13 em Book do dia/ Comportamento/ Jabá que nós amamos: no dia 20.02.2014

Book do dia: “A festa é minha e eu choro se eu quiser”, de Maria Clara Drummond

Eu e Jô ganhamos esse livro há uns dias do marketing da Editora Guarda Chuva e ele veio em ótima hora, quando tinha terminado de ler Extraordinário e já estava pesquisando qual seria minha nova escolha.

livro

A festa é minha e eu choro se eu quiseré o primeiro livro de Maria Clara Drummond, foi lançado em novembro do ano passado e fala sobre um assunto que é mais atual impossível: “Quanto mais você se aproxima de ser um adulto bem sucedido mais você se afasta da felicidade.” Davi, o narrador do livro de estréia da jornalista carioca M. Clara Drummond, sabe exatamente o que está atraindo para sua vida quando aceita uma proposta de emprego que se encaixa com suas aspirações e se muda do Rio de Janeiro para São Paulo. À medida que sua carreira deslancha, a angústia e as incertezas aumentam, alojado de maneira incômoda no seu flat minimalista e clean.

Davi é um personagem que poderia ser descrito como um reflexo das piores características da geração que nasceu nos anos 80, com certeza todo mundo conhece alguém com resquícios de Davi. Uma pessoa que quer tudo e ao mesmo tempo não quer nada. Que quer relações com significado, mas por conveniência, acaba andando com as mesmas pessoas superficiais que adoram fingir uma felicidade que não existe. Que é visto como um sucesso, mas morre de medo que seus amigos mais próximos descubram o fracasso que ele acha que é. Uma pessoa observadora, angustiada, questionadora e eternamente insatisfeita.

A narrativa é rápida e totalmente focada em Davi. Apesar de ter me identificado em várias situações contadas no livro (a mudança do Rio para SP, os personagens “entendidos das artes”, as pessoas que gostam de mostrar seu melhor lado nas redes sociais, enfim…), eu não consegui conectar o suficiente com Davi. Apesar dele ter uma depressão leve, ele é angustiado e pessimista demais. Sabe aquela pessoa que você nunca seria amiga na vida real porque ela cansa sua beleza? Então….pra mim, esse é o Davi.

Achei um livro pequeno demais para o meu gosto, mas é porque eu amo muitas páginas! Quando olho um exemplar com poucas folhas, sempre acho que falta história! No caso, paguei com a língua, Maria Clara Drummond conseguiu, em apenas 80 páginas, fazer um livro redondo, interessante e com vários questionamentos que, com certeza, passam na cabeça de quase todos os jovens em seus 20/30 anos. Quem vier a ler, por favor, me conta o que achou!

Beijos!

Carla

PS: Minha veia designer palpitou com a ilustração da capa. Achei o máximo!

Gostou? Você pode gostar também desses!

13 Comentários

  • RESPONDER
    nina
    20.02.2014 às 23:16

    Fiquei interessada! Me identifico com os problemas haha vou procurar. E a capa é linda mesmo!
    Bjs

  • RESPONDER
    mariana
    21.02.2014 às 15:57

    carla, gosto do blog de vcs, sempre entro, mas ja posso dar uma dica?(com humildade) ninguem gosta de saber de livro em um blog de modas, sempre quando vc escreve sobre livro fico pensando nisso, hoje resolvi mandar essa msg…. se quiser nao publica, entendo, e digo isso, com toda educacao do mundo, mas normalmente as garotas nao se interessam sobre isso ao entrar em um blog que fala precipuamente de moda. se nao quiser considerar, entendo tb… so pq sempre penso quando vejo sobre esse assunto e nunca leio……
    bjs

    • RESPONDER
      Carla
      21.02.2014 às 16:09

      Oi, Mariana! Não tem problema nenhum em expressar sua opinião por aqui, pode falar o que quiser! Só queria deixar claro que não consideramos o futi como um blog de moda. Ou melhor, quando começamos, até pensamos que seria só sobre isso, mas virou uma coisa muito maior. Hoje em dia nosso blog é de lifestyle e ele abrange os mais diversos assuntos. Falamos de dicas de viagens, restaurantes, experiências, tratamentos, maquiagens, produtos de beleza e, é claro, moda (pq é um assunto que a gente gosta e não quer abrir mão, claro!).

      A história dessa tag surgiu no instagram, quando começamos a ver que várias pessoas se interessavam quando botávamos fotos de livros e resolvemos trazer para o blog! Respeito totalmente se você não gosta dessa categoria, só achei que valia fazer essa consideração! :)

      Beijos!

    • RESPONDER
      Joana
      21.02.2014 às 16:51

      Eu até considero o blog de moda, mas “moda, beleza, comportamento e por aí vai”.
      Adorei a forma cuidadosa como você começou seu comentário Mariana, acho que com humildade tudo tudo pode ser dito.
      Agora como eu cuido dos números preciso te dizer:
      O número de curtidas dos posts de “book do dia” são altos com relação aos demais.
      A audiência = as visualizações dos posts também.
      Com isso acho que esse nicho realmente não interessa a todas as nossas leitoras, mas não creio que ele não interesse ninguém, afinal os números refletem muito do que interessa aqui.
      De qualquer forma obrigada por colocar seu ponto de vista, acho que foi corajoso e respeitoso, por isso de verdade agradeço sua consideração.

      Obrigada
      Beijos

    • RESPONDER
      nina
      21.02.2014 às 21:00

      Sem querer ofender a opinião da menina, mas triste hein? “quando vejo sobre esse assunto e nunca leio”.

      Concordo que o blog fala mais de moda, mas é de comportamento em geral e pra mim NENHUMA dica cultural é desnecessária. Meninas, continuem sim dando dicas de livros, eu adoro e inclusive comprei Sonho Grande depois de ter lido sobre ele aqui!

      Bjs

    • RESPONDER
      Letícia
      25.02.2014 às 8:49

      Oi Mariana!

      Não querendo ser intrusa no seu comentário, mas já sendo…
      Eu adoro moda. Me interesso por tendências, pelos looks do dia, pelas marcas. Contudo, sou uma pessoa apaixonada por livros.
      Hoje o Futi é o único blog que eu tenho acompanhado de verdade, pois além das postagens sobre moda, tem as dicas sobre os livros. Já cheguei a ficar sem leitura e o blog me oferecer opções super legais. Coisas que eu talvez ficasse com medo de levar da livraria e não gostar.
      Então eu aproveito para fazer uma apelo para a Carla e para Jô… Continuem compartilhando as leituras. É uma das minhas tags preferidas além do “Deu o que falar”.

      • RESPONDER
        Joana
        25.02.2014 às 9:32

        Não se preocupe não, temos só planos especiarias pra essa tag!

  • RESPONDER
    JU
    21.02.2014 às 18:06

    Eu estou lendo esse livro e amando bastante! Bom meninas você precisam ler esse texto http://www.smallfashiondiary.com/2014/02/um-sonho-de-liberdade.html#comment-form a Lia do Just Lia também escreveu um texto bem bacana em relação a isso!

    • RESPONDER
      Mariana Borges
      21.02.2014 às 19:19

      Ia comentar fazendo defesa da tag bookdodia, mas as meninas souberam argumentar muito bem!

      Aproveito para apoiar esse babado aí para a tag “Deu o que falar”. Quanto muita blogueira toca no mesmo ponto – o fato de que no Brasil varonil ninguém ousa no look pq tem medo de ser criticado – acho que vale entrar no Deu o que falar, hein. A causa é nobre. Pela livre expressão no look!

      • RESPONDER
        Carla
        21.02.2014 às 20:26

        Eu acabei de ler o texto da Carol, achei ótimo, muito lúcido! rs E não foi só ela que resolveu falar sobre isso ultimamente, né? A Lia também fez um texto muito bom! Se bobear vamos falar sobre isso, sim! rs Bjsss

  • RESPONDER
    mariana
    21.02.2014 às 20:53

    jo, carla, mais uma vez a minha sincera opiniao nao foi ofender, jamais! respeito totalmente a individualidade de cada um e o trabalho de vcs. foi algo muito pessoal que acabei dividindo e agradeco sinceramente a resposta de vcs. certamente vcs tem toda a razao, pois vcs mais do que ninguem sabem o que mais agrada seus leitores.
    permanecerei leitora do blog….
    desde ja muito sucesso hoje e sempre, beijo carinhoso

  • RESPONDER
    MaH | www.blogdamariahelena.com
    25.02.2014 às 22:38

    Fiquei triste com o comentário sobre livros – eu sou médica, perdidamente apaixonada por moda, e sinto uma dificuldade enorme em compartilhar esse meu gosto no meu meio, porque moda tem sempre a conotação de futilidade. Daí uma leitora que se diz apaixonada por moda acha chato ler sobre dicas de livros? Isso só prova a opinião que a maioria das pessoas tem e eu tento a todo custo desfazer!

    Continuem com as dicas de livros. To louca pra comprar esse agora!
    Um beijão!

  • RESPONDER
    Lia
    26.02.2014 às 22:17

    também adoro as dicas d livros!!!
    q comentário mais desnecessário! é simples, se não curte, não leia!!! e não comente uma coisa tão imbecil!

  • Deixe uma resposta