6 em Colaboradores/ Comportamento/ Decor/ Moda no dia 11.09.2013

Arquitetura e decoração no (f)uti!

A Aninha é prima da Jô e já apareceu em vários posts por aqui, como esse e esse. Dessa vez, pedimos para que ela colaborasse de outra forma: com uma coluna quinzenal sobre arquitetura, decoração e moda (ainda não escolhemos um nome, sugestões?). Na pesquisa que fizemos em fevereiro, muitas leitoras sugeriram que a gente falasse mais sobre esse assunto. Como a Aninha é muito mais por dentro das tendências de decoração e arquitetura do que nós, achamos que seria o casamento perfeito! Mas vamos deixar ela se apresentar…

É difícil medir há quanto tempo a arquitetura está na minha vida. O que consigo passar para vocês nesse momento é que ela esta há quase nove anos, nos meus sonos e sonhos de forma arrebatadora. Me formei na PUC-rio, cuja escola de Arquitetura e Urbanismo me ensinou a entender a cidade, as espacialidades internas e externas e o mundo de forma muito mais orgânica do que eu poderia imaginar.

Não posso dizer que a arquitetura é minha única área de interesse, seja na estética ou na técnica. Acrescento a moda, ou o mundo da moda, como melhor queiram interpretar, como um dos pontos divisores de atenção sentimentais que me habitam. Me considero muito sortuda pois consegui, na minha vida profissional, unir esses dois mundos (que, na minha opinião sempre se complementarão) realizando projetos de arquitetura para espaços comercias, dentre eles lojas e restaurantes.

mesa-vestido-hussein-chalayanDito isso, vivo em constante contato com a “máxima” de como a arquitetura influencia a moda e de como a moda faz o mesmo com a arquitetura. Para mim são duas coisas que andam de mãos dadas e contrato de união eterna assinado. Uma arquitetura que não se relaciona de forma orgânica e clara com a sua forma ( seja curva, reta, aguda ou obtusa), que não se relaciona de maneira gentil com o contexto em que se insere, que não usa e abusa de um cromatismo lindo de se ver e que, por fim, não estrutura de forma responsável o corpo ou a superfície que habita, para mim, não é arquitetura – e nem é moda. É qualquer coisa que tropeçou e caiu ali naquele corpo, naquele espaço.

Nessa nova coluna do blog, pretendo dividir imagens e conceitos inspiradores de espaços arquitetônicos, cujo intuito é nada mais, nada menos que compartilhar soluções espaciais incríveis e reais, sem pretensões ditatoriais. Acredito em uma arquitetura que aborda todo o seu sentido mais amplo, suas espacialidades de forma viva, seu estudo cromático que traduz personalidade e que, juntos, influenciam as nossas vidas dentro de um ambiente e é determinadora de personalidades, nunca totalmente correta, nunca totalmente errada.

Com isso, finalizo esse primeiro post com imagens da minha “papisa” do cromatismo harmônico, Olivia Gregory (diretora criativa e estilista inglesa). O que mais me fascina no seu trabalho é a não presença de rigor na escolha das cores que completam a paleta de cores dos seus espaços/cenários e a surpresa a cada móvel e objeto escolhido para cada ambiente e cada contexto em que se insere. Seus espaços e campanhas são sempre inspiradores. Arrisco dizer que ela sintetiza de forma simples e agradável o quanto a arquitetura influencia e cativa a moda, e o quanto a moda toca a arquitetura.

olivia-gregory

Gostou? Você pode gostar também desses!

6 Comentários

  • RESPONDER
    Silvia
    11.09.2013 às 18:14

    Adorei! Aninha pode se preparar pq eu vou “abusar” de você, viu? Sou apaixonada por estética e acho que sim arquitetura é super ligada a moda! Tanto moda no conceito de “tendência”, qto moda no conceito de indumentária! E para mim ambos são movimentos artísticos! Mas eu confesso que não sei nada sobre arquitetura além de olhar para um prédio e saber definir que movimento artístico ele representa (me lembrei das aulas inicias de história da arte e as colunas Dóricas, Jônicas e Coríntias!)

    Seja bem vinda!

    Beijos!

  • RESPONDER
    Fany
    12.09.2013 às 13:04

    Que bom, uma nova coluna no (f)uti , agora sobre arquitetura e decoração. Bem vinda Aninha! Bjks, Fany

  • RESPONDER
    Aninha
    17.09.2013 às 10:48

    Silvia!

    Pode abusar que esse espaço é para isso mesmo…novos conhecimentos e acima de tudo – troca de idéias e pontos de vista! ;)

    grande beijo.
    Aninha

  • RESPONDER
    Aninha
    17.09.2013 às 10:49

    Fany!

    Muito obrigada! Nos veremos mais vezes por aqui! ;)

    grande beijo.
    Aninha

  • RESPONDER
    Carol Castello
    17.09.2013 às 14:38

    Que orgulho dessa minha amiga tão competente no que faz, bem articulada e munida de tanto bom gosto !!!

    Estava faltando mesmo esse espacinho aqui, pra deixar o blog ainda mais redondinho e interessante!!! Irei acompanhar assiduamente suas dicas/posts.

    Bj grande!

  • RESPONDER
    GLORIA NERI
    18.09.2013 às 20:13

    Muito bonito e inspirador.
    Arquitetura e moda transformando e embelezando magicamente todos os momentos.
    Gloria e João

  • Deixe uma resposta