30 em Comportamento/ desafio de peso/ Experiência/ Saúde/ Variadas (f)utilidades no dia 26.02.2015

Novário parte 2: fim do anticoncepcional e o diagnóstico de SOP

Resolvi dar uma pausa em Fashion Weeks, para voltar à programação normal (mas em breve farei mais posts de Londres! :) )

Em busca de um título para a novela de minha vida, minha amiga Gabi, brincando, me sugeriu o nome Novário, a novela do Ovário! Eu morri de rir, mas ri tanto, que implementei tal título para vocês. Hoje vamos falar da segunda parte da novela do Ovário, e pelo que senti não será a última!

ant

Um dos textos mais lidos do último ano foi o meu desabafo a respeito do fim do anticoncepcional e do susto que vivi quando achei que estava grávida. Eu contei direitinho no post os motivos de eu ter parado de tomar pílula. Desde então, estou vivendo novos desafios, provações e consequências, em sua maioria bem melhores do que piores.

Como a pílula vinha trazendo um risco especial para a minha saúde, eu tomei coragem e parei de tomá-la no fim de setembro. Comecei meus 28 anos dando cabo desses hormônios que vinham vivendo comigo desde os 19. Nos primeiros anos eu não entendia os riscos, os defeitos e demais agravantes do anti, tudo eram flores.

Ao longo do tempo fui usando os hormônios e vivendo “muito bem”. Nos últimos dois anos, porém, um fator começou a mudar essa relação: a enxaqueca. O que era um problema que me causava “apenas” dores acabou me colocando numa situação mais chata: descobri que estava em grupo de risco para ter AVC. A OMS já alerta que pessoas que tem enxaqueca com aura têm que conversar com seus médicos sobre tomar pílula, elas podem correr um risco maior de sofrer um acidente vascular cerebral. No meu caso, as mesmas eram 100% ligadas ao ciclo e eu preferi não pagar para ver. Nas últimas consultas, minhas conversas com a ginecologista foram ficando mais sérias e resolvemos tentar mudar o cenário. Ela mesma achou que eu devia parar e tentar outra coisa.

Aproveitei para fazer um check-up antes de começar a me envolver com outros métodos. Há anos a Dra. Helena diz para mim que acreditava que eu devia ter o quadro de Ovários Policísticos e eu resolvi esperar os 3 meses indicados sem hormônios para fazer os exames. Esse era o tempo recomendado para os efeitos da pílula saírem do meu organismo.

Ela sempre achou que eu tinha tal questão, mas sempre me disse que não conseguiríamos ver nada nos exames devido ao fato de que a pílula mascarava/controlava isso. Realmente nada aparecia nas ultras. A pílula não cura e nem “trata a questão em si”, ela controla o quadro enquanto a gente toma e em geral fica tudo bem. Ainda assim, ela via sintomas que poderiam estar alinhados aos “tais ovários” no meu corpo e no meu histórico.

sop

Para ilustrar uma ultra do Google ;)

Hoje olhando friamente, tenho 100% de certeza de que tudo que aconteceu na minha vida em 2004, quando eu engordei 20 kg, parei de menstruar por meses e tive acne até ficar deformada, foi causado por causa dos ovários policísticos que já estavam lá. Quando tomei o Roacutan, acredito que estava combatendo esse quadro, obviamente mais delicado devido à fase do corpo e da adolescência. A segunda vez que tomei o remédio foi muito melhor, já com o anticoncepcional. Na época, a pílula foi a melhor coisa que me aconteceu, e permaneceu assim durante muitos anos, até as dores aparecerem e aí, só quem tem enxaqueca sabe como é. A primeira vez que tive, fui ao hospital achando que ia morrer, foram as sensações mais bizarras que eu já tive.

Voltando ao presente, minha situação atual me levou a ficar 3 meses sem o anti e exatos 90 dias depois eu estava entrando na sala da ultra. Finalmente tínhamos o veredicto, lá estavam os tais Ovários Policísticos.

Nessa hora tudo fez sentido, a menstruação que atrasou as duas vezes (na segunda nem assustei), a oleosidade da pele estava pior, os pêlos do buço e meia perna (onde não faço laser) cresceram mais rápido e a briga com o peso continuava, só que um pouco pior. Não engordei, mas estava um pouco mais difícil emagrecer. Sem contar algumas mini espinhas nas costas, coisa que não tinha desde a adolescência.

No mesmo dia liguei para a minha médica e começamos o outro tratamento, com metformina. Ela já tinha me contando que hoje em dia muitas das suas pacientes têm vida normal e engravidam normalmente usando metformina para tratar os tais OP. Algumas inclusive combinam com a pílula. Ao que tudo indica, vai dar tudo certo, daqui a 3 meses vou repetir a ultra novamente e conto para vocês como ficou meu quadro.

A verdade é que mesmo com algumas pedras no meu caminho, continuo feliz de ter parado o anti. Estou mais tranquila sabendo que meus riscos de ter algum problema mais sério foram reduzidos, assim como estou totalmente mais feliz com minha libido. A celulite diminuiu, as enxaquecas me deixaram em paz (só tive uma mini tentativa nessses 3 meses, que não fez nem cosquinha) e minhas unhas estão quebrando menos.

Claro que o anti podia jogar a favor do meu quadro, isso era um fato, mas na verdade era apenas um curativo. O meu tratamento atual pode ajudar mesmo o meu corpo e minhas células a se comportarem de uma forma melhor na minha condição, muito comum aliás. Ele pode fazer com que certos hormônios se movimentem como têm que ser e os sintomas melhorem, vamos ver.

De qualquer forma vou fazer um super exame de sangue e até avaliar os riscos de trombose, caso eu precise em algum momento considerar voltar para a pílula. Em todo caso, estou fazendo de tudo para que isso não aconteça, eu me sinto muito mais aliviada e estável agora.

Claro que a pílula ainda é uma escolha boa, confortável e ideal para uma boa parte das mulheres, não nego isso e já foi o meu caso, mas pra mim é importante ressaltar que não é a única alternativa. Muitas meninas contaram de diferentes métodos, no meu caso, os ideais são os sem hormônio e por isso, tenho pensado com carinho no DIU de cobre (até já comprei o meu mini online, caso eu vá colocar mesmo). De qualquer forma isso vai ser papo para um próximo post.

diu

Estou pensando super positivo quanto aos sintomas, acho que tanto a pele quanto a balança vão me dar uma trégua. Está difícil de emagrecer, mas já perdi aproximadamente 5 kg. Nunca foi tão importante para minha saúde cuidar do peso e fazer exercícios físicos. A velocidade das coisas está mais devagar, mas estou focando e fazendo meu melhor. Quem sabe, logo, logo não volto a caber nas minhas roupas? Estou ansiosa por esse momento.

Estou tentando ser paciente com meu corpo, minha pele e seus novos limites. Estou otimista, acho que as mudanças que estou vivendo agora podem estar sendo definitivas, para melhorar em todos os aspectos.

Eu seguirei torcendo para dar tudo certo por aqui e continuo contando com o apoio de todas. Nunca pensei que os comentários do texto “Me desculpe, mas eu não sou o que você vê!” me fariam tão bem, foi incrível ler tudo que foi dito. Sinto que devagar eu vou conquistar tudo que precisa ser conquistado e vou virar o jogo na balança e no SOP.

Quem tiver boas experiências sobre o assunto pode compartilhar, eu vou adorar!

Beijos

Gostou? Você pode gostar também desses!

30 Comentários

  • RESPONDER
    Débora
    26.02.2015 às 15:44

    Oi Jô!
    Fiquei com uma duvida e espero que possa me ajudar.
    Tenho enxaqueca desde os meus 5/7anos, vc nem imagina na quantidade de medicos que fui desde então, meus pais ficavam assustados com uma criança sofrendo disso. Sei exatamente como são horríveis as crises de enxaqueca e hoje em dia já acho até normal, mesmo nao sendo. Bom, fazem 7 anos que faço uso da pílula e nao tenho certeza se a enxaqueca está pior pelo uso dela ou pelo estresse diário. Enfim, a minha maior preocupação e duvida com seu post é em relação ao AVC, como vc descobriu que estava dentro do grupo de risco? Espero e torço para que tudo dê certo para vc, e que essa seja uma novela típica das 6, bem tranquila sabe? Rsrsrs to tentando ter a mesma coragem que vc teve de parar de tomar a pílula e mudar para outro método contraceptivo, pq mesmo depois de 7 anos de namoro, não ta na hora de um baby aparecer na minha vida, rsrsrs.
    Bjoss

    • RESPONDER
      Isabela
      03.03.2015 às 23:05

      Ter enxaqueca já é uma contra indicação relativa para uso de ACO (os benefícios do uso seriam maiores que o risco), mas enxaqueca com aura (embaçamento da visão, enxergar pontos pretos na visão antes de iniciar a dor) já é uma contra indicação absoluta.

  • RESPONDER
    Malu
    27.02.2015 às 0:13

    Jô, eu tbm tenho ovários policísticos. Descobri com uns 16 anos, talvez, pq simplesmente parei de menstruar. Desde então, tomo pílula e minha vida ficou normal. Tbm, desde então, tomo cloridrato de metformina, inclusive pq parece que ovário policístico facilita o desenvolvimento de diabetes, algo assim. Desde então, já engordei 20 kgs, pq vira e mexe eu paro de tomar pílula pra fazer a ultra e checar os ovários, e isso mexe comigo. E sempre que eu paro de tomar pílula, os cistos voltam, por isso tomo até hj. Não sei se algum outro método controla os cistos, mas como nunca tive problemas com a pílula, pelo contrário, no início foi maravilhoso, continuo tomando. Mas vou me informar com minha médica, pq tenho visto tantos relatos de meninas com problemas devido à pílula, que tá me preocupando. Mas, no geral, não me preocuparia. Cisto no ovário me parece ser bem controlável. Beijos!

    • RESPONDER
      Heloisa Carvalho
      22.04.2015 às 13:34

      Engraçado, eu nunca parei de tomar o anticoncepcional para fazer o ultra dos ovários (também tenho SOP). Descobri aos 18 porque meus pelos em excesso me incomodavam! Eu uso adesivo (Evra) e também uso a metformina, já usei outros medicamentos, mas no momento está sendo suficiente essa dupla. Engordei uns 20 Kg também, mas com muita dificuldade já eliminei 8kg (eram 12, mas voltei 4 =( ). É importante pra quem tem SOP manter o peso baixo, por isso estou nessa luta! Minha pele melhorou muito e os pelo também depois que comecei o tratamento, quero perder mais peso agora porque quero tentar engravidar em breve. Pelo que eu sei, o tratamento e hormonal mesmo, não tem muita opção…

  • RESPONDER
    Juliana
    27.02.2015 às 12:37

    O anticoncepcional desregula demais o nosso corpo. Eu comecei a tomar o Diane 35 com 15 anos. Foi ótimo para as espinhas. Mas era só parar de tomar que elas voltava. Tomei o Roacutan quando já tinha uns 26 – 27 anos mais ou menos, mas continuei tomando o anti.
    Em novembro passado resolvi parar. Foram 22 anos tomando direto (tenho 37 anos).
    Fiquei menstruada no começo de dezembro e depois só fiquei novamente final de fevereiro. Dois meses e meio depois. Quando será que ficarei novamente? rss
    Dias antes dessa menstruação meu cabelo pingava oleo e o rosto também, fiquei com espinhas, coisa que não tinha há muuuitos anos.
    O nosso corpo fica uma bagunça até acostumar sem os hormônios e voltar tudo ao normal. Mas eu não pretendo voltar a tomar.

  • RESPONDER
    Beta
    02.03.2015 às 18:06

    Tb não tomo pílula e há alguns meses penso com carinho no DIU (de cobre), os hormônios me fazem muito mal – fico 1 ano, 1ano6meses, bem, depois começo a ter muitos efeitos colaterais.
    Sou casada e tenho 2 filhas! :o) As vezes rola um pânico de engravidar sem querer.
    Eu engordei pouco nas gestações mas sofri muito para voltar ao peso, voltei agora! A caçula tem 2 anos e 4 meses. E é uma pressão enormeeee para a volta do peso pós parto. Pressão minha, dos amigos, família, até do marido que mesmo dizendo “você é linda” no fundo é muito difícil a gente estar em um corpo que a gente não reconhece como nosso.

    Foco na missão e da-lhe #futinotreino para voltar ao peso. ;)

  • RESPONDER
    Larissa
    05.03.2015 às 0:59

    Acho bem legal trazer esses assuntos para as mulheres refletirem sobre a sua saúde! E me parece que o seu diagnóstico foi feito bem certinho! Vejo muita mulher achando que só o ultrason já dá diagnóstico de SOP.
    Acho que uma coisa que vc poderia pensar no lugar do diu de cobre é o diu de progesterona que tem só ação local praticamente e não tem o incomodo da menstruação. Converse com a sua ginecologista! Eu coloquei e tô adorando!

    • RESPONDER
      Joana
      05.03.2015 às 8:53

      Já falei dele no post que linkei, lá expliquei Pq não posso usar o Mirena, gostaria mas não posso! ;)

  • RESPONDER
    Carol
    22.07.2015 às 9:04

    Só descobri SOP quando tentei engravidar por dois anos sem sucesso, fui ler a respeito e eu tinha todos os sintomas, menos o fato de ganhar peso, pois sempre me alimentei muito bem, tomei metformina e indutor para conseguir engravidar e agora que minha filha nasceu, tem sido muito difícil achar um ginecologista que trate o SOP sem usar pilula…

  • RESPONDER
    Mary
    10.08.2015 às 21:00

    Ei Jo! Acompanhado a novela do novario e me identifico muito… Sexta feira estive na Go com o ultra e ela me diagnosticou com Sop. Estou sem tomar anti desde março, esperei os três meses pra fazer o exame. Preciso falar que estou meio triste. Quando parei o anti, enchi de espinha, to cheia delas pelo colo, costar e rosto. Uma coisa horrível. Mas por outro lado, estava tão mais feliz com meu corpo… Me sentindo melhor,maia disposta, com uma libido ótima que nunca tive. Queria poder ficar livre da pílula, queria mesmo. Mas a go me passou a mesma pílula q eu tomava antes, ela disse que a combinação é uma das melhores pra “tratar” Sop. Estou apenas aguardando a menstruação aparecer (deus sabe quando será) pra voltar a tomar a pílula, mas estou chateada. Não queria.

  • RESPONDER
    Kauanny
    23.09.2015 às 11:36

    Me identifiquei muito com vcs, tenho SOP e minha GO me passou o selene. Parei de tomar por conta própria devidos aos riscos do AC e engordei horrores, passei três meses sem menstruar, está difícil pra mim. Achei coisas interessantes a respeito da dieta Low-Carb, ainda não fiz o teste. Meu maior problema no momento é o peso, mas a espinhas estão voltando junto com os pelos. Mas vamos conseguir

  • RESPONDER
    Raquel
    07.10.2015 às 8:13

    Me identifiquei muito com seu post!
    Eu infelizmente não parei o anticoncepcional a tempo e tive trombose, experiencia que não desejo a ninguém! Como fui obrigada a parar com os hormônios o SOP me atacou engordei 20 kg espinhas na região do pescoço e costas! Estou fazendo uma bateria de exames para ver qual será meu tratamento agora.

  • RESPONDER
    Bruna
    07.10.2015 às 21:38

    Olá. Tenho 22 anos e há 10 meses tive Trombose Cerebral causado pelo anticoncepcional que eu fazia uso há dois meses para ovários policísticos . Bom, hormônios estão EXCLUÍDOS da minha vida devido ao trauma. Já tinha ouvido sobre o metformina tratar dos ovários. Quem teve trombose seio venosa( trombose cerebral) pode usar desse tratamento ? Conhece algum caso ? Beijos e obrigada desde já!

  • RESPONDER
    Ana
    04.04.2016 às 21:01

    Oi tem me identifiquei sofro de enxaqueca desde os 7 anos e com a menstruação esses sintomas pioram … comecei a tomar anti para prevenção porém isso piora os sintomas de enxaqueca e pressão alta devido ao uso do anti. … pesquisando hoje com 23 anos depois de tanto sofree estou me cansando e ainda acabei vendo que os sintomas do SOP é parecido com o que tenho vou no go para conversa pois nunca nenhum médico abriu essa possibilidade em dezembro descobri um cisto simples estou tomando anti mas já vou para pois mexe com minha pressão e não quero arrisca … sofro sem o anti devido a espinhas cabelo oleoso excesso de pelos enfim agradeço pelo relato para poder me identificar e buscar um médico que me ajude.

  • RESPONDER
    Adriana
    11.06.2016 às 20:58

    Tenho ovário policístico e tomo selene e metformina, mesmo não sendo diabética, desde os 13 anos. Hoje estou com 19 e venho ficando meio apavorada com os relatos de quem toma pílula por conta dos riscos de trombose e avc. Até o momento eu não tenho nenhum sintoma como dor de cabeça e nem nada, sempre foi “benéfico” para mim, mesmo mas penso em parar.

    • RESPONDER
      Stephanie
      28.01.2017 às 17:41

      Eu também Adriana!! Só tomo a pulula mesmo (Dianne 35) para o SOP, mas quero parar. O difícil é achar um gineco que passe um tratamento que não seja com pílula!! :/

  • RESPONDER
    JESSICA ANDRADE
    15.09.2016 às 0:31

    Olá!

    Sofro com a SOP também. Parei o ac por conta própria, gostaria de saber como tem sido seu tratamento com metformina. Já fez novos exames, o ciclo menstrual foi regularizado?

    • RESPONDER
      carol
      16.09.2016 às 7:30

      Jessica, fiz tratamento com metformina e engravidei no primeiro mes…perdi o bebe, e depois de tres meses voltei a engravidar…tomei a metformina ate o quarto mes de gestação, depois que ela nasceu voltei ao anticoncepcional, pois não consegui lidar com as fortes dores de cabeça que a tpm me causa, ja tentei de tudo e nao resolve…hoje em dia tomo apenas ele.

  • RESPONDER
    JÉSSICA ANDRADE
    16.09.2016 às 13:51

    Obrigada pelas informações!
    Parabéns pela bebê!

  • RESPONDER
    Djuliet
    08.03.2017 às 1:13

    Preciso de notícias…
    Tbm sofro desse mal e parei a quase um mês mas as espinhas já tomaram conta de mim… coloquei diu de cobre mas estou sentindo falta do ac… so que não posso tomar pq tenho problemas com varicoses e histórico familiar de trombose e depois de mais de 12 anos tomando estou com medo de problemas maiores

    • RESPONDER
      Julia
      23.10.2018 às 13:31

      Olá td bem? Queria saber se ouve uma melhora nas espinhas e outros sintomas, depois que vc parou, estou pensando em parar de tomar o anti tbm porque minha pressão arterial é muito alta, nunca tive problemas com ovários policístico tô oito anos tomando tenho dois filhos mas tenho medo de parar e me dar esse problema com ovários policístico.

  • RESPONDER
    Ligia
    19.04.2017 às 21:19

    Olá, Jo, olá meninas! Estou enlouquecendo de tanto pesquisar e achei esse post que traduz muito do que eu vivo! Socorro! Eu tomei 17 anos de anticoncepcional e nos últimos 5 anos eu estava enlouquecendo de enxaqueca. Até que decidi parar a pilula e sarei da dor, nunca mais! Também descobri uma libido maravilhosa que eu desconhecia. O problema é que muitos outros sintomas começaram a aparecer: espinhas, retenção de liquido, crescimento de pelos e… ovário policistico. Fiquei um ano sem a pilula, mas comecei a ficar bem mal com esses sintomas. A gineco me indicou pilula de novo :( Tomei dois meses e? enxaqueca, zero libido. Eu não quero mais, me sinto castrada, mas o que eu faço? Ouvi dizer sobre esse remédio para diabetes, mas, fiquei preocupada, me disseram que ele ajuda na ovulação, que é muito indicado para mulheres que querem engravidar e esse não é o meu querer atual. Gente, tô me sentindo num mato sem cachorro, o que eu faço?

  • RESPONDER
    Ariane
    24.04.2017 às 12:38

    Realmente , seu relato é atemporal. me identifiquei e muito.
    mas gostaria de saber qual a relação, e se tem relação com unhas fracas/ que descaman

  • RESPONDER
    Heloíse Mattos
    09.06.2017 às 21:40

    Simplesmente adorei as dicas citadas aqui, realmente a infertilidade é um grande problema que afeta muitas mulheres e acredito que com um bom tratamento nós podemos conseguir o tão sonhado filho ou filha. Adorei seu blog.

  • RESPONDER
    danielle
    11.12.2017 às 10:57

    Eu tenho a SOP ja tentei tomar varios tipos de AC mas todos me fizeram muito muito mal. Cheguei a ficar dois meses sem tomar agua pq e ate hj n consigo nem ver um comprimido na minha frente que quero vomitar. Todo Ginec. que eu vou falar que so o AC resolveria meu problema, mas eu não consigo meeesmoo tomar. Vou ver se encontro um ginec. que possa me dar outra alternativa, como por exemplo essa da metformina. Tenho muita vontade de ser mãe e ficar sem essas espinhas que arruinam a minha vida.

    • RESPONDER
      carol
      11.12.2017 às 15:16

      Danielle de qual cidade vc é? Minha ginecologista é de Porto Alegre, ela me deu outras alternativas ao anticoncepcional…depende de onde vc mora…

  • RESPONDER
    Tamara
    22.12.2017 às 18:32

    Meu caso é exatamente o mesmo, porém meu neuro disse que no meu caso o A.C só não poderia conter estrogênio (no caso o Diane 35 não tem), então até ai tudo bem. Uso Diane a mais de 8 anos juntamente com a metformina, já que sempre estou em guerra com os níveis de glicose no sangue. E o peso nem se fala, eu sei que nós que temos SOP, a batalha contra a balança é mais árdua. Preciso perder mais peso, principalmente agora que planejamos engravidar. Já estou há um mês sem tomar A.C, em três, farei todos os exames novamente para ver os efeitos..Estes passos estou dando em conjunto da minha Endocrino e do Ginecologista..Mas os sintomas da SOP já estão voltando..Então imagino que não será fácil :(

  • RESPONDER
    Franciele
    10.04.2018 às 10:39

    Caramba! como esses posts tem me ajudado! Tomei AC por 9 anos. Parei tem 1 ano e me sinto maravilhosamente bem. Meu único contraceptivo é a camisinha. É maravilhoso ser independente! descobri uma libido que nem sonhava que tinha. Na verdade, eu achava que poderia ser assexuada, pq não curtia sexo. Não tinha vontade de começar e ficava louca pra terminar. Tive muitas espinhas depois que larguei o AC, mas existem tratamentos de pele específicos para isso meninas, então jamais usem AC como tratamento de pele! Tive a escolha de parar, meu fluxo aumentou consideravelmente, as cólicas tbm. Mas eu nem aguentava mais olhar para o AC que vomitava. Há 3 meses atrás tentei voltar com o AC, pq me sentia insegura apenas com a camisinha, mas das três cartelas que tomei, não consegui finalizar nenhuma devido aos enjoos e dores estomacais. E olha e que voltar a tomar o mesmo AC que tomei por 9 anos! (LEVEL) Decidi parar novamente..

    • RESPONDER
      Carolina
      06.08.2019 às 14:23

      Olá!! Parei a pílula faz 1 mês e meio e ainda não percebi nenhum mudança. Por favor, depois de quanto tempo você percebeu que sua libido melhorou?

  • RESPONDER
    Julia
    23.10.2018 às 13:39

    Oi Gente queria saber se quem nunca teve SOP parando de tomar anticoncepcional pode surgir tomo a oito anos e queria parar é muita celulite pressão arterial elevada e dor de cabeça so que ultimamente não venho sentindo vinagre de maçã foi ótimo para aliviar tanto que dor de cabeça não sinto mais, mesmo assim queria parar de tomar esse veneno o meu maior medo é de parar e me dar SOP.

  • Deixe uma resposta