5 em Comportamento/ Decor no dia 03.10.2013

Decor no (f)uti: Home Offices & Workspaces

Lembram desse post de apresentação da nova coluna quinzenal do blog? Então, hoje o assunto é sobre um tipo de espaço que está ficando cada vez mais comum nas casas e apartamentos: o home office ou, caso não tenha espaço suficiente, um workspace bem aconchegante. Fala, Aninha!

Em tempos de apartamentos cada vez menores – que geram a árdua tarefa de encontrar metragem quadrada para encaixar uma vida inteira – o jeito é otimizar os espaços de forma inteligente. Diga-se de passagem, essa é a máxima da vez no mundo da arquitetura.

Isso se aplica de forma muito clara nas pequenas porções de espaços que acabam quase sobrando em qualquer ambiente residencial. Com alguns detalhes, esses espaços podem virar estações de trabalho, home offices, “escritórios pocket” ou como queiram denominar esse espaço que pode mudar o humor de qualquer pessoa naquele momento de: “tive que trazer trabalho para casa neste fim de semana!”

03.Apart-3

Para os “workaholics” de plantão, nunca foi tão fácil trabalhar de casa. Se bem que nem precisamos chegar nesse patamar dos amantes por trabalho, basta começar a sonhar com a sua própria empresa e querer começá-la em um simples canto ou ambiente do seu apartamento, para entender que o espaço de estudo e trabalho deve ser organizado, gostoso, confortável, simples e, por que não, inspirador?

São soluções simples e objetivas que irão transformar ou simplesmente por em ordem aquele espaço que se tornará o ambiente onde, muitas vezes, você passará muitas horas. E são essas soluções que irão te inspirar, seja pela organização, seja pela cor, seja pelo mobiliário ou pela vista sensacional a qual você elegeu que teria ao trabalhar ali.

Posso dizer que muitas vezes as possibilidades são infinitas para a solução espacial de um ambiente, mas vou me focar em algumas, básicas e interessantes, com uma pegada repaginada-contemporânea: a dupla – prateleiras encaixadas em suportes verticais ou cremalheiras ou mão-francesa, conjugadas com mesa de tampo solto + cavaletes de apoio, pode deixar o seu espaço “eternamente atemporal”. Esse duo verticaliza e ao mesmo tempo horizontaliza a sua organização.

home-office-workspace-2

Sabemos que nem todos os aparatos pessoais ou de trabalho são incríveis de se expor. Por isso use e abuse de caixas de tamanhos e cores diversas, nomeando-as com tags charmosos ou uma simples etiqueta.

home-office-workspace-solucoes

Comentando sobre outra escala de trabalho, quando você compra aquela casinha ou aquele apartamento para virar um escritório ou ateliê, mas que é pequeno para comportar o número de pessoas e/ou funções destinadas para aquele espaço, não hesite em deixá-lo com circulações fluidas e ambientes setorizados de forma funcional e menos compartimentada, ou seja, com poucas paredes construídas. As imagens inspiradoras que separei mostram um escritório onde a solução arquitetônica foi a locação de uma “ilha” funcional, onde se encontram as instalações de copa/cozinha e banheiro, separando os ambientes de forma menos convencional e pesada. Os móveis do tipo “dupla face” são excelentes na divisão de espaços, seguindo o mesmo raciocínio da “ilha”.

APARTAMENTO-ESCRITORIO

A iluminação nesse tipo de ambiente é algo fundamental para a saúde humana (!!). Então, se o seu ambiente é desprovido de uma boa iluminação, caia de cabeça em luminárias de mesa, de altura média – elas te darão uma luz focada e intimista. Se o caso for outro, e uma “obrinha” não te fará mal, abuse da iluminação indireta;  ela deixará a sua vista menos cansada lavando a parede onde a sua mesa se encontra. Já se a intenção for um móvel funcional, uma solução bastante corriqueira é a inserção de lâmpadas fluorescentes, no interior do fundo do primeiro nível de prateleira (a mais próxima à mesa) – ela iluminará o trecho atrás do monitor do computador sem refletir na tela.

ed4861be7aa12b11ca9e31ba822d6939

Nunca deixem que um espaço desorganize a criatividade e a sua concentração. Deixe que ele te inspire da forma mais simples que seja.

Beijos!

Aninha

Gostou? Você pode gostar também desses!

5 Comentários

  • RESPONDER
    mariana
    03.10.2013 às 18:46

    ameeeei, ameei o post! muitos toques legais!!!

    • RESPONDER
      Aninha
      04.10.2013 às 14:12

      Mariana!
      que bom que gostou…tentaremos sempre trazer temas inspiradores, com soluções simples, bacanas e atuais! ;)

      beijos
      aninha

  • RESPONDER
    Fany
    03.10.2013 às 19:31

    Amei a ideia do post sobre arquitetura e amei tb esse post de hoje. Com certeza será mais um, que não deixarei de ler. Parabéns Aninha e sucesso. Bjks, Fany

    • RESPONDER
      Joana
      03.10.2013 às 19:47

      Eu to amannnnndo fora que a Aninha vai resolver tudo decorativo e arquitetonico da minha vida. A menina NASCEU pra isso desde pequetita! :) <3
      Beijão Fany!

    • RESPONDER
      Aninha
      04.10.2013 às 14:14

      Oi Fany!

      Estamos adorando que vc está aprovando e gostando dessa nova coluna!

      Não deixe mesmo de ler hehe…tentaremos sempre manter uma pauta atual, com soluções viáveis! ;)

      beijos.
      Aninha

    Deixe uma resposta