16 em Book do dia/ Comportamento no dia 31.07.2014

Book do dia: A última carta de amor, de Jojo Moyes

Ganhei esse livro de uma amiga (oi, Giu!) no meu aniversário, e ela me deu dizendo que achava que era a minha cara. Mal abri o presente e, assim que olhei a capa, já vi um elogio de Sophie Kinsella que, por mais que eu esteja ficando meio enjoada das trapalhadas da Becky Bloom, ainda é uma das minhas autoras de chick lit preferidas!

book-do-dia-a-ultima-carta-de-amor-jojo-moyesApesar de eu quase nunca ler a sinopse de um livro, eu já sabia que ia gostar, mas quem quiser saber do que se trata, segue: Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. Novamente em casa, com o marido, ela tenta sem sucesso recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por “B”, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante. Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido — em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado —, Ellie começa a procurar por “B”, e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas de seu próprio relacionamento. Com personagens realísticos complexos e uma trama bem-elaborada, A última carta de amor entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer. Um livro comovente e irremediavelmente romântico.

Então, como eu disse, eu já sabia que ia gostar, mas não sabia que ia AMAR! Faz tempo que eu não derramava uma lágrima por causa de um livro e nem lembrava a última vez que eu terminei a última página com dor no coração por ter acabado.

Cada capítulo vai contando uma história, e entre a narrativa da Jennifer depois do acidente, da Jennifer antes do acidente e de Ellie, os fatos vão se entrelaçando até o momento em que as vidas das duas personagens principais se juntam.

Para mim, Jojo Moyes conseguiu uma proeza que poucas autoras de chick lit têm êxito: nos fazer refletir. Porque “A última carta de amor” não é apenas um romance bobo que segue a mesma fórmula de quase todos. Ele vai além, e por ser muito verossímil, ele te envolve sem você nem perceber. É um livro sobre a sociedade nos anos 50/60, mas também é um livro sobre encontros e desencontros, que mostra como a vida pode dar voltas e surpreender – tanto de forma positiva quanto negativa.

Confesso que, depois desse livro, minha exigência em relação às chick lits ficou um pouco maior! E agora estou louca para achar outros títulos com essa mesma pegada!

Alguém já leu?

Beijos!

Carla

Gostou? Você pode gostar também desses!

16 Comentários

  • RESPONDER
    Jessica
    31.07.2014 às 13:14

    Olá Carla,

    Li esse livro essa semana tbm e confesso que amei e recomendei para as amigas.
    Realmente a historia prende, é muito bem escrita, e o final? Simplesmente muito bom.
    Já li “Como eu era antes de você” dessa mesma autora e também é lindo, porém mais triste.

    Bjos

    • RESPONDER
      Carla
      31.07.2014 às 14:22

      Amei o final, Jessica! Aliás, amei tudo, taí um livro que vou indicar pra todo mundo que gosta desse tema! :) Imagina ele em filme? Acho que poderia dar certo!
      Beijos!

  • RESPONDER
    Fernanda
    31.07.2014 às 14:49

    Nossa, que legal ver a indicação desse livro por aqui!
    Eu comprei esse livro já tem alguns meses, mas depois de ler as primeiras páginas, larguei pra lá rsrs achei um pouco confuso =/
    Vou dar outra chance agora então!

  • RESPONDER
    Fernanda Pacheco
    31.07.2014 às 15:08

    Eu já li esse livro tem um tempinho e sou completamente apaixonada por ele, indico a todo mundo!!
    beijos
    Fe Pacheco
    http://www.fepacheco.com.br

  • RESPONDER
    Gabrielly Fonseca
    31.07.2014 às 15:09

    Estou com esse livro parado em casa, agora que você falou que ele é bom mesmo, vou acelerar na leitura de O Lobo de Wall Street pra começar a ler esse logo!

  • RESPONDER
    Yasmin
    31.07.2014 às 15:31

    Carla, esse livro é lindo mesmo. Aliás todos da Jojo Moyes são! Vale a pena ler todos!! Descobri outro dia uma autora que faz esse mesmo estilo de duas histórias que se entrelaçam: Lucinda Riley…devorei todos os livros dela em duas semanas !

  • RESPONDER
    Marcela
    31.07.2014 às 16:49

    Amo dicas de livros que vocês dão!

    Estou lendo atualmente “Os assassinos do cartão postal” – adoro livros de ficção que misturam viagens! Dá uma sensação que estamos viajando junto.. Estou amando esse, recomendo!

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/7238680/os-assassinos-do-cartao-postal

  • RESPONDER
    Gabriela D.
    02.08.2014 às 16:25

    Acho que nessa vibe de fazer refletir também tem “As Suas Lembranças São Minhas” e “A Vez da Minha Vida” ambos da Cecelia Ahern, autora de PS: Eu Te Amo ;)

  • RESPONDER
    Erica
    24.09.2014 às 20:09

    Da mesma autora: Como eu era antes de você – O livro que mais me fez pensar, chorar e chorar e pensar e chorar mais e mais. É lindo…eu super recomendo. Tenho em epub e posso disponibilizar.

  • RESPONDER
    Silvia
    29.10.2014 às 14:47

    Carla, acabei de ler A Ultima carta… Primeiro li Como era antes de voce (até comentei com voce)… E confesso que preferi o primeiro…mas A ultima carta me emocionou mesmo lendo mais devagar…Como eu era fez eu devirar em duas noites…
    Mas fiquei com a sensação de querer saber mais do final da Ultima carta…
    Bom, adoro suas dicas de livros… E já li vários que voce indicou…
    bjo

  • RESPONDER
    Thayres
    29.08.2015 às 3:01

    Esse livro eu ainda não li mas vou começar amanhã. O “Como eu era antes de vc” da JoJo tbm eh apaixonante. Eu chorei que nem uma criança sem consolo.
    Super índico.

  • RESPONDER
    Ana Paula
    11.02.2016 às 18:31

    Acabei de ler como Como eu era antes de você e realmente é linda a história, mas me deixou um pouco triste. Eu amo não só a redenção mas a materialização do amor. Amei mas sofri muito com o fim. Mexeu mesmo comigo.

  • RESPONDER
    Robs
    14.02.2016 às 22:53

    Oi, meninas! Comprei o livro “Como eu era antes de você” depois de ver o trailler do filme e me decepcionei profundamente! Eu simplesmente ODEIO livros que acabam mal e fiquei muito, muito brava! Ocorre que comprei um kit com três livros da autora, o que incluía também “A garota que você deixou pra trás” e “A última carta de amor”. Será que vcs podiam me dizer se o final destes é tão destrutivo e arrasador quanto o outro? Porque, se for, nem leio! Obrigada, Roberta

    • RESPONDER
      Carla
      15.02.2016 às 12:44

      Oi, Roberta! A Última carta não tem final triste, não! A garota que vc deixou pra trás quem leu foi a Joana, vou pedir para ela responder aqui! :)

      • RESPONDER
        Joana
        15.02.2016 às 14:42

        O final é ótimo, zero triste.
        Em algum momento dá para achar que vai ser triste, mas a autora fecha a história com maestria!

  • RESPONDER
    Denise
    07.06.2016 às 16:54

    Gente vou comprei ele hoje, estou mega ansiosa para ler, ainda mais depois de ler os comentários !!

  • Deixe uma resposta