14 em Comportamento/ Variadas (f)utilidades no dia 18.04.2015

Aplicativo do momento: Periscope, vem seguir o futilidades e ver no que dá!

Essa semana baixamos o Periscope. e desde então temos ceeteza que todo mundo precisa baixar também! Para mim, ele vai revolucionar a rede social e nos fazer dar um passo à frente, melhor que o instagram. Afinal, parece que no insta, Mark já está metendo os pés pelas mãos. 

Semana passada o Twitter Brasil nos convidou para bater um papo sobre Vine, um app muito legal que estamos voltando a brincar, mas hoje não vamos falar sobre ele.

Vamos entrar no clima da nossa amiga Ale Garattoni e escrever sobre o aplicativo que tem tirado nosso sono, literalmente.

Quando vi Camila Coutinho falando do Periscope, achei melhor baixar e garantir o usuário “futilidades“. Não me perdoo por ser @blogfutilidades no snapchat, o @futilidades de lá é um usuário um tanto quanto questionável. Por isso, resolvi correr…

periscope

Não estava dando muita bola, para mim era apenas mais um app que eu ia começar a usar e depois largar, mas não, parece que não é esse o caso e é por isso que você precisa baixar o Periscope. 

Para minha surpresa, entrei no app na quarta-feira para tentar transmitir ao vivo o último desfile de Gisele. Com o passar dos primeiros minutos, veio a euforia. Eu estava ali, transmitindo um momento épico das passarelas via as lentes do meu celular. Mais de 80 pessoas ao mesmo tempo viram XL pendurar as sandálias de fashion week através das minhas lentes, e o melhor?

Com muita interação, comentários, corações e afins! As pessoas que participaram da transmissão deram ainda mais emoção a esse momento que já era incrível por si só.

Acho que não me sentia tão empolgada com uma rede social desde 2004, quando entrei no Orkut. Empolgada e intrigada.

Naquela noite eu fiz mais umas 3 transmissões sem entender ao certo o que estava acontecendo. Só sei que fiz e e estava amando. O sentimento de “estar perdida” realmente se assemelhou ao que eu senti no dia em que tentei explicar o que era uma rede social para amigos pela primeira vez.

De lá para cá, todos os dias eu tenho entrado no Periscope e aos poucos tenho aprendido a usar melhor o aplicativo.

A Carla já fez reunião de pauta para post, eu já fiz desabafo de pijama, já falei sobre problemas de pele, já falei com Hugo Gloss, já vi a filhota da Ale e acompanhei a coleção de óculos da Cony, ufa! Muita coisa legal aconteceu em pouco tempo.

Parece que nesses primeiros dias o Periscope me trouxe de volta o sentimento inicial que me levou a blogar, um desejo por um conteúdo despretensioso. Bagunçado, zoado e sem os haters e seus julgamentos (pode ser uma doce ilusão, mas até segunda ordem estou me sentindo assim).

Posso estar equivocada, mas acho que o Periscope vai trazer mais alegrias do que o snapchat! Será? Veremos nos próximos dias.

periscope-3

Se você tem twitter baixe o app e chega junto da gente, é só procurar o @futilidades!

O que é legal de saber?

Quando você estiver assistindo é possível:

enviar comentários para a pessoa que está gravando ler na hora. Dá para mandar beijo, dar opinião, dica e afins. Vira um chat único, que nunca vi igual.

você pode avisar que está gostando da transmissão dando toque duplo na telinha e enviando muitos corações para a pessoa que você está seguindo e assistindo naquele momento. Quanto mais corações o vídeo ganha, mais popular o perfil fica!

você pode ver os comentários das outras pessoas e interagir com elas também! Por exemplo, posso interagir via comentários com as outras pessoas que estão assistindo e comentando, inclusive encontro várias amigas por lá.

Importante! Ative as notificações! Muita gente, incluindo eu, prefere desligar os avisos dos apps de redes sociais, mas vale a pena deixar o Peri ligado. Dessa forma, você vê imediatamente quem está no ar e consegue acompanhar a conversa do começo! Fica a dica: não demore para entrar “na transmissão”,  quando você entra tarde, o número de usuários que pode comentar pode “acabar”.

Outra coisa, vale lembrar que existe um limite de pessoas que podem comentar, por isso quem quiser interagir é bom entrar assim que o streaming começar!

Quando estiver gravando é possível:

– marcar o passarinho do twitter para avisar por lá que você está entrando ao vivo no Periscope. Assim mais gente interessado em te seguir pode entrar e acompanhar. Convidar a galera nas redes sociais é bem legal!

– bolar um título que dê sentido à transmissão, ou seja, se você quiser falar besteira pode bolar um título qualquer. Agora se você quiser falar sobre um tema específico, o título ajuda.

É possível permitir que o video faça “load” e fique ali por um tempo para seus seguidores poderem assistir aquele vídeo depois. Com direito a ver o que rolou de comentários, corações e afins. Quando a ideia é gravar algo legal, um momento especial, vale muito a pena permitir o replay. Por exemplo, nós permitimos o Replay do desfile da Gisele. Só que essa linha do tempo não parece durar para sempre.

Também é possível não “salvar” o replay. Ou seja? Está de pijama, com a cara amassada ou mesmo quer falar nada com nada? Cancela o replay e só quem estava online na transmissão vai ter podido ver “aquele evento”. 

Importante! Vale repetir: Está gostando o papo? A transmissão está legal? Então contribua! Além dos comentários, você pode dar dois tapinhas e ferver a transmissão com corações:

teste

Não é fofo? A gente amou! É super importante usar essa ferramenta para dar feedback. :)

Ainda não sei como fazer tudo, mas quem sabe não rola mais um convite do twitter para aprender a usar? O Theo, que trabalha lá, disse que nossa transmissão do desfile foi sucesso e a gente ficou mais do que feliz.

Estou pensando em marcar um horário fixo para batermos papo sobre determinadas pautas também! Por exemplo, teve gente querendo que eu falasse mais sobre o tema do post dos relacionamentos abusivos, outras pessoas gostaram da ideia de sugerir posts e por fim pensei que podemos fazer uma bagunça bem livre entre nós. Com um assunto em comum, podemos ficar por vários minutos falando sobre tudo.
E aí? Vamos tentar? Que tal baixar o aplicativo, começar a seguir o futilidades e me encontrar no ar hoje (sábado) as 18h? 

Já estou imaginando discutir todos os posts mais profundos num “fórum” no periscope depois. Nossa, agora tudo pode acontecer!

Acho que o Periscope pode mudar a internet e quero que eu e a Cá façamos parte dessa brincadeira.

E aí, acharam que eu estou louca?

Beijos

 

Perfis que já estão super postando e eu já assisti: Camila Coutinho | Ale Garattoni | Futilish | Hugo Gloss |Lalá Noleto | Noiva de Evase | Glamour Brasil e muito mais! Veja quem a gente segue por lá.

Gostou? Você pode gostar também desses!

14 Comentários

  • RESPONDER
    Anna Cristina
    18.04.2015 às 12:50

    Vou tentar baixar no meu cel, se der certo te encontro às 18:00 =)

    • RESPONDER
      Joana
      18.04.2015 às 12:52

      Perfeito! :)
      Ai separa sobre o que você acha legal conversarmos!

  • RESPONDER
    Daiana
    18.04.2015 às 18:50

    Jo, você não está louca! kkkkk
    Eu sempre acompanhei vários blogs, mas o Periscope me aproximou de uma forma absurda de vocês! Em questão de dois dias eu conversei contigo (pijama talk), Cony e Ale/MH! Foi super legal essa aproximação vida real. Amei. Beijos e não consegui estar presente na transmissão das 18h, mas quando sempre que der, estarei por lá! Muito coraçõezinhos pro Futi!!

  • RESPONDER
    Mônica Yamachita
    19.04.2015 às 0:55

    Eu tb tô amandooooo! Acabei de gravar eu fazendo gordices na madrugada! Kkkk… Me sigam @monicayamachita ❤️

  • RESPONDER
    Monica Amorim
    19.04.2015 às 21:29

    Jo, adorei sua dica! Como te disse no encontro de hoje ã noite, eu li hoje esse post e baixei por curiosidade. Não tinha entendido muito bem até conversar com vc. Adorei o jeito relax, sem make, parecendo bate papo de amigos. Muito legal! Sempre que puder vou te acompanhar lá, pode deixar!
    To curiosa p/ ver os próximos posts sobre os assuntos que discutimos hoje!
    Beijos

  • RESPONDER
    sandra
    21.04.2015 às 19:29

    é preciso ter twitter pra conseguir baixar?

    • RESPONDER
      Carla
      21.04.2015 às 19:30

      Sim, Sandra! Tem que criar uma conta lá! :)

  • RESPONDER
    Paola Alves
    22.04.2015 às 13:22

    Enquanto os haters não descobrirem vai ser lindo.. pena que eles existem e sempre acabam com tudo hahahahah! Por isso o Snap é tão legal =) Vamos aguardar! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  • RESPONDER
    Fabiola
    30.05.2015 às 15:44

    Não consigo comentar no periscope. Em qual opção ir???

  • RESPONDER
    Erika Capriles
    13.06.2015 às 22:21

    Eu amo o periscope. Assisto o Brendon Urie cantando ao vivo todos os dias!
    Vc sabe me dizer como gravar os videos q assisto?

  • RESPONDER
    Sara MSF
    13.08.2015 às 17:17

    como posso mandar mensagem aos meus amigos enquanto eles estao em direto?

  • RESPONDER
    glei
    25.08.2015 às 0:23

    Comenta aí!

  • RESPONDER
    Josenir Teixeira
    12.09.2015 às 12:59

    Fiquei com a mesma empolgação. Ótima ferramenta. Estou usando bastante. Beijo

  • RESPONDER
    Ari
    03.10.2015 às 19:33

    Olá, boa noite eu gostaria de saber como mudar meu nome no perescope.

    Gtato; Ari

  • Deixe uma resposta