13 em Comportamento/ Moda/ Reflexões no dia 25.03.2014

Para pensar: Terça sem make!

Há algum tempo as meninas do Girls With Style criaram uma hashtag muito legal, a #terçasemmake e o assunto virou post no blog delas. Para quem não sabe, Carol, Nuta e Marie sempre foram meninas inspiradoras e revolucionárias, daquelas que não deixam para amanhã o que podem fazer hoje. A bandeira delas? A libertação feminina! 

Como todo blog de opinião, nós concordamos com muitas ideias e outras nem tanto, mas sem dúvida, ele tem muita coisa a dizer.

A proposta da terça sem make nos chamou a atenção por ser ousada, e ao mesmo tempo, interessante. A ideia de descansar a pele é bem legal, mas a sacada que consideramos mais importante é o incentivo de provar para todo mundo que uma mulher não precisa de quilos de maquiagem para estar realmente bonita. Já falamos mil vezes que acreditamos que as mulheres mais bonitas que conhecemos são aquelas que brilham por ter uma auto estima em dia, que se sentem lindas por dentro e acabam transmitindo isso para o mundo. 

Pensando por esse ponto, realmente não deveríamos precisar de muita make para estarmos em paz com o espelho, né?

terca-sem-make

Achamos uma versão moderna da campanha da Real Beleza (aquela da Dove!) e achamos o máximo ver dezenas de mulheres reais compartilhando suas fotos na #terçasemmake. Ou seja? Todo mundo pode participar desse movimento, inspirar as pessoas!

Nós não temos um dia certo para ficar sem maquiagem, mas a gente agarra toda a chance que aparece de não precisar botar um pingo de base, corretivo ou afins (aqueles dias onde o único programa é ficar no home office, por exemplo). Só temos que ser sinceras e dizer que apesar de amarmos a ideia, ainda não nos sentimos confortáveis para postar a foto “sem make”, sem filtros e a cores (porque foto em p&b dá uma ajudada linda na falta dos filtros! rs) na internet. As nossas olheiras não andam nada amigáveis e uma coisa é elas serem vistas pela turma da rua naquela ida ao supermercado, outra é registrá-las nas redes sociais.

Mesmo não compartilhando na web, queríamos contar que nós também estamos no movimento!

tercasemmake

Sendo muito francas, apesar de acreditarmos nessa libertação, na importância da pele respirar e afins, nós também achamos que vale a pena pensar no quanto a maquiagem revolucionou a beleza de muitas mulheres.

O padrão perfeito de beleza não existe, não devemos alimentar esse monstro, mas ainda bem que a maquiagem existe para dar uma levantada na auto estima [ nota da Carla: agora que eu estou de aparelho, preciso dizer que a maquiagem tem sido minha maior aliada e é uma das coisas que tem feito com que eu me sinta bem ao olhar no espelho! ]  Temos que lembrar o quanto somos bonitas com ou sem make, mas claro que essas ferramentas nos deixam mais seguras e nos fazem sentir melhor, principalmente em ocasiões especiais.

A verdade é que a campanha nos fez parar para pensar em duas coisas antagônicas: A primeira é que amamos a ideia de nos libertar dessa “necessidade” de maquiagem todos os dias da vida! Também é bom refletir que NÃO PRECISAMOS estar mais bem cuidadas que os homens.

A segunda é que lembramos o quanto a maquiagem é uma ferramenta capaz de dar um help naqueles dias em que acordamos de bola murcha. Um pouco do básico e nós nos sentimos mais lindas, iluminadas e confiantes, isso também é super bom! Somos muito gratas pelos milagres que uma boa maquiagem podem operar em uma cara de sono! :)

Ok, isso pode ter soado paradoxal, mas o que torna a campanha importante também nos faz lembrar do quanto gostamos de ter esse aparato por perto, capaz de mudar nosso humor em alguns minutos!

Mesmo assim, só de pararmos para pensar no assunto já achamos que a hashtag #terçasemmake valeu muito a pena. Sem contar que muitas corajosas estão aí, inspirando muitas mulheres a fazerem o mesmo. Ao invés de cortarem seus sutiãs, elas podem postar suas fotos sem maquiagem, sem medo ou vergonha!

save

O que vocês acham desse tema? Queremos saber de vocês!

Gostou? Você pode gostar também desses!

13 Comentários

  • RESPONDER
    Gabrielle
    25.03.2014 às 20:01

    As raras vezes que fui traballhar sem make alguma no rosto fui questionada por várias pessoas se eu estava passando mal ou não havia dormido a noite hahahahaahahah…juro por Deus, ficava tão chateada que simplesmente não saio d casa sem corretivo, no dia q estou “sem make” estou só com corretivo…só não uso corretivo qnd qro mentir p meu chefe e faltar trabalho…é triste, mas é minha realidade! :(

    • RESPONDER
      Joana
      25.03.2014 às 23:40

      Então, no meu primeiro trabalho sempre me perguntavam se eu estava doente (quando sem make).
      Acho que não era por mal não, mas que era comum era…
      Bem delicado isso!

  • RESPONDER
    Dani Facundo Brescia
    26.03.2014 às 10:10

    Oi, meninas!!!

    Putz, toda terça de manhã eu ensaio sair de casa sem make. Na verdade meu marido me diz (e aí eu vejo o quanto ele me ama): “eu prefiro vc sem maquiagem”.

    Mas, por mais que eu concorde com o movimento, a ideia que está por trás disso tudo, eu particularmente ainda sou dependente da maquiagem. Talvez (e olha a confissão aí, gente!!) minha auto estima ainda não esteja assim tão bacana pra encarar o mundo de cara limpa.

    Eu estou com vocês. Apoio 100% a iniciativa, apesar de ainda não ter aderido… #bipolarfeelings

    Beijos!!

  • RESPONDER
    May Fernandes
    26.03.2014 às 10:22

    Acho LINDA a idéia das meninas do GWS, e super gostaria de adotar. Mas como a pessoa do comentário acima, uso maquiagem há tanto tempo que sempre que alguém me vê sem, pergunta se estou doente, se nao dormi bem, já me perguntaram até se eu estava em depressão quando passei dois dias seguidos sem usar nada… Concordo com a Jô, sei que não é por mal. Mas nessas horas bate uma insegurança chata.
    Acho que nós mulheres nos acostumamos a cobrança dos homens, da sociedade como um todo, de ter que ser perfeitas SEMPRE.
    TEMOS que ser 100%. Quando somos 98%, nos sentimos mal, a auto estima cai… Ao mesmo tempo que é algo que nós impomos a nós mesmas (falo por mim nisso) também tem um elemento cultural muito forte. É um assunto pra uma discussão longa. Mas gera reflexões incríveis!
    Não somos só casca. Temos mais coisas boas por dentro, muito mais importantes que um rosto maquiado, e trabalhar um dia sem maquiagem não me faz pior que outras mulheres… sei lá, já tô aqui divagando! Ahaahahahaha

    Beijos meninas, adorei o post.

    • RESPONDER
      Joana
      26.03.2014 às 10:30

      Eu super te entendo!
      Eu consigo sair sem make feliz (num dia sem evento) e encaro tais perguntas numa ótima, meu problema é fotografar e postar fotos sem make! Isso nao consigo!
      Beijao

  • RESPONDER
    Aninha
    26.03.2014 às 10:48

    Acho a reflexão super válida, porque realmente tem muita gente que se maquia para os outros e é legal incentivar e encorajar sair sem maquiagem quando quisermos.
    No entanto, no meu acaso, me maquio porque AMO o processo de me maquiar, sinto prazer de fazer isso.
    Sou a favor de fazer o que te faz se sentir bem, porque, por outro lado, não vou aceitar ser julgada porque estou maquiada o tempo todo, caramba, estou maquiada porque eu gosto, não para agradar os outros!
    bjinhos

  • RESPONDER
    Amanda
    27.03.2014 às 10:47

    Todas lindas! Com ou sem make! Com certeza nos maquiamos pq gostamos! Mas que há uma cobrança da sociedade em cima das mulheres,isso há! Uma cobrança exagerada, que devemos estar perfeitas todos os dias.. Temos que ser magras, super mães, bem sucedidas e super animadas com o namorado/noivo/esposo… Só de sobrevivermos a tantas cobranças já somos super vencedoras! E além de lindas por fora, somos mais lindas ainda por dentro!

  • RESPONDER
    Renata Garcia
    27.03.2014 às 16:33

    Meninas, gosto muito do blog de vcs, embora esteja um pouco longe do perfil médio de idade (real), pois já estou nos 4.3. O que posso dizer é que atualmente, tenho enooorme dificuldade de sair sem maquiagem, às vezes de manhã, antes de sair para correr, me olho no espelho e acabo passando pelo menos um pouco de corretivo…Mas aos 20 e poucos, eu não usava nada… Acho que é mais uma questão de aceitação mesmo, e é muito válido que se aprecie a beleza natural. Admiro quem consegue, mesmo com as ruguinhas… Bj pra vcs!

    • RESPONDER
      Mariana Borges
      27.03.2014 às 16:52

      Renata, acho que você tocou num ponto importante: enquanto para os homens a ação do tempo tradicionalmente é aceitável – os cabelos grisalhos e as rugas são um “charme” – para as mulheres são algo que precisa ser disfarçado. Daí a necessidade da maquiagem como item “obrigatório”.

      Só que esse quadro está mudando: enquanto alguns homens começaram a pintar os cabelos e a fazer procedimentos estéticos. algumas mulheres estão adotando o visual “cabelo branco natural”, como a poderosa presidente do FMI. Ou seja, talvez estejamos evoluindo para tempos mais livres.

      Parafraseando um velho chavão, #REFLITAM. ;-)

      • RESPONDER
        Carla
        27.03.2014 às 18:27

        Mariana, ótima colocação!! Eu acho um charme mulher que consegue manter um cabelo grisalho lindo, mas já ouvi dizer que ele precisa de mais cuidados do que um cabelo colorido!

    • RESPONDER
      Mariana Borges
      27.03.2014 às 18:44

      Carla, então o cabelo branco em mulheres é a nova “maquiagem nude”: aquele make que você faz para fazer de conta que está sem maquiagem.

      Para quem leu Jogos Vorazes: lembram do povo da capital? Mega montado a ponto de não parecerem humanos ? Pois é, acredito que a autora fez uma crítica à obsessão pela aparência perfeita. E estamos chegando lá.

    • RESPONDER
      Silvia
      29.03.2014 às 1:46

      Minha mãe assumiu os brancos desde 99 qdo ela fez 50! Primeiro foi um problema ela deixar ter raiz suficiente para cortar – e aí viva aquele rímel e bastão – mas qdo deu uma raiz ela foi lá e tosou! Mas olha, engano quem acha que cabelo branco não dá trabalho. As vezes acho que ela tem mais trabalho que quem colore! Qualquer coisa amarela o cabelo, até a água! E da-lhe tudo lilás e roxo para tirar o amarelo mas mesmo assim ela sofre. Já meu pai deu a sorte de ter os fios naturalmente mais brancos que o dela – não dá para entender genética né?

      Beijos!

  • RESPONDER
    Silvia
    29.03.2014 às 2:10

    Eu precisava começar o movimento terças COM make!!!! Sou a mais preguiçosa e azar de quem quiser julgar minhas olheiras geneticamente premiadas que não somem com nada mesmo!

    Mas maquiagem é importante para algumas pessoas. Minha tia, por exemplo, só se sentia bem se tivesse de sobrancelha pintada! Antes dela ficar doente me fez prometer que se um dia ela ficasse doente que eu tinha que ir pintar as sobrancelhas dela pq ela só se sentia bonita de sobrancelha – ela não tinha nenhuma. E mesmo no CTI, em coma, a gente dava um jeito de pintar as sobrancelhas dela pq nesse caso se ela acordasse a gente queria que ela se sentisse bonita! E, desculpem o desabafo, mas não consegui não lembrar dela! Ela faleceu esse ano e claro, que a gente deu um jeito dela estar de sobrancelhas e unhas pintadas de vermelho – meus primos me pediram. Aliás uma coisa que eu admirava pra caramba na minha Vó materna era que ela mesmo velhinha estava sempre de mãos e pés feitos, mesmo que ela quase não saísse de casa! Ela tb ajeitava sempre os cabelos com bobes e eu sempre achei legal que ela independente de ter cabelo branco, se vestir como senhora ou ser idosa, nunca deixou de se cuidar! E acho que isso é o que a maquiagem deve fazer pela gente: fazer com que a gente se sinta mais cuidada e não só mais bonita, mas sim com mais confiança e preparo para “encarar” o mundo. Eu confesso que queria ter mais o gene delas do que o da preguiça! Não acho que ninguém precisa sair uma Drag, mas as vezes um batom colorido, uma unha bem feita (eu encaro como maquiagem tb) fazem A diferença naqueles dias que estamos nos sentindo meio para baixo.

    Agora não podemos esquecer que mesmo sem make precisamos limpar o rosto sempre! E que não podemos esquecer o protetor solar nosso de cada dia! Eu saio sem make mas não durmo sem lavar o rosto e passar adstringente – especialmente se saio na rua – e passo protetor todo dia qdo saio de casa – confesso que sou meio vampira e estou aprendendo a usá-lo todo dia em casa tb dado que eu odeio sol ou luz muito forte!!! Mas eu to aprendendo e não dá para chegar nos 30 e descuidar disso! Pq não basta só usar maquiagem, precisamos cuidar do nosso rosto tb!

    Beijos!

  • Deixe uma resposta