15 em Comportamento/ Experiência/ fitness/ Jabá que nós amamos:/ Moda/ Saúde/ treinos no dia 05.06.2013

Nike Free & um look de malhar

Há algumas semanas, a assessoria da Nike me convidou para uma corrida surpresa. Infelizmente São Pedro e a minha agenda entraram em conflito e, no fim das contas, eu não consegui participar.

Felizmente, a assessoria me chamou para um café da manhã quando eu estava em São Paulo e eu pude pelo menos saber mais detalhes do motivo desse treino surpresa. Eles queriam me apresentar o Nike Free 5.0!

nike-free-5.0

Tudo isso foi uma feliz coincidência pra mim. Há alguns meses eu conversei com meu personal sobre tênis e quebrei alguns mitos. Eu havia dito à ele que sonhava com esse modelo da Nike na cor rosa, mas tinha medo de não ser bom pra corrida, afinal sempre ouvi que as melhores opções para running são Mizuno ou Asics. Na hora, o Arthur disse que para o meu volume de treino, eu não precisava pensar assim. Ele até comentou que seria legal termos um tênis mais leve para os nossos treinos de tiros e tudo mais.

Logo que o meu bate papo com a assessora começou, me surpreendi mais uma vez. Ela me contou que a empresa começou com as corridas e eu falei pra ela que jurava que a mesma tinha nascido do futebol. Conversamos muito e fui ficando interessada nos diferentes tênis da marca, sem falar na ideia do Nike Free, que tem disponíveis os modelos 3.0,  4.0 e 5.0 (o meu).

print-nike

Pelo que saquei da história, no início dos anos 2000, a Nike estudou uma equipe de corredores que se lesionava bem menos que os outros. A partir daí, descobriram que eles corriam descalços uma vez por semana, e por isso, fortaleciam diferentes músculos dos pés que os tênis de corrida em geral não trabalham. Assim, o lance de correr descalço chamou a atenção.

Nessa busca pelo maior fortalecimento muscular dos pés, a empresa criou o Nike Free, que visa o movimento mais natural e orgânico possível. O objetivo da linha resumidamente seria oferecer este e outros benefícios de correr descalço, só que com a tração e a proteção do tênis.

Resolvi começar devagar com o tênis e ir sentindo aos poucos, afinal, seria normal ter dores nos músculos que eu não movimentava antes. #ficaadica

Logo de cara, usei para passear e me apaixonei pelo conforto dele! Estava super curiosa para treinar e contar detalhes para vocês.

No fim da semana passada, tive duas aulas com o personal e obviamente separei os modelos para treinar.

look-nike-do-dia

No primeiro dia nosso treino foi na esteira e, de cara, o tênis me surpreendeu muito! No segundo dia, corremos na pista da praia e eu continuei curtindo. Depois desses dois treinos, pude concluir algumas coisas (opinião própria, claro, não é regra):

1) Tiros curtos em alta velocidade: Achei a leveza do modelo inquestionável. Muito mais fácil correr esse tipo de estímulo com ele, sem abusar do amortecimento do calcanhar e evitando um incômodo no músculo tibial anterior (obrigada pela aula técnica, Arthur! rs)

2) Tiros maiores em baixa velocidade: Nesse caso, eu estranhei um pouco, tive que pensar minha passada e encontrar uma forma para evitar flexionar demais a parte da frente do pé. Ninguém merece sentir incômodo! Depois de alguns minutos, eu já estava tirando de letra.

3) Caminhada: Acabei usando mais o amortecimento do tênis e gostei de verdade.

Em linhas gerais, acho que vou começar usando o modelo algumas vezes na semana para garantir uma melhor adaptação. Ele é macio, leve, flexível, confortável e perfeito para treino de tiros curtos.

Acredito que se eu fosse correr uma maratona ou uma fazer uma corrida longa de baixa velocidade, apostaria num tênis mais durinho, o que hoje em dia não é meu caso. O Arthur me deu várias dicas para ajustar a pisada ao tênis e eu fiquei bastante satisfeita com o resultado dos dois treinos que fizemos.

Gostei tanto que só estou levando ele pras minhas férias, mais mole e levinho pra pôr na mala! <3

Beijos

Gostou? Você pode gostar também desses!

15 Comentários

  • RESPONDER
    Valéria Vieira Beirouth
    05.06.2013 às 14:25

    Oi, Jo. Adorei a dica. Também estou correndo desde outubro do ano passado e só ouvia falar que os tênis da NIKE não eram os melhores, mas agora você deu uma esclarecida. Beijos!!!

    • RESPONDER
      Joana
      19.06.2013 às 19:34

      Eu estou curtindo, quero inclusive um para o tipo da minha pisada!

  • RESPONDER
    Juliana
    05.06.2013 às 14:50

    Onde posso comprar??
    Beijos e obrigada pela dica!

    • RESPONDER
      Joana
      19.06.2013 às 19:34

      Acho que nas lojas da Nike e nas lojas que vendem Nike! :)

  • RESPONDER
    Renata Arruda
    06.06.2013 às 16:33

    Oi, adorei saber! Por coincidência comprei um só que rosa e pouco tempo depois comecei a correr com ele, mas estava pensando se deveria comprar um Mizuno, agora sei que não, posso ficar tranquila com o meu Nike! Beijoss

    • RESPONDER
      Joana
      19.06.2013 às 19:35

      Pode claro! Você está gostando?

  • RESPONDER
    Valéria
    06.06.2013 às 18:46

    Jo…os tênis da NIKE são legais e até bonitos;mas como vc mesma observou não são os mais adequados pra correr(distâncias maiores),prefira os de sua pisada ou neutros da MIZUNO ou da ASICS;nada supera a tecnologia dessas marcas hoje;invista num bom tênis pq o prazer de correr é indescritível!bj

    • RESPONDER
      Joana
      19.06.2013 às 19:46

      Valéria,
      Eles mesmo não recomendam esse para longas distâncias, pelo que entendi.

  • RESPONDER
    Fabiola Fuck
    17.07.2013 às 21:47

    Jo, ele tem entrada para o sensor do Nike+ ou funciona no app sem sensor?

    • RESPONDER
      Joana
      17.07.2013 às 23:43

      Eu uso sem sensor, mas acho que dá pra conjugar as duas coisas!

  • RESPONDER
    Julia
    04.11.2013 às 11:42

    Oiii, vc sabe dizer qual a difernça entre os 3 modelos?
    Beijão

  • RESPONDER
    Tiago
    18.06.2014 às 13:57

    Olá, tenho interesse nesse tênis, eu corro na esteira e as vezes corro na pista, mas realmente as vezes. Porém pus este tenis nike free 4.0 nos pés e achei ele muito bonito, fiquei com interesse de usá-lo no dia a dia, você tem usado ele no uso cotidiano? como está a durabilidade? sei que ele é confortável, mas ele é conforntável mesmo usando um dia todo?

    • RESPONDER
      Joana
      18.06.2014 às 17:41

      Tiago,
      To usando pra tudo, direto, corro bastante com ele.
      Vou sair desse pra um dessa linha quando esse acabar!
      Beijosss
      Jo

  • RESPONDER
    Tiago
    18.06.2014 às 18:40

    Obrigado Joana, provei o nike free 4.0 flykinit e achei perfeito, só fiquei na dúvida quanto ao uso diário, por isto o questionamento. Obg vou comprar um dele tb! abraço!

  • RESPONDER
    Wagner Melo
    29.09.2016 às 16:52

    O Nike free 5.0 é o meu tênis preferido para as provas de 5 e 10 K, e também para os treinos de tiros em pistas de atletismo…

  • Deixe uma resposta