Esse é um trip tips diferente e bem especial porque…foi feito por uma leitora!! (dancinha, dancinha, dancinha!). A gente já falou que adora quando vocês participam e interagem, né? Mas a gente repete de novo, porque gostamos mesmo! Quando a Ana Paula comentou no post dos segredos da Disney que tinha trabalhado lá, na hora trocamos e-mail e pedimos para ela dividir essa experiência com a gente – e com vocês também!
Olá querida(s), tudo bem? O post de hoje é um pouco diferente do que vocês estão acostumados por aqui. Meu nome é Ana Paula Costa, tenho 23 anos e vim aqui a pedido da Carla e da Joana pra contar um pouquinho da minha experiência de intercâmbio de trabalho em Orlando, mais especificamente em Walt Disney World de novembro de 2014 até janeiro de 2015.
Minha graduação no final do programa, com o meu diploma e meus chefes hehe
O International College Program, ou ICP como é chamado por nós, é um programa de intercâmbio para estudantes universitários trabalharem na Disney e tem um período de duração de quase 3 meses, com durações variadas de novembro à fevereiro. Eu optei por tentar esse intercâmbio pelo motivo de querer uma experiência no exterior mas que ao mesmo tempo não precisasse parar a faculdade. Para poder participar do processo, você deve atender alguns pré-requisitos que você pode conferir no site da STB, a empresa que faz toda a ligação do Walt Disney World com os candidatos no Brasil.
Sobre o processo seletivo, ele se divide em duas fases com palestras e entrevistas em inglês, a primeira com o staff do STB e a segunda diretamente com recrutadores da Disney. Ano passado a primeira fase ocorreu em 5 estados e a segunda apenas em São Paulo. Eu, que moro em Brasília, tive que viajar as duas vezes para poder participar, então isso é um pouco que deve ser levado também em consideração.
Após todo esse perrengue, se aprovado, você recebe um e-mail lindo da Disney com um Congratulations! Depois de aprovado, começa uma correria de visto, seguros, documentos que a Disney pede pra ficar tudo pronto antes do embarque! Lembrando que como é um intercâmbio de trabalho, o visto de turismo não é válido! O visto usado é o J1 e é emitido pela própria Walt Disney World, que envia um documento (DS2019) para ser levado ao consulado.
Antes de mais nada devemos lembrar que a Disney, acima de tudo, é uma empresa e que tudo deve funcionar da melhor maneira possível. Então recebemos salário (9 dólares a hora, com no mínimo 30h semanais), temos horários para chegar e sair, não podemos faltar por qualquer motivo e, acima de tudo, devemos ter um compromisso com o nosso trabalho. Para mim ver a Disney funcionando como empresa foi algo que nunca esquecerei e com certeza levarei pra a vida e sei que como futura arquiteta poderei aplicar os fundamentos da Disney no meu trabalho.
É na Disney University que recebemos aulas, treinamentos antes de começar a trabalhar. Fica do ladinho do Magic Kingdom mas o acesso infelizmente é restrito. Um dos lugares mais legais que já fui.
A Disney oferece alguns cargos – chamados por nós como roles – para trabalho por lá. Como tudo no programa, a escolha final não é sua. Quando você é aprovado recebe uma job offer com a sua data e role determinada por eles, então fica a seu critério aceitar ou não. Eu caí na data do dia 17/ novembro até 23/ janeiro. Não vou especificar sobre cada role para não me estender muito, mas é fácil encontrar mais informações sobre na internet. Cada uma possui seus prós e contras e na entrevista você escolhe sua ordem de preferência e cabe ao seu recrutador dar a palavra final.
A minha role foi Merchandise no parque Disney’s Hollywood Studios. Sua work location também é escolhida pela Disney e você pode trabalhar em um dos quatro parques temáticos, nos resorts ou no Downtown Disney. Eu dei sorte de cair no meu parque favorito e pude aproveitar o Studios todo dia.
No parque que eu trabalhava, quando o Sorcerer’s Hat ainda existia (eles retiraram ele em janeiro/feveiro de 2015)
Tá, o que eu fazia lá? Merchan é uma das roles mais tranquilas em relação às outras. É basicamente trabalhar em lojas, operar caixas registradoras e atender clientes. Acredito que já esteja subentendido que a Disney exige um inglês de intermediário a avançado, certo? Se você conseguir se comunicar, compreender ordens, atender bem os guests – como chamamos os visitantes do complexo – e resolver certos problemas tá tudo certo.
Para quem não sabe, o padrão Disney de atendimento ao cliente é referência no mundo inteiro, existem n livros sobre ele e para isso recebemos treinamento pesado para manter esse padrão e fazer com que os guests possam ter a melhor experiência possível, afinal, existem famílias que economizam por anos para poder visitar a WDW e realizar seu sonho.
Sunset Boulervard um dos lugares que eu trabalhava, minha work location querida
Agora falando um pouco da parte difícil do trabalho, não existe rotina e a gente rala MUITO. Cada semana você recebe um cronograma diferente e com horários variados. Eu trabalhava em média umas 10 horas por dia, e isso incluía Natal e Ano Novo, que eu trabalhei até quase 4h da manhã, que tal?
Então, o trabalho é super puxado mas pelo menos pra mim valeu muito a pena. Tive contato com pessoas do mundo todo e trabalhei com pessoas incríveis que tornaram minha experiência ainda melhor. Fora isso, eu sempre fechava parque, o que quer dizer que ficava no mínimo duas horas a mais por lá deixando tudo pronto para que no dia seguinte, estivesse tudo certinho. Tive semanas que abri e fechei o parque em dias seguidos, o que quer dizer muitas horas de trabalho e pouca de sono, mas quem disse que fui lá pra dormir?
Falando em dormir, explicarei rapidamente sobre a moradia lá. A Disney possui quatro condomínios para os seus funcionários, maioria são pessoas mais novas que tem trabalho temporário de até 1 ano por lá. Os condomínios são fechados, com segurança e tem alugueis cobrados do nosso salário semanalmente e podemos morar em várias configurações de apartamento. O meu eram três quartos com seis pessoas. Morei com quatro americanas e uma brasileira e foi demais, pude viver bem o american experience do tipo colocar máscara de pepino no rosto, decorar a casa com meias de natal enquanto a gente assistia Grinch.
Eu morei em um condomínio que se chamava Vista Way (o mais antigo e amado deles) e do lado da minha casa tinha: Wendy’s, Chicken Fill-A, Walgreens (❤), Applebees, Starbucks, Dunkin Donuts, Dollar Tree etc – tudo isso à pé, o que pra gente, que não tinha carro, era uma grande facilidade. E o nosso transporte para o trabalho é uma linha de ônibus exclusiva da Disney, chamada Transtar.
Trabalhando na Once Upon a Time durante o Natal, era dia 24 de dezembro! Fiquei triste que eles só comemoram dia 25 mas eu desejava Feliz Natal do mesmo jeito hahaha
É óbvio que como cast member – nome que a Disney usa para seus funcionários, afinal, fazemos parte de um show – nós tínhamos alguns privilégios! E um deles é poder visitar os parques sempre que não estivéssemos trabalhando. Poder conhecer cada pedacinho dos parques, visitar minhas atrações favoritas, assistir as paradas e aos fogos sempre que podia é algo que pra mim era maravilhoso e eu aproveitava sempre que podia, já que sou viciada em parque é já tinha visitado a Disney 3 vezes antes de trabalhar por lá.
dia de day off visitando meu chefe no trabalho hehe das maravilhas de ser cast member :)
Além de tudo, a melhor parte do ICP foram as amizades que pude fazer por lá. Fiz amigos de todos os lugares do País e hoje já tenho meu coração espalhado em cada um das cinco regiões! Dizem que durante o programa conhecemos nossos novos amigos de infância e é bem isso. Imagina morar perto dos seus melhores amigos por três meses? É incrível e viramos uma família mesmo, já que as datas comemorativas que geralmente passamos com a família como o Natal, passamos com eles e passam a ter um novo significado.
Indico o ICP para quem é flexível e é aberto a novas experiências, pois como já disse, todas as palavras finais são deles e pode acontecer de você cair em algo que você não gostaria tanto. Pra mim foi a melhor experiência da minha vida, se pudesse faria tudo de novo e morro de saudades todos os dias.
Dia da Graduation, que é a nossa formatura! Essa é uma parte de todos os brasileiros que foram em 14/15
Se alguém quiser saber mais sobre o programa, na internet e no próprio site do STB tem informações mais completas e específicas como os valores e entrevistas (eu devorei livros e sites antes das entrevistas). Para quem ficou curioso, no meu Instagram tem muita foto do meu ICP, @costaaninha, dá pra ver mais ou menos como era meu dia a dia por lá. Também fiz um vídeo mostrando mais do meu programa, pra quem se interessar, o link é esse:
Espero que vocês tenham gostado um pouco de saber da minha experiência e que quando visitarem o Walt Disney World lembrem de mim e procurem os brasileiros que tenho certeza que terão prazer de ajudá-los! Have a magical day! :)
Ps: Quem, assim como a Ana, tiver uma experiência legal (não precisa ser só de viagem, não, hein!) para compartilhar, fala com a gente! Adoraríamos ver mais dicas de vocês por aqui!
14 Comentários
gil
10.04.2015 às 10:50oi lindaa, oi jo, oi ca :D nossa, que experiência <3 melhor que isso so intercambio na channel, dior kkk so consigo ver a diversao, trabalho e estudo para segundo plano mas sinceramente nunca sonhei em estar na disney, acho que me conformo kkk mas é incrivel concerteza s2
lindaa, jo, ca, me conheçam tambem:
gilvaniaevans.com
Carolina
10.04.2015 às 11:24Aninha,quando vc foi,vc trancou a facul?Ou fez as provas mais cedo?
Carolina
10.04.2015 às 11:29E tudo q vc consumia lá era do seu dinheiro ?
Carolina
10.04.2015 às 11:30E vc teve q trancar a facul?Ou fez as provas antes de terminar o período?
Ana Paula
10.04.2015 às 11:36Oi Carolina!
Então, o programa exige que você esteja estudando então não pode trancar a faculdade não.. tive que conversar com meus professores e adiantar meus trabalhos para não ser prejudicada.
E quanto ao dinheiro, durante meu período lá eu me mantinha com o que eu ganhava sim :)
Bjs!
Rosana Rocco
10.04.2015 às 12:10Ai que linda experiência Aninha. Amei. Eu que sou formada em Turismo, sempre tive amigos de faculdade que foram fazer este intercâmbio e voltaram encantados assim como você. A minha experiência foi ir estudar no Canadá. Na época não consegui trabalhar, só estudar inglês lá, mas já me abriu muitas portas.
Me diga uma coisa, tem idade mínima/máxima pra trabalhar lá neste mesmo esquema que você fez?
Eu to lendo o livro “O poder da atitude” que foi todo baseado nos ensinamentos da Disney. Como estou querendo justamente aprender mais sobre a excelência da qualidade dos serviços, queria saber se existe idade máxima..hehehee.
Beijinhosss!
Ana Paula Costa
10.04.2015 às 13:40Oi! Não existe idade máxima não, mas você precisa tá fazendo faculdade :) bjs!
Larissa Guimarães
10.04.2015 às 16:46Ana, amei!! Morri de vontade de fazer!!
Como era seu inglês antes de ir? Você já tinha feito intercâmbio ou só cursos “normais”??
Ana Paula
11.04.2015 às 2:42Não tinha nenhum intercâmbio não, era inglês de curso e de assistir seriado hahaha fui treinando durante a vida mesmo, eles não exigem nenhum certificado, é tudo decidido pela entrevista!
Ana Luiza
10.04.2015 às 17:01Quando vi a chamada para esse post eu pirei, fiz o ICP 12/13 e foi uma experiência inesquecível <3
Bia
11.04.2015 às 14:16Ana, adorei! Vontade de ir trabalhar lá já!
Malu
11.04.2015 às 22:16Gente, deve ser muito legal sim, especialmente pq mora com pessoas diferentes (o que, às vezes, pode não ser tão bom assim) e conhece gente de várias partes do mundo (e muuuuitos brasileiros) hahahha Mas minha irmã foi, inclusive na mesma época da Ana Paula, talvez elas até se conheçam, e é exploração. É claro que o fato de estar na Disney alivia, mas se fosse aqui no Brasil, o MP ia fechar o estabelecimento por trabalho escravo hahahah Exemplo: uma amiga dela ficava no guichê da entrada do estacionamento e era o dia inteiro EM PÉ! Isso mesmo, sem cadeira e sem descanso enquanto durar sua jornada de trabalho. Acho que talvez seja uma boa pra currículo, mas quem vai achando que é só festa, tá enganado..
Ana Paula
11.04.2015 às 23:57Oi Malu, tudo bem? Quem é sua irmã?
Então, como eu disse o trabalho é sim pesado e as jornadas são em pé mesmo, a gente não senta mas eu antes de ir pesquisei tudo sobre o programa e já sabia disso. Então quando eu fui já sabia como seria minha vida por lá e não era algo que me atrapalhava não, viu? Pra mim essa é uma parte bem pequena em relação ao resto de benefícios que o programa me trouxe porém tenho amigos que foram, sofreram e não voltam nunca mais :(
Eu super entendo que não gostou e não recomenda, mas a minha experiência foi ótima e infelizmente não acrescenta nada ao meu currículo, ninguém liga muito haha :(((
Vivian bailo
04.02.2018 às 19:36Como você fez com a faculdade? Teve que trancar? Estou nesse dilema porque a minha termina 22 de dezembro e já começa em janeiro😅