21 em Viagem no dia 08.03.2013

Trip Tips: onde compro passagens aéreas internacionais

Nós sempre juntamos dicas de viagens incríveis e nos demos conta que nunca falamos nada sobre a hora de comprar as passagens. Vários fatores ajudam, ter umas dicas extras também, mas a sorte é sempre bem vinda.

No meu caso acontece quase sempre o seguinte: se a passagem é para minha mãe, para algum amigo, alguém do trabalho ou algo assim eu acho OS MELHORES descontos e quando é para mim? Eles se escondem.

De qualquer maneira, várias coisas podem – e devem – ajudar na hora de comprar o seu bilhete. O ideal é já deixar tudo comprado com uns 6 a 4 meses de antecedência (nos casos de alta temporada, 6 a 7 meses é melhor).

Deixando o tempo de lado, começo com o fator mais importante: a pesquisa. Hoje eu simulo os preços em uma lista de buscadores que eu tenho. Depois eu busco na companhia e comparo os valores. Também vejo se mudando um pouco as datas não melhoram as coisas ($$).

Os sites de buscadores que já comprei e gostei foram o Decolar, o Submarino e o Orbitz.

No Decolar nem sempre encontro os melhores preços, mas mesmo que o preço não valha tanto à pena, eu acho bom para conduzir a pesquisa. Eu acho que ele é um site de fácil navegabilidade e com muitas opções para servir de base (e se realmente tiver um preço bom, já deixar tudo fechado).

No Submarino eu comprava muito quando não dava para comprar múltiplos destinos pela internet. O televendas deles é ótimo e as vezes os preços são bem competitivos.

Já no Orbitz a compra é feita em dólares, ou seja, temos que considerar o IOF (6% a mais) e ainda levar em conta o câmbio, que pode variar. Ainda assim o site vasculha ótimas opções do mundo inteiro. Nele tenho achado AS MELHORES opções de preço, um ótimo custo benefício mas, infelizmente, não parcela.

Outra opção maravilhosa na hora da pesquisa é o Kayak. Ele dá ótimos achados de promoção. Eu nunca comprei nele, mas uso para descobrir quais empresas estão com desconto. No site, dá para criar um alerta de promoção para um destino que você monta com data e hora marcada. Ele te envia todos os preços encontrados para a sua data e é mesmo bem interessante.

Nas companhias aéreas: Quando os sites permitem parcelamentos, dão o valor em real e permitem que você verifique diferentes tarifas (promocionais, flexíveis e afins) é ótimo. Uma vantagem com relação aos buscadores e agências é que ao comprar no próprio site é mais fácil cancelar ou alterar uma passagem. Já aconteceu de eu não poder mudar passagem por ter comprado através de uma agência.

Agora também existe o outro lado da moeda. Já tive de cancelar uma passagem da Air France e o estorno levar uns meses (acho que 2). Esses dias, cancelei um serviço de hotel no Decolar e deixei claro que queria cancelar para comprar outro. Me informaram que o estorno poderia acontecer entre 10 e 30 dias. Eu confiei, comprei o outro serviço e recebi o estorno em 5 dias!

Ah! Não podia esquecer. Quem procura passagens internas na Europa ou no Estados Únidos (locais onde usei o site e amei em 2008 e 2009) não pode deixar de olhar o Sky Scanner (que agora tem uma versão brasileira). Ele tem preços fantásticos. Só que ao comprar as passagens internas, por ele ou por outros, os limites de mala são 23kg e para levar duas tem que pagar mais um volume (que não costuma ser muito caro). Isso também pode acontecer em companhias parceiras das linhas aéreas que você vai fazer o vôo intercontinental, do tipo você pode levar 32kg na ida, mas num vôo interno vale a lei da cia em que você está embarcando, então, acho que não faz diferença.

As cias que costumo comprar diretamente e não tenho reclamações são TAP e Air France. Nas demais viagens que fiz/comprei nos últimos anos ou comprei por sites buscadores de passagem que citei ou agência.

Agora quero saber de vocês! Me contem quais sites vocês usam, onde buscam promoções ou em quem vocês confiam pra isso?!

Já falei mas vale lembrar: usar sites para comparar preços aumenta muito a chance de encontrarmos boas passagens aéreas (nacionais e internacionais).

Essa é a técnica que uso unindo minhas experiências e os sites que a minha amiga Aline me deu há pouco tempo (Orbitz e Kayak).

Gente, não sei se esse tipo de post é legal para o blog. Queria saber de vocês!

Beijos

Gostou? Você pode gostar também desses!

21 Comentários

  • RESPONDER
    Juliana
    08.03.2013 às 20:22

    Comprei no decolar recentemente, tentei trocar a data do retorno e não consegui pois eles exigem aviso previo de 48h. O que me deixou mais chateada é que nao sabia disso e liguei primeiro para a companhia aerea que me informou que havia assentos disponiveis para a data que eu queria porém a troca só poderia ser feita pela decolar. Nessa situaçao especifica fiquei um pouco chateada pois estava doente e realmente queria voltar pra casa… gracas a Deus, nao piorei nem nada e voltei bem pra o Brasil mas fico pensando se fosse uma emergencia, teria que comprar uma passagem nova… como a atendente nao soube me explicar o motivo dessa clausula, seu unico argumento era o contrato entao cheguei a conclusao que pra mim nao serve! Obvio que imprevistos nem sempre acontecem mas prefiro pagar a vista do que ficar presa em um lugar só pq esta no contrato!

    • RESPONDER
      Joana
      10.03.2013 às 17:03

      Juliana,

      Muitas vezes eu uso os buscadores como comparativos, se a diferença for pequena eu fecho com a companhia.

      Como disse no texto quis mudar uma data de passagem que comprei por agência e não pude também.

      Só fecho em buscadores quando a diferença é imensa. E sempre buscando bons tipos de cancelamento e/ou alteração.

      Acho super válido olhar por esse lado!

      Nem sempre as tarifas promocionais são uma boa saída!

  • RESPONDER
    Fany
    08.03.2013 às 20:24

    Claro que esse post é super legal! Vou usar as dicas para pesquisar na minha próxima viagem. Bjs,Fany

    • RESPONDER
      Joana
      10.03.2013 às 17:04

      Que bom Fany!
      Amamos vê-la sempre por aqui! :)

  • RESPONDER
    Mariana Borges
    08.03.2013 às 21:26

    Demorô! Demorou mesmo pq se tivesse visto esse post antes teria economizado uma grana =P Mas serve para as próximas viagens. Adoro essa área aqui, por sinal!

    • RESPONDER
      Joana
      10.03.2013 às 17:04

      Mariana,
      Que legal que você gosta!!!! <3
      Vamos montar mais dicas desse tipo...

  • RESPONDER
    Silvia
    08.03.2013 às 21:27

    Jo, amei o post! Já até mandei o link para minha mãe! Eu usava milhagem da Tam mas agora tá impossível. Já vou começar a pesquisa para minha próxima viagem que se tudo correr bem será em maio.

    Beijos!

    PS: Feliz dia das mulheres para vocês duas!

    • RESPONDER
      Joana
      10.03.2013 às 17:05

      Silvia,
      Se você vai em maio é melhor fazer a pesquisa logo!
      A TAM tem descontos para a europa (em alguns dias)… Comprei pro pessoal do trabalho e foi sucesso o preço!

      :)

  • RESPONDER
    Nome (obrigatório) :Yara
    08.03.2013 às 21:59

    Amei o post, aliás qualquer post relacionado a viagem é bom demais!! Quem não AMA viajar?!!

    Eu sempre uso o Decolar, pois ele tem uma opção de PACOTE, ou seja eu mesmo escolho a passagem no dia que quero e ele me dá milhões de opções de hotel!! Fecho tudo com eles e NUNCA tive problema!!! Tem a opção de dividir em 5 vezes sem juros, o que é ótimo!!

    Já reservei hotel pelo Hoteis.com também , mas vale lembra que quando vc divide eles cobram juros (esta escrito em letras minúculas) tem que ler e reler bem!!!
    Sou igual a você quando estou programando minhas férias, tenho umas 10 abas abertas no computador!!! rsrrs
    Uma opção da American Airlines é que quem compra pelo site e tem o programa Advantage, ganha 500 milhas a mais!!! ;) mas as vezes o preço não compensa!!

    • RESPONDER
      Joana
      10.03.2013 às 17:08

      Yara,
      Não sabia isso da AA!
      Depois dos meus últimos problemas com a Continental e com a United eu vou te falar que vou espiar essa possibilidade!!!!!

      Eu tenho dicas de sites de hotéis, mas nunca usei esse Hoteis.com! Estou usando o decolar pela primeira vez e normalmente uso o booking.com!

      Obrigada pela dica!

  • RESPONDER
    Marcella
    09.03.2013 às 11:17

    Adorei o post e gostaria de contar minha experiência com a Decolar. Eu SEMPRE compro passagens por lá, a não ser q seja uma super promoção na agência, a Decolar sempre tem bons preços. Além das passagens, compro tb os hotéis. Ano passado, fui para NYC e quis ficar no mesmo hotel q tinha me hospedado no ano anterior. Busquei no Decolar e fiz a compra baseada na foto da fachada. Imprimi o voucher e nem li que o endereço era outro (enfim, tirando a foto, era um outro hotel, que ficava em Jersey inclusive). Só percebi a falha quando cheguei no hotel ennão havia a minha reserva (já passava de meia noite). Fiquei no hotel mesmo assim, pagando taria de balcão, absurdamente cara. Na mesma noite enviei um e-mail para a Decolar. Resumindo, não só fui ressarcida do valor anteriormente pago, como eles depositaram na minha conta o valor de td ninha estadia no hotel tarifa balcão. Por isso, recomendo demais o uso do site!!

    • RESPONDER
      Joana
      10.03.2013 às 17:10

      Que legal ouvir isso Marcella!
      Comigo também tem ido tudo bem, mas a Ca já passou perrengue com eles!
      É importante SEMPRE SEMPRE SEMPRE confirmar a reserva com o hotel(uma vez basta), rever o endereço e as datas várias vezes!!!!!

      Obrigada por compartilhar a sua experiência!

  • RESPONDER
    Roberta
    09.03.2013 às 22:26

    Jô, adorei as dicas! Super úteis =)

  • RESPONDER
    Katherine
    13.03.2013 às 10:05

    Adorei as dicas!

    Já comprei pelo Decolar apenas hotel, mas ele é realmente ótimo para pesquisar passagens! Sempre faço uma busca nele, no Submarino e, no caso de vôos domésticos em outros países, o Orbitz é perfeito! Nunca tive problemas com nenhum deles. Eu costumo sempre verificar as promoções no blog Melhores Destinos (www.melhoresdestinos.com.br), eles divulgam ótimos preços de passagens tb.

    Aliás, acho que este tipo de post é super válido, temos que trocar os conhecimentos sempre =)

    Obrigada pelo ótimo post! Beijos

  • RESPONDER
    Maysa Alexandrino
    14.03.2013 às 20:45

    Olá!
    Acho o post mto útil sim para quem está começando a “carreira” de viagens internacionais e está meio perdido.
    As pessoas acabam indo diretamente mais nos sites/blogs específicos de viagens como o “Melhores Destinos” e afins, mas acho que não prejudica em nada o blog, afinal vcs já dão algumas dicas ocasionais de destinos bacanas. Acho q vale sim.
    Bjos!

  • RESPONDER
    Cláudia
    15.05.2013 às 18:49

    Achei as dicas legais, mas o que realmente deve ser feito é comprar com uma agência de viagens e que seja filiada a ABAV (ASSOCIAÇAO BRASILEIRA DOS AGENTES DE VIAGENS), pois além de você ter a comodidade em remarcaçoes e cancelamentos ela ainda presta assessoria para sua viagem.
    Pois tem muita gente que não sabe as devidas leis de entrada aos países.

  • RESPONDER
    Nathally Silveira
    27.11.2014 às 0:00

    Oi Joana! Achei super legal suas dicas. Mas, queria saber, estou programando uma viagem pros EUA, e queria saber se o site de compras Orbitz.com, o qual vc se refere no seu post é totalmente confiável? Obrigada.

    • RESPONDER
      Joana
      27.11.2014 às 9:27

      Nathally,
      Minha amiga que me indicou disse que achava o site muito sério, tudo em inglês, tem iof e não parcela, mas muito bom.
      Eu e meu namorado compramos as passagens de férias do ano passado lá, com duas empresas parceiras E multiplos destinos, DEU TUDO CERTO. :)

  • RESPONDER
    DENIS GUSTAVO
    22.07.2015 às 12:25

    Boa tarde Joana! Ótimas dicas!! Deixa eu te perguntar… Pesquisei uma passagem pelo Orbitz e lá aparece mais barato que no site da operadora do voo (Bahamas Air) será que isso é realmente possível?
    Muito obrigado!

  • Deixe uma resposta