12 em Book do dia/ Comportamento/ Cultura no dia 04.09.2013

Book do dia: O Projeto Rosie, de Graeme Simsion

Primeiro escolhi o livro pela capa. Desenhos fofos, tipografia linda e combinação de cores bem escolhida são meu ponto fraco. Depois de um tempinho sem ler nada do gênero, estava morrendo de vontade de uma comédia romântica, e a capa não deixa dúvidas de que O Projeto Rosie se encaixa perfeitamente nessa categoria.

projeto-rosie

ps: a foto que eu  tirei super valorizou a bolsa mas não fez jus à capa do livro,
olhem só como é linda!

resenha-livro-projeto-rosie
Logo depois vi a sinopse e sabia que eu ia gostar: Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado… e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.

Pela descrição já dá pra ver que essa é uma comédia romântica um pouco diferente, né? Pra começar, o protagonista é um homem. Como isso já não fosse revolucionário o bastante (pelo menos no mundo dos livros de comédia romântica rs), o nome pode deixar dúvidas mas o autor do livro também é um homem.

Fiquei curiosa e logo nas primeiras páginas fui cativada de vez. Don também não é a pessoa mais normal do mundo para ser protagonista de uma comédia romântica, ainda mais pra ser o narrador da história. No livro percebe-se que ele tem transtornos psicológicos, chutaria muito leigamente TOC e Síndrome de Asperger, porque ele é muito metódico, muito controlador, muito anti social e não sente emoções da mesma forma que outras pessoas.

Lendo algumas resenhas, vi várias pessoas comparando ele com o Sheldon Cooper de Big Bang Theory. Como eu não vejo a série, não posso afirmar se a comparação é válida, mas como eu sei que o Sheldon é um personagem simpático e divertido, acho que faz sentido.

Don é muito engraçado e o jeito que ele descreve certas cenas absurdas como se fosse algo extremamente normal me fez dar altas risadas. Sorte que na maioria das vezes eu estava sozinha em casa, porque quando isso aconteceu na academia (eu leio fazendo transport) e eu me peguei rindo alto com pessoas em volta me olhando com um ? estampado no rosto, fiquei me achando uma maluca.

Mesmo tendo certeza do final óbvio, principalmente depois de ler a sinopse, o “durante” do livro foi o suficiente para me deixar entretida sem ficar decepcionada. Toda hora me pegava pensando o que Don iria fazer para chegar no final que eu já esperava.

Apesar de eu não ter me decepcionado com o final em si, acabei me decepcionando na parte final do livro. Achei que nas últimas páginas, Graeme se apressa demais para terminar. Ou vai ver eu gostei tanto que não queria que terminasse logo, né… rs

Nada está certo ainda, mas corre uma fofoca que os direitos do livro já foram comprados pela Sony Pictures. Acho que pode virar um filme interessante!

Alguém já leu?

Beijos!

Carla

Gostou? Você pode gostar também desses!

12 Comentários

  • RESPONDER
    Silvia
    04.09.2013 às 18:49

    Musa! Como consegue ler fazendo Transport? Eu sou daquelas que só consigo ler deitada ou sentada de forma BEM confortável. Mas bem, eu sempre posso “culpar” minha dislexia ao invés da preguiça!

    Confesso que tb literalmente julgo alguns livros pela capa! Adoro uma capa fofa! Mas no IPad eu não me importo mais tanto. Peguei um livro chatinho para ler ao invés do Bling Ring e tô me arrependendo, é só pegar para ler que eu durmo! Mas tô numa fase meio teimosa e quero acabar já que comprei a porcaria.

    Tenho que começar a fazer uma lista dos livros que quero ler, ou daqui a pouco eu me perco! Esse tem cara de ser super gostosinho, bem leve e bom para “limpar” a cabeça dos livros chatos! E eu curto a Marian Keyes que fez um comentário positivo sobre o livro. Vai para a listinha!

    Beijos!
    PS: Eu assisti o seriado Orange is the New Black (sou VICIADA em seriados!) e tem um episódio que a personagem pega um livro para ler e na hora eu identifiquei que era o “Gone Girl”! Lógico que tive que voltar umas vezes para dar pause no momento certo e confirmar, mas lembrei de você na hora. =)

    • RESPONDER
      Carla
      05.09.2013 às 10:17

      O meu problema é que ultimamente eu não to tendo tempo de ler com calma pq to tão exausta que vou logo dormir! Aí, pra compensar, leio nos momentos mais absurdos: transport, enquanto seco o cabelo, enquanto almoço, enfim…rsrs

      Eu gostei bastante desse livro, achei diferente com uma pegada especial, sabe? Como eu disse, é previsível mas não achei que isso prejudicou!

      E quanto ao Orange, eu precisoooo ver! Todo mundo tá me falando dessa série! To curiosíssima! O problema é que eu já to vendo tantas (e sem tempo ainda por cima!) que se eu for começar mais uma, vou me perder! rs

      BJsss

  • RESPONDER
    Letícia
    04.09.2013 às 22:10

    Nossa!! Semana passada peguei em esse livro para dar uma olhada e desisti, achei muito previsível… Vou rever meu conceito…
    Mudando de assunto, mas não muito, você consegue ler numa boa no ipad? Eu não consigo de jeito nenhum!! A luminosidade me cansa muito, estou pensando em comprar um e-reader (sei lá como chama, tipo o kobo ou kindle), você já teve experiência com algum??

    • RESPONDER
      Silvia
      04.09.2013 às 22:59

      Letícia, eu tive um Reader da livraria americana Boarders (q fechou até). Comprei lá pq era mais barato q o IPad e eu queria para ler mesmo, acabei precisando devolver pq eu não conseguia comprar livro nenhum pq meu cartão de crédito é brasileiro. Mas bem, acabei ganhando um IPad de aniversário e EU não notei diferença entre os dois pq o meu Reader era com tela iluminada tb q nem os Kindles modernos. E qdo eu vou ler uso o aplicativo da Kindle onde vc regula o brilho da tela, tamanho da letra, etc. A minha dica é antes de comprar um Reader examine bem todos pq tem alguns q são muito parecidos com a IPad e acho q só o Kindle mesmo é não de pixel e sim de “e-paper”, e tb tentaria regular o brilho da tela e do aplicativo da Kindle para ver se você se adapta melhor (tem uma versão q a tela fica bege).

      Boa sorte!
      Beijos!

    • RESPONDER
      Mariana Borges
      05.09.2013 às 7:06

      O reader da Saraiva -no qual vc também pode comprar livros e ler livros baixados por outros meios – tem a função de mudar a cor do fundo de tela para bege. É impressionante como melhora a leitura, pelo menos para mim. E baixar a luminosidade, coisa que você pode fazer manualmente no próprio leitor, também ajuda muuuuito. Também tive dificuldade no inicio mas com esses truques me adaptei.Bjs!

    • RESPONDER
      Carla
      05.09.2013 às 10:23

      Oi, Letícia! Acho que as meninas responderam, mas vou responder também…Só leio no Ipad mesmo, nunca experimentei os outros e-readers. Eu gosto bastante, quando a vista começa a cansar (principalmente se eu to lendo no escuro), eu vou diminuindo o brilho da tela até ficar confortável. Meu único porém com o Ipad (e não sei se acontece com todos) é que não dá pra ler no sol. A tela reflete demais e fica escura, mesmo iluminando muito a tela a leitura é quase impossível. Talvez o Kindle seja a melhor opção, sim! Tenho curiosidade mas por enquanto o Ipad supre minhas necessidades! rs
      Bjsss

    • RESPONDER
      Letícia
      05.09.2013 às 12:22

      Meninas, vocês são demais!!! Vou fazer o teste com as sugestões de vocês. Realmente, a tela em bege deve ajudar muito, porque o “brancão” cansa rápido a vista…
      Um abraço forte e apertado em cada uma!!! Milhões de vezes, obrigada =)

  • RESPONDER
    Silvia Saboya
    13.09.2013 às 21:07

    Oi, resolvi comprar o livro pela indicação … Estou adorando!!! Obrigada pela dica!!! Bjo

    • RESPONDER
      Carla
      14.09.2013 às 12:15

      Depois conta se gostou, Silvia! Beijos!

  • RESPONDER
    Rosi
    19.09.2013 às 11:43

    Comprei o livro em julho, mas como demorou para chegar só esse final de semana o levei para a praia e começar a leitura. Adorei desde as primeiras linhas, gosto muito de filmes e livros sobre autismo, mas independente o autor consegue nos cativar com uma história tão linda e engraçada que é impossível não gostar e não querer conhecer um Don!!!!! Não conhecia o site, vim parar aqui justamente pela crítica do livro. Parabéns pelo trabalho!

  • RESPONDER
    Juliana
    04.12.2013 às 20:48

    Saudações!
    Eu sou exatamente como você na escolha de livros! Eu havia viajado semana passada, e havia esquecido de levar um livro para ler, fiquei entediada durante o voo e também durante a viagem.. quando estava no aeroporto pronta para voltar, resolvi juntar o dinheiro restante para comprar um livro. Chegando na livraria do aeroporto, não encontrava nenhum livro interessante, dai vi este, que come conquistou pelo título, capa e é claro, o resumo! Graeme Simsion realmente achou a essência da escrita que eu procurava num livro, uma leitura incrivelmente deliciosa! Avancei 12 capítulos rapidamente e divertidamente! Me divertia com as aventuras e loucuras de se achar engraçado de Don. O final em relação aos dois era previsível, porém como chegar a esse final foi o que me surpreendeu! E ainda mais o Projeto Pai que deixou-me boquiaberta! Meus suspeitos todos errados! Estou apaixonada por esse livro! Já indiquei para todos!

  • RESPONDER
    Gabriela Amado
    08.06.2014 às 20:17

    Na verdade, Projeto Rosie não é um livro que me chamou muito a atenção nas prateleiras das livrarias (apesar de eu ter AMADO a capa, admito!)… Geralmente, gosto de livros com personagens mais jovens, hahaha. Mas, ao ler a sua resenha, acho que ele ganhou uns pontos comigo (: Quem sabe eu não comece pelo meu nook?
    Encontrei aqui, para quem queira também: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/O-Projeto-Rosie

    Adorei! Beijos!

  • Deixe uma resposta