32 em Comportamento/ Reflexões no dia 27.09.2013

Look do dia se não foi usado? Ainda bem que dá para mudar de opinião…

Uma das maiores vantagens de ser humana é poder mudar de opinião, seja em relação aos outros, a algo, a alguma uma experiência, produto ou marca, principalmente uma crença ou alguma “lei própria”.

Se tem uma coisa que aprendemos nesses 3 anos e 9 meses de blog é que quase tudo que a gente pensa pode mudar. As vezes as circunstâncias mudam, outras vezes máscaras caem e também acontece de pessoas ou coisas se mostrarem mais legais ou melhores do que pensávamos. Isso acontece com muita freqüência e a reflexão de hoje é sobre mudar de opinião.

Como vocês sabem, nós duas não somos casadas com fotógrafos e ainda não podemos investir em um equipamento ou profissional para todos os posts de looks do dia, trabalhos do blog e por aí vai. Mesmo desejando muito poder contar com isso em um futuro (que a gente espera que seja) próximo, a gente começou a ver que as vezes na prática, as coisas não eram tão simples quanto pareciam.

fotografo-vitor-fernandes-1

 foto do instagram do fotógrafo Vitor Fernandes

Quando nossos looks começaram a aparecer por aqui a gente não se preocupava muito com o tipo de foto que viria parar no blog. Sabíamos que podíamos dar um jeito fofo na montagem e pronto, tava tudo certo. Com o passar dos dias, meses e anos de trabalho, a gente viu que não era bem por aí.

Num primeiro momento optamos por não postar tantos looks, a desculpa era que não temos as câmeras perfeitas, não temos pessoas disponíveis para ajudar e no fim, o nosso trabalho ficou menos pessoal, menos legal. Nessa época, foto só rolava em evento ou se fosse uma pauta especial.

Ainda nesse tempo nos colocávamos na posição de questionar algumas blogueiras que postavam “looks do dia” com produções que nós tínhamos certeza que eram apenas para a foto, que nunca mais seriam usadas. Achávamos essa atitude meio questionável, acreditávamos que o certo era clicar o look que realmente usamos, que fizesse jus ao “do dia” no look do dia mesmo. Chegamos a falar mais ou menos sobre isso aqui no blog, num post de desejo por uma melhor blogosfera de moda em 2013, onde as coisas fossem mais reais. Onde aspirávamos ver pessoas com mais personalidade própria e não atuando o papel que dá mais ibope. Ainda desejamos isso, mas hoje paramos para refletir sobre algumas coisas…

Quando nos vimos numa reta de melhorias gerais, desde a organização da empresa ao aprimoramento das montagens novas e mais trabalhosas (com a letrinha da Ca), paramos para pensar! Já que o texto é sempre revisado pela duas, com ideias novas que demandam horas de conversa no Skype e daí em diante, nos pegamos na hora de atender a demanda de mais looks do dia. Na nossa pesquisa isso foi super solicitado, muitas meninas legais disseram que nossos looks são diferentes entre si e são ambos importantes por aqui, para dar um toque de gente como a gente no futi. Nós amamos estar postando mais looks do dia, sempre pensando em acrescentar algo de interessante. E aí, depois de uns 4 meses de looks semanais, nasceu a mudança de opinião.

Como não temos um fotógrafo, como não temos o material perfeito e como, hoje em dia, a luz do sol é a melhor amiga para uma foto legal, acabamos sentindo a necessidade de (eventualmente) recorrer àquela tal história de clicar um look que usamos outro dia ou vamos usar depois, fora do dia de fato. Quando nos vimos pensando assim achamos que, no fim das contas, chegamos muito próximas da blogueira que posta um look que nunca usou, que tira mil fotos no mesmo dia e dilui em mil posts.

De cara, aquilo que parecia errado nos pareceu uma boa ideia para manter um padrão estético legal. Assim conseguimos mostrar para vocês o melhor do nosso trabalho, do nosso estilo e passamos a fazer os posts mais em dupla do que nunca, 4 mãos na massa são melhores do que duas.

Quase todo mundo sabe que a Ca é a master designer do futi e que o diploma da Jô só não é uma fraude por ela ser apaixonada pelas teorias e história do design e da arte. O que ninguém sabe é que a Jô aprendeu a tratar luz e outros detalhes de foto e nunca, vejam bem, NUNCA usava esse conhecimento no blog. Juntando as duas coisas, nós passamos a nos meter uma da foto da outra, seja dando palpites, seja dando um jeitinho na luz ou no fundo aqui ou ali.

Isso substitui um fotógrafo ou um bom equipamento? Não, mas garante uma fotinho melhor no fim do dia. Com isso, a gente passou a aderir às fotos feitas antes ou depois de usar o look, ou mesmo de criar uma produção para um post que você nem sabe ao certo quando vai usar, mas SABE que USARIA 100% de tudo que está ali.

Nós ainda não fizemos dias inteiros de fotos com vários looks, mas já saímos para clicar uma produção só para postar pra vocês e numa boa? Não achamos que perdemos a naturalidade por isso.

Não, não estamos nos justificando, só achamos legal colocar na coluna de reflexões mais uma das lições que nós aprendemos com o futi! É sempre mais fácil questionar o trabalho do outro, mas se você nunca tentou fazer, questione com cautela. É fácil falar, difícil mesmo é arregaçar as mangas e encontrar a melhor maneira de fazer as coisas.

Hoje admiramos mais a blogueira que monta cuidadosamente seus looks e faz uma diária de fotos, se preocupando em deixar posts agendados para nós (porque nós duas também somos leitoras) com qualidade. Com um material digno da inteligência e do tempo de vocês. Acreditem, quando isso é bem feito e vocês amam a foto ou o texto, tem muita chande de ter dado muito trabalho para aquela que vos escreve.

fotografo-vitor-fernandes-3

 @fotovitor fotografando o look da Camila Coelho (foto apenas ilustrativa)

Torçam para que a gente tenha muita criatividade em diferentes locações para que a gente consiga incrementar mais e mais nossas fotos. E também para que tenhamos marido, namorado e amigos dispostos a ajudar com as fotos. Ah! E quem sabe um dia desses a gente acha o flash ideal para fotografar “looks da noite” com qualidade? A gente sabe que eles são minoria por aqui e o problema é exatamente esse!

É isso, esse post é bobo, não tem nada demais, mas mostra que todo mundo pode mudar de opinião, mesmo quando essa está estampada num post de tempos atrás. A internet não tem Alzheimer, não esquece e nem perdoa, mas no fim, atrás dessas telinhas, somos todos seres humanos… Sempre capazes de pensar e fazer diferente, mesmo no mundo virtual.

Claro que só concordamos em “montar produções” para o blog desde que essas estejam inseridas no nosso perfil e sejam 100% usáveis por nós. Isso tem que ficar claro, a gente mudou de opinião, mas não perdeu a essência, né?

Já que 2013 não vai demorar para acabar, desejamos tudo que falamos no post sobre o que aspiramos para a blogosfera esse ano, venha no ano que vem! Esperamos que o que ainda falta (e falta bastante) venha logo para a web fashionista!

Escolhemos as fotos do instagram do Vitor Fernandes, fotógrafo que a gente adora e arrasa no look do dia, do dia mesmo ou programado! :)

Obs: Se vocês tem sugestões ou críticas às nossas fotos podem nos enviar comentários ou email, ambos os canais estão aí para isso! A gente sabe que ainda tem muito o que melhorar, mas como nosso passado também nos condena, estamos tentando! :)

Gostou? Você pode gostar também desses!

32 Comentários

  • RESPONDER
    Gabi
    27.09.2013 às 14:40

    Menina,
    Acompanho SEMPRE o blog. O que eu sempre gostei e que me fez permanecer como leitora foi a naturalidade e sinceridade que vcs elaboram os posts, inclusive o look do dia. O que não me convence em outros blogs são os looks postados por blogueiras e que fica “na cara” que foram montados apenas para embutir propagandas, produtos que a menina nunca usaria. Parabéns por mais uma demonstração de respeito com as leitoras! Bj

    • RESPONDER
      Joana
      27.09.2013 às 18:11

      Isso é um ponto legal.
      A gente faz publi em forma de look sim, podemos fazer nua boa, mas a gente deixa montado COM A NOSSA CARA e sinaliza sempre! Talvez a diferença esteja ai, fora que só escolhemos usar e ficar com peças que gostamos. :)
      Obrigada pelo carinho.

  • RESPONDER
    Gabi
    27.09.2013 às 20:16

    Nao gisto de looks do dia que não foram usados, mesmo q se tenha a intenção de usá-lo…. Sei la , acho que perde a espontaniedade. Tipo, naquele dia em que está um calor dos infernos vc montou aquele look por causa disso … Não acho que uma foto “profissional ” vá fazer tanta diferença. Para mim, o mais importante é saber que vcs são pessoas normais, que montam looks do dia normais e acessíveis ( não aquela montação exagerada que um monte de blogueira faz, totalmente incompatível com o dia a dia ), que podem acertar ou errar !
    Bjos

    • RESPONDER
      Joana
      27.09.2013 às 23:19

      Nossa ideia é seguir sempre esse padrão compatível com a vida real, mas pra gente faz diferença uma foto melhorzinha, estamos mais felizes seguindo nessa direção, mas pode apostar que estaremos sempre fazendo tudo com os valores que você mencionou. :)
      Beijos

  • RESPONDER
    Flavia
    27.09.2013 às 22:05

    Amei esse post !
    Sou advogada, mas amo moda e acompanho alguns blogs.
    Acho que o mais interessante são looks que possam ser usados no dia a dia, as grandes produções ficam para os editoriais de moda das revistas.
    Estive em NY recentemente e coincidiu com a Semana de Moda, lá pude ver que os looks mais lindos eram os originais. Tudo bem que em NY as pessoas por si só podem arriscar muito mais do que aqui no Brasil, ainda mais durante uma semana de moda.
    Na minha opinião vocês estão de parabéns pelo blog, continuem postando looks os quais podemos nos inspirar e que são acessíveis aos nossos bolsos….rsrsrrs….
    Aqui no Brasil admiro muito vcs, a Lia do Just Lia, Starving e lá fora a Aimee do Songofstyle e a Lucy do lovelybylucy.
    Bjo grande e desejo mais sucesso ainda,
    Flavia.

    • RESPONDER
      Joana
      27.09.2013 às 22:15

      Obrigada Flavia, não só amei suas palavras quanto gostei muito de saber os blogs que você mais gosta!!!!
      A Lucy não conheço, no mais adoro todos. :)
      Beijos

  • RESPONDER
    Thayane Paris
    28.09.2013 às 1:50

    Meninas,
    Confesso que vim conhecer o blog de vocês ha pouco tempo, acho que foi em um post da Ale no it girls. Amei ver mais uma duplinha carioca independente da cidade que mora blogando bonito como vocês.

    O que mais gostei aqui foi ver a naturalidade de vocês eu amo ler blogs diferentes e é sempre tão chato quando aquilo vira um “produto sem limites” acaba o carinho, acaba a relação leitora/blogueira, acaba aquele lance de opinião fina elegante e sincera saca?!
    Vejo nesse post que não tem nada de bobo, o interesse de ser real com quem lê e achei isso super bacana!!! boa sorte com as locações a luz, os looks e claro com o fotógrafos!!!

    XOXO

    Thay*

    • RESPONDER
      Carla
      28.09.2013 às 17:49

      Obrigada, Thay! Nós sempre tivemos essa preocupação e ficamos felizes de ver que vc reconheceu nosso esforço! :) E vamo que vamo! :)
      Beijooos

  • RESPONDER
    Eliane
    28.09.2013 às 6:35

    Desculpe a sinceridade, pode até parecer grosseria, mas entendo este “mudamos de idéia” como “as propostas são tentadoras”‘, ” tenho que cumprir o meu contrato”, então terei que fazer o que achava errado. Acho que o mínimo que vocês deveriam ter feito foi este post de esclarecimento, pois era um assunto sobre o qual tinham dado opinião desfavorável e perderiam credibilidade junto às leitoras se de uma hora pra outra passasem a começar a postar look do dia que não é look do dia.
    Quando o pessoal reclama que os blogs que entram para o Fhits ficam iguais, creio que esse é um dos motivos, não precisamos de blogueiras modelos, pra isso temos as revistas. Um look do dia que realmente foi usado vale mais que qualquer locação diferente ou qualidade de foto superior.

    • RESPONDER
      Carla
      28.09.2013 às 17:48

      Eliane, não tem problema a sua sinceridade, mas é só vc dar uma olhada nos looks que temos feito para entender que vários deles não têm nada de propaganda ou obrigação em cumprir contrato! Começamos a pensar dessa forma muito antes de Fhits! Pelo menos no nosso caso, não é que nunca iremos usar os looks, ao contrário, 100% deles ou já foram usados e foram apenas repetidos para fotos ou então serão usados no futuro! Tirando o publieditorial do carrefour, que o look foi montado para mostrar a peça (e mesmo assim eu já usei as peças em outras ocasiões, inclusive mostrei a calça com outra blusa essa semana, em um look que usei na terça mas só consegui fotografar quarta!), de resto não tem essa!!
      O que estamos falando no texto é que realmente julgávamos, mas hoje em dia paramos pra repensar pq as vezes não temos como tirar a foto do look no mesmo dia. Claro que muita gente continua nessa de fazer um lookbook de peças que pagam pra estar ali, mas não é isso que fazemos por aqui! :)

      Beijos!

    • RESPONDER
      Joana
      28.09.2013 às 21:40

      Eliane,
      Não entendo seu ponto, juro, não é por mal, mas pra mim, não faz sentido.
      Tenho contrato com fhits não tem nem um mês, paramos de postar muitos looks por conta de não gostarmos das fotos há anos e desde maio (antes de qualquer reunião com Fhits) voltamos com essa história de fotos melhores.

      Mas independente de qualquer coisa, se tiver cliente fhits ou patrocinador já mostramos como vão aparecer as tags. Tem tudo no Faq. Se for publi de look do dia também estará sinalizado.

      Juro, não consegui fazer esse link.

      Resolvemos contar isso pra vocês, que já estamos fazendo há uns dois meses (de tratar foto uma da outra, de incentivar uma foto melhor) porque mudamos de opinião e não para nos justificar de nada.

      Queremos (aqui falo pela CA) que você possa ser sincera aqui SEMPRE, mas esse texto não altera nossa ética e transparência, que está sempre identificada nas tags, no máximo acho que a pessoa vai discordar, como já rolou acima: “não meninas, prefiro uma foto tosca, mas do dia”. E a gente vai explicar que pra gente, agora, amadurecendo na profissão não nos sentimos confortáveis com isso, queremos tentar melhorar sempre que der…

      Ainda não estamos nem perto da qualidade que queremos, mas pelo menos estamos tentando e usando o máximo de ferramenta que temos para entregar um melhor trabalho. Se você ficar por aqui vai notar isso…

      Inclusive nos meus Looks de Londres você deve ter visto muita marca gringa, muita marca nacional e tudo do meu jeito de sempre.

      Espero que você entenda minha resposta, não queremos nenhuma leitora entendendo nosso post da forma errada, se não deixamos claro peço desculpas.

      Obrigada por abrir o que pensa pra gente, a maioria nem se dá ao trabalho e por isso vamos sempre responder comentários como o seu.
      Beijos

    • RESPONDER
      Joana
      28.09.2013 às 21:42

      Obs: Na condição de designers, amantes da fotografia (fiz curso e Ca tem sogro fotógrafo) e ainda pessoas que trabalhamos com marcas, coleções e etc, fica muito complicado postar uma foto em qq background, com qualquer luz….
      Delata um amadorismo que já não podemos ter, já que queremos o blog como nosso carro chefe. Por isso, pra gente, tudo isso é muito importante.

      E claro, se a gente achar que precisaaaa postar a foto, mesmo ela não estando perfeita vamos o fazer, mas pediremos desculpas. Queremos dar nosso melhor! :)

  • RESPONDER
    Flavia
    28.09.2013 às 17:44

    Parabéns pela honestidade e transparência!
    Em relação ao Look do dia, concordo com vcs que ele deve ser usável, porque serve de inspiração para as leitoras, pois se é aquele tipo de Look mega forçado que tem lotado os blogs brasileiros, deixa se ser o Look do dia, e passa a ser um editorial de moda. Assim, mais vale comprar a Vogue, que larga em primeira mão as tendências e os conceitos e nao seguir o que as marcas e as blogueiras que as divulgam sugerem. Sugiro mais posts com looks do dia estilo effortlessly chic que vemos mto nas ruas na Europa e do qual a Palermo é a rainha na minha opinião. Agora ate lembrei que um dia vendo o blog da Naves, naqueles looks do dia Estilo vitrine de loja do qual ela é a rainha absoluta no Brasil, comentei, que estava bonito, Mas que se via que ela jamais sairia na rua com aquilo. Ela nao publicou kkkk.Afff . Enfim meninas, força na peruca e continuem assim espontâneas, honestas pois desta forma vcs mostram a nós que sao fieis as suas ideias e ao seu projeto e nos brindam com fotos e artigos que sao uma delicia. Beijinhos

    • RESPONDER
      Joana
      28.09.2013 às 21:30

      Que figura Flavia!
      Adorei seu coment! :)
      Obrigada pelo carinho!!!!

  • RESPONDER
    Silvia
    28.09.2013 às 18:18

    Lembram de um texto que eu ia mandar e por motivos de força maior (cólicas menstruais – eu não funciono qdo tenho cólica) não mandei? Então, é mais ou menos sobre isso. Vou procurar aqui e enviar!

    Beijos!

    • RESPONDER
      Joana
      28.09.2013 às 21:32

      Mandaaaa pleaseee Silvia!
      Mas vem cá? Quero saber o que você achou do post! Concorda ou discorda?! Pq?!

  • RESPONDER
    Luana Freitas
    28.09.2013 às 21:55

    Não tem nada de errado em mudar de opinião, mas acho a lógica exposta muito estranha. Uma coisa é “look do dia” e outra coisa é “produção de moda”, cada qual com suas propostas e particularidades, uma coisa não pode ser confundida com outra. Se vocês se encontram no momento onde precisam fazer produção de moda por causa dos patrocinadores, do f-hits shop, ou simplesmente porque querem exemplificar um look, seria mais sincero vocês dizerem que vão passar a fazer produção de moda, e não tentar mascarar como look do dia. Todo mundo precisa trabalhar e ganhar dinheiro, né? Mas olha, não custa nada fazer de uma forma honesta e esclarecedora, diferenciando o que é look do dia de editorial de moda para suas leitoras. :)

    • RESPONDER
      Joana
      29.09.2013 às 2:54

      Luana,
      Desculpa mas acho que você não entendeu.
      Falamos de uma mudança de qualidade de foto que aconteceu há 4/5 meses.
      Eu fiz uma única foto com peça de shops, devidamente sinalizada.
      Look com patrocinador vai entrar EXATAMENTE tageada como tal OU categorizada como publicidade, se isso for. As diferenças estão explicadas no FAQ.

      Os looks que postei e não usei no dia, não tinham se quer roupa nacional. Nada pago, no máximo presente.

      Você pode conferir nossa transparência no faq, no texto de entrada no grupo e PRINCIPALMENTE no Deu o que falar da semana seguinte, onde explicamos TODAS as dúvidas.

      Esse texto veio de uma necessidade minha e da Carla e falar de qualidades de fotos. Pq não gostávamos mais de fotos mal feitas e ficamos eras sem postar looks por isso. Não tem NADA A VE com patrocinador, que SEMPRE está devidamente sinalizado aqui.

      Porque um LOOK QUE EU USO, todo da inglaterra (vários foram com as compras das férias), mas que cliquei numa manhã de sol porque o dia tava bonito é editorial de moda?
      Editorial de moda não é com peça que usamos, edotiral é produção, pego e devolvido na loja, com um tema X.

      O meu look, com minhas peças, do meu armário, que usei ontem ou vou usar amanhã, ou até mesmo semana que vem é um editorial? Sinceramente acho que algumas pessoas não entenderam o que quisemos dizer, QUE NAO TEVE NADA NADA NADA ligado ao Fhits. Tem a vê com as fotos tosquinhas que postamos no passado, hoje temos tentado fazer algo melhor. Muita gente diz pra mim que meus looks melhoraram, mas acho que não foram só as escolhas, também foram as fotos feitas na rua e não no hall com flash, por exemplo.

      A sensação que dá é que não podemos falar mais nada, criar mais nada e nem refletir mais nada pois entramos no fhits. Todo mundo dizia que queria que fossemos diferentes das outras, na hora que a gente vem, faz um texto que ninguém nunca fez, questionando uma coisa que não tem nadaaaaaaaa a ve com Fhits (inclusive as bloggers que sei que fazem isso nem de lá são) as pessoas já associam ao grupo? Qual é a intenção? Que a gente pare de refletir e fique com um conteúdo engessado como todas vieram dizer que o resto faz? Então não entendo como funciona. Não entendo mesmo. Quem conhece esse blog antes de setembro desse ano, antes do Fhits sabe que esse texto é totalmente coerente com o trabalho que fazemos aqui. Com as categorias e coisas que já falamos antes. Se esse for seu caso acho que você entenderá meu ponto.

      Editorial do futi será com marcas parceiras e modelo, eu em mim, só posto look que eu realmente uso e amo. Pode apostar nisso.

      Desculpa o comentário enorme, mas de verdade, acho que você levou para um ponto que não condiz com a nossa realidade então me senti a vontade para explicar por que, no meu ponto de vista, estou falando das fotos que a gente vem fazendo nos últimos meses e não tem nada nada nada a vê com shops, cliente ou patrocinador. Tem a vê com o que gostamos em termos de linha editorial e estética.

      Obrigada por expor seu ponto, pra gente é importante e vamos tomar cuidado em ser mais claras da próxima vez.

      Beijos

      Jo

    • RESPONDER
      Silvia
      29.09.2013 às 4:15

      Luana, desculpa me meter mas já me metendo…

      Eu entendi o seu ponto mas como alguém da área de Moda e que trabalhou com Produção, acho que você está confundindo um pouquinho os conceitos. Eu passei um tempo – até por isso que ainda não vou postar minha opinião completa sobre o assunto – pensando na questão “Look do Dia”. Look do dia, é, atualmente, um conceito no qual você apresenta uma roupa por dia, independente de se você vai usa-la na rua ou não. Por exemplo, eu trabalho/estudo hoje em dia de casa e o faço em trajes não muito “fotografaveis” pq eu tenho certeza que ninguém quer me ver de camiseta velha, legging, óculos de grau, sem maquiagem e com o cabelo preso com uma piranha dessas bem comuns. Ou de moletom da firma do meu marido. Se fosse ter um blog com looks do dia, certamente iria me produzir para a foto. A intenção do look do dia é mostrar um traje, exemplificar algo que a pessoa usaria (ou gostaria de usar) durante aquele dia. Concordando ou não, é isso que significa o Look do dia.

      Qdo você fala de produção de Moda você quer dizer na verdade Editorial de Moda, pq produção é o ato de produzir algo ou alguém. Um look do dia SEMPRE vai ser produzido (eu espero) pq a ideia é mostrar algo bonito/interessante. Eu imagino que qdo a Jo ou a Carla vão tirar uma foto, elas se preocupam se a postura está boa, se a roupa está aparecendo, se a luz está boa e outras preocupações comuns a qq foto que seja posada. E se você para para tirar uma foto e encolhe a barriga, isso já é posar para uma foto.

      Existem vários blogs de Look de Moda, de meninas/mulheres de todos os tipos e cada um tem um jeito diferente de fotografar o Look. Por isso tb que é tão confuso. Mas pelo que eu entendi, a Jo e a Carla querem é profissionalizar um pouco mais as fotos que elas mostram. Elas não disseram que vão usar o que alguém mandou elas usarem, mas sim que elas querem ter mais criatividade e postar fotos mais legais e diferentes. Eu acompanho o blog faz um tempinho e vi vários posts da Carla sobre como ela queria ousar mais e mostrando looks dela inspirados em looks de outras blogueiras. Foi todo um exercício dela e agora a Jo tb está na mesma vibe de sair da zona de conforto dela, o que é super normal dado que ela passou por várias mudanças (mudou de emprego, começou a ir na Nutricionista, estudou fora, entre outras coisas) que refletem na personalidade dela e por consequencia no que ela usa. E olha, eu queria ter essa “coragem” de explorar coisas diferentes. Sempre ouvi que eu sou “normal” demais para alguém que é de Moda (tudo bem que quem trabalha com produção pesada raramente é montada e hoje sou academica) então eu entendo que elas como blogueiras e formadoras de opinião/tendência, queiram sair do “arroz com feijão” tb!

      Beijos!

      • RESPONDER
        Joana
        29.09.2013 às 9:11

        Nossa amei seu comentário Silvia! Acho que você “expôs” pra Luana de forma muito mais concisa o que eu queria dizer!

        Luana, desculpa minha tentativa confusa! Acho que a nossa leitora Silvia foi bem mais clara que eu, mas falou exatamente o que penso!

        A mudança que tem acontecido é de cunho estético e não tem nenhuma relação comercial.

        Muito obrigada pela paciência.

        Beijos

    • RESPONDER
      Silvia
      29.09.2013 às 8:33

      Oi Luana, vi agora que você por último falou em editorial. Desculpa é, eu sou disléxica e como era de madrugada eu fiquei só com o produção na cabeça!

      Mas bem, vai q outra pessoa faz confusão tb, vejo tanta gente fazendo. Aliás mesmo sendo um editorial, eu não sei se chamaria algo de um look só de editorial. Acho que um dos maiores problemas dessa situação toda é que a Moda não é, especialmente aqui no Brasil, algo acadêmico com conceitos bem definidos. Nós nos apropriamos do que as pessoas falam no dia a dia, em como os estrangeiros chamam as coisas e isso gera uma enorme confusão. Um exemplo é dizer modelar como ato de ser modelo. Para mim é totalmente errado pq modelar é o ato de fazer uma MODELAGEM ou seja o molde de uma peça! Aqui nós chamamos tb tudo de Moda qdo minha professora de Museologia me corrigiu, em inglês, dizendo que Moda = Fashion é o que é atual – o que chamamos de tendência – mas Moda não é a mesma coisa que Costume – o que seria traje – quando nos referimos a algo que é histórico. Eu fiquei super confusa na hora, mas agora entendo o ponto de vista dela.

      O que chamamos de editorial numa revista é diferente do que chamamos num blog pq jornalisticamente editorial é onde um jornalista expressa a opinião da direção da revista ou jornal, sem precisar ser imparcial ou objetivo. É um texto opinativo, não informativo. Já na moda um editorial não precisa ser acompanhando de um texto mas é um ensaio onde existe uma TEMÁTICA (a mesma modelo, o mesmo estilista, tema). No blog esses termos foram todos adaptados. Mas uma coisa não precisa ser conversada e é bem “óbvia”: qdo existe um post com algo que foi dado por alguém que paga, isso é PUBLICIDADE. E nesse ponto as meninas sinalizam sempre o que é ou não publicidade ou o tb chamam de “jabá” – aliás o jabá seria um presente da empresa do qual a blogueira não precisa necessariamente expressar sua opinião pq é um presente para chamar a atenção daquela pessoa sobre um determinado produto.

      Beijos!

  • RESPONDER
    ray
    29.09.2013 às 10:18

    achei o blog de vcs a pouco tempo , e adorei pela simplicidade do conteúdo . por favor não mudem isso, chega de blogs de moda artificiais … cansa , enjoa as poses as roupas e maquiagem que td mundo usa , vamos no simples que faz toda a diferença . cuidado com o F HITS

    • RESPONDER
      Joana
      30.09.2013 às 10:41

      Ray,
      Pode deixar, só vestimos a camisa do grupo pq acreditamos nele, vimos no contrato como são as coisas e temos toda nossa liberdade de antes conosco, a nosso favor.
      Cada blogueira faz o trabalho que quer, umas ralam mais outras menos, cada uma tem sua linha. A gente tem ai uma semana de moda gringa pra provar que continuamos FAZENDO TUDO do nosso jeitinho de antes.
      Pode ficar por aqui que você verá!
      Obrigada pelo comentário ! :)

  • RESPONDER
    Mariana
    29.09.2013 às 14:21

    Eu sinceramente não acho nada “errado” fotografar num outro dia um look que já usou, ou q vai usar pra algum evento específico em breve, até pq qd a qualidade da foto tá ruim sei q muita leitora reclama, então acho válido fotografar em outro dia, em condições favoráveis. Mas acho isso diferente de fotografar um look q nunca usou, mas super usaria um dia. Acho q pode ser uma questão de nomenclatura, pra mim e pra algumas leitoras, look do dia é um look real, pra uma situação real, e não algo, não sei, abstrato, q nunca foi usado. Parece q não faz diferença, mas na minha opinião faz sim; há coisas q eu acho bonitas e super usaria, mas simplesmente não vejo ocasião (ex. Hot pants – acho sempre bonitinho, super usaria, mas pessoalmente, pelo meu estilo, nunca consegui imaginar uma ocasião para usar). E look do dia, na minha opinião, é uma coisa não só usaria, abstratamente, mas uma coisa dia-a-dia, usei/vou usar para ir ao local tal. Não sei se consegui me expressar bem… Não acho “feio” tb fotografar um look q usaria um dia, mas, novamente, acho q é uma questão de nomenclatura, pra mim isso não é um look do dia. De repente se mudasse a tag nestes casos… Não sei, só uma sugestão. :)
    No mais, queria parabenizar (ainda q um pouco tardiamente hehe) o bloh pelo trabalho relacionado à semana de moda de Londres – comentários de qualidade e posts mt interessantes, vcs realmente souberam aproveitar a estrutura q o Fhits deu, como no post sobre a St Tropez; várias informações a q a gente não teria acesso de outro modo. Em mts coberturas de semana d moda, vejo mts looks do dia (ele de novo) e fotos de showroom e desfiles com comentarios genéricos como “ah, foi lindo” ou “ah, ouvimos uma palestra ótima sobre a marca” e pouco conteúdo específico, fico pensando “gente, o que ela foi fazer lá? E no raio da palestra, disseram o que?” Na cobertura de vcs, vi mt mais qualidade. Parabéns!

    • RESPONDER
      Carla
      29.09.2013 às 20:02

      Oi, Mari! Acho que vou falar pela Jô também, mas é que no nosso caso nós nunca pensamos em fazer um post de look com algo que não temos ocasião para usar, aliás, esse é um dos pontos que mais me deixa intrigada. Já aconteceu mil vezes de estar em um blog e achar um look maravilhoso e pensar: “meu Deus, onde a pessoa usou ou poderia usar isso? Eu não teria onde usar isso!” Você pode ver que os títulos dos nossos posts de look nunca é “look do dia”, é “look da ca” ou “look da jo”. Claro que todos os looks que foram postados aqui ou foram usados antes ou foram usados depois de virarem posts, mas preferimos não ficar no “look do dia” para que a confusão não ocorresse! Por isso, ao contrário do que algumas pessoas pensaram, não fizemos esse post para nos justificarmos de nada. Foi só uma reflexão mesmo, algo que olhando pra trás na história do blog vimos que mudamos a opinião e é só.

      O seu exemplo foi a hot pants e o meu é a saia lápis. Acho maravilhoso mas não consigo vê-la no meu estilo! Pode ser que um dia eu perca esse preconceito e tente fazer algo diferente, mas toda vez que eu tento eu fico me achando uma advogada ou em alguma outra profissão que exija esse tipo de look! Não consegui ainda achar essa veia fashion e não consigo dissociar essa peça do ambiente corporativo!

      E que bom que vc reconheceu nosso esforço! Realmente foram dias corridos e cheios de trabalho (tanto da Jô lá em Londres quanto eu aqui no Brasil) para fazermos os melhores posts e ler um comentário desse só nos estimula a fazer cada vez melhor!
      Beijos

    • RESPONDER
      Joana
      30.09.2013 às 10:44

      Olha, de verdade, é sensacional ver que “alguém notou” que nossa cobertura foi boa e diferenciada. Definitivamente não foi fácil não, noites sem dormir direito, mas quando vi o resultado eu fiquei satisfeita, vi que ficamos 100% dentro da linha e coerência do futi. :)

  • RESPONDER
    Mariana Borges
    29.09.2013 às 20:43

    Peguei o bonde andando, mas vamos lá: Jô e Carla, acredito que as leitoras estão apenas receosas de vocês perderem a espontaneidade e o frescor nos posts. Então, esperamos que entendam os muxoxos como carinho por amigas que não queremos perder.

    Aproveito o comment acima da xará para agradecer pela excelente cobertura da London Fashion Week, muito informativa.
    Vocês dão muita informação de moda de maneira descomplicada. É um diferencial de vocês, parabéns!

    • RESPONDER
      Carla
      29.09.2013 às 22:04

      Oi, Mari (2!)! Mas é por isso mesmo que fazemos questão de responder todos os comentários quantas vezes for necessário (e mesmo que a gente fale praticamente a mesma coisa em todas as respostas!), exatamente para mostrar que continuamos próximas e espontâneas e não pretendemos mudar essa postura!
      Vc já nos acompanha há décadas e sabe como as coisas funcionam por aqui, só estamos explicando para quem ainda não conhece tão bem assim!

      Obrigada mesmo! Bjss

    • RESPONDER
      Joana
      30.09.2013 às 10:47

      Obrigada também pelo comentário tão carinhoso e mais uma vez pelo elogio referente a semana de moda. Acho que só eu e a Ca sabemos o quanto trabalho deu fazer tudo aquilo com uma carinha boa. Foi sem dúvida um trabalho de 4 mãos, mesmo que nos meus posts e tudo isso nos faz muito feliz. Ficamos MUITO AGRADECIDAS de ver que algumas leitoras notaram o resultado de tamanho esforço!!!!! Foi uma oportunidade incrível e em fevereiro tem mais! :)

  • RESPONDER
    Nome (obrigatório) :Yasmin
    30.09.2013 às 9:30

    Meninas, já acompanho o blog há muito tempo e o que eu mais gosto é que vocês são honestas e mostram em posts como esses que vocês são pessoas normais e que podem sim mudar de opinião sobre um assunto. Acho ótima a ideia de melhorar a qualidade das fotos e mostrar mais looks, pq sei que todos vão ser looks que vocês usariam. Não é nem o estilo de vocês fazer um look cheio de montação! E mesmo meu estilo pessoal sendo bem diferente do de vocês duas, amo ver as ideias e as considerações que vocês fazem quando montam um look. É um exercício que serve para todas nós e é uma pena que nem todo mundo veja assim.

    Acho que hoje em dia o futilidades é um dos blogs mais interessantes e inteligentes do Brasil. Tudo é muito natural e dar pra ver que vocês fazem tudo com muito carinho, então, parabéns!

    beijos

    • RESPONDER
      Carla
      30.09.2013 às 9:40

      Oi, Yasmin! Que delícia ler isso e fico muito feliz de ver que vc entendeu nossa proposta! Obrigada mesmo pelos elogios! :)
      beijos!

    • RESPONDER
      Joana
      30.09.2013 às 10:48

      Gente,
      Tá tenso aguentar os elogios sem se emocionar!
      Obrigada pelas palavras, pra gente é muito importante ter esse feedback, ainda mais em tempos que quase ninguém comenta. Ficamos sem saber se alguém gostou ou não.

      Obrigada por cada palavrinha.

    Deixe uma resposta