15 em Europa/ Viagem no dia 22.02.2013

Trip Tips: a rota entre Munique e Frankfurt na Alemanha

Hoje temos mais dicas da Alemanha para compartilhar com vocês. O país já apareceu no post da Rita, sobre Berlim & MuniqueAgora chegou a vez do padrinho da Jô, o João Alberto, contar um pouco dos passeios que ele fez entre Munique e Frankfurt. 

Vamos lá?

Quando se planeja uma viagem à Alemanha sempre são lembradas as grandes cidades deste encantador país. Berlim e Munique são as principais cidades a serem visitadas. Frankfurt, embora menos charmosa para o turismo, também merece atenção, já que os voos internacionais da maioria das companhias aéreas pousam primeiramente lá e pode ser a base para se visitar alguns lugares turísticos de grande interesse.

Nossa viagem não foi muito diferente. Visitamos e nos hospedamos em Berlim, Munique e Frankfurt . Entretanto, ao planejarmos nossa viagem lendo alguns guias e pesquisando na internet, identificamos muitos lugares próximos à essas cidades que mereciam ser conhecidos e que nos proporcionariam uma visão interessante  do país, e com certeza momentos de rara beleza. Depois de analisarmos diversas opções de passeios, decidimos incluir em nosso roteiro uma visita ao Castelo de Neuschwanstein e uma visita às cidades de Rothenburg ob der Tabuer e Heidelberg, situadas entre Munique e Frankfurt.

O nosso plano de viagem em Munique, capital da Baviera, completou-se também pela visita ou passagem por outras pequenas e charmosas cidades dessa região repleta de montanhas e lagos, que possibilitam ao turista conhecer toda a riqueza dessa natureza.  

A partir de Munique fizemos dois  passeios de um dia. O primeiro tinha o objetivo de visitar o Castelo de Neuschwanstein, situado em um magnífico cenário nas margens do lago Schwansee. No segundo passeio, visitamos a cidade medieval de Rothenburg ob der Tauber situada na Rota Romântica entre Munique e Frankfurt.

O passeio ao Castelo de Neuschawstein teve um aspecto diferente do que havíamos planejado. Nevava há dois dias antes do passeio.  A neve, apesar do frio, proporcionou um dia inesquecível para os viajantes. A paisagem estava magnífica. 

Antes de chegarmos em Neuschawstein fizemos uma breve visita ao Castelo de Linderhof,  construído pelo rei Ludwig II no século XIX. O castelo de Linderhof é o menor dos castelos reais do país e tinha a finalidade de ser usado como casa de campo real e para a caça.

Após a visita à Linderhof paramos na encantadora cidade de Oberammergau, mundialmente famosa pelo seus xilógrafos e casas ricamente pintadas. Essa cidade tipica do interior da Baviera é um excelente lugar para momentos de calma e lazer e onde pode-se encontrar muitas lojas de artesanato com lindas peças da arte popular da Baviera.

Depois da visita à Oberammergau, partimos para conhecer o Castelo de Neuschwanstein, que era o nosso principal objetivo. Ao se aproximar dele, torna-se rapidamente claro porque esse magnífico castelo de estilo neo-romântico é o mais bem conhecido castelo do mundo. Ele surge da névoa como algo saído de um conto de fadas e você não ficará surpreso ao ouvir que o homem que concebeu esse projeto – o Rei Ludwig II, de novo – foi considerado um pouco excêntrico. Se tudo isso parece familiar, talvez seja porque o castelo serviu de inspiração para o Castelo da Bela Adormecida da Disney.

Antes de visitarmos o castelo aproveitamos para descansar e almoçar no restaurante típico alemão do Hotel Muller, situado em um pequeno lugarejo chamado Hohenschwangau, abaixo do monte onde se localiza o castelo. Após o almoço fomos para a fila da charrete que nos levaria ao castelo. Pode-se acessar  também subindo à pé ou de van.

A visita ao castelo deve ser planejada antecipadamente, pois a entrada é controlada com horários específicos por grupos de visitantes. O castelo pode ser visitado durante todo o ano. Durante o verão os tickets se esgotam rapidamente. A visita só pode ser realizada com guias entre 8:00 as 17:00 h, de abril à setembro e das 9:00 às 15:00h. de outubro à março. Para maiores informações, visite www.neuschwanstein.de .

O passeio e visita à cidade de Rothenburg od der Tauber  pode ser feito a partir de Munique ou de Frankfurt.  A cidade situa-se à 255 km de Munique e à 182 km de Frankfurt.

Saindo de Frankfurt para Rothenburg ob der Tabuer, na região da Francônia na Alemanha, pode-se apreciar o percurso que segue as margens do rio Neckar e acompanha a famosa Rota do Castelo na Alemanha. Partindo de Munique, aproveita-se a viagem para visitar outras interessantes cidades da Rota Romântica.

Conhecida por ser a cidade medieval mais bem preservada no país, Rothenburg é realmente um encanto para os visitantes. A paisagem mudou pouco desde sua construção inicial e as muralhas que cercam a cidade ainda continuam intactas, assim como suas encantadoras casas de enxaimel. 

Durante a visita, curtimos toda a arquitetura da cidade com suas lojinhas de artigos típicos da região, especialmente aquelas destinadas à produtos natalinos.

Em Frankfurt também pode-se programar um dia para visitar a incrível e encantadora cidade de Heidelberg, situada apenas 80 km de Frankfurt.

Heidelberg é conhecida como a cidade mais bonita da Alemanha. Fica situada em ambos os lados do rio Neckar. Possui lindos edifícios renascentistas que poderão ser observados em detalhes fazendo-se um passeio ao redor da velha cidade medieval. Pode-se visitar também a famosa Ponte Velha (Ponte Karl Theodor), a bela Igreja do Espírito Santo e a Universidade de Heidelberg.

A visita às ruínas do Castelo de Heidelberg, que projeta-se sobre a cidade é, sem dúvida, um dos destaques da  viagem . O castelo foi criado como uma combinação de vários edifícios agrupados em torno de um pátio, cada um representando diferentes estilos da arquitetura alemã. O castelo é o lar de muitos artefatos interessantes, incluindo o famoso Barril de vinho de Heidelberg, com capacidade para mais de 193 litros.

Todos esses passeios podem ser feitos de carro, de trem ou através de tours regulares com operadoras locais. O site www.viator.com oferece esses passeios que são operados em Munique pela Gray Line e em Frankfurt pela ETS-Frankfurt. Para viagens de trem, visite www.bahn.com , onde pode-se verificar horários, preços, conexões e, eventualmente, comprar suas passagens.

Nas nossas escolhas optamos por fazer os passeios utilizando os tours regulares contratados no Brasil via internet, pois apesar de terem o roteiro e horários pré-definido, têm a vantagem de serem confortáveis, a experiência e informações dos guias, bem como providenciam eventuais entradas para os locais de visita.

As possibilidades de roteiros entre Munique e Frankfurt são diversas.  O viajante não se arrependerá qualquer que seja a sua escolha, pois a Baviera possui uma natureza belíssima e cidades charmosas sempre prontas para receberem os turistas que as visitam.

Sem dúvida esses passeios entraram para a lista de “coisas que queremos conhecer” na Alemanha! 

Gostou? Você pode gostar também desses!

15 Comentários

  • RESPONDER
    Ana Luiza Neri
    22.02.2013 às 15:51

    Adooooro o Trip Tips meninas! Ainda mais quando é em família hehe!
    Nãooo parem nunca com esses posts! =)
    grande bjo.

  • RESPONDER
    Sheila Cal
    22.02.2013 às 16:04

    Fiz mais ou menos a mesma rota em Julho de 2012, alugamos um carro em Munique e o entregamos em Frankfurt. As estradas alemãs são fantásticas e as cidadezinhas da rota romântica são preciosas… De quebra consegui convencer o marido a passar um dia em Ingolstad pq lá tem um outlet! Deu uma saudadinha…
    Bjs meninas!

  • RESPONDER
    JoiasGold
    22.02.2013 às 16:08

    Arquitetura absurdamente linda. Me encanta a cultura alemã.
    Lindas as fotos, adorei!

  • RESPONDER
    Juliana
    22.02.2013 às 17:20

    Fiz intercâmbio em Heidelberg durante dois meses, e realmente, a cidade é incrível! Linda, agradável, cheia de jovens… Infelizmente nunca mais voltei lá, foi bom vê-la aqui e matar um pouquinho da saudade!

  • RESPONDER
    Mariana
    23.02.2013 às 18:39

    Ola,
    Li vários posts sobre o seu tratamento de cabelo no salão Ju Fernandes e me empolguei demais.
    Acabei de ligar pra lá e marquei uma avaliação semana que vem.
    Estou super empolgada!
    Depois volto aqui pra contar a minha experiência.

    Beijos

    • RESPONDER
      Joana
      24.02.2013 às 16:13

      Mariana,
      Escolhe com ela o que for melhor pro seu cabelo, pergunta todos os prós e contras e conta pra nós tudo por aqui! :)

  • RESPONDER
    Dayanandra
    24.02.2013 às 15:50

    Adorei o post, cada lugar lindo e a descrição está ótima. Parabéns meninas :)
    Beijos.

  • RESPONDER
    bárbara
    25.02.2013 às 16:06

    Liebe deutschland! Fiz intercambio em 2009 e é certeza um dos meus lugares preferidos! <3

  • RESPONDER
    Fe Costta - viaggio-mondo.com
    11.05.2013 às 16:46

    Adorei!!!
    Estarei lá esta semana e aproveitei para pegar umas dicas!! Obrigada! Logo, logo posto no meu blog também! :)
    Bjos e parabéns pelo blog!

  • RESPONDER
    Paula
    20.07.2013 às 7:19

    Oi ! Adorei o post e queria uma ajudinha. Devo ir para a Oktoberfest, mas ficarei 5 dias em Munich, queria saber como faco pra fazer esses passeios? 1 dia para cada passeio vc disse? No caso chegaria em Munich dia 18 a tarde, acho que nesse dia seria bom ficar em Munich mesmo, e teria 19 e 20 para passeios, 21 e 22 para a festa de 23 volto para Dublin onde moro.O que acha ?Obrigada !!!!!!!!!

    • RESPONDER
      Joana
      23.07.2013 às 1:40

      Gostei dessa forma!
      Vc escolhe dois dos passeios para fazer OU faz um e fica um dia na cidade, que dizem que é BEM bonita! :)

  • RESPONDER
    Paula
    10.09.2013 às 23:05

    Olá, parabéns pelas informações!
    gostaria que me informasse sobre a referência dos guias que utilizaram, encontrados pela internet.
    grata

  • RESPONDER
    Vanessa
    14.02.2014 às 15:08

    Por favor me diz como é que vc comprou os passeios utilizando tours regulares, contratados via internet aqui no Brasil, qual site vc utilizou?
    Parabéns pelo post!

    Obrigada,

    Vanessa

  • RESPONDER
    Sônia Silvestre
    19.03.2015 às 12:56

    Já fiz este roteiro e visitei alguns castelos do rei Ludovic e o palácio de Ludovic II,feito em homenagem ao rei da França e ao Versalhes, que fica em uma ilha e outra ilha com um convento transformado em hotel,mas que antes era o local de plantação de frutas e horta do rei,e o castelo que foi inspiração para o castelo da Cinderela de Walt Disney.Várias cidades na Baviera e Rossfeld localizada nos alpes da Alemanha e com vista para a Áustria,local de muitas pistas de ski alpino.Fui a Monique a capital da Baviera fiz um city tur e andei pelo coração da cidade,é mesmo encantadora,fui a Traunstein e visitei a casa onde Bento VI morou e estudou,além de refúgio de soldados que lutaram na 2ª guerra,visitei lindos lagoas,e a cidade que serviu de inspiração para os chineses copiarem uma igual, Salzbercbau(linda) .Aproveitei e fui visitar a Áustria,fui Salzburg,terra de Mozart e da Fortaleza no alto da montanha,Hohensalzburg,cidade patrimônio da Unesco e local que viveu a família que inspirou o filme NOVIÇA REBELDE..

  • RESPONDER
    Marlene Sanchez
    09.09.2015 às 18:34

    Olá!
    Tenho pesquisado sobre a Rota Romântica, e achei ótima as suas informações.
    Vou com um grupo de amigas para a Alemanha em maio/16, gostaria de saber onde vc comprou os passeios utilizando tours regulares, contratados via internet aqui no Brasil, por favor.
    Parabéns, as fotos estão maravilhosas!

  • Deixe uma resposta