11 em Comportamento/ Deu o Que Falar no dia 28.01.2013

Deu o que falar: Santa Maria

Toda semana tentamos trazer para esse espaço assuntos curiosos/relevantes/polêmicos (ou tudo junto), mas hoje, não tem como falar de amenidades depois da tragédia que aconteceu ontem em Santa Maria. É impossível não pensar que isso poderia ter acontecido em qualquer lugar, com você, com seus filhos, com seus amigos.

Então, vamos aproveitar que essa é uma das tags mais lidas (e elogiadas) aqui do blog para tentar ajudar a quem precisa, né? Já existe um post com várias informações no Fashionismo, mas resolvemos reunir aqui também o que pesquisamos (no fim das contas, não foi tão diferente do que a The já escreveu).

Estamos atrasadas, nós sabemos, o Ministro da Saúde inclusive já anunciou que não estão precisando de ajuda no momento, mas por via das dúvidas, resolvemos fazer o post mesmo assim. Para quem quiser/puder ajudar, só recomendamos ligar antes para os números e certificar se realmente não estão precisando de nada.

Doações e cadastros de voluntários devem ser feitos no Centro Desportivo Municipal (Farrezão) – Rua Appel, 795, bairro Fátima, Santa Maria

– A empresa de ônibus Planalto está viabilizando transporte em Porto Alegre para voluntários e doações. (51) 3374-9779

– Voluntários para socorrer os feridos: (51) 3210-4219

– Logística e abrigo aos parentes das vítimas: (55) 9979-2539

– Voluntários (médicos, enfermeiros e psicólogos): (55) 9155-2087

– Para doar materiais hospitalares e remédios: (55) 9681-1021

Necessitam de: água, luvas descartáveis, álcool gel, papel higiênico, barras de cereais. Para mais informações falar com Médico Willian, responsável pela equipe de Ajuda no Farrezão, (55) 9681.1021

Remédios: Captopril, Clonazepam, Diazepam, Dipirona, Paracetamol, AS, luvas, Rino Lactato solução

– Pra quem quiser ceder hospedagem para as famílias das vítimas, é só clicar aqui. Para quem precisa de hospedagem, mandar e-mail para [email protected]

Para doar sangue (todos os tipos)

Santa Maria —  Alameda Santiago do Chile, 35 – Bairro Nossa Sra. De Lourdes – Para agendar doações, ligue: (55) 3221-5262 ou 3221-5192

Porto Alegre — Av. Bento Gonçalves, 3722 – Partenon – Porto Alegre

Alegrete — Rua Gen. Sampaio, 10 – Bairro Canudos

Caxias do Sul — Rua Ernesto Alves, 2260 – Centro

Cruz Alta — Rua Barão do Rio Branco, 1445

Palmeira das Missões — Rua Nassib Nassif esquina Gen. Osório, 351

Passo Fundo — Av. Sete de Setembro, 1055 – Centro

Pelotas — Av. Bento Gonçalves, 4569 – Centro

Santa Rosa — Rua Boa Vista, 401 – Centro

*Alguns telefones podem não atender devido à grande quantidade de ligações

Informações atualizadas nos sites: Veia Social, RBS, G1

Infelizmente não achamos informações sobre como ajudar em outros estados fora da região sul, quem souber, por favor deixe seu comentário!

Gostou? Você pode gostar também desses!

11 Comentários

  • RESPONDER
    Daniela Nunes
    28.01.2013 às 19:35

    Como de costume, dei minha navegada pelos meus blogs de moda preferidos, e poucos comentaram essa tragédia lá em Santa Maria -RS .
    Que bom! que pra vocês a vida não é só “futilidades” e glamur…
    Parabéns pelo Post.
    Valeu pela solidariedade e a capacidade de sentir compaixão por essas pessoas.
    Um grande Abraço!

  • RESPONDER
    Nívea
    28.01.2013 às 21:48

    Em primeiro lugar,parabéns por darem espaço ao um assunto tão importante e delicado.
    Muitas vezes ficamos descreditados em relação às pessoas,achamos que pessoas boas já são raridades,mas em momentos como esses podemos ver como nós somos um povo solidário,tenho certeza de que nada irá faltar,seja em coisas materiais,seja em afeto para as pessoas que foram afetadas por essa tragédia.

    • RESPONDER
      Carla
      29.01.2013 às 9:34

      Nivea, espero mesmo que o pessoal de Santa Maria não esteja mais precisando de nada por causa da solidariedade do pessoal que mora nas cidades vizinhas. No fim, o mais importante, pra mim, é orar pra essas familias que perderam algum filho (teve gente que perdeu os dois, olha que horror!?) achem algum conforto nesse momento tão triste. Se não puder ajudar “fisicamente”, que ajude mandando boas energias!

  • RESPONDER
    Fê Olweiler
    29.01.2013 às 2:09

    Poucoa blogs escreveram sobre essa tragédia, e vcs sempre surpreendem! Parabéns pela iniciativa de dar uma ajuda a quem qr ajudar! Melhor do q soh falar da tragédia em si! Eu sou de Porto Alegre e tenho amigos q perderam parentes nesse incêndio. Fiquei tão triste q não fiz quase nada no domingo… A única coisa q podemos fazer eh mandar pensamentos positivos para as famílias! E que Deus possa minimizar esse sofrimento! Parabéns mais uma vez meninas! Isso sim que eh um blog de verdade! E são poucos!

    • RESPONDER
      Carla
      29.01.2013 às 9:30

      Fê, esse é o tipo de informação que vale a pena ser compartilhada e lida o maior número de vezes,não é? Obrigada!

  • RESPONDER
    Bruna Mohr
    29.01.2013 às 11:00

    Oi Carla, sou de Santa Maria, perdi amigos, colegas… Estamos com um pesar terrível, a cidade está silenciosa, ninguém consegue comer, dormir direito… Isso foi uma tragédia terrível, que tocou TANTO todos nós aqui pois nós, estudantes, frequentamos essa boate e felizmente não estávamos lá, mas poderia ter sido eu, meus irmãos… No momento, pedimos à todos que mandem forças e muitas orações, não só para as famílias das vítimas mas como para nossos amigos que ainda estão lutando por suas vidas na UTI.

  • RESPONDER
    Samanta
    30.01.2013 às 18:47

    Oi Carla!
    Sou de Santa Maria mas estou morando em Porto Alegre. A tristeza não terá fim tão cedo…o cenário, como disse um dos bombeiros, era de uma guerra, mas as vítimas tão jovenzinhas, tão cheias de vida. O sofrimento das famílias e dos amigos não tem dimensão, tamanha a dor…Enfim, estou deixando este comentário p/ informar que existe uma ONG auxiliando os familiares de vítimas que ainda estão internadas, em estado grave. Com eles é possível que se consiga informações de como ajudá-los, mesmo de outros estados. O perfil do face é: http://www.facebook.com/somossantamaria

    • RESPONDER
      Carla
      31.01.2013 às 12:23

      Samanta, obrigada pela dica! Vamos repassar! Espero que o tempo seja rápido para amenizar essa tristeza que está rondando a sua cidade!

  • RESPONDER
    vladia
    30.01.2013 às 22:54

    Legal essa iniciativa, parabéns!
    O que me deixa Down é saber que tantas vidas se foram por algumas precauções logicas que não foram tomadas.. é a vida! Mais é pior ainda ver, alguns comentários nas redes sociais de pessoas pequenas que lamentavam o acontecimento, e que simplesmente preferiam que fosse no Nordeste, pois nordestino não é gente.. eu sou nordestina, sou do Ceará, e fico pensando com qual intuito esse tipo de pessoa fica aqui entre nós ocupando espaço no mundo plano e outros tem que ir embora tão cedo.. e mais ainda, o porque dessas pessoas, no fim, virem pedir a ajuda a nós, nordestinos, não me refiro a galera bacana do blog, tou só usando o espaço delas pra desabafar…só que é tosco, que na hora da tragédia o nordestino tenha que ajudar, se virar em mil pra dar conforto e ainda ter que receber bem essas pessoas quando vem aos nossos estados, se divertirem,ora não são os superiores… deviam se virar sozinhos né? Enfim, mais é lógico que não vamos generalizar e talvez seja por isso que tenhamos que ajudar né mesmo. Dizem que quando nascemos o nosso destino já esta escrito…se for assim. so nos resta esperar por ele.
    Desculpa gente boa do blog pelo desabafo, se falei algo que ofendi… eu só queria expor pensamentos. È que tou tao cansada de pagar por nascer numa terra que não tem enchentes, não tem chuva toda hora, de praias lindas, sol, ar puro e gente feliz!
    Brigada Deus!! =D ps. Sou fã do blog!! beijos

    • RESPONDER
      Carla
      31.01.2013 às 12:23

      Vladia, obrigada pelo seu comentário! Acho um absurdo ficar com implicância com o nordeste ou qualquer outra região que seja. Eu fiquei sabendo do bafafá que aconteceu e achei tão ridículo que preferi desligar o computador, ficar vendo televisão e só ligar de novo no dia seguinte.

      Mas quem faz esse tipo de coisa é gente que não tem o que fazer, que prefere polemizar tudo ao invés de ser feliz! Morro de vontade de conhecer o Ceará, Recife, Natal, Bahia. Todo mundo que vai, volta apaixonado e tenho certeza que vou ser mais uma! :)
      Beijoss

  • RESPONDER
    Vladia
    01.02.2013 às 22:59

    Oi Carla, brigada você, por deixar meu desabafo ser exposto a todas os leitores do blog. E desse assunto eu já escutei e vi cada “pérola” mais você tem toda razão, essas pessoas não tem mesmo o que fazer e na verdade são infelizes e procuram motivos pra sua infelicidade ao invés de olhar pra si!
    Você, todos do blog, e seus leitores, são muito bem vindos aqui na minha terrinha, não é perfeita,ok? Ta precisando de um carinho das autoridades e dos moradores.. mais posso dizer, lugar bonito, de paz, de alegria e de gente boa, tem de sobra! Beijos!! =D

  • Deixe uma resposta