21 em Beleza/ Cabelo no dia 26.06.2014

Cabelos: escova de cisteína!

Como algumas de vocês já sabem, meu cabelo “original de fábrica” é totalmente doidão, mistura uma porosidade, uma grossura e uma falta de forma como poucos que conheci. Já contei em 2010 que me divorciei dos cachos e fui viver uma vida de liberdade com meu amigo alisamento. No meu caso, isso mudou 100% da minha auto estima.

Infelizmente, escovas da moda, progressivas e afins não dão jeito no meu cabelo. Tenho alergia à formol e meus fios são duros na queda, difíceis de domar. Então, de tempos em tempos eu me jogo de corpo e alma no meu alisamento definitivo: a retexturização.

Ainda não foi descoberto o milagre que atenda às expectativas definitivas de raiz e pontas perfeitas para cabelos difíceis como o meu, mas sem dúvidas a “retex” é o melhor método que já vi. Eu vivo com ele e sua evoluções/adaptações há 9 anos e sou bem mais feliz desde então.

Claro que eu não sou louca e não vivo recomendando química definitiva por aí, se nem minha guru faz isso, não sou eu que vou começar… Só recomendo para quem precisa mesmo alisar o cabelo, pois fazer raiz e cuidar de química forte dá muito trabalho e é um inferno na vida de quem não precisa passar por isso. Por sua vez, tais cuidados são bênçãos na vida de quem sente a necessidade de mudar a estrutura do fio de vez.

Monólogo e desabafos à parte, sempre gosto de falar que existe um tratamento ideal para cada cabelo. Uns tratam o fio, outros dão uma alisada mais leve e vão saindo de forma uniforme do cabelo e, por fim, outros alisam definitivamente o fio, causando regimes de “escravidão voluntária”, então, para fazer esse terceiro é super importante pesquisar tudo antes e escolher o profissional à dedo.

Cada cabelo pede uma coisa e é por isso que sempre recomendo a avaliação do fio com a máquina. Cansei de mandar amigas para avaliarem com a turma da Jussara (a minha guru que eu mencionei antes!) e elas foram crentes que precisavam de um tratamento e acabaram descobrindo que precisavam de outro.

Toda essa introdução veio para eu poder contar um pouco mais sobre a minha experiência com essa escova que não alisa o cabelo definitivamente, não tem formol e não faz mal ao couro cabeludo. 

A cisteína sai do cabelo como um todo, pega super bem nos fios e, de quebra, não precisa que a gente fique dias sem lavar, se preocupando com suor, chuva ou qualquer outra coisa que possa molhar os cabelos. Uma coisa bem mais prática, eu diria.

Resultado no dia que eu fiz, antes de lavar.

Por que eu fiz a cisteína dessa vez? Tenho optado por fazê-la de tempos em tempos para aumentar o intervalo do alisamento definitivo. Assim, a Ju fica com mais raiz para trabalhar no alisamento e eu ganho uma sobrevida com um resultado ótimo. Fio selado, raiz lisa, movimento legal… Funciona muito bem para o meu cabelo.

Infelizmente, como tudo na vida, a cisteína não é perfeita. No meu cabelo (difícil) ela dura entre 1 e 2 meses, na minha mãe e nas minhas amigas dura mais, algo em torno de 2 a 4 meses. Inclusive conheço gente que faz apenas duas vezes por ano. Tudo depende do cabelo e da necessidade. Várias pessoas deixam para fazer a escova no verão ou antes de viagens, quando precisam de um toque mais prático, não podendo perder muito tempo com ele.

Eu acho essa escova o mais próximo do paraíso que eu já vi, pena que ela não dá conta do meu cabelo no longo prazo, mas essas alternâncias entre ela e minha química definitiva têm sido bem legais.

Para as interessadas, ela custa a partir de R$22o e é feita no mesmo salão onde eu faço tudo referente à tratamento de cabelos, o Instituto de Beleza Ju Fernandes. Ele fica em Ipanema, é simples e objetivo, sem muita firula.

Quem se interessou, também pode marcar a avaliação gratuita e ver o que eles recomendam para o seu fio. Lembrando a IMPORTÂNCIA de alinhar expectativas, de você contar do que precisa e do que espera como resultado.

Muitas leitoras fizeram, algumas me escreveram para contar que gostaram, outras continuam indo lá – o que me parece um bom sinal! hehe – e tudo isso me deixou animada para falar do assunto novamente.

Só acho que vale ressaltar que essa é uma alternativa mais saudável ao formol, mas infelizmente acaba durando menos que o mesmo e, por isso, saindo um pouco “mais caro” que essas escovas que, em vários casos, têm um pouco dessa substância perigosa e proibida. Eu, que já tive parte do couro descolando da cabeça por causa do formol, sou do time totalmente contra esse produto, apesar de saber que tem muita gente que adora.

Espero que tenham gostado de mais esse papo de cabelo por aqui (um assunto que eu nem gosto de falar, né…rsrs), e quem tiver outras novidades capilares, podem compartilhar aqui nos comentários!

Beijos

Gostou? Você pode gostar também desses!

21 Comentários

  • RESPONDER
    Ozzy
    27.06.2014 às 11:03

    Já fiz vários tipos de escovas progressivas, e com o tempo, a cho que o cabelo muda. Nas primeiras vezes o cabelo fica maravilhoso, mas ele vai piorando/mudando com o tempo. é como se ele ficasse dependente do alisamento. Já fiz plástica de fios, chocolate, inteligente, carbocisteína, exo, etc… e com todas percebi que há uma mudança na estrutura do cabelo. O efeito liso sai com as lavadas, mas o cabelo não volta a ser como era antes.
    Eu recomendo a leitura do http://escovaprogressivabrasil.com. Nesse blog, ela esclarece as químicas que são usadas. Por exemplo, muita gente acha que por não ter formol, uma escova progressiva não tem nenhuma química, mas para deixar o efeito liso é necessário o uso de um conservante, que nada mais é que um produto químico.
    A moda agora é a tal da London, que infelizmente não divulga a química que usa para conservar o efeito liso.
    A verdade é que é uma maravilha sair do banho e não ter que se preocupar em arrumar o cabelo ou não perder tanto tempo com secador, mas infelizmente eu ainda não encontrei definitivamente a química perfeita para os meus cabelos.

    • RESPONDER
      Joana
      27.06.2014 às 12:34

      Eu sempre recomendo essa pois os resultados costumam ser mto legais, a única coisa que já ouvi de insatisfação é de alguns cabelos que não a seguraram por muito tempo. Gente que achou que durou pouco, mas mal ou bem, não prejudica o cabelo.
      Nesse salão a dona e Nélia são super especialistas em fio, ou seja, sabem exatamente o processo que acontecem, elas informam não só as substâncias como marcas e testam quando suspeitam do cabelo. Não podendo elas não fazem.

      Acho que pra fazer química você precisa confiar, eu confio nelas e gosto mto do quanto as expectativas são alinhadas.

      Tudo que eu pergunto (eu pergunto mt) elas respondem e eu não me decepciono nunca, pois já sei o que vai acontecer.

      Vou ler o link que você mandou. :)

  • RESPONDER
    Lele
    27.06.2014 às 11:39

    Oi Jo!
    Eu fiz algumas vezes essa escova lá na Ju Fernandes e foi ótimo pq a impressão que tenho é serviu como um tratamento mesmo, no começo eu fiz 3 vezes no ano, na vez seguinte já senti a necessidade de fazer com um intervalo bem maior, o cabelo parece que passou a obedecer mais.
    Meu caso era bem uma questão de estética, tenho o cabelo bem fino e queria repicar, mas ele fica bem rebelde quando faço isso pq não tem peso. Ai a escova foi para evitar os fiozinhos malcomportados mesmo, mas fiquei surpresa que o resultado foi bem mais do que o esperado.
    As meninas também recomendaram shampoos e condicionadores certos para o meu cabelo e hoje vejo q o cabelo esta bem mais saudável.
    Não tinha essa impressão quando fazia as progressivas, sempre que passava o efeito sentia o cabelo mais fraco, a de cisteína sai e o cabelo continua sedoso. Super recomento tb!!

    • RESPONDER
      Joana
      27.06.2014 às 12:34

      Que legal saber do seu feedback também Lele! :)

  • RESPONDER
    Sandra
    27.06.2014 às 13:50

    Como moro em SP, voce saberia me dizer a marca dessa escova de cisteina, para que eu possa procurar por aqui?

    • RESPONDER
      Joana
      27.06.2014 às 13:54

      Sandra,
      Vou perguntar pra você, mas sei que o maior pulo do gato é a forma de aplicação. :(
      Isso não sei se consigo descobrir se alguém faz de uma forma tão legal.
      Beijos

    • RESPONDER
      Melissa
      06.05.2015 às 8:53

      Moro em Florianópolis e também gostaria de saber a marca pra poder procurar aqui alguém que use. Obrigada!

    • RESPONDER
      Sidneia
      04.11.2015 às 11:11

      A Ozy Cosmeticos tem um produto em base de cisteina fantastico! Ele é frabricado em Franca SP

    • RESPONDER
      Paloma
      23.12.2015 às 23:03

      MAME liss é a base de cisteína usei e amei idrata e não quebra

  • RESPONDER
    mari
    27.06.2014 às 15:55

    jo adoro vc, mas posso fazer uma pergunta indiscreta? na foto parece que vc ja fez plastica no nariz. se eu tiver certa, so queria o nome do medico, porque adorei e queria fazer tb.
    bjssss

  • RESPONDER
    Leticia
    28.06.2014 às 11:45

    Jô, ficou lindão! Super natural, isso para mim ganha pontos.
    Tenho o cabelo beeem parecido com o seu, te entendo 100%. Alisamento para mim fez minha auto estima dobrar!
    Aqui na minha cidade não tenho muitas opções, ou relaxamento, ou progressiva… Então vou nessa segunda que eu sinto que prejudica menos…
    Esse ano meu cabelo está extremamente rebelde… Sabe, tudo quebradinho na raiz! Fica tudo arrepiado, o argans da vida já não são suficientes e tenho que espirrar fixador (#drama!).
    Quando coloco o leavin com protetor térmico, coloco apenas da orelha para baixo, para não pesar… Mas acho que isso que detonou. Agora estou colocando o leavin diluído em água desde a raíz para proteger do secador e da chapinha. Comprei aquela escovinha tangle também para ver se dá uma recuperada!
    Nossa! Como o cabelo é importante para gente, né?

    Beijos

  • RESPONDER
    MARIA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA SANTOS
    13.01.2015 às 15:44

    QUAL A MARCA DOS PRODUTOS ?

  • RESPONDER
    Íngridi
    01.03.2015 às 21:38

    Realmente essa progressiva é ótima mesmo, já uso na minha mae a algum tempo e realmente faz um ótimo efeito, ela vai tratando o cabelo gradativamente e com o passar do tempo da uma impressão que o cabelo tá natural , mas é bom sempre dá uma reticada para manter o brilho e a maleabilidade dos fios

  • RESPONDER
    Ígridi
    01.03.2015 às 21:39

    ÉLA É ÓTIMA MESMO

  • RESPONDER
    Sidneia
    04.11.2015 às 11:16

    Olá meninas, eu trabalho com produto a base de císteina e realmente o resultado é otimo…
    Quem tiver interesse pelo produto eu mando via correio para todo Brasil…

    • RESPONDER
      silvia
      15.01.2016 às 11:18

      Me parece que essa escova é bem simples de aplicar e não apresenta riscos
      para ser feita em casa, estou correta?
      Poderia eu mesma fazer sem a ajuda de um profissional?
      Se for sim a resposta gostaria de saber valores.

      Obrigada

      • RESPONDER
        Joana
        15.01.2016 às 11:25

        Silvia,
        Com certeza precisa fazer em salão viu?

  • RESPONDER
    Nailza
    22.11.2015 às 8:28

    Amei, saber de tudo isso, informação maravilhosa!!
    Só que moro na Bahia e gostaria muito de saber qual nome do produto pra poder procurar alguém que possa me ajudar.

  • RESPONDER
    Adriele almeida
    01.12.2015 às 14:40

    Olá , boa tarde! Pintei meu cabelo em junho com casting creme gloss, e meu cabelo ficou mt fraco, cai mt quando estou fazendo chapinha e o resultado disso é q meu cabelo quebrou mt na frente e atrás e eu acho q a solução seria parar de dar chapinha quase tida semana, seria bom eu dar essa escova de cisteina? Ou pode piorar a situação?

    • RESPONDER
      Joana
      01.12.2015 às 14:55

      Só o pessoal do salão saberia responder isso analisando seu cabelo.
      A vantagem de lá é que se não for ficar legal eles mesmos não recomendam fazer.

  • RESPONDER
    ana maria roque
    02.06.2016 às 22:30

    gostaria de saber marca e como faço para distribuii no saloes

  • Deixe uma resposta