34 em Comportamento/ Experiência/ Reflexões no dia 22.05.2014

Minha vida com aparelho fixo

Eu já sabia que esse dia ia chegar e estava me preparando psicologicamente para ele, mas mesmo assim, quando chegou, eu vi que nem se eu tivesse entoado mantras e feito meses de terapia todos os dias, eu iria conseguir me preparar para o primeiro momento em que eu me olhei no espelho com aquilo (sabe o grito do Macaulay Culkin em Esqueceram de mim? Foi mais ou menos essa a minha reação). Sim, estou falando do aparelho, aquela coisa que eu achei que ficaria na minha infância, mas resolveu me perseguir esse ano.

aparelho-fixo

Pode parecer um drama sem fim, pode ser que vocês me achem uma fresca por estar falando sobre esse assunto, mas como tanta gente me perguntou o motivo do sorriso de boca fechada, resolvi abrir meu coração por aqui (já que a boca tá difícil rs).

Já tem 2 meses exatos que eu botei a parte de cima (a de baixo eu já estou desde janeiro) e eu ainda me olho no espelho e estranho. E ainda tenho mais 1 ano pela frente, o que para mim, nesse estágio, parece uma década! Escolhi o modelo mais discreto e estético possível: branco, borrachinhas brancas, fio branco, enfim…que aparecesse o mínimo possível, Mesmo assim, tem dias que eu acho que ele veio com luzinhas de LED e borrachinhas neon! Todo mundo tenta me convencer que mal dá para notar, mas como acreditar nisso se eu sinto o bicho todo segundo?

O primeiro mês foi bem mais difícil do que o segundo. Hoje já existem dias que eu olho no espelho e não me incomodo se ele está lá ou não. Mas tem dias….que nem Jesus na causa! Eu olho e tenho vontade de voltar pra cama! Isso que eu não to nem levando em conta a atenção redobrada que eu tenho que ter à mesa. Sabe a história da folha no dente? Com aparelho pode ser folha, grãos, pedaços de pão, um horror! Você nunca está segura (e o kit dental acaba sendo mais importante que a sua necessaire)! rs

Mesmo assim, não vim aqui para me lamentar, choramingar ou ficar presa no meu próprio drama psicológico. Por incrível que pareça, botar o aparelho também me trouxe alguns benefícios que eu nunca imaginaria, tais como:

1) Fiquei mais cuidadosa: Se antes eu usava fio dental e escovava os dentes meio no automático, hoje esse ato é minucioso. O que não é uma coisa ruim, né?

aparelho2

uma das fotos que provavelmente não apareceram aqui…porque eu resolvi não escolhê-la!

2) Fiquei mais vaidosa: Hoje em dia eu não consigo mais sair de casa (ok, tirando exceções como academia, mercado e obrigações do dia a dia) sem maquiagem. Antes eu cogitava ficar apenas no corretivo, no blush e meu capricho era o lápis de sobrancelha. Hoje eu só saio se tiver feito o serviço completo. A maquiagem foi a solução que eu encontrei para me sentir segura e dar uma levantada na auto estima.

3) Fiquei #alocka dos lip balms: Eu usava lip balm só quando a situação já tava crítica e minha boca mais que ressecada. Como eu fiquei um tempo respirando de boca aberta até me acostumar com esse “corpo novo que não me pertence”, meus lábios – que já são ressecados – ficaram mais ainda e eu peguei o costume de passar toda hora. Hoje tenho um em cada bolsa e em cada canto da casa. Também viciei em gloss e vou falar sobre esse assunto em breve!

4) Aprendi a me gostar em fotos de boca fechada: Eu sei que muita gente prefere e pede que eu saia rindo mais nas fotos, mas preciso destacar que as fotos de boca fechada quebraram um tabu que existe dentro de mim desde que eu me entendo por gente. Tirando raras fotos espontâneas, eu sempre me detestei nas fotos em que eu não estava sorrindo de orelha a orelha! O sorriso era meu porto seguro para uma foto bonita e foi um desafio aprender a sorrir de boca fechada e me sentir bem com isso!

5) Mas os meus cabelos….: Outra coisa que também mudei foram os cabelos. Além de clarear ainda mais as luzes que eu sempre tive, podem reparar que eu ando usando ele mais liso que o habitual. Esse foi outro ponto que acabou sendo uma segurança extra para a minha auto estima. Posso nem estar tão maquiada, mas se o cabelo estiver legal, eu me sinto bem mais confiante! Eu só não dou outros jeitos nele porque eu não sei usar babyliss (nem tenho babyliss, aliás).

aparelho1com nossa amiga também aparelhada, Ane! PS: E foi ela que me obrigou a rir na foto! rs

BÔNUS) Estou comendo mais devagar: Principalmente pipoca! hahaha  Meu dentista pediu para que eu evitasse certos alimentos que aumentam a probabilidade de descolar os brackets, mas não consegui abrir mão da pipoca! Eu já descolei uma vez, o último bracket da arcada inferior….comendo salada. Desde então, para não correr muitos riscos, estou comendo qualquer coisa mais devagar! Cautela nunca é demais! rs

O único ponto ruim de toda essa história é que eu dei uma pausa nos meus batons escuros ou coloridos (inclusive o batom do futi! Chuif). Acho que a cor destaca ainda mais o aparelho e acabo não gostando do resultado, mas se bobear isso é mais uma questão de costume e daqui a pouco eu me resolvo com isso também!

Apesar de ainda estranhar, a cada dia que passa eu vou aprendendo a conviver mais com esse objeto que não me pertence. Cada dente que vai para o lugar é uma alegria sem tamanho e eu já to começando a enxergar uma luz no fim do túnel (no momento, ela está do tamanho de uma cabeça de alfinete, mas é uma luz rs).

Eu enrolei muito para começar o tratamento, e esse é meu único arrependimento. Por isso, quem estiver na mesma situação que eu estava, eu sugiro: comece já! E se as neuras vierem, não se preocupe, elas vão passar – ou você dará um jeito de contorná-las!

Beijos

Carla

Gostou? Você pode gostar também desses!

34 Comentários

  • RESPONDER
    Selma
    22.05.2014 às 19:23

    Todos os meus medos, são seus tmb rs… Estou adiando esse momento de por aparelho nos dentes, mas já tenho 25 anos, passou da hora…

  • RESPONDER
    Juliana
    22.05.2014 às 20:07

    Oi, Carla! Não ache que estou tirando vantagem de vc, mas tirei meu aparelho sexta passada! AHUhauHAUhuah… fiquei com ele mais tempo do que vc vai ficar com o seu, 2 anos e 4 meses… agora estou com um móvel… até o momento não me acostumei com ele…Hmmm Gostei bastante do resultado, sabe? O meu era convencional e eu colocava umas borrachinhas roxo metálico pra poder usar batom escuro sabe, pra não manchar! Não aguentei ficar sem eles… ;) Ah! E eu tenho o batom do futi! Amei, hein? Mesmo assim, raríssimas vezes sorri nas fotos… me sentia tão juvenil nos altos dos meus 33… xD Boa sorte no seu tratamento, linda! Beijos

    • RESPONDER
      Ana Elisa
      14.03.2015 às 22:20

      Eu tbm estou morrendo de vergonha em ter que usar pela segunda vez, 15 anos depois e vou ter que usar novamente, no auge dos meus 30 anos, mas é melhor usar agora é corrigir do que deixar e chegar aos 40 insatisfeita ne? Pelo menos é isso que me consola rs bjs

      • RESPONDER
        Carla
        15.03.2015 às 22:58

        Foi o que pensei, Ana! Daqui a pouco estarei fazendo 1 ano de aparelho e estarei mais perto de tirar. Acho que quando eu tirar eu vou fazer outro post! Bota sim, é bem melhor resolver isso logo!

  • RESPONDER
    Robertta Rocha
    22.05.2014 às 23:10

    Muito me identifiquei! Usei aparelho quando mais nova, melhorou 90%, e já tem cerca de 10 anos que tirei. No fundinho alguma coisa me incomodava e semana passada resolvi procurar o dentista. Resultado? Já fiz os exames e só to esperando marcar pra colocar. Tudo de novo…

  • RESPONDER
    Bianca
    23.05.2014 às 0:21

    Aparelho é chato, mas depois de um tempo vc nem lembra que ele tá lá e no final vale a pena!
    Usei quando era mais nova, mas acho que se fosse hoje, optaria pelo invisalign ou similar… vc chegou a considerar essa opção?

  • RESPONDER
    Gabriela
    23.05.2014 às 0:25

    Aparelho é questão de costume mesmo! Eu uso o aparelho prateado e não me incomodo em usar batom vermelho ou escuro, me deixa até mais confiante. Quando você acostumar nem vai se lembrar que ele está lá!

  • RESPONDER
    Priscila
    23.05.2014 às 7:07

    Passei exatamente por isso! Usei aparelho uns dois anos atrás, comecei com 27, e também fiquei me sentindo a maior Betty a feia, principalmente na época em que tive que usar aqueles elásticos horrendos, tinha dia em que eu preferia evitar falar com desconhecidos. Foi um ano sorrindo de boca fechada, por mais que as pessoas dissessem “ninguém nota” eu me sentia melhor assim né, então pronto. Acho que você está super certa em fazer o que puder para dar uma melhorada na autoestima. E no fim das contas vale a pena, lembro que estava bem ansiosa antes de colocar também mas hoje em dia quando penso vi que não foi essas coisas todas. Depois a pessoa vai se acostumando, blablablá, e quando vê passou tudo. =) Beijos, boa sorte!

  • RESPONDER
    Mônica
    23.05.2014 às 9:49

    Faz 6 anos que estou em tratamento, o meu é pela saúde pois tinha mordida cruzada. Estou com 34 anos, imagina! Uso móvel em cima só para dormir e o fixo embaixo. Mês que vem tiro o de baixo para colocar o móvel também. Todos os dias me arrependo de ter começado o tratamento. Além de feio e incomodo, pra quem é adulto, fica dificil cumprir a agenda de ir fazer manutenção, limpeza, etc… Não aguento mais. Obrigada pela atenção e por ouvir meu desabafo. Bjos e boa sorte com o seu tratamento.

  • RESPONDER
    Cassia
    23.05.2014 às 10:31

    Carla, nunca comento por aqui, mas dessa vez eu precisava! Há um ano e meio estou usando o mesmo tipo de aparelho que você (só com o fio prata) e também resisti o máximo que pude com medo de ficar com a auto-estima abalada. Eu tinha medo de tudo: de ficar feio, de me sentir bocuda, de ficar com tudo grudado nos dentes o tempo todo, de ter mau hálito, etcetc. Depois de 6 meses e muitas aftas, eu acostumei e passei a me preocupar bem menos com a presença dele durante o dia. Eu também ouvia das pessoas que mal dava para perceber, mas para mim era um monstro. Hoje eu sei que era um monstro porque era fisicamente incômodo. Dia desses me surpreendi com a reação de algumas colegas de trabalho que só mês passado perceberam que eu usava aparelho! Então era verdade o que as pessoas diziam, o aparelho estético mal dá para perceber! Esse fato me deixou super feliz e muito mais confiante.
    Meus lábios também vivem secos, uso lipbalm o tempo todo.
    Mas ainda fico meio sem jeito nas fotos, pois não consigo mais dar aquele meio sorriso, os lábios prendem no aparelho rs. Boa sorte, beijos!

  • RESPONDER
    Leticia
    23.05.2014 às 12:15

    Olá Cah!

    Vc não pensou em usar o “invisível”? Tipo o Invisalign?
    Acho que vou colocar no 2º Semestre, já que quero ajeitar apenas 02 dentes e de cima (não vou precisar colocar em baixo). Bjos

  • RESPONDER
    Luiza
    23.05.2014 às 13:06

    Ca,

    Vc conhece o Invisalign, que a Lu Chata de Galocha e a Lala Rudge usaram? É perfeito! Estou aguardando receber os meus moldes, super entusiasmada com o tratamento. Além dele, tem também aparelho intralingual, que os brackets são na parte de dentro dos dentes, uma opção um pouco mais em conta. Ambos são imperceptíveis, mas o “contra” é ser tratamento um pouco mais demorado.

    Hoje só usa aparelho fixo tradicional quem quer, converse com seu ortodontista, se realmente te incomoda tanto assim :)

    Beijos!

    • RESPONDER
      Carla
      23.05.2014 às 20:54

      Luiza, eu praticamente implorei pelo Invisalign, mas no fim das contas ele me convenceu que o tratamento ia demorar o dobro do tempo e só iria resolver uma parte do problema. Por isso que eu achei melhor botar logo, terminar mais rápido e ainda por cima gastar menos! rs
      Beijos!

  • RESPONDER
    Marcia Aguiar
    23.05.2014 às 15:03

    Seu ortodontista deve ter te falado pra evitar líquidos escuros, né? Tipo vinho, suco de uva, mate, coca-cola, café. Essa é a desvantagem do aparelho fixo branquinho. Ele amarela. Eu já usei duas vezes (uma dos 11 aos 17 anos e outra dos 32 aos 33), e vou ter que usar de novo. Tenho o problema inverso ao da maioria das pessoas: tenho muito espaço na boca e os dentes têm grande motilidade. Se fosse possível, dava pra nascer uns 4 dentes na minha boca e ficaria tudo certinho. :p Boa sorte com seu tratamento. Logo você nem se lembrará que o aparelho existe.

    • RESPONDER
      Carla
      23.05.2014 às 20:51

      Sim, Marcia! Ele falou, mas pra minha sorte a única coisa que eu bebo dessa lista é a Coca e foi a única coisa que eu tive que dar uma pausa mesmo (mas to substituindo por água com gás, que eu amo, então nem tá tão absurdo!). Boa sorte para vc também!! :)
      Beijos!

  • RESPONDER
    nina
    23.05.2014 às 18:51

    Claro, o Invisalign não aparece…mas é muuuuuito mais caro, credo! O seu tá bem tranquillo Carla, logo tu acostuma e ihhh passa voando :D

  • RESPONDER
    Claudinha Périssé
    24.05.2014 às 0:06

    Tamojunta! :)
    Tenho 33 anos e, há um ano, resolvi recolocar o aparelho fixo, assim, discreto como o seu…. Pois é… Parece coisa de maluco, já que eu já tinha usado, (e por 6 anos!) e já sabia de todas as dificuldades e chateações…. Mas, colocando na balança, me incomodava mais a fresta se abrindo bem na frente do que os 20 minutos que preciso para o passa-fio!
    Também evito batons fortes (mas já estoquei flat out fabulous e, quando eu tirar o aparelho, vou usar como se não houvesse amanhã!), como mais devagar, não posso comer certas coisas e o sorriso com restos de comida tb é uma preocupação constante. Mas se eu puder dar uma dica, FOCA NO RESULTADO!! Imagina como vai ser quando você tirar, imagina como vc vai se sentir, como vc vai ter mudado, como vai estar mais bonita ainda! Foca lá na frente!!! Vai valer a pena.
    (Ta tudo na nossa cabeça, no fim das contas…. As pessoas mal reparam, hehehehe mas quando vc tirar, vão reparar a mudança – e pra melhor!)

    Boa sorte! ;)

    • RESPONDER
      Aline Merladete
      26.09.2018 às 18:08

      Claudinha, também coloquei com 32 anos, to com um misto de arrependimento e alivio de ter iniciado o tratamento ( que já tinha feito quando era novinha). Mas o negocio é focar no resultado, poucas pessoas notaram que eu coloquei, mas na minha cabeça é uma luz de led tambem hehehe

  • RESPONDER
    Cristiano
    24.05.2014 às 14:15

    Boa tarde Cá.

    Que bom te ver sorrindo, se dando bem o bichinho, adorei sua pitada de humor durante o post, huahua. Já disse que não tenho problemas em ver alguém usando aparelho né? Então não se preocupe, de qualquer jeito tu continua gatona, huahua.

    Abraço! =D

    • RESPONDER
      Carla
      25.05.2014 às 23:34

      Brigada, querido!! Estávamos sentindo sua falta por aqui!! Não some não!!
      Beijos!

    • RESPONDER
      Cristiano
      28.05.2014 às 9:39

      Brigado Cá, beijos pra ti também! =3

      Abraço! =D

  • RESPONDER
    Leila Figueiredo
    24.05.2014 às 20:18

    Forca na peruca, bjus

  • RESPONDER
    Paula
    04.06.2014 às 15:02

    Nossa, se eu fosse fazer um relato da minha vida com o aparelho, seria exatamente igual o seu. Há 2 meses estou usando o aparelho metálico, mas não consigo me acostumar com ele de jeito nenhum, me sinto um alien toda vez que olho no espelho.. hhahah … Na próxima semana vou trocar pelo aparelho estético e acredito que vai melhorar bastante… mas lendo seu relato me identifiquei 100% com as suas encanações, pois são as mesmas que eu tenho ..

  • RESPONDER
    marina
    25.09.2014 às 22:00

    Vou colocar aparelho daqui umas semanas, e já estou nervosa rs. Já to prevendo q vou passar pelas mesmas neuras que vc kkkk, e não acho frescura pq cada um tem uma forma de pensar e agir sobre esse assunto! Bjs, amei o post!

  • RESPONDER
    Camila
    30.07.2015 às 1:19

    Ola Carla
    Sou a camila e tenho 25 anos (26 semana q vem) e acacabo d colcocar aparelho.
    Fiquei uma semana com o inferno do separador. E agora to com o fixo em cima e logo coloco embaixo.
    Vc tem alguma dica pra me dar?
    Beijinhos

    • RESPONDER
      Carla
      30.07.2015 às 10:38

      Oi, Camila! Acho que a melhor dica que posso te dar é ir na farmácia e comprar um kit de escovas interdentais (são mini escovinhas, bem pequenininhas e finas que costuma vir em um kit com até 10 unidades) e levar esse kit para onde você for. Infelizmente comer com aparelho é uma incógnita, pode não acontecer nada, mas pode ser que fique algo preso entre o dente e o aparelho. Já aconteceu comigo em um restaurante que não tinha fio dental no banheiro e eu fiquei tentando tirar com o papel toalha e foi super difícil! Depois que eu passei a levar essas escovinhas comigo para cima e para baixo, nunca mais passei por isso! rs
      E paciência, claro! Passa rápido! :)
      Beijoos

  • RESPONDER
    Graziella
    01.11.2015 às 13:25

    Fiquei super feliz por ter achado o seu relato, coloquei um igual ao seu semana passada, a dentista me deu o prazo de 7 meses e eu conto cada minuto. Ler que tem mais gente que se sente como eu me mostrou que não sou tão estranha kkkk! ! Quando me vi com o aparelho minha única reação foi pensar: ” acabou minha vida social por 7 meses”kkkk mas olhando o aparelho em você, vi que não é tão ruim assim e estou me sentindo melhor. Obrigada por compartilhar conosco e trazer mais paz para esses 7 meses que mais parecem 7 anos ! Rsrs um beijo!

    • RESPONDER
      Carla
      03.11.2015 às 12:29

      Passa super rápido, Grazi! Te juro! :) O único negócio é que quando você começar a se acostumar, vai ser hora de tirar rsrs

      • RESPONDER
        Núbia Souza Santos
        29.12.2019 às 17:43

        Vdd msm… No meu caso agora depois d 2 anos q comecei a gostar e m acostumei bem c meu aparelho já tenho q tirar

  • RESPONDER
    jack
    09.11.2015 às 20:34

    Acabei de colocar o aparelho depois de tanto postergar, de longe esse está sendo o pior dia do meu ano e pra completar as pecinhas já soltaram enquanto estava escovando os dentes, depois de ouvir meia hora de bronca do meu pai dizendo que não vai pagar as peças que se soltaram minha vontade é de arrancar esse troço, tudo isso e é só o primeiro dia. Será que vale a pena mesmo esse esforço.

    • RESPONDER
      Carla
      09.11.2015 às 21:12

      Oi, Jack, vai valer a pena com certeza! O começo é horrível mesmo, dói, pecinhas caem (caíram duas bem no comecinho), ainda não sabemos comer direito com o aparelho, enfim, parece o fim do mundo mesmo! Mas depois de um tempo melhora, acostuma, não dói mais e o resultado vai valer a pena com certeza! :)

  • RESPONDER
    je
    24.11.2017 às 23:19

    Você disse que está com os debaixo desde janeiro. então é possível ficar só com o de baixo? tipo o meu de cima são certinhos,

    • RESPONDER
      Carla Paredes
      27.11.2017 às 14:41

      Acho que cada caso é um caso, só seu ortodontista vai conseguir te responder isso!

  • RESPONDER
    Jessie
    21.06.2019 às 23:31

    Nunca leio posts de blogs, mas pela primeira vez senti q tava precisando de algum relato p dar um up na minha auto estima hahah. Estou no meu terceiro dia do aparelho estetico (q pareceu uma eternidade) e nn consigo me imaginar superando ou acostumando a isso. Penso nele a cada segundo e isso tem me estressado mtt, principalmente na hr da refeicao! Apesar disso, esse seu post me deu forcas p seguir em frente e acreditar q td vai valer a pena no final. Por isso queria mtt agradecer por ter escrito sobre suas insegurancas e ter compartilhado sua historia! Obg msm!

  • Deixe uma resposta