23 em Comportamento/ Saúde no dia 02.04.2015

Novário 4: Habemus DIU de cobre

Vocês lembram que eu estava na dúvida se iria ou não por o DIU? Depois desse post tomei minha decisão final. Semana passada foi uma semana mega intensa, mas segunda-feira eu consegui horário para por meu DIU e cheguei na ginecologista com as pernas bambas, MUITO tensa e com muito medo, mesmo tendo sido relativamente bem acalmada.

Eu optei por colocar o DIU no consultório devido à minha agenda, já que não tinha como parar tudo para fazer sedação e afins. Combinamos que iríamos fazer no hospital se não desse mesmo para fazer, afinal, a saúde vem sempre em primeiro lugar.

diu-de-cobre-em-T

Para ler os outros posts: Parte 1, Parte 2 e Parte 3.

Na hora que estava tudo encaminhado, o DIU que eu levei “entrava aberto” e por isso a Helena ficou preocupada. Eu já estava vendo o episódio cair por terra quando eu tive a ideia de perguntar se ela tinha o “T” de cobre tradicional, uma alternativa que já tinha sido conversada. Ela tinha um de tamanho compatível e só tive tempo de respirar e mandar um “vamos lá”. Se eu pensasse muito, provavelmente chegaria perto de desistir.

Ela anestesiou, organizou a entrada e para isso, tivemos uma primeira “dor”, depois chegou a hora de colocar oficialmente e pronto, a segunda “dor”. Na verdade ambas “dores” não foram oficialmente DORES, foram mais dois incômodos fortes, e eu aguentei bem até. Achei que seria muito pior, mas acho válido lembrar que eu sou bem tolerante para dores. Terminamos a consulta, fizemos uma ultra normal e vimos que aparentemente tudo estava perfeito.

novario-4

Da hora que eu coloquei até a hora de dormir, eu senti muita cólica. Foi um dia inteirinho de desconforto, que só era aliviado por gotinhas de Buscopan Composto de tempos em tempos. Sempre respeitando todos os horários da medicação que a médica passou, claro. Não fiz nenhum movimento sem falar com ela.

Foram exatamente 24 horas de incômodo. Em nenhum momento a cólica foi mortal, mas foi chatinha. Bem chatinha. Eu tive que tomar o remédio exatamente de acordo com a posologia. Eu sabia que essa chatura poderia demorar 3 dias, mas para minha sorte, demorou apenas um dia intenso. Eu, que nunca tive cólica, não amei, mas aguentei bem.

Quanto ao sangramento, tive vários escapes, mas nada de outro mundo, um sangramento 100% sob controle.

Agora eu tenho que fazer a ultrassonografia transvaginal para ver se está tudo no lugar, se eu não expeli meu novo amigo (acredito que não) e por fim, poder começar a ver como vai ser.

Enquanto isso, sigo ansiosa para fazer a outra ultra, que deve ser mês que vem, para saber se a metformina está funcionando para o SOP, como contei na parte dois dessa novela dos ovários.

Como já contei aqui, minha pele não está sendo muito fácil, mas minha dermatologista está me ajudando muito com a LIP (luz pulsada) mais fraca de efeito antiinflamatório e com a limpeza de pele, fora tudo que estou usando em casa. Os ciclos estão se repetindo o tempo todo, começa com pele boa -> pele média -> pele ruim -> pele boa. Digamos que estamos cuidando de tudo de pertinho e vendo quais serão as próximas decisões para lidar com essa minha pele oleosa e em crise.

Vou atualizando vocês de tudo. Agora é torcer para o DIU estar no lugar.

Ah! Vale lembrar para quem acompanhou que eu fiquei doente semana passada que nada tinha a ver com o DIU. Tive apenas uma faringite e, pelo visto, uma pequena falta de sorte por tudo ter acontecido na mesma semana (o bom é que já passou e eu saí ilesa dessa! rs)

Qualquer novidade eu atualizo por aqui, mas seja o que Deus quiser. Tomara que eu me adapte a essa nova fase.

Beijos

Gostou? Você pode gostar também desses!

23 Comentários

  • RESPONDER
    Amanda R.
    02.04.2015 às 14:19

    Jo, eu li seu primeiro post contando sobre a enxaqueca, comentei e depois não li mais, mas vim hoje e li tudo de uma vez! Ando bem preocupada com as minhas enxaquecas pré menstruais, meu neurologista já me pediu para conversar melhor com o meu ginecologista pois me disse que o jeito é parar a pilula ou substituir pelas pilulas continuas… Mas também me deu para testar um remédio que posso tomar 5 dias antes de menstruar e até o fim da menstruação, no próximo ciclo vou testar, mas não quero ficar presa, viciada num remédio por causa de enxaqueca… Minha dor não vem com áurea, mas é tão insuportável quanto, não consigo nem vir trabalhar (o que é um problema, pq todo mês enxaqueca pré-menstrual, não tem chefe homem que aguente e entenda – se tiver mandem um beijo)!
    Menstruei muito nova como 10 anos e sempre seeeeeeeeempre foi um pesadelo pra mim! Só de pensar q vou menstruar já fico irritada, odeio, já ataca a tpm, já brigo com o bofe e com o mundo! E agora pra completar, tem a enxaqueca que me irrita mais ainda!
    Vamos ver se consigo resolver isso! Espero me encontrar tbm num método que me proteja e que me permita ser mais feliz, pq do jeito que ta minha menstruação, ta bem difícil ser feliz o mês todo!

    • RESPONDER
      Gabi
      02.04.2015 às 15:46

      Passo pelo mesmo problema, enxaqueca absurda e com o agravante de uma TPM inacreditável, coisa de filme de terror…Todo mês tenho q faltar no trabalho para minha própria segurança….É horrível, uma sina que sonho em resolver um dia. Meu médico já disse que a TPM só existe pq menstruo, e q deveria parar de mestruar…Mas gente, tenho histórico de trombose na familia e não quero me arriscar com pílulas. Ao mesmo tempo, não quero ter filhos, e me angustio muito achando que estou me arriscando…Enfim, sonho em resolver isso um dia.

  • RESPONDER
    Débora
    02.04.2015 às 22:28

    Joooo! Que bom q tomou essa decisão! Espero que ela te traga alívio e tranquilidade!
    Não tenho ️mto conhecimento sobre o DIU, mas com certeza esse método evoluiu de uns anos para cá.. Minha mãe usou DIU por anoss, realmente tinha uma menstruação intensa, mas nada que nós mulheres não consigamos superar! Enfim, na época da minha mãe, era comum histórias de “filhos de DIU”.. Então, é bom acompanhar com certa periodicidade para ver se ele não sai do lugar, e talvez continuar com a camisinha… Como disse, não sou entendida do assunto, e não acompanhei a evolução desse método.. Mas achei melhor te falar! Continua contando para gente como esta sendo essa experiência… Queria trocar o meu método contraceptivo tb! Bj

  • RESPONDER
    Eriana
    03.04.2015 às 0:22

    Já que padecemos no “paraíso”, venho compartilhar meu desabafo/desconforto com o ACO (anticoncepcional oral) e minha fase de pesquisa e amadurecimento (loading…) em optar pelo DIU de cobre. Uma das minhas prioridades, no momento, é fazer um check up completo, inclusive com relação aos riscos de AVC e trombose, pois, mesmo fazendo uso do ACO há pouco mais de 2 anos, minha lista de contras é bem relevante: tpm aguda, pele oleosa = acne, baixa autoestima, queda/quase sumiço da libido, formigamento das extremidades, câimbras ao acordar, fadiga, uma dorzinha de cabeça chata ao final de cada cartela. Enfim, minha preocupação em relação ao DIU de cobre é a mesma que a tua, o aumento do fluxo. Sendo assim, te desejo sucesso nesse novo método e aguardo cenas dos próximos capítulos ^^

  • RESPONDER
    Mari
    14.04.2015 às 11:09

    Oi Jo,
    Eu estou acompanhando sua queixas e decisão de colocar o DIU e agora estou curiosa para saber como está sua adaptação.
    Conte-nos!
    Bjs!!

  • RESPONDER
    Fernanda
    08.05.2015 às 12:03

    Florzinha, e aí?
    Como foi esse primeiro mês pós Diu?

    • RESPONDER
      Bruna Miragaya
      13.05.2015 às 23:10

      Também estou curiosa pra saber… voltei hoje da ginecologista com a sugestão de parar com a pílula e apostar no DIU de cobre. #perdida #MuitasAbasAbertasNoNavegador auhuahuaauah xD

  • RESPONDER
    Valéria
    07.07.2015 às 12:38

    Oie..! Prabens pelo blog. to no mesmo dilema q vc pra por o diu…meio q esquematizado pra esse mes tb colocarei em consultorio, o diu de cobre. Como é a anestesia? é agulha? ai to aterrorizada com medo da dor.

  • RESPONDER
    Bet
    16.10.2015 às 12:26

    Oi gente estava nesse drama com o anticoncepcional por uns meses, muito medo de ter um avc ou trombose (minha avó teve trombose na gravidez e passou a vida toda tomando remédio pra afinar o sangue), mas o pior é a libido. Tenho 23 anos e o meu corpo parece q desconectou da cabeça, eu passo o dia pensando em ficar com o meu namorado mas na hora h to seca igual um deserto. Não tem nada nesse mundo q me anime, e olha q menu name é um gatao kkkk. E antes do yaz era totalmente o oposto. Tomei quase 3 anos.
    Hoje coloquei o diu de cobre, pra minha surpresa não doeu nada mesmo! Estava esperando uma facada na barriga e senti uma leve cólica só. Totalmente suportável. Nem acreditei quando a médica falou q já tinha colocado, porque realmente estava esperando muita dor. Sai de lá e fui fazer o ultrassom pra ver se estava no lugar, pq o meu útero ainda tem o agravante de ser retrovertido. Mas graças a Deus tudo no lugar. Só me preocupa agora a questão da infecção, mas fiz todos os exames pra dst que deram negativo, além de não ter sintomas. Fe em deus que não vou ter dip. Quero muitos filhos ainda kkkkk. Meninas que estão com medo da dor, relaxem q não foi tão nem de longe como eu imaginei. Pra mim foi 3 de 10, na escala da dor. Bjs

    • RESPONDER
      Valéria
      16.10.2015 às 15:27

      Oi bet!! Eu tentei colocar o diu de cobre ha 2 meses e meu medico aplicou anestesia porém nao conseguiu colocar o DIU pois ele disse que meu utero é muito torto. Já tenho uma filha e eu e meu marido nao queremos mais filhos no momento. Tb sou como vc…a pilula me deixava pessima, mau humorada, inchada e seca….fria como uma geladeira na cama. Vc é de SP? Se vc for poderia por favor passar o contato de sua médica?

    • RESPONDER
      Gabu
      17.10.2015 às 18:48

      Mas o DIu ajudou com a melhora/volta da libido! Sinto exatamente a mesma coisa, parece q a cabeca desconectou do corpo, estou desesperada :(

      • RESPONDER
        Joana
        19.10.2015 às 10:29

        Minha libido voltou 100% com o DIU, isso foi ótimo pra mim.

  • RESPONDER
    Bruna
    04.02.2016 às 12:39

    Olá, estou com uma dúvida em relação ao DIU de cobre.. Minha ginecologista pediu pra eu pesquisar a respeito dele para então decidir se opto por ele ou pelo Nuvaring. Por enquanto, minha opção é o DIU de cobre, mas ela tinha comentado comigo que deveria continuar usando anticoncepcional por 3 meses, para ter certeza que o DIU se adaptou legal. A sua médica falou algo a respeito? O problema é que não suporto mais tomar pílula, por isso da decisão do DIU.

  • RESPONDER
    Jennifer
    10.07.2016 às 16:43

    Olá , tenho 16 anos e tomo pílula dês dos 11 anos, pois tinha cisto no ovário esquerdo que era hemorrágico menstruava quase o més todo ficava uns 10 dias sem e depois voltava e era muito, ele sumiu, tinha muita espinha. Nunca me adaptei com anticoncepcional nenhum pois passa muito mal e engordava, então tomava três quatro meses e parava . Ano passado tomei a injetável por 6 meses e percebi que engordei de novo, parei , minha menstruação atrasou 5 meses e engordei 18 quilos, achei que tinha engravidado, quando fiz o ultrassom estava com um cisto enorme no ovário direito, voltei a tomar pílula e emagreci 6 quilos, e o cisto diminuiu, mas tenho enxaqueca, dor de cabeça todos os dias um dia moderado o outro muito intenso ,e muita mudança de humor irritabilidade ao extremo. Estou tratando em outro hospital da rede publica mesmo e a médica me deu a sugestão de por diu, fiquei apavorada pois tinha medo de corrimentos, infecção, o aumento do ciclo)já passei por experiencia dessa e não é nada agradável) , e o cisto voltar a crescer .
    Sou solteira, minha preocupação não é engravidar, e sim parar com tantos hormônios no meu corpo que me deixam estressada e me engordam e o cisto não voltar a evoluir.
    O DIU seria bom no meu caso ?

  • RESPONDER
    July
    08.10.2016 às 13:10

    Oi tudo bem !!!! Estou usando Diu desde do dia 20/9 . Estava muito feliz , até dia 29 que fiz a US e meu DIu está baixo vou ter que sofrer novamente com a reposição do DIU e para piorar minha barriga está muito inchada. Sua barriga inchou ? Será que é normal? Bjos

    • RESPONDER
      Thalita
      04.12.2016 às 12:16

      O meu diu também estava a baixo e tive que recolocar em outubro/2016 , você sente dores fortes nas costas?? Cheguei a travar a coluna duas vezes já … obrigada

  • RESPONDER
    Sasha
    21.12.2016 às 0:20

    Coloquei o DIU de cobre ontem, dia 19/12, senti muita dor, quase desmaiei.
    O pior de tudo é que tive que dirigir da clínica até minha casa, tive muito medo de desmaiar durante o trajeto.
    Enfim, as dores pareciam que tinha alguém lutando MMA no meu útero, muitas contrações, eu gemi de dor, como sou alérgica a maiori dos medicamentos, só pude tomar paracetamol.
    Amanheci melhor, mas ainda com dor, barriga inchada, pareço uma gestante de 3 meses.
    Estou agoniada, irritada, não sei o que fazer, acho que vou na urgência retirar.
    Detalhe, coloquei o diu no primeiro dia do meu ciclo menstrual e o sangramento tá fraco. Estou estranhando.

    • RESPONDER
      DANIELLE CARLOS
      13.04.2018 às 7:30

      E depois o q aconteceu, estou assim tbm!

      • RESPONDER
        Márcia
        01.10.2018 às 13:54

        Olá, coloquei o diu no 2 dia da mestruacao e senti muita colica e dor nas costa , e parece quando a menstruação ta indo embora, so q minha menstruação normalmente fica 7 dias, oq acobteceu?

      • RESPONDER
        Poliana Galinari
        21.11.2018 às 15:41

        Também fiquei desse jeitinho! Cheguei a desmaiar no consultório. Como foi depois?

  • RESPONDER
    Andréia
    02.07.2018 às 9:21

    Coloquei o diu na quinta ,hj já é segunda é a dor não passou só diminuiu, uma dor mais fraca mas persistente do lado direito.sera w é normal?

  • RESPONDER
    Leticia
    28.11.2018 às 10:59

    Ei Jô
    Coloquei o diu de cobre há duas semanas e minha experiência foi parecida com a sua. Só que ainda sinto uma leve cólica na região. É um leve incomodo frequente, que vai e vem. Meu receio é que seja inflamação ou rejeição. Me pergunto se é normal, devido à liberação do cobre… sabe algo sobre isso? Além disso, percebi maiores corrimentos… não têm mau cheiro, mas sempre preocupa né…
    Por fim, queria te perguntar se no primeiro mês do diu vc utilizou algum método contraceptivo em conjunto? Meu médico disse que não precisava, que eu já estaria segura…

    Espero que possa me dar mais essas dicas.
    Beijos

  • RESPONDER
    Patricia Lima
    18.08.2019 às 18:20

    Coloquei o diu a quarta-feira senti colicas nos 3 primeiros dias. Continuo tomando o buscopam,o que incomoda mesmo é so os sangramentos,é pouquinho mas incomoda. Até agora estou gostando muito… 😊

  • Deixe uma resposta