11 em Comportamento/ Deu o Que Falar no dia 10.03.2014

Deu o que falar…

A gente achou que não ia falar de Oscar porque ele caiu justamente em uma semana que não fizemos o DQF, mas não é que o assunto tá rendendo?

1 – Sabem a selfie mais famosa do mundo?

8f31e2e0-a2ad-11e3-938b-0d354453d0c7_86th-annual-academy-awards-backstage-20140303-062434-690-selfie

Como semana passada não teve o DQF por motivos de ~carnaval~, só comentamos muito brevemente sobre a história da selfie feita no Oscar pelo Bradley Cooper, que reuniu somente as maiores figuras de Hollywood. Angelina Jolie, Brad Pitt, Julia Roberts, Meryll Streep, Jennifer Lawrence, Lupita, Jared,….tá bom pra vocês???

Como aqui no DQF procuramos postar apenas as notícias mais fresquinhas, não viemos falar do Oscar e, sim, da notícia que saiu sobre essa foto, que apesar de espontânea, foi muitíssimo bem pensada! Para uma ação da Samsung!

ellen-degeneres-selfie-hed-2014

Esse ano, a marca foi uma das principais patrocinadoras da cerimônia do Oscar, investindo mais de US$20 milhões por um total de 5 minutos de comerciais nos intervalos e inserções do produto durante a apresentação. Como a anfitriã e apresentadora da noite foi Ellen DeGeneres, que é super ligada nas redes sociais, a ação ficou bem natural, como uma brincadeira. Pelo menos na televisão, a Samsung acabou ganhando mais espaço além dos 5 minutos, e de quebra, ainda conseguiu unir sua imagem à toda uma turma poderosa sem gastar um centavo a mais com isso.

Pelo monitoramento, a ação deu super certo, apenas 8% dos comentários online foram negativos. A prática de product placement (ou seja, quando certa marca/produto aparece casualmente em alguma novela/filme/clipe) é comum no meio televisivo, mas assim, ao vivo, nos parece ser uma primeira vez (e muito da bem sucedida!)! O único probleminha, é que nos bastidores, Ellen twittou tudo do aparelho da concorrência, o Iphone!

Nós ficamos chocadas e impressionadas com a estratégia quando ficamos sabendo, e vocês??

2 – Eu fui para o Oscar e ninguém deu a mínima

Várias pessoas postaram esse link durante a semana passada (dependendo da falta de assunto, isso configura um dqf! rs) e nós simplesmente morremos de rir! Se não deu o que falar, pelo menos vamos tentar colaborar para que vire assunto.

O texto foi escrito pela amiga da Jennifer Lawrence, Laura Simpson, que foi ao Oscar como convidada da atriz e ainda por cima quase participou do tombo que J.Law levou. Vocês viram?

Jennifer-Lawrence-Falling-Oscars-2014

Nele, Laura Simpson conta detalhes sobre os preparativos para a grande festa e tudo sobre os bastidores, com um olhar bem verdadeiro e engraçado. Sabe quando a sua amiga resolve te contar uma experiência muito surreal que ela teve e você consegue ir visualizando tudo com detalhes? Então, o texto tem essa pegada, uma delícia de ler e de se imaginar no lugar dela! rs

Se a gente já queria ser amigas da J.Law antes desse episódio, imaginem agora! #jlawmelevaprooscar

Leiam e depois contem pra gente o que acharam! :)

3 – A inspiração da vez

De tempos em tempos, alguma celebridade vira inspiração capilar coletiva. Já tivemos o cabelo da Jennifer Anniston quando ela estava em Friends, o da Victoria Beckham, Blake Lively e agora, ao que tudo indica, o cabelo inspirador da vez é….do Jared Leto!

Jared-Leto-hair-oscars-2014

Acreditem se quiser, desde que ele apareceu no Oscar (que ele ganhou e já quebrou!), o ombré hair mais comentado do momento é o dele, tanto que o Buzzfeed resolveu fazer uma brincadeira e mostrou como seria se todos tivessem o cabelo de Jared.

O segredo do sucesso para esse dia? Nada de lavar os cabelos. O hair stylist dele contou nesse link tudo sobre as madeixas mais desejadas do momento, para quem quiser se inspirar!

Gostou? Você pode gostar também desses!

11 Comentários

  • RESPONDER
    paula
    10.03.2014 às 20:39

    Adorei o DQF n. 2, hahahhaa, e muito amor por esse gif <3 hehheee
    Mas gente, achei bem sacado essa ação da Samsung, mas será que tem um retorno de fato para a marca, ou só gera zum-zum-zum? Porque daqui um tempo (acho) que vem vou lembrar da marca e só do selfie, será?! Mas pode ser que este impacto seja consciente, gerou zum-zum-zum no dia e tals, mas depois esquecemos mesmo e tudo certo ne?! :) (entendo nada de marketing, :P )

    • RESPONDER
      Joana
      10.03.2014 às 21:11

      Paula,

      Acho que existe um “caminho da publicidade” que é criar um super buzz, sempre questionei o resultado disso, mas honestamente? Estudei marketing, mas não fui tão fundo em comunicação. Acho que a Ca pode perguntar isso pro marido dela, um publicitário de mão cheia, pq eu não sei dizer se não “agrega valor a marca” de alguma forma.

      Gostei de parar para pensar nisso!

      Beijo grande

  • RESPONDER
    Paula
    10.03.2014 às 22:18

    Também gostei de acompanhar isto, Jo. Em tempos de agregar valor, contratos e vendas de milhões, posts de $$$$$ nas redes sociais, eu sempre fico curiosa para saber de fato (em termos de dim dim mesmo, hehehee) qual o retorno disto para a marca. Ou será que só gera buzz nos corredores das redes sociais e conversas de bar, e isto é o que conta para a marca (está na boca do povo) e não necessariamente vender mais por ter exposto tal produto. Fico curiosa para saber qual o meu potencial enquanto consumidora destas imagens, e necessariamente do produto, para as marcas :)

  • RESPONDER
    Silvia
    11.03.2014 às 1:52

    O pessoal do E foi MUITO mais bem sucedido com a campanha “olha como nós estamos usando nossos Samsungs pq é a marca que nós amamos” do que a Ellen. Na minha opinião foi a única coisa desnecessária do Oscar esse patrocinonio feio da Samsung – e não não falo isso pq sou uma Apple Girl – mas confesso que a Selfie foi um dos melhores momentos do Oscar. Aliás Ellen mandou tão bem que se EU fosse ela esperava dois anos antes de apresentar de novo. Pq é complicado manter o pique e a novidade por anos seguidos. Eu assisto ao Oscar há 26 anos e foi uma das melhores, se não a melhor cerimônia que já vi. E não só pelos prêmios mas acho que mesmo que só tivesse filme ruim e ator fraco, Ellen teria dado um
    Show de qq jeito! Então para não cansar eu não faria ano que vem e esperava pq daqui a pouco tem os 90 anos do Oscar – em 4 anos – e ter essa oportunidade é algo único – apesar deu achar que a Academia vai chamar vários apresentadores para os 90 anos mas vamos ver!

    Vou ler o texto da BFF da JLaw e depois comento, qq coisa!

    Beijos saudosos!!

  • RESPONDER
    Cristiano
    11.03.2014 às 9:22

    Bom dia meninas.

    Acredito que foi uma boa jogada para da Samsung, ainda que o retorno não seja imediato, é o tipo de ação que mesmo inconscientemente pode atrair novo público para seus produtos. Além da exposição televisionada, fotografada e comentada, se pensarmos que cada uma das pessoas da selfie têm grande influência sobre um enorme público e adicionarmos o bordão “Ele (ela) usou Samsung! E você, usaria?” pode sair coisa boa, mais ou menos como isto:

    – Entrevistador: Angelina! E aquela foto feita com o time de astros, que coisa heim?
    – Angelina: Sim, que momento, foi muito divertido!
    – Entrevistador: A imagem foi realizada com um Samsung, você sabia?
    – Angelina: É mesmo? Adorei!

    É uma situação que inventei mas pode acontecer. Angelina Jolie estaria de certa forma confirmando e aprovando que vale a pena o produto da Samsung, agora se aplicar esta idéia a todo time de astros que estava na selfie ou às pessoas indiretas que a compartilharam? É mais ou menos por aí, de uma forma ou de outra há de gerar comentários ou mesmo curiosidade às pessoas, como estamos fazendo agora. Então dinheiro jogado fora não foi, acredito, haha.

    E este gif do tombo da J.Law é engraçado, imagina se tivesse levado junto a pessoa em que se apoiou, que estava a frente? Certo que é algo que vai ser lembrado até a próxima cerimônia, haha.

    Abraço! =D

  • RESPONDER
    mari (andpizzazz)
    11.03.2014 às 13:28

    Eu nao fiquei surpresa que foi uma acao publicitaria imagino que no Oscar tudo seja calculado, nao tem espaco para uma coisa espontanea. Acho que independente de qq coisa valeu para a Sansung, pena que sempre que eles fazem um acao a pessoa usa o iPhone hehe..lembram que a nossa Dani Calabresa fez uma vez igual.

    E adorei o texto da amiga da J.Law, adorei! Legal ver o Oscar da visao de alguem que nao e do “business”

    bjs

  • RESPONDER
    Silvia
    11.03.2014 às 17:34

    Poxa acho que não está entrando meu comentário…

    • RESPONDER
      Silvia
      11.03.2014 às 17:37

      E no fim as ações ficam lembradas como aquela ação da Samsung, da Blackberry (Alicia Keys fez igual), do Google Phone, onde a pessoa na verdade usava um IPhone!!! Aliás acho que até a Lia, a blogueira fez uma ação com a Motorola e depois caíram em cima dela pq ela apareceu com IPhone! No fim que “ganha” é a Apple no meio dessa confusão se não paga nada mas acaba sendo a preferida.

      Agora sei lá, eu não consigo achar essas ações naturais. A do Oscar tava beirando o ridículo. Era algo fulano pega o celular, tablet ou sei lá o que e falava “Eu vou usar o meu aparelho da Samsung para ver isso”… Me incomoda pq A) ta na cara que é um Samsung e B) NINGUÉM fala vou pegar o meu IPhone para ver isso, tirando o caso de IPad onde a palavra é quase sinônimo de Tablet. Mas será que não seria melhor eles mostrarem alguém com um celular e falar “Ah não vai caber todo mundo, pega então meu Tablet (dando close na marca) que assim a gente consegue?!” Para mim ficaria mais natural do que “Vamos tirar essa foto com meu Tablet Samsung”

      Enfim estudei pouco de publicidade, pouco de marketing mas nunca trabalhei com isso. Agora a minha opinião como consumidora é que essas coisas muito na cara não são muito legais. Mas bem é minha opinião…

      Beijos!

  • RESPONDER
    Joana
    14.03.2014 às 18:28

    Deu para saber na hora que era merchan. Nenhuma emissora de TV do mundo exibiria uma marca que não pagou para estar ali, ainda mais em um evento com a importância do Oscar. E a marca da Samsung ficou muito evidente na parte de trás do celular em vários momento.

    E o da Coca-Cola? Quando o entregador de pizza entrou na hora o diretor de corte cortou para a lateral da caixa de pizza aonde estava a marca da Coca.

    Esse povo não dá ponto sem nó.
    Do ponto de vista comercial/publicitário achei ambas as ações brilhantes, mas como telespectadora achei a cerimônia desse ano muito sem graça. Depois do esplendor da homenagem aos musicais do ano passado, esse ano me senti assistindo a uma premiação qualquer na TV para passar o tempo. Nem o tapete vermelho me comoveu.

  • Deixe uma resposta