6 em Book do dia/ Comportamento no dia 05.12.2013

Book do dia: O tempo entre costuras, de María Dueñas

Faz tempo que essa categoria não aparece por aqui, né? Fiquei tentada a levar o Ipad para a viagem, até porque eu estava com mais ou menos 70% desse livro lido, mas acabei desistindo em cima da hora porque achei que não teria muito tempo para ler e o tablet acabaria virando um peso morto no meio das minhas tralhas tecnológicas que eu já levo normalmente.

Minha sogra já havia me contado desse livro há meses atrás mas na época eu tinha comprado vários títulos ao mesmo tempo, achei melhor esperar a fila diminuir….Quando comecei a ler a sinopse do Iba e vi que a autora estava sendo comparada a Carlos Ruiz Zafón (ainda falta comprar os outros livros, mas é que não quero ficar monotemática aqui no blog! rs), nem terminei de saber sobre o que era a história e cliquei em comprar já sabendo que eu ia gostar!

resenha-livro-tempo-entre-costuras-maria-duenas

A sinopse: A escritora María Dueñas é um verdadeiro fenômeno. Quando ela lançou este maravilhoso O tempo entre costuras, em 2009, não esperava a repercussão que alcançou. Hoje, disputada pelas maiores editoras do mundo, María Dueñas é comparada a Carlos Ruiz Zafón por sua prosa hipnotizadora e a forma cheia de imaginação e delicadeza com que combina fatos e personagens reais com ficcionais. A verdade é que depois que se conhece Sira Quiroga, a encantadora costureira que protagoniza esta aventura, é impossível esquecê-la. O cuidado de María Dueñas com as palavras faz o leitor ouvir a respiração daquela frágil e pobre trabalhadora que um dia se apaixona loucamente, parte de Madri para o romântico Marrocos, meses antes da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), para ter sua inocência triturada pelos caminhos da vida. Até que se transforma uma vez mais para mergulhar, durante a Segunda Guerra Mundial, em um novo mundo, agora repleto de espiões, impostores e fugitivos.

De fato, não me enganei! Eu amei o livro! E sim, é impossível não compará-la a Carlos Ruiz Zafón. A narrativa ultra detalhista e muitas vezes quase poética de Maria Dueñas é super envolvente, mas para mim, o trunfo da história é a protagonista.

Impossível mesmo é não se envolver com Sira Quiroga. Sabe aquela frase que diz que você nunca sabe a força que tem, até o momento onde sua única alternativa é ser forte? Então, acho que ela resume bastante o livro, mas a característica que a fez se tornar tão irresistível para mim foi o amadurecimento de Sira ao longo das páginas. Ela começa como uma menina inocente, boba e que não sabe nada do mundo e termina como uma mulher forte, determinada, inteligente e sagaz.

Nas primeiras páginas eu não dei muita coisa pela personagem, cheguei a questionar se teria assunto para preencher tanto espaço (são 480 pg, eu acho!), mas depois que a reviravolta aconteceu, simplesmente apaixonei.

De quebra, María Dueñas ainda conseguiu criar uma história onde personagens e fatos reais (Serrano Suñer, Rosalinda Fox, Coronel Juan Luis Beigbeder, a Segunda Guerra Mundial, o protetorado em Marrocos, etc) interagem com personagens fictícios de forma tão natural que as vezes é difícil não achar que é tudo fruto da imaginação da autora. E não vou falar mais porque não quero soltar nenhum spoiler! hehe

Para todas as meninas que falaram sobre o Carlos Ruiz Zafón, essa é a minha dica de agradecimento. Acho que quem ainda não conhece, vai gostar de María Dueñas!

Para quem gosta de histórias que envolvem romance, mistério, espionagem e História, também indico muito!

Depois me contem o que acharam??

Beijos!

Carla

Gostou? Você pode gostar também desses!

6 Comentários

  • RESPONDER
    Kauany
    05.12.2013 às 13:33

    Oi, Carla.
    Eu amei esse livro, já faz alguns meses que li, e agora
    está passando a mini serie no canal 3 espanhol, estou acompanhando, já
    esta no 7º capitulo, e está super bem feita. Sabe quando fazem uma serie do livro
    e é igual o que voce imaginou? E depois de voce ler o livro
    e tiver vontade de ver a serie, está para baixar em internet em um espanhol super fácil de
    entender, rsrs. ( El tiempo entre costuras ) .
    Beijos. Espero que goste do livro tanto como eu.
    http://www.materiafeminina.com

  • RESPONDER
    Luana
    05.12.2013 às 13:44

    Esse livro é realmente ótimo! Um dos melhores que li esse ano!
    Ela lançou um livro novo, que chama “A melhor história está por vir”, muito bom por também! Mas ainda prefiro “O Tempo Entre Costuras”.
    As protagonistas dela são demais!
    Beijos Carla!

  • RESPONDER
    Margarida Nerimargarida
    07.12.2013 às 0:17

    Carla já faz um tempo que li o livro que ė exelente , tanto para mulheres como para homens que gostam de romance misturado com história . Beijos

    • RESPONDER
      Carla
      07.12.2013 às 9:57

      Amei esse livro! :) É verdade! :***

  • RESPONDER
    Letícia
    10.12.2013 às 15:46

    Confesso ter paixonite aguda por escritoras espanholas contemporâneas… A María Dueñas é incrível, pode ler o outro livro dela, é inspirador!! E amo como as suas personagens se reinventam ao longo da história…
    Mas minha primeira paixão espanhola foi a Rosa Montero!! Li dois só, mas, nas férias pretendo mudar isso!! rsrs
    Os que eu li e recomendo fortemente foi: ‘A louca da casa’ e ‘Histórias de Mulheres’.

    • RESPONDER
      Carla
      10.12.2013 às 15:50

      Gostei da dica, Leticia!! Vou procurar, também estou apaixonada por escritores espanhóis em geral!

    Deixe uma resposta