6 em Brasil/ Trip tips/ tt/ Viagem no dia 16.11.2012

Trip Tips: Trancoso

Nossos posts de viagem andaram meio parados, mas agora eles voltarão com tudo! Começamos com mais um post da Aninha (prima/irmã) da Jô. Desta vez ela contou sobre suas férias em Trancoso, na Bahia! Vamos espiar?

Quando eu e o meu marido ainda estávamos no processo de total indecisão sobre parte das nossas férias deste ano, tivemos aquele ‘insite’ de ‘como é que nós não haviamos pensado nisso, antes?”.

Em vez de mergulharmos no delicioso e exaustivo mundo das viagens internacionais, nos deparamos com o nosso estado de ‘cansaço’ físico e mental, e percebemos que o melhor seria aproveitarmos dias tranquilos em algum local com praia, sombra e água cristalina. Quando decidimos nos casar, havíamos pensado em algum lugar assim para passarmos nossa lua de mel. Porém, após algumas informações de que na época em que viajaríamos, em todas as ilhas e balneários que estavam em nossa lista, haveria um clima um tanto quanto amendrontador – envolvendo tornados, furacões, tempestades tropicais e por aí vai…decidimos esquecer isso tudo e ir para lugares com climas mais estáveis (se é que hoje isso é possível).

Dessa vez, no entanto, sem nenhum sofrimento, resolvemos passar 7 longos, porém rápidos dias na Bahia. Logicamente, o estado possui inúmeras cidades de praia, mas ao pesquisarmos mais sobre o Sul da Bahia, nos deparamos com Trancoso e aí foi ‘amor à primeira vista’. Logo em seguida, ainda dentro do pensamento mais que enraizado de que passaríamos uma semana onde o máximo de nossa preocupação seria o que comer no alomoço – camarão ou peixe? – escolhemos, enfim, a nossa pousada, que também foi uma relação de amor à segunda vista, assim dizendo.

A pousada se chama Estrela D’Água e faz parte do roteiro de hotéis de charme do Brasil. Ela já é bastante conhecida pelos paulistas (maioria de hóspedes no hotel), até por conta de maior facilidade de acesso. Infelizmente, não há mais voo direto do Rio de Janeiro para Porto Seguro. Todos fazem escala em São Paulo ou Minas Gerais.

Ao chegar em Porto Seguro, já havia uma pessoa associada à Pousada nos esperando para nos levar de carro até Trancoso. A viagem dura em torno de uma hora.

Trancoso se resume basicamente ao seu centro comercial, o famoso Quadrado, e, logicamente, às suas praias. Na realidade, entende-se que é um único litoral, uma única faixa de areia, dividida em praias por algum detalhe: um rio que desemboca no mar, a existência ou não de corais, etc.

A Estrela D’Água fica localizada na praia dos Nativos, praia linda, com algumas poucas ondas.

Algumas fotos da região do quadrado:

Além das praias de Trancoso, nos arredores há outras que merecem muito a visita, como a Praia do Espelho. Essa praia é realmente linda, com pequenas piscinas naturais, falésias e algumas poucas, mas boas, pousadas, onde os frequentadores podem comer deliciosos frutos do mar. As pousadas de Trancoso, como a Estrela D’Água, normalmente oferecem serviço de transporte para essa praia, mas também há como alugar carro ou ir de táxi, embora a estrada de acesso exija um carro mais “off road”.

O roteiro gastronômico de Trancoso é repleto de boas indicações. Todos os restaurantes bacanas ficam no Quadrado. Na nossa lista de preferidos entraram:

– Restaurante Cacau (melhor custo x benefício!)

– Restaurante da Pousada Capim Santo

– Restaurante da Pousada El Gordo

– Pizzaria Maritaca

Além disso jantamos e almoçamos alguns dias no próprio restaurante da pousada, que possuia em seu menu pratos diversos, mas logicamente a maioria de frutos do mar.

Ainda na sessão “comidas regionais e inesquecíveis”, abro um espaço especial para o café da manhã da Estrela D’Água. É um café daqueles em que você fica horas comendo e no qual dá vontade de experimentar absolutamente tudo! Ele conta com uma estação de tapiocas, feitas na hora, bem como omeletes, passando por pães de tapioca feitos na cozinha da própria pousada até os indispensáveis cuscuz e diversos tipos de cocadas super frescas.

Como arquiteta que sou, posso dizer que o ‘conceito’ da pousada com certeza é o ‘pé na areia’. Eles seguem e fazem disso uma premissa, uma vez que quase todos as circulações comuns dentro da pousada são diretamente na areia. Além disso, ainda há um bar na beira da praia, que serve bebidas, petiscos e almoço na areia ou no deck da piscina (uma das principais atrações da pousada).

Resumindo, se você procura um lugar para relaxar, pegar um sol, ler um livro, comer bem e descansar, Trancoso (apesar do preço um pouco salgado) é um ótimo destino.

Com carinho,

Aninha

Definitivamente nós duas ficamos morrendo de vontade de ter férias assim! :)

Gostou? Você pode gostar também desses!

6 Comentários

  • RESPONDER
    Patrícia Tanajura
    17.11.2012 às 22:36

    Oi!!
    Então! Trancoso, assim como Morro de São Paulo e Itacaré são lugares paradisíacos e com ótima infra estrutura, mas valem muito mais a pena na baixa estação, seja pelos preços ou pelo contingente turístico. Seja sempre muito bem vinda, volte e aproveite! ;)
    Bjo
    ( Ah, embora não comente, “ando” muito por aqui!)

  • RESPONDER
    Alinne Andrade
    18.11.2012 às 9:58

    Verão é gente demais, fica tudo uma loucura lá. Sou de Porto Seguro e moro em SP e todo final de ano estou lá. Minha terra é linda mesmo e nasci em outro paraíso, Maceió. Maragogi tb é muito convidativo e lindo.

  • RESPONDER
    Suzane
    19.11.2012 às 9:05

    Sou louca para ir conhecer a Bahia.
    Bjs
    http://www.queromoda.com/

  • RESPONDER
    Anita
    19.11.2012 às 12:18

    Por que não foi informado o valor da diária na tal pousada?

    • RESPONDER
      Carla
      19.11.2012 às 12:22

      Acho que ela esqueceu, Anita! Vamos perguntar e colocamos aqui, tá?

      Beijos!

  • RESPONDER
    Efeito Vintage
    20.11.2012 às 18:38

    Lindo o lugar!

  • Deixe uma resposta