2 em Comportamento/ Decor no dia 13.12.2013

Decor no (f)uti: Banheiros!

Eu poderia ficar até 2015 (não que fosse demorar muito, uma vez que os anos estão passando cada vez mais rápido), escrevendo sobre banheiro porque ele é sempre um assunto à parte nos projetos residenciais, principalmente para as mulheres. E sobre a boa organização de um banheiro? Ficaria facilmente um semestre inteiro trazendo tópicos bacanas sobre isso, mas como tenho muitos outros assuntos de grande importância dentro do meu “mundinho arquitetônico”, vou me ater em dicas, pontos e observações, sempre naquela linha de raciocínio: soluções para o melhor aproveitamento espacial e orçamentário, e enveredando para um pensamento de “vamos descobrir a sua melhor versão” que os maquiadores fashionistas adoram dizer.

Dito isso podemos dividir esse assunto em duas situações:  a primeira voltada para quando a reforma é total, ou seja, estamos repensando o banheiro do marco zero e a segunda é para quando a reforma é parcial ou superficial. Acima de tudo, como os posts são sempre um espaço para criatividade, as imagens dos banheiros são acima de tudo inspiradoras e ilustrativas no ponto de vista de algumas dicas e truques.

Tendo em vista a reforma completa de um banheiro, defendo em primeiro lugar a escolha da troca dos revestimentos de parede e teto por opções de cores claras, que além do óbvio em deixar o espaço mais claro, essa escolha promove uma amplitude maior para o ambiente já que estamos falando de um compartimento que possui pouca metragem quadrada.

reforma-completa-banheiro-ideias

A cor clara irá refletir e absorver menos a potência da cor da lâmpada usada em seu ambiente, por isso, a iluminação estará trabalhando com o seu melhor potencial, o que poderá acarretar em uma menor quantidade de luminárias no espaço.

Ainda no que abrange o assunto iluminação, sabe aquela luz perfeita de espelho de camarim, que tudo se pode ver e que não faz sombra no seu rosto? Então, ela pode ser sua de um jeito menos literal se você preferir.

Existe alguns truques básicos para ter essa “luz perfeita”:
– pode ser através de um detalhe de marcenaria no qual são encaixadas lâmpadas fluorescentes tubulares atrás da estrutura do espelho, que faz o papel de afastador do mesmo em relação à parede.
– o outro truque é a colocação de luminária do tipo “arandela” em uma dimensão mais retangular e comprida. Em suma a iluminação que de certa forma vem frontal ao corpo, irá acentuar a percepção dos detalhes, uma vez que a mesma não fará sombras, nem curvas no rosto.

Já na nossa segunda situação, onde a reforma do banheiro vem a ser mais superficial, as escolhas têm de ser certeiras, uma vez que os ambientes são pequenos e os detalhes sempre ficarão mais gritantes. A intenção da vez é: remendar menos o que é existente.

Por isso selecionei alguns pontos estratégicos para rápidas mudanças. Começo pelo mais difícil, a troca de revestimento, que nesse caso não poderia acontecer de forma usual então o jeito é a sobreposição de planos, ou seja, criar um cenário. Nesse caso, o que acho mais interessante e atual é o uso de painéis de marcenaria laváveis ou laminados imitando madeira, onde se pode criar composições de réguas com cor de madeira ou até mesmo coloridos.

A troca daquele espelho antigo é sempre renovadora, seja colocando uma nova moldura nele, seja mudando o formato do mesmo e as dimensões. O importante é que ele tenha um tamanho proporcional ao seu espaço, dando uma maior amplitude para o banheiro.

Os adesivos para azulejo vêm sendo figurinha certa em reformas rápidas e básicas de áreas molhadas, mas acredito que usá-lo com parcimônia é o melhor caminho. Eles tendem a ser muito coloridos e bastante estampados, por isso podem dar a sensação de diminuição interna espacial. Uma boa pedida, é usá-lo em uma única parede, melhor ainda se for onde o espelho está locado, assim a área dele fica ainda menor e o toque de cor fica mais sutil e interessante.

reforma-rapida-banheiro

Já pensou em uma luminária pendente ou até mesmo de apoio, algo que você nunca pensaria em colocar no seu banheiro? Então é hora de ampliar os seus pensamentos, pois isso tem sido tendência já há algum tempo, e o resultado é surpreendente. O banheiro imediatamente muda de figura só porque você pensou que a luminária que iria para a sua sala de estar ou para o seu quarto, foi parar sem mais nem menos no seu banheiro ou no seu lavabo (lavabo=post mais longo ainda em um futuro próximo…só por que eu adoro esse lugar minúsculo mas que é sempre muito interessante e divertido de se projetar).

ideias-banheiros-luminarias

Por último, e não menos fundamental e importante, é a disposição de uma estante ou prateleiras funcionais, que darão o tom da organização de itens de higiene pessoal, principalmente àqueles de embalagens lindas e os que você mais usa na sua rotina. Se a falta de um armário abaixo da bancada é um problema, essas estantes podem fazer o papel de local para estocagem também, basta fazer o uso mais uma vez de caixas organizadoras, as quais podem ainda ser o ponto de cor do seu banheiro.

Beijos!

Aninha.

selo-aninha-colaboradores

Gostou? Você pode gostar também desses!

2 Comentários

  • RESPONDER
    Fany
    16.12.2013 às 11:31

    Amei essas sugestões de banheiro. Dá para tirar algumas dicas, para minha próxima obra. Bjs

  • RESPONDER
    Margarida
    16.12.2013 às 22:36

    Aninha, cada dia que passa os artigos estão melhores , as dicas foram ótimas . Bjs

  • Deixe uma resposta