das pessoas são diferentes né?
    O meu caso foi o seguinte: sempre tive muitos pêlos pubianos desde nova, tanto na virilha, quanto na axila. Depois de adulta, ainda na faculdade, com o dinheiro do estágio fiz depilação a laser nos dois locais. Na época ainda era muito caro, então eu escolhi fazer mais sessões na axila e menos na virilha. Como seriam menos sessões, resolvi tirar tudo, pra ver se os pêlos diminuiam no geral, e assim, quando voltassem a crescer, eu conseguiria me virar, aparando ou até mesmo depilando com menos frequência. Confesso que a primeira vez que passei a lâmina, me senti estranha, principalmente por me remeter ao aspecto de criança. Meu namorado adorou a novidade, afinal era uma coisa diferente, mas não manifestou nenhuma preferência. Com o passar das sessões, do hábito de ficar com vagina (estranho escrever essa palavra..kkk) lisa, fui me acostumando e gostei. Por vários motivos: a limpeza, principalmente quando se está menstruada é muito melhor! Muda até o ador; o sexo oral: meu namorado nunca reclamou, mas quando ainda tinha pêlos, não me sentia confortável, era uma coisa que sempre me grilava e eu acabava não relaxando totalmente. Tenho 28 anos e hoje não consigo me imaginar sem a depilação total. E por incrível que pareça, me acho incrivelmente sexy quando me olho no espelho. Acho que a maioria das cismas e neuras vem da nossa cabeça sabe? Não consigo imaginar o meu corpo, com todas as suas formas, comparados ao de uma criança, mesmo totalmente sem pêlos, e acredito que o meu namorado também não, No final das contas, gosto do visual, me valoriza. Acho que todas nós mulheres deveríamos variar as vezes sabe? Só para experimentar! Aqueles que tem um relacionamento fixo, para curtir um pouco (homens são bobos… cada mês chegar com uma depilação diferente apimenta a relação. Acho que eles ficam pensando qual será a próxima), e até mesmo para saber o que prefere. Bom.. é isso! Adoro o blog!
    Grande beijo!

  • RESPONDER
    Ni
    14.05.2015 às 17:52

    Sou adepta a depilação total tbm. Não fiz a definitiva e não está nos meus planos tbm. Depilo assim pq me sinto mais “limpinha” principalmente no período menstrual e isso não tem relação com o desejo do meu parceiro.

  • RESPONDER
    Joana
    14.05.2015 às 18:29

    Tenho 28 anos e faço depilação total acho que quase desde sempre. Quer dizer, no início fazia a clássica “virilha cavada”, mas logo senti vontade de tirar tudo. Vale mencionar que nenhum namorado nunca me pediu para tirar tudo, foi uma escolha minha porque simplesmente tenho nervoso de pelos :P Quero tirar tudinho, principalmente quando estou naqueles dias. Tenho várias amigas que também tiram tudo. Não acho que seja uma “tendência” do momento. Talvez até seja lá fora, mas aqui no Brasil desde que comecei a frequentar essas franquias de depilação a opção de “Virilha total” sempre esteve lá :) Também acho que não tem nada a ver com a imagem de menina antes da puberdade. E outra coisa, pensa só: quando a gente tá “lá” agradando o namorado preferimos que ele esteja lisinho, sem pelos incomodando, certo? (eu, pelo menos, faço questão que esteja! sei que o homem brasileiro não tem muito hábito de retirar os pelos lá de baixo, mas para os europeus, por exemplo, já é normal). O mesmo serve para o cara quando está “lá” na gente :) Ninguém merece ficar engolindo pelinhos :P

  • RESPONDER
    Rafaela
    14.05.2015 às 18:54

    perfeito seu texto. Concordo em ambos aspectos. Sempre vi essa depilação íntuma total como uma forma de se fazer menção às crianças, fato este absurdo pois mascara a pedofilia de alguém tendencioso, sem falar que a mulher fica mais suscetível a infecções pois tira um protetor natural que temos.

  • RESPONDER
    Carol
    14.05.2015 às 19:49

    Oi meninas!
    Precisei vir me expressar. Achei muito interessante a postagem, e acredito que o seu estranhamento à depilação definitiva seja na mesma intensidade do meu estranhamento à pedofilia em relação à depilação definitiva.
    Tenho 21 anos e desde os 17/18 faço depilação total com cera, por mim mesma, uma vez que não tinha nenhum relacionamento e só fui me relacionar com alguém há pouco tempo.
    Não sei se essa é uma questão de geração, mas em casa conversamos muito sobre todas as questões, e minha mãe com 49 anos diz que quando tinha a minha idade fazia depilação total, mas hoje em dia não faz mais. Minha irmã com 29 anos também é adepta da depilação total, e em casa eu fiz a depilação antes mesmo da minha irmã.
    Não é um pedido de nenhum homem, pelo contrário, eu prefiro assim! E em conversa com as minhas amigas, todas são adeptas, por elas mesmas, e não por pedido de ninguém. Pelo menos o meu pensamento é de que o cara vai ter que se adequar ao que eu prefiro. Me sinto mais limpa, pra mim é praticamente questão de higiene (e isso vale pros homens também!!!)
    Acredito que isso é mais um aspecto dessa geração Y/Z, e até hoje, sinceramente, nunca me veio esse pensamento na cabeça sobre pedofilia, mas achei muito pertinente e válido o assunto.

    Beijos!

    • RESPONDER
      Luma
      11.06.2019 às 15:59

      Vc tem alguma dica de como fazer a depilação total com cera sem dar errado ou se machucar? eu queria muito fazer pois tenho alergia à gilete, mas morro de vergonha de ir a uma depiladora e queria fazer por conta própria.

  • RESPONDER
    Mariana
    14.05.2015 às 20:34

    Eu concordo que a depilação total tem aumentado ou estimulado tendências pedófilas. Perguntei a minha ginecologista sobre depilação e ela é contra a total, pois perdemos os pêlos protetores da região pubiana. E foi a minha gineco que comentou comigo sobre essas tendências pedófilas, uma vez que o órgão genital da mulher adulta totalmente depilada remete sim ao órgão genital infantil. Ela me disse que isso foi assunto em um congresso nacional de ginecologia e obstetrícia.
    Na minha opinião, acredito que os homens com essa tendência, tenham ficado mais instigados sim…
    Eu já fiz depilação total uma vez… Não gostei muito. Hoje faço a de contorno, acho que fica mais bonito!
    Em relação aos pêlos, não penso que a presença deles é falta de higiene.. Pra mim higiene está relacionado a limpeza (com água e sabonetes apropriados).

    Beijos, Mari.

  • RESPONDER
    Beatriz
    14.05.2015 às 21:44

    Gente, mas e para fazer xixi? Os pelinhos meio que o direcionam numa linha vertical! haha… Quando se esta’ “pelada”, o xixi escorre por tudo! Enfim, eu sou jovem (22) e me sinto 1000x mais confortavel COM pelos. Tenho tendencia a ter cistite e os pelos protegem muito! Entretanto, varios carinhas ja’ me falaram que e’ raro encontrar uma mulher da minha faixa etaria que nao seja totalmente depilada! Acho meio chocante isso… Mas deve haver um pingo de inseguranca na historia. Digo por experiencia propria: no inicio da minha vida sexual achava que ser ‘pelada’ era regra(gracas ao porno!) e que so’ seria desejada por um homem se nao tivesse nenhum pelo.

  • RESPONDER
    Larissa
    14.05.2015 às 22:39

    Já comentei mas acho válido comentar de novo!!

    Acho muito engraçado que a maioria que falou que faz depilação total aqui falou que faz por livre espontânea vontade, que nunca niguem pediu… Que inocência minha gente, que fez vocês/nós fazermos isso é a sociedade! Vocês acham mesmo que se depilar veio da cabeça de vocês? Está tudo imbutido na mídia, nos comportamento das pessoas… em tudo!!

    Dizer que você não faz por causa do seu namorado não significa que você faz porque você quer! Enfim!! Cada um tem sua ppk como quer, mas sem a influencia de uma sociedade massacradora como essa com certeza as coisas seriam bem diferentes!!

    • RESPONDER
      Camilla
      16.05.2015 às 15:38

      Concordo! Ainda mais fazendo tão jovens, antes dos 20. Uma garota de 14 anos tira isso de onde??

    • RESPONDER
      Juliana
      17.05.2015 às 22:30

      Ainda bem que alguém comentou isso!! Tô aqui achando meio estranho os argumentos! Até porque não precisa de argumento, basta falar “faço porque me sinto melhor e porque meu parceiro gosta”. Pronto. Nos comentários aqui ou o namorado/marido pediu ou “não pediu”, mas gostou (e, provavelmente, o fato dele ter gostado estimulou as próximas depilações – só em uns dois comentários que a mulher faz, mesmo sem ele gostar).
      Concordo com a Jo e cada uma tem que procurar ser feliz do seu jeito, mas também tem que procurar se aceitar, minimamente, né? Porque nada mais natural que pêlos, e a gente aqui não tá falando de depilação higiênica e sim a total…que justamente por ir além do que a higiene impõe acaba tendo a finalidade muito mais estética do que qualquer outra. E claro que quem tem o costume de fazer a total há anos se sente melhor fazendo, justamente porque já é costume!

      Questão muito polêmica!! Hehehehe

    • RESPONDER
      Carol
      19.05.2015 às 17:25

      Comentei anteriormente, e venho aqui expor o exemplo do que aconteceu comigo. Assim que entrei na puberdade e meus pelos começaram a nascer, eu simplesmente odiava e fazia de tudo possível pra tira-los. Tive puberdade precoce e isso com certeza influenciou na relação que eu tinha com o meu corpo, pois eu comecei a ter pelos mais cedo que as minhas amigas. Tive acompanhamento médico nessa época para retardar a primeira menstruação, e me lembro de expor meu incômodo com os pelos. Por causa do acompanhamento médico e exames para retardar a menstruação, que só veio aos 11 anos, não podia nem aparar os pelos. Assim que pude me ver livre deles, raspava e aparava, até chegar à adolescência de fato e tomar coragem pra arrancar tudo com a cera.
      Por isso acho complicado a generalização do tema!

    • RESPONDER
      Silvia
      19.05.2015 às 18:32

      Nossa Carol, só imagino a situação desagradável! Eu me lembro de qdo comecei a reparar nos meus primeiros pelos na perna – dos outros não me recordo – só queria saber de tirá-los. Com 11 anos minha mãe me ajudou a me depilar com creme nas pernas.
      Quando fiquei adulta comecei a tirar a penugem do braço tb por não gostar. Sou muito clara e com pelos muito escuros, me achava uma aberração. As minhas amigas até riam de mim de tanto nervoso q eu tinha com pelo, mas nunca me diminuíram, apenas diziam q eu era muito exagerada.

      E você disse bem, cada caso é um caso! Não dá para generalizar!

      Beijocas!

  • RESPONDER
    Georgia
    15.05.2015 às 5:29

    Tem pouco tempo que fique sabendo dessa tendência da depilação total na mulheres mais jovens. Tenho 33 anos, e fiquei um pouco curiosa. Imaginei e me perguntei! Isso realmente deixa os homens atraídos? Sou casada a 13 anos, e gosto de me manter informada, se é que vc me entende?! rsr… Mas lembrei de ter feito total uma vez, e não ter gostado. Me senti feia nada feminina, e um tanto desconfortável. Para o meu marido? Tanto faz
    Hoje, eu não faria, e se meu marido me pedisse, acharia bem estranho!

  • RESPONDER
    Rafaelle
    15.05.2015 às 9:08

    Estranhei o seu post quando vi, talvez por ser comum a depilação total onde moro, as mulheres aqui realmente preferem assim. Eu comecei a me depilar com 16 anos e desde o início foi a total. Não foi por uma influência masculina, tanto que só perdi a virgindade há pouco, quando casei (com 19 anos agora), foi algo por mim mesmo. Mas eu sou o tipo de pessoa que tem pavor de pelos, acho feio desde quando eles começaram a crescer quando eu tinha meus 12 anos. E quanto à preferência masculina, não acho que tenha nada relacionada à pedofilia, da mesma for que eu acho feio em mim, acho que um homem pode achar feio na mulher também.

  • RESPONDER
    Nome (obrigatório) :Marcia
    15.05.2015 às 9:20

    Quando comecei a ver as meninas com depilação total, na academia, achei meio estranho e me remeteu de bate-pronto a uma erotização infantil. Perguntei para a minha depiladora se era coisa de gente mais jovem (já passei dos 40) e ela disse que não, que inclusive gente da minha faixa etária faz porque os pelos começam a ficar esbranquiçados e a mulher não quer entregar a idade ou deseja se sentir mais jovem. Não sou adepta (vejo que sou minoria), faço cavada, mas já percebi, por experiência própria, que quanto mais maior a cava e mais aparo os pelos, mais tendo a ter problemas de saúde vaginal, seja candidíase e mesmo cistite. E isso não tem a ver com parceiro ou mudança na prática sexual. Então acredito que, no meu caso, o pelo tem um papel de proteção importante. Pensando nisso, até pensei em deixar mais ao natural, mas não consigo. Meu marido não gosta de pelo, mas nunca me pediu para fazer total. Até pensei em fazer para ver a reação dele, mas vai que gosta… daí não estou disposta a manter um hábito que não me parece muito saudável. Sem contar que esta questão da vagina infantilizada iria ficar mal-resolvida na minha cabeça.

  • RESPONDER
    Marcia
    15.05.2015 às 9:22

    Retificando, sobrou um “mais” no texto acima…
    “mas já percebi, por experiência própria, que quanto maior a cava e quanto mais aparo os pelos, mais tendo a ter problemas de saúde vaginal, seja candidíase e mesmo cistite.”

  • RESPONDER
    Fran
    15.05.2015 às 9:25

    Acho tão desnecessário esse texto que me dá ódio dessas mulheres feministas.. GENTE BURRA .. RIDÍCULO ESSE MODO DE PENSAR QUE TUDO É PEDOFILIA.. se cada um cuidasse da sua vagina o mundo seria bem melhor.. Cada um sabe oq é melhor pra si, se existe pedofilia no mundo não é por um simples pelo.. Fútil.. igual ao nome do blog aff…

    • RESPONDER
      Joana
      15.05.2015 às 9:49

      Acho que você não pegou o trocadilho do nome do blog, mas paciência, está na cara que você não é leitora do futi.

      Agora caso você não tenha percebido esse blog fútil propõe discussões inteligentes entre mulheres há muito tempo. A audiência aqui é muito inteligente, consegue debater os assuntos mais diferentes de forma pertinente e muito elegante, haja visto a quantidade de gente que não concorda entre si, mas está comentando numa boa. Não sei se você notou, mas tem comentário defendendo ambos os lados e está tudo bem, até mesmo dentro de um dos lados tem motivações diferentes e isso por si só já faz valer a discussão.

      Nós somos mulheres inteligentes, como tais podemos DISCORDAR e ainda assim nutrir uma admiração e respeito umas pelas outras. Se esse não é o seu caso não precisa voltar por aqui. ;)

      E para constar, feminista não acha que tudo é pedofilia não, feminista é famosa por achar que tudo é machismo mesmo! #fikdik

  • RESPONDER
    Marion
    15.05.2015 às 9:54

    Só eu achei estranha essa sua preocupação???

    É assustador ver alguém que tem a maldade de pensar que depilação total faz referência a pedofilia, a última coisa que pessoas normais vao pensar ao ver uma vagina depilada ou no momento do sexo é em uma criança. Levantar uma suspeita de tipo sera que os homens que preferem depilação total nao estao flertando com a pedofila é bem doentio, pois uma pequena parcela da população é q tem esse desvio mental ou seia la qual desvio q as leve a ser pedófilas, agora querer generalizar é mto bizzarro.

  • RESPONDER
    Raquel
    15.05.2015 às 10:34

    Eu não gosto da depilação total, já fiz uma vez e me senti completamente desconfortável. Porém acho muito raso fazer um julgamento de quem gosta… Temos gostos diferentes pra tudo, e claro que também seria assim para a depilação.
    Acho que o argumento da proteção que os pelos dão só é válido se vc não depilar ou depilar apenas a linha do biquini. Quem faz virilha cavada retira a proteção do mesmo jeito, já que os grandes lábios ficam expostos.
    Por fim, quanto à questão de ser influenciada por outras pessoas e/ou sociedade, chega a ser bastante ingênuo. Claro que somos influenciadas!! O tempo todo, em todas as nossas escolhas, das mais fúteis às mais complexas. Ou vc acha que escolhe o que comer, pra onde quer viajar, como lavar o cabelo e tantas outras coisas por vontade própria e genuína? Se vc começar nesse questionamento vai enlouquecer, pois somos, sim, vítimas de várias “escolhas”que estão longes de serem nossas.

    • RESPONDER
      Joana
      15.05.2015 às 10:48

      Raquel,

      Eu super acho válido seu último questionamento, mas não sei se por ter feito muita terapia eu acredito que somos mais felizes quando tentamos descobrir do que a nossa essência gosta. Concordo que somos influenciados o tempo todo, tanto que continuo me depilando normalmente, mas acho válido propor sempre um mergulho interno para dentro de mim mesma e descobrir o que de fato são valores meus, do que minha essência gosta e quais são os meus sonhos, tentando não levar as expectativas da sociedade para mim.

      Claro que vamos continuar sendo 100% influenciáveis, mas acredito que quanto mais sabemos sobre a nossa essência mais independentes são nossas escolhas e expectativas, assim é mais fácil ser feliz. Pois ser feliz nos dias de hoje, com todas as imposições do mundo contemporâneo tem se mostrado uma tarefa onde poucos conseguem ser bem sucedidos.

      Quanto a proteção você está totalmente certa, por isso os médicos falam em linha do biquini.

      Beijos

  • RESPONDER
    Tayra
    15.05.2015 às 12:01

    Gente, que auê!!!!

    O mais doido é ver que, como confirmava as minhas suspeitas, as da Jô e até mesmo as da Carla do Modices, a imensa maioria fez pra agradar noivo, namorado, marido. Ou seja, não foi por vontade própria, foi pra fazer a vontade de alguém. E sei que em relacionamento é normal e bacana você fazer algo pelo outro, nem estou questionando isso. Mas esbarra um pouco naquilo que a Carla disse no post dela – estamos tão doutrinadas a isso, que nem pensamos.

    Eu acho depilação total uó, quando li o post só pensei: nossa, ele poderia ter sido escrito por mim. Porque eu concordo com cada vírgula ali escrita. Principalmente com o lance de achar que quem curte tem uma pitadinha de pedofilia. Vi aí nos comentários alguns falarem que isso é preconceito. Vocês tem ideia do que é preconceito? Isso não é, é conceito. Um homem se sentir atraído por um órgão genital que tem a aparência do órgão genital de uma criança pré-puberdade, totalmente é conceito, flerta sim com a pedofilia. Agora deixando bem claro, não estamos dizendo que seus respectivos maridos, noivos, namorados são pedófilos, mas sim que há um “quezinho” ali. Porque nós vivemos em sociedade, e pelas regras da sociedade, aprendemos a nos moldar e a cumprir determinadas regras, ao longo da vida vamos aprendendo o que é certo e o que é errado. E ter interesse por crianças é errado, ponto, não cabe discussão – aí eu acredito que eles entendem super isso, e mesmo que palpite um mini-interesse reprimem. Porém, manifestam, de forma velada e socialmente aceita, se interessando por depilação íntima total, que remete a uma menina, a uma coisa meio assexuada.

    Sei que o tema é bastante polêmico, sei que interpretação de textos é algo que mandou lembranças, sei que serei apedrejada, assim como Jô está sendo. Mas eu não podia deixar de vir expor minha opinião e meio que partir em defesa dela neste ponto.

    PS: em tempo, eu fiz uma depilação total uma única vez, quando tinha 21 anos, numa tentativa caseira de fazer um bigodinho que ficou uó, e pra consertar eu tirei tudo. Eu detestei!!!!! Me senti uma menina de 8 anos. E aprendi que depilação íntima não se faz em casa – hahahahahaha

    • RESPONDER
      Rafa
      15.05.2015 às 15:00

      Tayra,

      Acho que vc leu comentários diferentes dos que os meus, pq a maioria que vi aqui disse que realiza a depilação por vontade própria.

    • RESPONDER
      silvia
      16.05.2015 às 6:47

      Tayra, eu me senti normal, apenas sem cabelo, careca!

      Sempre tive a maior neura com a questão da pedofilia, mas sei que meu marido curte me ver feliz, então se eu fico mais confortável sem pelo, ele não vai discutir! Eu raspo e acho prático, fica uma sombra, mas não machuca. Acho que talvez seja essa sombra que não me faça sentir uma criança! Agora eu sempre conversei sobre diversas coisas com o meu marido e nunca surgiu em nenhuma vez alguma sugestão sobre me depilar de tal forma ou fazer qq coisa mais infantil. Acho que aqui nós dois somos tão desagradados com a ideia que nem colegial rolaria, pq já é limítrofe demais para a gente. Como contei lá embaixo conhecemos pessoas vítimas de abuso qdo crianças, então é algo que já conversamos mto.

      Bonito eu não acho, mas acho mais confortável, me dá mais área de pele, mais espaço e eu sou uma pessoa que tem os sentidos muito aguçados. Então para mim, essa sensação de toque, vale ficar careca e esteticamente mais feia. Mas eu acho a vagina feia mesmo, risos, então fico com o que me faz me sentir melhor! E honestamente prefiro q meu marido queira me ver feliz e satisfeita, a ter depilação X, Y ou Z! E honestamente, acho que ele nunca se importou mto com a minha depilação, pelo menos eu nunca notei nesses 12 anos juntos

      Beijos!

    • RESPONDER
      Thais
      18.05.2015 às 21:45

      Tayra, você não deve ter lido bem os comentários pois grande parte das meninas disse que faz ou fez por vontade própria sim. Eu particularmente acho que experimentar algo vez ou outra pra agradar o parceiro não é absurdo nenhum, desde que isso não anule a própria personalidade. Penso também que se disserem que acham “uó” zero depilação todos vão achar falta de respeito, que é um direito conquistado pelas mulheres e etc, mas não vejo essa preocupação ao expressar a opinião quando é ao contrario. E por último, o preconceito existe a partir do momento que você “constata” que uma simples preferência isolada é um “quezinho” de pedofilia. Uma vagina sem pelos é apenas uma vagina sem pelos, uma preferência isolada não dá a ninguém o direito de afirmar que ele é um potencial pedófilo. Acho que quem não tem ideia do que significa pré-conceito é você.

  • RESPONDER
    Laila
    15.05.2015 às 12:58

    Vou ser obrigada a discordar de você, Jô, no sentido de que remete à pedofilia. Se fosse assim (e você visse o tamanho do pau do meu ex), acho que eu me encaixaria no conceito de pedófila que a Tay descreveu aqui em cima e eu não acho que seja o caso… Hahahahaha

    Sobre a depilação em si, já cheguei a tirar tudo, mas concordo com uma das meninas aqui em cima que disse que a ppk tem que ser GHATA pra essa depilação ficar boa, o que não é o meu caso, então não rolou pra mim. Sou adepta do bigodinho de Hitler mesmo!

    Em tempo, acho sempre válido relembrar aqui o quanto eu admiro a sua capacidade de levantar e conduzir com tanta maestria discussões tão polêmicas quanto essa. Palmas à você, ao blog e todas as leitoras maravilhosas que abraçaram a causa e alimentaram essa conversa entre amigas que deu gosto de ler!

    Beijossss

  • RESPONDER
    Camila
    15.05.2015 às 21:53

    Olha, lembro da primeira vez que ouvi falar em depilação total. Algumas colegas (na época com 25 anos, hoje com uns 30/35 anos) estavam comentando que depilavam tudo. Eu fiquei um pouco chocada!
    Pensei exatamente como a Jô, que aquilo era meio pedófilo, que a vagina sem pêlo parecia de criança… Sempre deixava um bigodinho e fazia com lâmina de barbear (fiz uma vez com cera e achei doloroso). Até que um dia, sem nada para fazer, resolvi experimentar e gostei muito!

    É prático! No banho raspo tudo e pronto! As vezes penso em variar, mas na hora de raspar é tão mais fácil tirar tudo!
    O meu noivo gostou, tanto que ele começou a fazer o mesmo.
    Sempre que vou a ginecologista, fico com medo dela me dar uma bronca, por estar sem pêlos, mas nunca aconteceu!

    Adorei o post da Nina Ribeiro, me fez pensar!

    Agora, uma dúvida: por que colocamos apelidos na vagina?

    Abraços, Camila

    • RESPONDER
      Joana
      15.05.2015 às 22:01

      MELHOR PERGUNTA DA VIDA! Me senti uma idiota agora, PODIA TER ESCRITO VAGINA! hahahaha

    • RESPONDER
      silvia
      16.05.2015 às 6:21

      Camila, tirando o bigodinho que eu nunca gostei, eu tb acho mais prático e por enquanto careca vou vivendo! Tb fiz por opção minha e tinha medo de bronca do meu Gineco mas nunca tomei nenhuma! Aliás graças ao Cramberry , calcinhas de algodão e pasme sabonete Dove – pq a glicerina começou a me ressecar mto e ele me mandou usar o dove – nunca mais ouvi nada que não fosse “está tudo ótimo”! E que espero continuar assim!

      Sempre falei vagina, mas sou filha de médicos, então não conta… Risos!

      Beijos!

  • RESPONDER
    silvia
    16.05.2015 às 6:13

    Então fiz o triângulo alto no laser, pq odeio pelo mas tb odeio moda e não ia fazer a tal faixa tb e depois me arrepender, até pq já ouvi chamarem de bigode de Hitler e aí mesmo que eu não vou me depilar assim!

    Bem, comecei a depilar a perna cedo, em casa com creme. Virilha só mais velha e por opção dado que não era ativa. Nunca curti ter mto pelo, não acho higiênico e sempre aparei. Quando Erick entrou na minha vida comecei a me aproveitar da máquina dele que estava aposentada! Ele nunca pediu nada! O que vale é eu estar bem e a vontade, se quisesse fazer a bandeira dos EUA, acho que ele não iria achar bonito mas tb não se abalaria ou daria escândalo – pq tem homem que não gosta nem qdo a mulher apara o cabelo!

    Sempre achei que sem pelo era estranho, era Lolita e pedofilia é algo que levo a sério, é perto demais para mim (conheço gente que foi abusada). Então não cogitava raspar tudo nunca! Até que um dia, por uma alergia, eu tive que usar creme, e creme não combinava com pelo. Peguei a lamina e acabei com o que tinha. Olhei para baixo e não me senti Lolita ou criança, me senti “careca”. Simples assim juro! Daí resolvi fazer o teste drive e eu curti pq me aumentou a área da pele e eu sou super sensível, o toque é importante para mim! Daí passei a raspar por minha vontade e gosto, Erick nunca falou um ai! Ele se importa que eu esteja bem e confortável, pq se eu não estiver bem não vai ser bom para ele tb, né?!. Mas assim, eu não acho que toparia a definitiva não, acho que o fato de eu ter pelo para tirar faz uma certa diferença, mas tb pode ser neurose minha. De qq modo, acho que nunca faria pq alguém me pediu ou para agradar alguém se me incomodasse, já terminei namorico por menos! Se me sentisse com “cara” de criança, não faria de novo nunca! E esteticamente para olhar, tb não acho o visual mais bacana, não acho a v4gin4 uma coisa bonita para ficar aparecendo, risos! Prefiro o triângulo na linha natural – não arbusto e nem mini – acho mais bonito e clássico, mas em mim eu optei pelo conforto E sim, eu acho mais confortável em vários aspectos, até na hora de raspar!

    Beijos!

  • RESPONDER
    silvia
    16.05.2015 às 7:02

    Sobre pelos… Eu adoro uma barba e um bigode, mas isso não significa que não tenha q ser cuidado! Conheci homens hetero, casados que se depilam, alguns com cera, outros laser, uns costas, outros peito. Lógico que não é mto comum ver homem depilando a perna, mas na boa, acho q se é deselegante pelo na axila de mulher, é deselegante homens com pelos em lugares q não deveriam ter pelos! Eu sou a favor sim de que homem se cuide! Aparar pelo não doí e não faz mal a ninguém! Se não gostam de pelo na axila, eu não gosto de pelos na orelha! É comum?! É, mas precisa? Não, ne?! Os do nariz então…

    E olha, tirando Chanel, os melhores estilistas para mim são homens, e os melhores chefes tb! Esse papo de que mulher cozinha e costura não tá com nada! Eu não sei pregar botão e meu marido é quem cerze qq coisa aqui em casa! Eu só sei enfiar a linha na agulha! E mal sei fazer arroz, risos! E ainda peço para o Erick “bater a minha nuca” qdo ela cresce demais mas tá cedo para ir no salão!

    Agora eu vou tentar dormir, pq ja nao devo estar escrevendo coisa com coisa, risos!

    Bjs!

  • RESPONDER
    Fernanda
    16.05.2015 às 14:32

    Olá Jo!!!
    Tenho 23 anos e creio que desde que comecei a me depilar sempre fiz total, meu namorado nunca falou nada, nem reclamou quando fiquei um tempo sem fazer a depilação por causa de uma lipo (fiz antes da cirurgia mas os pelos cresceram muuuito mais rápido que o normal depois dela).
    Adorei o post, fiquei na verdade muito intrigada porque faço depilação total há anos e nunca tinha parado pra pensar se era porque gostava ou simplesmente porque achava normal, não imaginava que ainda havia tanta gente que achava isso estranho. Mas, de qualquer forma, achei ótimo vc tocar no ponto de que isso remete a uma fase muito infantil da mulher e pode ser uma coisa muito boa.

  • RESPONDER
    Luiza Campolina
    17.05.2015 às 14:40

    Adorei o texto, vocês sempre abordam esses assuntos polêmicos de uma forma ótima!
    Desde bem cedo comecei a fazer a depilação cavada com cera porque tenho bastante pelo, ai já teria que tirar por conta do biquini mesmo e preferia tirar logo a cavada. Meu primeiro namorado gostava mais da cavada tbm (como eu já fazia) e achava a total estranha. Mas meu primeiro namorado era 6 anos mais velho que eu. Hoje tenho 21, e a maioria dos meus amigos, amigas e posteriores namorados preferem a total. Pessoalmente gosto/faço dos dois jeitos atualmente…

    Eu acho meio exagerado pensar que é um flerte com a pedofilia, embora já tenha pensado isso tbm ( talvez pq o meu primeiro namorado achava isso, e minha irmã mais velha tbm) e porque fica parecendo mesmo de criança. Acho que essa estética surgiu totalmente dos filmes pornôs e ai os meninos cresceram achando que a mulher tinha que ser assim. Além disso acho que é mais confortável pro sexo oral. não que um pelinho seja desculpa né, ainda mais se vc já depila de outro jeito e/ou apara os pelos. (ah, tbm não acho que a depilação total faça nenhum mal qnt a proteção, a minha gineco não tem nada contra, diz que hoje usamos roupas, e cada um faz o que gostar mais, ou não faz nada!)

    Mas o que acho interessante é tudo que nos influencia a depilação, eu faço por uma “escolha” minha (não pro namorado), acho mais bonito, me sinto mais leve. Mas todas as nossas escolhas são influenciadas pelo meio a nossa volta, e hoje em dia mesmo não me considerando uma pessoa fresca e que acha pelos sujos, não consideraria não me depilar, ou depilar só a linha do biquini. É bizarro, já que não depilar seria o mais natural, e a mulher que faz essa escolha é vista praticamente como um E.T. Eu acho feio, mas é só, e feiura é questão de gosto. Odeio quem quer inventar uma outra regra pra obrigar a fazer depilação que é pura e simplesmente estética, ai falam que é sujo, desleixo, feminazi, que tem que fazer,etc…

  • RESPONDER
    Luiza Campolina
    17.05.2015 às 14:47

    Adorei o texto, vocês sempre abordam esses assuntos polêmicos de uma forma ótima!
    Desde bem cedo comecei a fazer a depilação cavada com cera porque tenho bastante pelo, ai já teria que tirar por conta do biquini mesmo e preferia tirar logo a cavada. Meu primeiro namorado gostava mais assim tbm, como eu já fazia. Mas meu primeiro namorado era 6 anos mais velho que eu. Hoje tenho 21, e a maioria dos meus amigos, amigas e posteriores namorados preferem a total. Pessoalmente gosto/faço dos dois jeitos, talvez com uma preferencia pra cavada.

    Eu acho meio exagerado pensar que é um flerte com a pedofilia, embora já tenha pensado isso tbm ( talvez pq o meu primeiro namorado achava isso, e minha irmã mais velha tbm) e porque fica parecendo mesmo de criança. Acho que essa estética surgiu totalmente dos filmes pornôs e ai os meninos cresceram achando que a mulher tinha que ser assim. Além disso acho que é mais confortável pro sexo oral. não que um pelinho seja desculpa né, ainda mais se vc já depila de outro jeito e/ou apara os pelos. (ah, tbm não acho que a depilação total faça nenhum mal qnt a proteção, a minha gineco não tem nada contra, diz que hoje usamos roupas, e cada um faz o que gostar mais, ou não faz nada!)

    Mas o que acho interessante é tudo que nos influencia a depilação, eu faço por uma “escolha” minha (não pro namorado), acho mais bonito, me sinto mais leve, rs. Mas todas as nossas escolhas são influenciadas pelo meio a nossa volta, e hoje em dia mesmo não me considerando uma pessoa fresca e que acha pelos sujos, não consideraria não me depilar, ou depilar só a linha do biquini. É bizarro, já que não depilar seria o mais natural, e a mulher que faz essa escolha é vista praticamente como um E.T. Eu acho feio, mas é só, e feiura é questão de gosto. Odeio quem quer inventar uma outra regra pra obrigar a fazer depilação que é pura e simplesmente estética, ai falam que é sujo, desleixo, feminazi, que tem que fazer,etc…

  • RESPONDER
    Silvia
    19.05.2015 às 19:31

    Me lembrei de uma coisa que acho interessante trazer para a discussão: muitas falam que tirar o pelo não é saudável pois eles servem de proteção. Entretanto os egípcios se raspavam totalmente para não ter doença nenhuma. E alguém vai me dizer que Cleópatra não era sexy? Alexandre o grande, ao contrário do que mostrava o filme, mandou que todo o seu exército raspasse a cabeça. Ele descobriu que o cabelo, durante uma batalha, era uma fraqueza pois seu inimigo poderia expor seu pescoço ou apenas conseguir lhe segurar por mais um lugar. Aliás os Romanos também não usavam cabelos longos.Em 1500 AC as pessoas já se depilavam por motivos médicos, estéticos ou higiênicos! Não é incomum em algumas regiões do Oriente Médio, especialmente entre as tribos islâmicas, as pessoas se depilarem, apesar de a barba ser tratada com algo a parte. Já no Judaísmo é proibido que se corte qq cabelo por um período de 30 dias, quando se está cumprindo o Shiva – período de luto de um parente muito próximo.

    Em uma região mais quente, as pessoas costumam ter menos pelos, afinal os mesmos servem muito para proteção do frio. Agora, chato, por exemplo, só existe uma maneira de não pegar que é não ter pelo púbico nenhum, dado que camisinha não protege do mesmo. Assim como carrapatos ou pulgas. E para quem acha que pulgas não ficam na região, eu não vou contar aqui o que aconteceu comigo quando eu tinha 4 anos de idade e fui literalmente devorada por pulgas do dedo mindinho a cabeça. (estava sobre os cuidados da minha avó paterna e minha tia tb por parte de pai, enquanto meus pais iam ser padrinhos de casamento). Enfim, pelos não são necessariamente uma proteção hoje quando usamos calcinha, por exemplo.

    Antes de uma cirurgia é comum retirarem os pelos da região se necessário, isso facilita a observação da cicatrização inclusive e evita riscos de infecções por micro organismos ou os bichos que já falamos acima. Pela mesma razão alguns atletas são aconselhados a manterem uma depilação, para facilitar a limpeza de um ferimento, além de diminuir o desconforto do uso de alguns equipamentos. Portanto, pelos são retirados de diversas partes do corpo durante a nossa história, para diminuir a contaminação ou infestação de doenças, por consequência não podemos dizer que retirar os pelos é ruim para higiene e saúde.

    Outro ponto é que conversando com o Erick – meu marido – ele levantou a questão de que na década de 80 foi “inventada” a depilação como conhecemos. Os meninos que consumiram pornografia – quem nunca – foram criados com um padrão de estética completamente diferente. Para a indústria não ter pelos, dava fotos e filmes melhores e mais reais. Portanto, para eles o primeiro contato é como mulheres de pouco pelo. Então, quando um homem vê uma mulher depilada provavelmente ele pensa no que viu nos filmes e fotos, e não em uma criança. De acordo com ele, uma vagina adulta é uma vagina adulta com pelos ou sem, e o corpo, o cheiro, os seios, são coisas que diferem completamente mulheres de crianças, sendo assim, não dá para olhar uma mulher sem pelos e pensar em uma criança.

    Um terceiro ponto que achei que valia por curiosidade: no Japão é proibido desenhar órgãos genitais. Portanto a maioria dos desenhos pornôs, as meninas usam calcinhas brancas e os bichos tem tentáculos. De acordo com um documentário que li, a calcinha branca é escolhida quando querem representar uma mocinha pura e normalmente elas usam saia colegial tb. Se eu for pensar que calcinha branca no Japão é sinônimo de quase pedofilia, nunca mais vou usar calcinha branca! E eu vou confessar que comprei e usei uma minha calcinha branca para na minha noite de núpcias.

    Não estou aqui defendendo a depilação assim ou assado, estou apenas trazendo informações que achei que podem ser interessantes para pensarmos um pouco mais. E que cada mulher seja feliz com a depilação íntima que preferir!!! =)

    Beijocas!

  • RESPONDER
    Luiza
    01.06.2015 às 16:12

    oi meninas,

    realmente a depilação total (na frente e no bumbum) é a campeã de audiência e ao meu ver, é por causa de uma mistura de sensações físicas com psicológicas. A sensação física no sexo oral e mesmo quando ele passa o menino dele nela é bem melhor, pois nada dá mais tesão que a pele na pele. Muitas meninas aqui dizem que tiram tudo porque não gostam de pelos, mas na verdade querem mesmo é mesmo a sensação …

    Já no psicológico tem um lance sim de ser menininha….quem aqui não gosta de se fazer de lolita para seu homem? É tudo na fantasia, não tem problema algum…a ppk lisa realça mais ainda esta fantasia de ele estar com uma adolescente.

    E por fim, ela lisinha deixa ela muito mais “exposta” aos prazeres do macho, um manorado me disse que ela fica “vulnerável” para ele devorá-la…..achei interessante esta visão, a cosiado macho peludo devorando a lolita lisinha…..atire a primeira pedra quem não gosta deste contraste macho rude X fêmea indefesa…voce não concorda comigo Jô?

    bjus meninas

    • RESPONDER
      Fernanda
      09.06.2016 às 17:28

      Achei sua colocação perfeita Luiza
      Sem pelo trás tudo isso.
      E virou tendência. Não fica pentelhos na boca e o melhor os pelos trazem um odor mais forte. Então sem pêlos está mais limpinha.
      Em épocas de Nudes temos mesmo q tirar tudo ou causará uma decepção quando for apresentar a sua amiguinha cabeluda fora de moda kkkk

  • RESPONDER
    Inês
    29.06.2016 às 13:33

    Achei bastante interessante a reflexão sobre este tema. Também nao sou adepta da depilaçao total… Por mim deixava tudo ao natural! :) Sem cavas, sem bigodinhos de hitler… Faço apenas as virilhas porque nao gosto de me ver com os pelitos para fora da cueca… Os pelos nao me incomodam muito ao ponto de ter uma neura, mas claro que noutras partes do corpo prefiro sem pelos. E se pensarmos bem, somos todos influenciaveis pela sociedade, somos tipo uns cordeirinhos que vai atras da maré… Ou alguem tem coragem de sair com os pelos das pernas á mostra?? Mesmo que a pessoa em questao nao gostasse de pelos na perna e depilasse por opçao de gosto estava sempre uma vozinha no subconsciente que diria: se eu sair com pelos todos vao olhar para mim como se fosse um et. Que vergonha! Inconcientemente, pelos sao vistos como algo horrivel( com muita pena minha) :/
    Tambem nao gosto de pelos, esteticamente nao ficam bem, mas sinceramente tenho mais medo da dor da depilaçao do que propriamente da minha vaidade em ser bonita.. O que eu estou a tentar dizer, é que a depilaçao e horrivel, uma tortura para a pele e para a alma… Admiro quem tem coragem para fazer depilaçao a cera(eu tambem gostava de a ter)!!!! Eu nao gosto nada de pelos ( embora os aceite sem muitas neuras mas gosto ainda menos da dor da mesma…
    So mais uma coisa: se repararem um homem pode sair peludo que ninguem acha feio ou o acha um et, ja nas mulheres… aff, mundo injusto.
    Conclusao: a depilaçao/tortura estetica devia ser uma opçao e nao uma obrigaçao!
    ps: ja me alonguei na conversa, quanto a depilaçao da vagina depende do gosto mas daqui a uns anitos deve virar uma obrigaçao cultural…

  • RESPONDER
    Agne
    20.08.2016 às 18:27

    Faço depilaçao total desde os 11 anos. Sempre senti que pelo não fazia parte de mim, me sentia mais limpa. Com essa idade eu nao tinha pq fazer isso, não tinha nenhum tipo de contato sexual.
    Fazia escondida.
    Quando cresci meu gosto não mudou. Gosto e acho mil vezes mais sexy uma mulher que se depila na área íntima, meu namorado acha até bonito quando começa a crescer, mas eu logo tiro. A falta de pelo ajuda vc a se libertar na ora do sexo oral. Alguém comentou algo no sentido de que duvida que o homem vai se depilar pra receber tbm.. está bem enganada. Eu particularmente tenho nojo de pelos masculinos no saco, assim como nao acho bonito ficar com muitos pêlos, mas isso é uma questão pessoal.

  • RESPONDER
    Valmir
    11.10.2016 às 12:28

    eu gosto da mulher depilada sim totalmente, como a mulher vai ter sexo oral, se não tiver depilada, eu me depilo, logo posso exigir da companheira depilação intima total

  • RESPONDER
    Silvana
    28.01.2017 às 0:50

    Pêlo não é sujeita mas acumula sujeira sim, é só fazer uma pesquisa, colocar no microscópio, acumula muita bactéria sim,lógico se faz uma função de filtro, só ver, por exemplo, os pelos do nariz, são cheios de sujeitar filtradas.Claro que na vagina nem tanto. Eu nunca tinha feito a total, fiz agora recente, gostei estou me sentindo bem m quanto aos homes, meu marido depila tudo desde que o conheci m mas eu somente agora. Minha filha desata pelo mm ela tira de tudo até do braço, costas, barriga, tudo, tudo ela tem horror. Mas tem 21 anos e ainda virgem, e que nunca gostou mesmo.

  • RESPONDER
    Marco Ornela
    08.02.2018 às 5:39

    Eu já havia escrito uma vez sobre este tema num post no Face. Como homem também acho que é uma fantasia masculina que flerta com a pedofilia, vejo que alguns colegas que adeptos de, quanto mais nova melhor adoram. Eu particularmente não vejo graça nenhuma em uma mulher com “corpo” igual a um bebê que veio ao mundo, sem falar que as partes íntimas ficsm sempre vomo pele de galinha. E o pior, agora homens também fazem, com a desculpa de ser higiênico. Para mim, duas partes íntimas sem a proteção dos pêlos é que é anti- higiênico.

  • RESPONDER
    Paula
    11.10.2018 às 23:27

    Vou dar contribuição. Já tinha feito semi total (deixando o desenho no púbis) a cera e tinha até esquecido como é. Bem, perguntei para ginecologista e ela achou ótimo, sem restrições. Então optei pela.virilha, ânus e metade da vulva para deixa o desenho dos pelos e ficar mais mulher digamos assim. Bom, ela lisa tem os seguintes inconvenientes: o jato do xixi fica meio descontrolado, é um saco… Os pelos fazem meio que um funil…; Tenho sentido a pele mais irrita. Provavelmente do contato direto da pele sensível com a calcinha; no anos acho ótimo. Bem, então posso afirmar q me arrependi do formato (e agora tá sem nascer, com apenas uma sessão kkkk). Se pudesse deixaria toda a vulva e tiraria apenas ânus e contorno do biquine mais cavalinho.
    É isso! Acho mais bonito pelo, pouco, mas tendo pelo.

  • RESPONDER
    Amanda
    26.09.2019 às 16:37

    Concordo com o post. Nós mulheres temos pouco pelo no corpo, demora 11 anos ou mais pra começar a nascer pentelho. Homens adoram novidade, por isso sempre mudo minha depilação, às vezes mais largo, quadrado, bigodinho de Hitler, pelo mais alto ou baixinho. Eu nunca tinha tirado totalmente os pentelhos, meu namorado pediu pra ver como ficava, achei estranho mas fiz. Ele gostou mas disse que achava mais tesudo com os pelinhos na minha ppk. E olha que eu tenho a ppk fechadinha, como mencionaram, é bonita, poderia ficar sem nada. Ele gosta da sensação quando transamos e de chupar tb. Tirar tudo é mais prático pq não tem erro, mas não gostei. Prefiro com. Tenho amigas que fizeram total a laser, algumas já se arrependeram, outras sei que se arrependerão, a moda é cíclica, e já está voltando a moda de ter pentelhos, uma inclusive está bem triste pq o novo namorado ama pentelho, enfim, prefiro deixar meus pentelhinhos.

  • Deixe uma resposta