2 em Comportamento/ entretenimento no dia 18.03.2015

Seja bem vinda, Babilônia!

Oi gente, hoje convidei um grande amigo meu, que entende tudo de novela para falar um pouco sobre esse furacão chamado Babilônia!
Com vocês, Pedro Herique Batista da Costa!

Fazia um bom tempo que não acompanhava uma novela. Pra ser mais preciso, desde ”Avenida Brasil”. Eu sequer tinha curiosidade em assistir. Talvez pelo fato de já ter assistido tantas novelas boas – e ainda ter feito minha monografia com o tema: A Influência da Telenovela na sociedade – tenha me tornado um telespectador crítico e muito exigente.  Mas uma novela com a assinatura de Gilberto Braga tira qualquer fã de teledramartugia do estado vegetativo. 

Babilônia é uma trama inteligente, ágil e com um texto riquíssimo,  o que já era de se esperar. Com apenas dois capítulos exibidos a novela já disse a que veio. Veio para se tornar memorável. 

O primeiro capítulo parecia um filme com tantas reviravoltas. Arrisco dizer que os primeiros capítulos fizeram mais barulho que muita novela das oito não fez em 200 capítulos. Alô Glória Perez ! Alô Maneco !   

beijo

Alerta importante: preconceito é crime. Esse blog acredita em diferentes formatos de família, diga não a homofobia. 

E o que falar que logo nas primeiras cenas da novela já temos um beijo entre Fernanda Montenegro e Natália Timberg? Simplesmente as duas maiores damas do teatro do país num beijo gay e ainda mais na terceira idade? O que é isso ? 

Isso é ” Babilônia” . 

Glória Pires está simplesmente SENSACIONAL, num papel que promete muito. Rica, bonita, sofisticada, chique e devoradora de homens. Não me lembro de um papel sequer parecido com esse em qualquer outra novela. Sem falar que há tempos esperava uma vilã dessas feita especialmente para ela. Um papel incrível para uma atriz maravilhosa. Arrisco dizer que será a dona da novela.  

novela

foto: instagram @redeglobo

Considero Adriana Esteves uma das mais gratas surpresas dos últimos tempos. Gosto muitíssimo de seu trabalho, e a personagem é ótima e promete. Não tenho duvidas que o Gilberto irá  aproveitar muito bem essa belíssima atriz. Sem falar que o Brasil está em lua de mel com Adriana desde sua última novela. Todos morriam de saudades dela, que também já disse a que veio e já é dona de algumas pérolas da novela, tais como : é impossível começar o ano bem bebendo sidra no réveillon ou quando diz para o marido – que deseja voltar para o Brasil – que isso de voltar pra sua terra?, isso é coisa de índio! “Saudades do que ? Está igual a Essa gente que tem saudade de goiabada, guaraná, sambinha e feijoada“.

A expectativa de embate entre as duas vilãs já é motivo de comoção. E isso já nos foi dado, diga-se de passagem brilhantemente, logo no primeiro capítulo. O gancho da última cena do primeiro capítulo foi simplesmente sensacional. E não posso deixar de citar outra grande pérola, agora dita por Glória Pires para Adriana Esteves (essa inclusive já virou ” meme ” nas redes sociais) :

-Após Adriana muito insistir em marcar um encontro com sua ”amiga de infância”,Glória vira e diz:” Escuta em que planeta você vive ? Você deve ser  única carioca que não sabe que ”Passa lá em casa” é sinônimo de nunca! Então vou ser européia: Não estou disposta ! ” 

babilonia-2

foto: instagram @redeglobo

Camila Pitanga é simpática e por enquanto não faz uma mocinha chata. Arrisco dizer que não será a típica mocinha submissa e passiva, pois já nos próximos capítulos dará um tabefe na cara de Adriana Esteves após ser chamada de favelada. Mas ainda é cedo para avaliarmos se ela conseguirá se destacar diante de papéis tão fortes como das protagonistas.

Há de se destacar  Cassio Gabus Mendes. Grande ator , dispensa comentários . 

O personagem do Marcos Palmeira ainda não estreou, mas tenho certeza que veremos em seu personagem muita coisa inspirada no que acompanhamos todos os dias nos jornais, à lá ” operação lava jato” . 

Há de destacar a direção precisa e primorosa de Dennis Carvalho. É notório seu dedo na atuação de Glória, Adriana e Cássio.  Ou vocês acham que o Wolf Maia faria o mesmo? Tenho certeza que não. 

Li que a audiência está aquém do esperado, mas tenho certeza que isso já será revertido, pois a trama não deixa nem um pouco a desejar. Lembrando que ” Império” – que não assisti – começou com uma audiência baixa e foi muito bem nos seus últimos capítulos. E ”Salve Jorge” e ” Em Família” que foram dois fiascos de audiência tiveram números muito altos em sua estréia. Audiência está longe de ser uma ciência exata. Aliás, audiência baixa nos primeiros capítulos é normal, pois o público se sente ”orfão” da novela que terminou. 

Babilonia-3

Post mais polêmico de ontem no instagram | Tem gente até agora falando nisso no nosso insta @futilidades

Enquanto assistia ao primeiro capítulo monitorei o facebook e o twitter para sentir a repercussão da estréia, e só se falava na novela ! E é claro no beijo da Fernanda Montenegro e Timberg logo nas primeiras cenas. Golpe de mestre. No segundo capítulo a repercussão não foi muito menor, e ” Babilônia” esteve em pelo o menos 5 tópicos diferentes nos trending topics do twitter durante a exibição do segundo capítulo. Há quem diga que nos dias de hoje o melhor termômetro para avaliar o desempenho de uma novela é o twitter. Aliás, o Walcyr Carrasco e Aguinaldo Silva usam e abusam da interatividade com seus seguidores nas redes sociais.

A novela mal começou mas tem um problema muito grave: a ansiedade que cria na gente pelo capítulo do dia seguinte. Vamos aguardar as cenas do próximo capítulo. :-)

E para quem quiser acompanhar no twitter, cada capítulo vai tar uma hashtag numerada, essa é uma novidade das mídias sociais da Rede Globo para essa novela. Amanhã é dia de #BabiloniaCap03

Pedro Henrique Batista da Costa

Gostou? Você pode gostar também desses!

2 Comentários

  • RESPONDER
    Carolina
    18.03.2015 às 21:04

    Muito bom o texto!

  • RESPONDER
    Flavia
    19.03.2015 às 11:24

    Pedro Henrique, como sempre, o melhor crítico de novela. Seu texto diz tudo o que eu queria dizer. Camila Pitanga talvez não repita o sucesso de Bebel, pois ela precisa mesmo de um tom dramático para compor esse personagem. E sabemos tb que vilã sempre rouba a cena… Ansiosa para acompanhar este grande e mais um sucesso de Gilberto Braga!

  • Deixe uma resposta