9 em Book do dia/ Comportamento no dia 15.10.2014

Book do dia: A Massai Branca, de Corinne Hofmann

Ai, como eu amo dicas de vocês! O BDD de hoje veio da Taise, que em um comentário super sucinto, me deixou curiosíssima pra ler esse livro. Vou até copiar o que ela escreveu, vai que vocês também se interessam logo de cara!

É uma história real de uma Suíça que vai para a África de Férias com o namorado e lá se apaixona por um guerreiro da tribo massai.. Ela resolve abandonar tudo e ir viver no Quênia em uma tribo no meio do nada, uma cultura completamente diferente …é instigante é a Biografia da Corinne Hoffman.

resenha-livro-massai-branca-corine-hofmannPara começar, eu sou apaixonada por histórias reais e essa me interessou. Quando eu vi a capa, porém, fiquei tensa. Minha veia designer é bem cri cri com esse lado e eu julgo mesmo um livro pela capa, por isso, quando vi, logo achei que podia ser algum desses romances eróticos que você acha na banca de revista.

Assim que eu comecei a ler, vi que não iria por esse caminho, em compensação, achei que seria uma história meio fantasiosa, daqueles amores quase impossíveis que ultrapassam todas as barreiras, dignos dos filmes de amor mais melosos (e deliciosos! Eu adoro, mas prefiro esse tipo de história no cinema rs). Também me enganei, e acho que todas essas minhas expectativas quebradas me fizeram gostar ainda mais do livro!

A verdade é: achei Corinne muito doida, e admirei isso nela. Ela largou trabalho, família, amigos, namorado e até mesmo o conforto da vida urbana para viver sua paixão avassaladora em um vilarejo no meio do Quênia, sendo que ela não falava a língua (na época, nem inglês ela falava direito!), não conhecia a cultura e não conhecia o estilo de vida, que era completamente diferente (mas completamente diferente mesmo!). Na verdade, acho que corajosa definiria ela melhor, mas doida também serve! rs

O que eu mais gostei no livro, porém, é que ela foi muito realista. Ela não largou tudo e desde então sua vida foi maravilhosa. Ela conta sobre as dificuldades de adaptação, os costumes que ela não entendia, as doenças que ela teve (subnutrição, malária e hepatite!), inclusive todos os problemas que ela teve com Lketinga, o guerreiro massai que fez ela largar tudo.

massai-branca-lketingaImaginem só? Choque de cultura, realidade, tudo!

O único ponto do livro que eu não curti muito mas não chegou a me incomodar é que propositalmente, alguns diálogos não foram traduzidos e ficaram em inglês, imagino que seja para ilustrar melhor a relação dos dois. Não são muitas, e geralmente são frases simples. Para quem sabe a língua, isso não é um problema, mas acho que deve ser bem chato para quem não sabe inglês.

Não quero falar muito mais para não estragar o livro, mas quem gosta de uma história real, pode ler sem medo! Quem já leu, pode dividir suas impressões aqui também! :)

Beijos

Carla

 

 

Gostou? Você pode gostar também desses!

9 Comentários

  • RESPONDER
    Tati
    15.10.2014 às 21:06

    Gente! To chocada! Que coragem! Ficou curiosa pra ler…

  • RESPONDER
    Taise
    16.10.2014 às 8:46

    Oi Meninas!!
    Carla, você teve a mesmíssima impressão que a minha -O que eu mais gostei no livro foi esta surpresa ,de um amor real, nada cor de rosa, aliás ZERO cor de rosa.
    Agora posso te contar uma coisa ,doze anos depois ela volta ,e conta tudo em outro livro Reencontro em Barsaloi. Eu não tive coragem de ler, acredita? Fiquei muito curiosa um tempo ,e agora perdi um pouco o interesse ..acho que não gostaria de saber sobre este novo encontro, sei lá… medo de desencantar com o livro ,juro que não consigo explicar… Se eu comprar e ler antes de você ,volto para contar.
    Adorei a resenha que fez ,e ver meu nome aí em cima então….#no coments!
    Beijos!!!

  • RESPONDER
    Flávia Regina da Silva
    16.10.2014 às 12:25

    Oi Meninas,
    Nossa que sensacional, eu também adoro histórias reais!! Ainda mais de amor rsrrs <3
    Adorei, vou procurar para comprar com certeza!

    Dica top essa! rsrss

    Bjos

  • RESPONDER
    Marianna
    16.10.2014 às 15:44

    Li esse livro aaaaaaaanos atrás, por indicação de minha mãe! Essa capa é a do filme, Carla! Também acho feia, mas… Minha família quase toda leu esse livro e quase fundamos um grupo “Nós odiamos Lketinga” hahaha! Meu pai, que não leu, mas ouviu minha mãe e eu conversarmos tanto sobre o livro brinca dizendo que ele seria o presidente honorário do grupo. Hahahaha Essa história é realmente impressionante. Tem o segundo livro, que trata da continuação desse, mas não foi lançado no Brasil, mas foi em Portugal. Buscamos esse livro quando fomos lá e não estava disponível em nenhuma FNAC que passamos. Uma pena.
    Estou lendo agora um chamado “A Casa do Céu”, que trata da história de uma jornalista canadense que foi sequestrada por rebeldes somalis. Não apareceu nada ainda (e confesso que tô lendo esse livro “no escuro”, não tive nenhuma referência dele), mas acho que deve ter algo a ver com os massai. Tô adorando!
    Bjs!

  • RESPONDER
    Mayra
    20.10.2014 às 17:34

    Já leu Castelo de Vidro? É uma história real também, muito interessante

  • RESPONDER
    Virgínia
    04.11.2014 às 13:51

    Marianna, depois que li teu comentário eu comprei “A casa do céu”. Terminei de ler hoje e adorei! Obrigada pela indicação. Pretendo ler “A massai branca”, porém, na livraria em que fui não tinha.

  • RESPONDER
    Alana
    19.02.2015 às 10:23

    Olá, Carla!

    Já li o livro duas vezes e pretendo lê-lo novamente (meio louca, né? hehehe). O que mais me atraiu é a “fibra” dessa mulher. Ela dá a cara a tapa mesmo, vive intensamente esse amor. Não é nenhum conto de fadas, é real ! As fotos que estão no livro são bem bacanas também, aproximam mais o leitor dos fatos contados.

  • RESPONDER
    Juliana
    25.06.2016 às 7:44

    Bom dia meninas!
    Vi o filme mas não li o livro, amei o filme e digo q entendi ate demais a Carola do filme ter abandonado tudo para ir atras de um negão lindo tipo o Jacky Ido (hehehe), mas o cara da foto q vi ( da vida real), só mto amor mesmo da autora ( hahaha). Concordam?! No mais é uma grande história de amor.

    • RESPONDER
      Luana
      08.08.2016 às 21:17

      Realmente, Juliana, tem que ter muito amor envolvido mesmo, para ir atrás do atual Lketinga. Adorei seu comentário ri muitooooo. Assistir o filme, também e gostei muito.

    Deixe uma resposta