18 em Beleza/ Comportamento/ Reflexões no dia 14.08.2014

Acordei assim, linda! Será?

Eu sou muito vaidosa no quesito de maquiagem, muito mesmo. Sempre que quero dar uma melhorada na auto estima – e isso acontece com frequência – eu perco horas com corretivo, base, contorno, blush rosado e mais uma série de produtos para os olhos.

Amo sair da minha cara de abatida para minha cara de maquiada, mesmo que seja apenas aquela make saudável que quase não aparece. Sim, a maquiagem que parece sem maquiagem é uma das minhas preferidas! Mesmo nela, eu brinco com tudo de melhor que eu tenho e não faço economia.

Explicado tudo isso, eu vou comentar um tópico que ouvi ser debatido outro dia no Saia Justa, mas também já vi em filmes e tenho amigas que fazem: a maquiagem antes do namorado/peguete/etc acordar!

tumblr_n6pvtj6si81qj4315o1_500No alto dos meus 27 anos (ok, quase 28), eu nunca acordei antes de ninguém para ficar “apresentável” para quem acorda do meu lado. Ok, não tenho a maior das experiências em acordar acompanhada de desconhecidos, afinal, namoro há 5 anos e sempre fui mais na minha, mas nunca me vi numa situação em que eu tivesse que correr para o banheiro, lavar o rosto, passar corretivo, blush e uma máscara para os cílios.

Sei que muita gente opta por isso, as histórias são infinitas, mas eu só consigo ser chata e ver insegurança nessa ação. Uma das coisas mais incríveis de acordar ao lado de quem a gente gosta (ok, aqui falo mais de namorados) é você abraçar a pessoa, ser carinhosa ou receber um carinho quando acorda e, pra mim, parece que iria perder totalmente a mágica se eu fosse no banheiro dar um jeito na situação antes. 

A única coisa que entra na minha cabeça é aquela situação da pessoa correr para escovar os dentes, afinal, nem todo casal começa se conhecendo bem, as vezes a intimidade vem com o tempo.

Meu medo desse costume de se arrumar para o parceiro antes mesmo dele acordar é que a gente começa a construir a imagem da mulher perfeita, da pele perfeita, de tudo perfeito. Não estou muito familiarizada com a luta feminista, sou contra extremos de todos os lados, mas acho que essa questão de “ser perfeita para o companheiro, namorado ou namorada” tem que cair.

Sou a favor de cremes, faria plástica e amo maquiagem, mas não podemos ser escravas dessas coisas para nos entregarmos numa relação amorosa. Temos que viver o amor sem roupa, sem maquiagem e de alma para alma, afinal, o sentimento não é tangível e nem concreto. Para quê concretizar uma perfeição que não existe?

Se o cara que acorda do seu lado te achar feia de manhã, me perdoem pelo radicalismo, mas ele não serve para você. Se ele nota suas gordurinhas ao invés de notar o quanto você é linda, ele segue não entendendo nada sobre você.

Sinto que cada dia mais a gente tem que se lembrar de viver uma relação com a outra pessoa pelo que somos por dentro, afinal, tudo que somos por fora pode desmoronar em um segundo. Amo cuidar da minha aparência, luto com a balança e busco melhorar e muito. Isso é parte da minha vida, isso é parte do meu trabalho, mas nem de longe isso é a minha essência, ou o que eu sou quando estou com o meu respectivo.

Eu, Joana, nunca perderia minutos preciosos do meu sono para por uma maquiagem e acordar princesa de novela ao lado do cara do meu lado. Se vocês me acharam radical, me desculpem. Não julgo quem se sente melhor fazendo isso, mas com o tempo, tendo a achar que temos que lutar para sermos mulheres mais confiantes. A meu ver, e isso é uma ideia minha e só minha, ninguém se apaixonada profundamente por uma pessoa que precisa construir uma armadura para acordar segura. Homens (e/ou mulheres) gostam de sentir segurança no outro (a). 

Digo sim para a maquiagem como uma forma de me expressar melhor, me sentir mais bonita e mostrar a melhor parte de mim (para mim mesma e para o mundo), mas todas as vezes que acordei destruída por uma ressaca, me senti capaz de ser amada da mesma forma, e isso para mim é fundamental. Em geral, isso quase nunca depende do parceiro, está muito mais relacionado com o quanto nos sentimos confiantes. As vezes você fica neurótica pensando que o cara está ligando pra isso quando, na verdade, ele não está nem aí.

E vocês, o que pensam sobre acordar escondido para ir se maquiar e voltar para “acordar oficialmente” linda do lado da outra pessoa?

Beijos

Gostou? Você pode gostar também desses!

18 Comentários

  • RESPONDER
    Monique
    14.08.2014 às 19:26

    Concordo plenamente com você, Joana. Acho, inclusive, uma maluquice sem tamanho uma pessoa ter que fazer isso. Na minha opinião, se a pessoa precisa disso é porque nem ela se sente bem consigo mesma, o que é claramente um problema. Além disso, acredito que seja viver uma falsidade, uma vida de aparência mesmo onde o importante são as coisas supérfluas, o que é muito triste.

  • RESPONDER
    Priscilla Flores
    14.08.2014 às 19:54

    Arrasou Jo!!! Escreveu tudo o que eu penso, texto maravilhoso!!
    “Se o cara que acorda do seu lado te achar feia de manhã, me perdoem pelo radicalismo, mas ele não serve para você”.
    Melhor frase de todas!! :)
    Sou leitora fantasma, nunca comento, mas hoje brilhou!! Amo o f-utilidades!!

  • RESPONDER
    Patricia
    14.08.2014 às 21:22

    Olha,sinceramente,acho bizarro a pessoa se maquiar toda antes do namorado acordar para parecer apresentável.Na minha visão,se eu pretendo levar adiante um relacionamento com alguém,ele vai ter que se acostumar com minha cara lavada pela manhã e(pasmem!) ainda vai me achar linda!Afinal de contas,sou humana,vou ter meus dias de mau humor,cabelo bagunçando e tudo mais que tenho direito(assim como ele tbm vai ter).
    Me considero feminista(no sentido de que sou a favor da igualdade entre os sexos),sou super vaidosa,amo cosméticos,adoro fazer compras,e sempre vou aparecer bonita e maquiada quando a situação pedir e quando eu tiver vontade,mas acho que a ideia de não poder aparecer sem maquiagem na frente do namorado extrapola a questão estética e já entre em um problema de auto estima mesmo.
    Não acho que seja um comportamento saudável e acho que o que deve ser passado para as outras meninas/mulheres,é que você tem que se amar primeiro,do jeito que você é,com todas as suas falhas.Acho que só assim você se permite ser amada por outra pessoa de forma plena e sincera:)

  • RESPONDER
    Natalie Vivekananda
    14.08.2014 às 23:26

    Meninas, leio o blog faz algum tempo e gosto bastante dos temas e assuntos que vocês trazem! Parabéns!!

    Tenho algumas amigas que já comentaram que fazem isso e acho uma bizarrice sem fim…Qdo conheci meu noivo (há 7 anos!), não usava maquiagem quase nunca, ele me conheceu de cara lavada total e assim foi por muito tempo…usava qdo queria e tinha algum compromisso que pedia um look mais arrumado…mas nunca deixei meus preciosos minutos de sono pra levantar e ele acordar e me ver como se a gente estivesse numa novela ou filme que todo mundo acorda arrumado! Como as meninas comentaram, quem precisa disso tem insegurança e baixa auto estima e na minha opinião, nenhum relacionamento se sustenta sem espontaneidade! Acordar junto é muito melhor…

  • RESPONDER
    Fany
    15.08.2014 às 0:27

    Oi Jô!
    Qdo li o texto de hoje, comecei a me perguntar: “Será que as jovens de hoje são tão doidas a esse ponto, de acordar para se maquiar antes do companheiro acordar?” Achei uma loucura total e achei que vc estava exagerando ou eu que tenho DNA (data de nascimento antiga) é que estava por fora de tudo!
    Fiquei feliz qdo li os comentários acima onde constatei que algumas podem fazer isso mas, me parece que a maioria , não! Ainda bem!
    Adorei o post! Bjks, Fany

  • RESPONDER
    Dani
    15.08.2014 às 9:59

    Gente, sinceramente acho que quem faz isso nunca teve um relacionamento longo. Isso só dá para fazer por puco tempo, a longo prazo não se sustenta. Como você vai fazer para estar sempre maquiada indo à praia, piscina, etc.?
    Sou casada e sinceramente o meu marido nem gosta muito de quando eu estou super produzida e maquiada, ele prefere cara lavada ou com pouca maquiagem e produções tipo short e sapatilha. Quando ele vê que eu estou me maquiando para sairmos ele vem e me dá um beijão antes de eu passar batom e fala que é porque depois de passar batom eu fico com frescura de beijar, hehe.
    Mulherada, parem com neurose, homem gosta de mulher de verdade e não de bonecas artificiais…
    Beijos!

  • RESPONDER
    Anna Cristina
    15.08.2014 às 10:52

    Se eu fizesse isso acabaria com a nossa brincadeira de todas as manhãs, que é descobrir se acordei parecida com o Louco (da turma da Mônica) ou com o Genne Simmons (do Kiss!) por conta do meu cabelo muito doido!
    Sem contar que o homem que gosta da mulher produzida já de manhã invariavelmente é um barango, como o Luciano (irmão do Zezé), que já disse que nunca viu a mulher desarrumada!
    Bjs!

  • RESPONDER
    bruna
    15.08.2014 às 11:01

    hahahahahah eu acho um absurdo….concordo plenamente com você, penso da mesma forma…e acho isso uma situação ridícula….

  • RESPONDER
    Cinthia
    15.08.2014 às 13:08

    Concordo contigo em grau, numero e gênero, Jo! Eu amo me cuidar, sou mega vaidosa, me maquio todos os dias para o trabalho, mas infelizmente hoje estamos vivendo num mundo meio louco, as pessoas têm dado muito importância para aparência, de modo que o resto têm se tornado superficial. Prova disso é que cada dia que passa tem se tornado mais difícil mantermos relacionamentos saudáveis. Pra mim não serve uma relação assim, eu amo me ver lindamente maquiada no espelho, mais amo muito mais quando tiro meu “reboco” no final do dia para meu merecido descanso e ao acordar ouço que sou linda mesmo com a cara amassada rsrsrs precisa de mais?

  • RESPONDER
    Letícia
    15.08.2014 às 17:35

    Isso me lembrou de uma frase que andou circulando pelo FB e Insta há algum tempo: o que a vida tem de melhor te deixa descabelada e suada (ou algo do gênero, não lembro exatamente). Enfim, a verdade é que se você pretende ter um relacionamento sério, o cara (namorado ou marido) vai te ver descabelada e suada por excelente motivos, seja uma piscina/praia, sejam outras coisitas. E ele também vai te ver um caco porque você ficou doente e ele trouxe uma sopinha. De qualquer jeito, é a intimidade que prova a seriedade do relacionamento. Porque, convenhamos, te ver sempre de bom humor, arrumada e maquiada é muito fácil…

  • RESPONDER
    Cristiano
    16.08.2014 às 21:01

    Boa noite Jô.

    Também concordo, essa coisa de maquiagem até este ponto já é dependência total ou baixa auto estima. Adoro uma mulher bem natural! Hahuaha.
    Aproveitando o gancho vou comentar algo que detesto nas mulheres: São os aloiramentos, mechas e luzes. Porque a maioria que faz realmente não precisa disto para (a) parecer mais bonita, pelo contrário, deixa com aspecto de sujeira!

    Então por favor mulherada, se esta ideia de fazer luzes, mechas ou aloiramentos passa pela sua cabeça, pensem duas vezes. Não caiam nesta armadilha porque fulana tal fez ou porque está bombando, é tudo mentira! Vocês já são lindonas do jeito que são! =3

    Pronto, desabafei! Hahuaha

    Abraço! =D

    • RESPONDER
      Caroline®
      20.08.2014 às 10:00

      Nossa, muito obrigada por pensar assim! Odeio quando as pessoas me dizem pra “fazer umas luzes pra mudar um pouquinho”. Gente, não dá, não combina, meu cabelo é super preto, minha sobrancelha também, vai ficar estragado e tosco. Além do mais, eu acho que as mulheres clareiam o cabelo pra mudar…. e ficam todas iguais! Tipo clone uma da outra, um exército de cabelos listrados e meio ressecados. Não, apenas não.

  • RESPONDER
    Marcela Vasconcellos
    16.08.2014 às 22:00

    concordo com quase tudo. Só tenho um adendo: mulher que faz isso, provavelmente nunca deu a chance do cara vê-la como ela realmente é (sem make, sem salto, sem montação, sem máscaras). Ou seja, provavelmente esse cara acha que ela é assim, porque pouquíssimos homens olham pra uma mulher e notam de cara que ela está de corretivo.

    Resumindo: a culpa não é deles. Eu, pelo menos, não conheço nenhum homem que deseje essa mulher perfeita. As mulheres PRECISAM cuidar de suas mentes e ver o que realmente está de errado lá dentro que as faz pensar que o certo é acordar antes do cara pra se maquiar, ou não ir a praia pra não molhar o cabelo….

    • RESPONDER
      Joana
      05.09.2014 às 16:41

      Concordo plenamente, Marcela.
      Isso é problema de auto estima ou insegurança da mulher. Pode até ter casos em que o homem prefere desse jeito e tudo mais, mas a maioria dos homens que conheço prefere as mulheres quando não estão maquiadas, então realmente acho que o problema está na cabeça das mulheres.
      Acho ótimo se cuidar, se valorizar, etc, mas tem certas coisas que estão caminhando pra escravidão.
      Eu vi um caso de um site de uma maternidade em que a recém mãe pergunta ao médico a partir de quantos anos poderia alisar o cabelo da sua filha.
      Gente, me desculpa, mas isso é doença! A criança tem que ser feliz do jeito que ela é .. tem que se divertir e aproveitar a infância sem essas preocupações supérfluas… Quando ela crescer aí sim ela vai poder optar se gosta ou não de seu cabelo e se tem vontade de mudá-lo !

  • RESPONDER
    Yasmin Brussulo
    16.08.2014 às 22:19

    Concordo plenamente! Essas mulheres que querem passar a imagem de perfeição, acabam contribuindo inconscientemente para o machismo, tudo bem que estar bonita para o parceiro não é nada de errado, mas, isso de sair se maquiando logo de manhã, já é meio exagerado, só acho.

    http://teenworld-blog.blogspot.com.br/

  • RESPONDER
    Letícia
    18.08.2014 às 12:26

    Oi, Jo!

    Realmente… Tenho uma amiga que estava num relacionamento a distancia, na época, e daí um dia ela comentou isso, que quando passava a noite com o cara tinha que acordar antes dele pra ir ao banheiro e passar um reboco na cara. Quando ouvi aquilo fiquei realmente pasma e lembro de ter comentado algo que ela deveria imaginar se o relacionamento fosse pra frente e casassem, se seria assim pra o resto da vida? Não lembro da resposta dela, mas achei aquilo realmente doentio. Hoje em dia o relacionamento acabou. Mas é triste o quanto essas mulheres se tolhem pra sustentar um relacionamento desse tipo.

  • RESPONDER
    Juliana
    19.08.2014 às 9:27

    Oi JO, estou passando por uma situação parecida meu namorado me cobra que para sair de casa e ir na esquina eu tenho que estar maquiada e tal, só que eu não me sinto assim, eu tenho dias que quero estar bem maquiada e tal, mais tem dias que me sinto péssima comigo mesma,eu gosto muito do meu namorado, porém será que eu tenho que ceder as tentações dele e ficar infeliz comigo mesma? eu sinceramente acho que não, mais concordo com todas as palavras que você escreveu neste texto. Assim como mulheres como eu temos que parar de sermos tão bonequinhas artificiais para viverem a nossa vida do jeito que queremos.
    Parabéns e sucesso pro teu Blog. Beijos

  • Deixe uma resposta