11 em Book do dia/ Comportamento/ Cultura no dia 19.06.2013

Book do dia: A Livraria 24h do Mr. Penumbra

book do dia: Resenha: Livraria 24h do Mr. Penumbra

Enquanto estava esperando Inferno lançar, acabei descobrindo esse livro: “A Livraria 24h do Mr. Penumbra”, de Robin Sloan. A capa já me chamou a atenção, achei linda! Depois, a promessa de mistério, códigos secretos e conspirações envolvendo pessoas que realmente existiram. Ou seja, estava escrito, praticamente em letras garrafais “Carla, me leia!!!”

A sinopse é essa: A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo.
Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler.
Mas Jannon é curioso…

Clay, o personagem principal, é muito carismático e muito real, do tipo que todo mundo conhece alguém parecido ou já se viu em situações parecidas. É esforçado, entra de cabeça em tudo que faz, é irônico e tem tiradas engraçadas. Como a história é contada por ele, a leitura é bem gostosa e bastante dinâmica. Em certos momentos, os detalhes são tão grandes que dá pra imaginar perfeitamente o local descrito. Adoro isso!

Mas o que mais me encantou (e desencantou também, depois explico), é que a história é toda baseada na história dos livros, passado, presente e futuro. Desde a primeira impressão de Gutenberg, passando por alguns personagens responsáveis pela evolução tipográfica, até chegarmos no Google e sua máquina de digitalizar livros. Inclua nisso uma sociedade secreta com códigos e mistérios e tudo indica que você terá algo no estilo Dan Brown.

E foi isso que me decepcionou um pouco. Quando você espera mergulhar de cabeça na parte histórica, o máximo que acontece é você entrar na piscina de escadinha. E ficar no raso. Outro ponto negativo, pra mim, é que a história é bem linear, não tem reviravoltas. Não é daquelas que faz você se convencer a ler “só mais um capítulo”. Já deu pra perceber que eu estava com esperanças de ser algo no estilo Dan Brown, né?

Se você já começar a ler sabendo que não é, tenho certeza que vai gostar da leitura. A história é boa, todos os personagens são cativantes e te deixam com vontade de saber mais sobre eles e o final é ok. Não é O livro, aquele que você vai sentir vontade de ler várias vezes, ou ficar triste porque acabou, mas vale a pena.

Alguém já leu?

Aliás, alguém me dá indicações de próximos livros? rs

Beijos!

Carla

Gostou? Você pode gostar também desses!

11 Comentários

  • RESPONDER
    Mariana Borges
    20.06.2013 às 9:05

    Carla, não sei se você vai gostar da recomendação porque o livro é velho – talvez você já tenha lido – mas lá vai: “Suave é a Noite”, do Fitzgerald. Li o post de Mykonos da Jô e lembrei imediatamente da Riviera Francesa descrita no começo do livro.
    A história tem umas reviravoltas meio loucas e é meio baseada no relacionamento entre o escritor e sua mulher (ops, spoiler). É o mesmo autor de “O Grande Gatsby” que tá bem hype por conta do filme – pelo que li das críticas, o livro é beeeem melhor… =/
    Bjs!

    • RESPONDER
      Carla
      20.06.2013 às 9:53

      Mariana, se a história for boa, não importa quando foi escrita, né? Prova disso é que um dos meus livros preferidos é Capitão de Areia. Li quando era pequena e já reli tantas vezes que perdi a conta. O único problema é que eu realmente me acostumei em comprar livros pelo Ipad e muitas vezes não tem vários livros mais antigos. Já vi que tem a maioria dos clássicos brasileiros, mas internacionais tem bem menos títulos.
      Vou procurar mesmo assim, valeu pela dica!
      Beijosss

  • RESPONDER
    Bárbara
    20.06.2013 às 16:18

    Oi Carla.
    Achei linda sua case do iPad, me diz de onde é?
    Adoro os seus posts de livros =)

    • RESPONDER
      Carla
      20.06.2013 às 16:30

      Oi, Bárbara! É da Carmen Steffens, amo ela de paixão! Que bom que está gostando, também estou adorando fazê-los! Sem contar que está me incentivando a ler mais e mais! :)

  • RESPONDER
    Lorena
    21.06.2013 às 14:14

    Carla,
    Vc já leu algum livro do Carlos Ruiz Zafón? Um autor espanhol que escreve livros deliciosos, daqueles que vc não consegue largar. Geralmente as histórias se passam em Barcelona, cheias de mistérios e suspenses. Amo todos os livros deles. Tem um chamado “Marina” que é um livro pequeno, mas mesmo assim maravilhoso, ótima leitura. Além dele ter a trilogia que trata sobre o cemitério dos livros esquecidos que começa com “A sombra do vento”. Este é um dos livros que mais me apaixonei ultimamente, recomento MUITO pra todos. E Claro, se vc curti uma ficção com magias, dragões, etc (literatura do tipo senhor dos anéis), não pode deixar de ler Guerra dos tronos: as crônicas do gelo e do fogo, sou viciada tb nos livros e seriado. Beijoss

    • RESPONDER
      Carla
      21.06.2013 às 14:52

      Lorena, não conheço! Vou procurar, o pouco que vc falou já me deixou interessada!
      Quanto à Guerra dos Tronos, eu MORRO de vontade de ler, mas já ouvi de várias pessoas que é o tipo de leitura que vc não pode parar senão esquece. Levando em conta que eu amo Game of Thrones mas volta e meia esqueço de vários personagens e de vários lugares, sei que o livro é isso x5! E levando em conta que eu demorei séculos para me situar em Senhor dos Anéis, to com medo. Tenho que pegar uma época que eu estiver mais tranquila! Acho que vendo a série já fica mais fácil, né? rs

      Obrigada pelas dicas!

    • RESPONDER
      Lorena
      21.06.2013 às 15:39

      É verdade… game of Thrones é Giga. Eu comecei pelo seriado, então me situo melhor no livro já conhecendo alguns personagens. E por enquanto estou achando o seriado bem fiel ao livro.
      Só pra você saber… A trilogia que eu te indiquei do Zafón…Os livros são independentes, todos com começo, meio e fim. Portanto, você pode ler em qualquer ordem e a qualquer tempo. os outros dois se chamam “O prisioneiro do céu” E “O jogo do Anjo”. Mas eu começaria com “A sombra do vento” mesmo. Beijoss

  • RESPONDER
    Vovó Santa
    23.06.2013 às 21:27

    Oi, Carla! Adoro tuas indicações de livro, e compreendo tua análise. É complicado vc sair de Dan Bown e ir pra um terreno desconhecido hhaha mas essa capa é lindona msm. :)
    Ah, você já leu “Desaparecido para sempre” ou “Não conte a ninguém” de Harlan Coben? Se ainda não leu eu suuuper indico. É o tipo de livro que você não consegue parar de ler de jeito nenhum e sério, Harlan é um gênio, livros de suspense e altamente inteligentes são com ele msm! :)

    bjs

    • RESPONDER
      Carla
      24.06.2013 às 11:52

      Acabei de terminar um livro da mesma editora desse Harlan Coben e tinha a indicação desses títulos no final do livro! Agora com recomendação com certeza vou ver se tem pra baixar no Iba!

      Obrigadaa!

  • RESPONDER
    Mariana Borges
    25.06.2013 às 12:38

    Gente, eu sou uma anta!Como pude esquecer da trilogia Jogos Vorazes/Hunger Games? E o teor político – especialmente do terceiro volume – é mega adequado para os tempos atuais. E é relativamente novo, deve ter no Iba. Bjs!

    • RESPONDER
      Carla
      25.06.2013 às 18:36

      Não é não, Mari! Eu já li a trilogia e devorei tudo tão rápido que fiquei chocada comigo mesma! rs AMEI, os 3 livros são maravilhosos. E o filme não deixa nada a dever!

    Deixe uma resposta