5 em Beleza/ Make-up no dia 03.06.2014

Futi em Curitiba: Visita a fábrica O Boticário 2014!

Semana passada eu estive em Curitiba para conhecer um pouco mais do universo O Boticário. Foram 3 noites e 2 dias em ótima companhia, curtindo programas super interessantes, entre eles, a visita à fábrica da marca! Valeu muito a pena e resolvi dividir um pouco desse passeio com vocês.

IMG_3748

Luiza Gomes, Joyce, Ariádne, Cony, eu, Carol Heinrichs, Jana, Bia e Mariana

Segunda de manhã acordamos cedo para conhecer a fábrica. Começamos em uma sala super colorida falando da história da empresa, das empresas dentro do Grupo, das marcas e linhas de O Boticário. Eu, apaixonada e curiosa com marketing que sou, fiquei muito impressionada com os detalhes de branding e encantada com o amor dos funcionários pela empresa, deu gosto de ver. Foi um denominador comum entre todos com quem conversamos.

IMG_3848

Depois dessa conversa começamos o passeio pelos laboratórios de pesquisas, seguidos pelos de testes, e após, para onde os produtos nascem. Logo depois, seguimos para a produção e vimos um pouco de todo esse universo de perfumaria e maquiagem.

Eu já imaginava que seria dessa forma mas mesmo assim fiquei impressionada como tudo envolve muitos estudos, grandes universidades e centros de pesquisa, testes em diversos ambientes (nenhum teste em animal) e muita tecnologia de ponta. É um dos centros mais modernos América Latina! Não imaginávamos que existissem tantas etapas para um produto sair do “briefing” do marketing até o centro de distribuição. É impressionante e curioso, e eu queria ter memória de elefante para contar todos eles para vocês.

Na linha de produção dos perfumes muitos detalhes eram singulares. Como por exemplo, a sala para extração de uma essência do café, que misturada à fragrância, dá vida ao perfume Coffee. Há também um ambiente onde ficam os barris de vinho que mais uma vez geram uma das essências principais para dar vida ao perfume Malbec e, por fim, a sala mais cheirosa que eu já fui na vida: o berçário de lírios, onde as plantas nascem, são colhidas e usadas para criar um dos extratos responsáveis para criar um perfume único, o Lily.

IMG_4151 IMG_4148

Pelo que entendi, os perfumes são misturados e organizados na fábrica, mas os fornecedores de matéria prima são externos, afinal, só existem pouquíssimos perfumistas no mundo (menos de 40). Cada empresa explora um caminho, leva seu briefing e muda tudo centenas de vezes, até criar sua fragrância única. É impressionante o cuidado com cada etapa e com cada mistura e, para mim, esse foi um dos pontos mais fortes da visita.

Depois dos perfumes, fomos conhecer a parte de maquiagem, onde cada produto nasce. A grande maioria dos produtos é feito lá, com poucas exceções, como os lápis, que vêm de fornecedores especiais. Achei engraçado saber que a Faber Castel é uma das fornecedoras de lápis de maquiagem, mas novamente o produto é desenvolvido de acordo com o briefing do cliente.

IMG_4165

Fiquei encantada ao ver a mistura das bases, que vão de máquina em máquina até entrarem nas embalagens, em um processo quase 100% automático. A máquina que faz as máscaras de cílios, diferentes tipos de gloss e outros produtos cremosos é muito moderna, me senti no laboratório de Dexter! rs Eles acionam o produto a ser fabricado, organizam a embalagem onde ele será depositado e a mesma máquina pode produzir diferentes categorias de produto!

IMG_4194

Os batons também me impressionaram muito! A massa entra nos moldes de silicone, são expostos à outra temperatura, ficam prontos, entram em suas canecas (embalagens vazias de batons), são expelidos na máquina, passam por um controle visual de qualidade e, quando aprovados, são embalados e ganham o mundo. Tudo isso que eu contei parece mágica e eu queria ter filmado, pena que não podíamos!

Eu tenho uma variedade de coisas d’O Boticário, de diferentes linhas. As minhas preferidas são Nativa SPA e Make B.! No entanto, nessa viagem pude me aproximar e testar um pouco mais de Cuide-se Bem (um dos melhores shampoos secos que já usei) e Intense (marca mais jovem e divertida de maquiagem, os batons têm muitas cores interessants!).

IMG_4330 IMG_4379 nativa-spa

 Depois da fábrica fomos para o almoço de Vinoterapia de Nativa Spa com as meninas! 

No almoço, falamos muito da linha de Vinoterapia e depois fomos para a aula sobre perfumes e acabou rendendo um post aqui . Viajei no tempo com as 104 fragrâncias da marca e passei a entender um pouco mais desse universo de cheiros que o brasileiro tanto ama.

A verdade é que eu não imaginava quantos produtos de beleza uma marca podia produzir por hora, sem falar o quanto ela consegue vender. Nesse momento, vale lembrar que nós somos o terceiro maior mercado consumidor de beleza em todo o planeta, só atrás dos EUA e do Japão.

Outra curiosidade interessante é que O Boticário é a maior rede de franquias do país, antes mesmo do Mc Donald’s! Ou seja, uma marca que é distribuída em todo o país, em diferentes pontos de venda, muitas vezes com bom custo benefício e de fácil acesso.

Já que estamos falando de curiosidades, nunca me esqueço quando meu professor de marketing nos perguntou qual era o maior concorrente da Kopenhagen. A resposta certa? Sim… O Boticário! Mesmo que indiretamente concorrentes, ambos são os queridinhos do país no quesito presente.

Hoje os produtos que nascem em Curitiba não são apenas bons presentes, a maioria deles entram na rotina de beleza de muitas mulheres, seja com um hidratante de Nativa Spa, um blush de Make B. ou um produto de tratamento de pele da linha Active. A verdade é que os produtos brasileiros ganham mais espaço a cada dia nas nossas vidas. E é muito bom ver que o Brasil anda “muito bem, obrigada” de marcas de beleza, é muito legal ver a evolução desse mercado.

Eu amei essa imersão no universo O Boticário desde a visita a fábrica, o bate papo da linha de Vinoterapia de Nativa SPA, a aula sobre perfumes, o bate papo com o Sadi sobre Intense e o de Make B. com o Fernando Torquatto.  Também adorei a experimentação de Cuide-se Bem no salão, sem falar no jantar de encerramento da viagem. Tudo foi muito especial e acho que muitos dos produtos que eu pude experimentar vão entrar nas pautas aqui do blog. Fiquei muito feliz por viver mais essa experiência com o futi.

amores

Rafinha Gadelha, Cony do Futilish, Tati (só amor), Carol do Toque de Neon e eu antes de sairmos.

Para completar resolvi colocar aqui 5 produtos de maquiagem que eu adoro/ estou adorando de Make B. , desses que eu compro ou compraria de novo.

make-b

Blush Make B. Black Crystal Reflection Caramel ( já to no terceiro | edição limitada) | Pincel linha Barroco Tropical Make B. (tipo duo fiber mini | edição limitada)| Demaquilante Make B. | Máscara Alongadora | máscara efeitos cílios postiços

Agora não vejo a hora de testar essa famosa solução para sobrancelhas que todo mundo fala. Ganhei na viagem e assim que tiver uma opinião 100% formada conto por aqui.

É isso, que bom que pude compartilhar um pouco de tudo isso com vocês!

Ah! quase esqueci, hoje a empresa tem um portal muito especial chamado Viva Linda! Acho que vale um rolêzinho virtual. hehe <3

Beijos

Gostou? Você pode gostar também desses!

5 Comentários

  • RESPONDER
    Nati Rios
    03.06.2014 às 15:43

    Um dai quem sabe conhecemos também, deve ser tudo de bom…rs

    Beijoos
    Venha participar do nosso sorteio, o premio é uma blusinha do brasil !
    http://blogidfashion.wordpress.com/2014/06/03/sorteioooooo-vamos-torcer-com-estilo/

  • RESPONDER
    Angela
    03.06.2014 às 17:18

    Deve ser incrível conhecer tudo assim, tão de perto!
    Fiquei curiosíssima com a linha Vinoterapia da Nativa Spa!
    E, na verdade, a fábrica do O Boticário fica em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba e não em Curitiba.

    • RESPONDER
      Joana
      04.06.2014 às 16:42

      Angela,
      Sabia que não era propriamente Curitiba, mas como nossa viagem foi pra lá achei que valia falar dessa forma mais geral!
      Obrigada por esclarecer viu? :)
      Beijos

  • RESPONDER
    Laura
    04.06.2014 às 15:17

    E porque não contou a parte em que o boticário levou o namorado de todasss as blogueiras
    para um jantar surpresa especial?

    Mesmo que não quisesse expor o Bofe, mas podia cntr né? Ou mostrar o look do jantar.
    :)

    • RESPONDER
      Joana
      04.06.2014 às 15:23

      Laura,
      O look do jantar é outro post!
      Nesse só contei das experiências com a marca, produtos!

      De qq forma o meu namorado nao pode ir! Eu ganhei um vídeo lindo, mas ele nao podia na data!

      Beijos

    Deixe uma resposta