31 em Acessórios/ Reflexões/ Sapatos no dia 26.09.2012

Reflexão: O tamanho do salto era coisa da minha cabeça!

Uma das coisas mais interessantes de se ter um blog é que se torna possível perceber quando você muda de opinião ao longo do tempo. Tudo fica documentado por aqui, desde reflexões e crenças até desabafos do calor do momento.

É engraçado ver que ao longo desses dois anos e nove meses compartilhamos com vocês várias das nossas questões, limitações e opiniões e muitas delas foram se transformando e voltaram a aparecer por aqui com seu novo ponto de vista.

Até um pouco antes de nós criarmos o (f)utilidades eu era uma pessoa cheia de limites comigo mesma. Não podia vestir isso ou usar aquilo. Uma das minhas maiores regras era “eu não posso usar salto“. Eu era tão doida que tinha várias cores do mesmo sapato de saltinho, tipo 2 ou 3 cm. Sempre com preferências pelas sapatilhas, rasteiras e Havaianas. Quando eu era adolescente enfiei na minha cabeça que nunca ia  “sair com ninguém” se estivesse muito alta, de fato parecia que os homens “tinham medo” de mulheres altas, mas até aí dane-se né? até parece que se eu arrumasse alguém bom de verdade a minha altura seria um fator decisivo.

O tempo passou, ainda bem, e eu fui mudando meu ponto de vista. Com algum tempo de blog eu passei das rasteiras para os saltos médios. Cheguei a desabafar por aqui o meu desejo de que as marcas investissem mais no “salto médio“. Também compartilhei alguns dos meus achados da “categoria”. Eu virei a garota do salto médio e encontrei algumas meninas com o mesmo problema.

Hoje, graças a esses tamanhos de salto, eu encaro programações de trabalho, eventos longos ou semana de moda sem precisar de rasteira. Todos os saltos médios que eu tenho são muito confortáveis e caem bem melhor naquelas produções que pedem salto.

Já falei por aqui do meu sapato super querido da Cavage. Hoje tenho um preto e um vermelho que representam muito bem essa turma “mediana”. Também tenho alguns modelos muito bons da Schutz.

O tempo passou e ao começar a trabalhar no mercado de moda fui ganhando mais segurança e de uns tempos para cá se tornou impossível me tolir com relação a altura dos saltos. Até meados de 2012 eu ainda calculava MUITO o meu tamanho final e, por isso, me permitia saltos de até 7,5cm.  Hoje eu sigo amando TODOS os modelos que comprei, mas algo mudou novamente, o limite aumentou e agora parece que esse lance de altura era coisa da minha cabeça.

Hoje pode quase tudo, comprei sapato de até 10cm. Parece que o quesito altura não faz mais a menor diferença na minha vida. Na verdade, eu me sinto confiante o suficiente para usar o salto que eu quiser. Só não posso exagerar muito por ser desajeitada (e alta), se eu passar de 10cm tem grandes chances de eu “descer do salto” sem querer.

Eu não havia pensado em nada disso até pouco tempo atrás. Estava achando que a mania de comprar sapatos estava exagerada e aí uma amiga me disse que devia estar vinculado à essa “novidade de me permitir” comprar qualquer modelo! Parece que eu estou livre e posso correr atrás do prejuízo! Só tenho que ter cautela, afinal só tenho dois pés! hehe

O grande objetivo deste post é falar em liberdade. Eu me libertei de um dos preconceitos que criei para mim mesma. Essa história de não poder usar salto alto era uma besteira vinda de uma insegurança que eu mesma alimentei durante anos. Hoje acho que perdi meu tempo e poderia estar usando sapatos lindos há anos!

Agora estou parando para pensar se os outros rótulos que me dei ao longo da vida também não são “psicológicos”. Auto crítica é super importante, mas quando ela vem em exagero pode trazer alguma insegurança.

Hoje quero continuar feliz com meus sapatos. Não importa se são sapatilhas, saltos médios ou altos. O que importa é não ter preconceito de ousar. Só não vou sair por aí com saltos vertiginosos para não me estabacar.

Você já parou para pensar que você pode não ter aquele quadril enorme que você imagina? Ou que o tamanho das suas pernas pode não ser um problema?

A minha altura não era uma questão tão importante como eu achava. Acredito que as vezes precisamos ser menos duras conosco. Em boa parte dos casos esses problemas são coisas da nossa cabeça! É muito bom relaxar e curtir algo que antes era “proibido”.

Beijos

Gostou? Você pode gostar também desses!

31 Comentários

  • RESPONDER
    Suzane
    26.09.2012 às 17:30

    Mulher me vejo nesse post, lembvra quando lancei um desafio aqui e pedi o salto de ate 10 cm?
    Já tenho 1,71 e nao gosto de salto mt alto e as marcas fazem sapatos com salto médio paraecendo sapato de vó.
    To amando a Luiza barcelos pq acho que foi ela que veio com essa onda de sapatos lindos e salto médio, hj já vejo a Schutz fazendo isso, espero que marcas mais acessiveis tbm façam

    • RESPONDER
      Joana
      27.09.2012 às 9:15

      Suzane,
      Pra mim 10 cm já é altíssimo, afinal eu vou para quase 1,90.
      O meu problema não é só altura, também tenho problemas para ter conforto com saltos altíssimos.
      Vou te falar, eu não tive a oportunidade de experimentar um SALTO da Luiza Barcelos, mas na Schutz quase sempre eu encontro algo legal no tamanho que você procura. Esse YSL inspired tem 9cm.
      Agora, no caso de saltos confortáveis um pouco menores eu amo os da Cavage e umas Spadrilles da Schutz que comprei há mais de um ano.

      Tomara que mais gente vista a camisa de saltos de 9 cm <3

  • RESPONDER
    Gabriela
    26.09.2012 às 17:30

    Oi Jô, como vai???

    gostei muito deste post e da sua libertação em relaçao a certos preconceitos. Não sou tao alta quanto voce, tenho 1,72, mas quando eu era mais nova ja tive muito complexo em relação a minha altura, pois sempre fui a mais alta da turma. Mas hoje ja superei esta questao e as vezes ate queria ser mais alta…rsrs…e meus sapatos sao todos de salto..mas gosto de salto bem alto mesmo, todos maiores que 10 cm, menos que isso nao uso mesmo, e vou te contar que acho simplismente maravilhoso mulheres altas usarem saltos bem altos, acho que fica muito elegante, claro que é necessario muita pratica e equilibrio tambem ne..rs. Mas enfim, so queria deixar aqui registrado que super te apoio em experimentar cada vez mais saltos maiores e ser feliz assim!!!

    beijoos

    • RESPONDER
      Joana
      27.09.2012 às 9:18

      Obrigada pelo comentário fofo Gabriela, mas vamos combinar que a sua altura permite!
      Se você colocar um salto de 16cm é a altura que eu fico com um de dez! :)
      O lance do equilíbrio me compromete mesmo, mas vamos dar um jeito.
      Cada dia estou curtindo mais e mais usar saltos.
      Beijos

  • RESPONDER
    Fernanda Lima
    26.09.2012 às 22:42

    Não costumo comentar em blogs, mas esse seu post realmente merece um parabéns!!! =)

  • RESPONDER
    Tatiane
    26.09.2012 às 22:43

    Oi Jô, pois é a gente sempre arruma alguma coisa para encucar…
    Eu não sou tão alta então nunca tive problema com salto, mas em compensação…
    Vivi uma paranoia sem fim por cauda do meu pé.
    Quando eu tinha 12 anos comecei a calçar 37, numero que uso ate hoje… mas naquela época me sentia com um pé de pato. Não saia de casa de havaianas ou rasteirinha de jeito nenhum e sempre que alguém olhava para o meu pé eu ficava chateada, as vezes a pessoa poderia estar reparando o sapato né? Mas para mim todos reparavam o meu pé.
    Hoje desencanei, consigo usar rasteirinha numa boa (embora não seja fã do modelo).
    Beijos

    • RESPONDER
      Joana
      27.09.2012 às 9:12

      Tatiane,
      É exatamente sobre isso que estou falando sabe?
      Provavelmente era super normal! Eu calçava bem mais nessa idade, mas pra você, por algum motivo provavelmente bobo aquilo se tornou limitador.
      Que bom que você não demorou muito para se libertar!
      Bjão

  • RESPONDER
    Alessandra
    27.09.2012 às 9:22

    Me vi nesse post. Me irrita muito isso das marcas realmente não investirem em saltos médios, como comentaram acima, sapato de vó na maioria das vezes. Nem sou tão alta, mas me vejo alta e tenho complexo com isso. Mas me sinto menos complexada depois q parei de conviver todo dia com pessoas baixinhas, sério mesmo, coisa da minha cabeça. Já reparei nisso dos homens, é não se fazem mais homens como antigamente.
    Sempre brinco q não sou eu q sou alta, os outros q são baixos.

    • RESPONDER
      Joana
      27.09.2012 às 9:34

      Muito boa a última frase.
      Acho que isso e bobeira, de salto meu namorado fica menor que eu e isso é ZERO problema pra ele e hoje em dia pra mim tb!

      Acho que as marcas estão melhorando sim e eu também estou ousando experimentar mais e mais. :)

      Bjos

  • RESPONDER
    Cilene
    27.09.2012 às 9:25

    Oi Jô,
    Amo seu blog, sigo diariamente. Adorei este post, pq eu tbm sempre tive problemas com salto alto pois achava que minhas pernas finas e longas ficavam mais acentuadas. Hj ainda uso no maximo 10 cm, para ocasioes especiais, até pq acho os saltos medios mais confortaveis. Precisamos sim vencer nossos rótulos que muitas vezes nos seguem a vida inteira e experimentar o novo, diferente.
    Bjs,

  • RESPONDER
    Bruna Mohr
    27.09.2012 às 12:02

    Oi Jô!
    Adorei o post, por que me identifiquei muito.
    Eu tenho 1,78 de altura, então imagina só o tamanho que não fico com um salto alto…
    Na minha adolescência usava só coisas baixinhas, muitas vezes quando saíamos entre amigas nem usava sapato, tinha um ‘estilo diferente (leia-se rebeldia).
    Mas com o tempo, fui crescendo e pensando: Quer saber? Os sapatos são lindo, morro de vontade de usar… Se vou ficar 2m maior que minhas amigas, azar… Elas que vão se passar por baixinhas’ e comecei a comprar todos os sapatos que gostava, sem nem pensar no tamanho que eu ia ficar, e com esse pensamento veio a atitude pra conseguir ‘segurar um salto’ com todo esse tamanho…
    Sou feliz usando saltos 10cm e chamando atenção por onde passo com eles hahahaha
    beijos!

  • RESPONDER
    Lika
    27.09.2012 às 13:34

    Amei sua matéria os sapatos são lindos, mas amei mais ainda a sua sapateira rsss pode dar a dica???/ bjos

    • RESPONDER
      Carla
      28.09.2012 às 15:33

      É Tok & Stok, Lika!

  • RESPONDER
    Fer Favarin
    27.09.2012 às 13:55

    Olá, adorei seu blog, adorei o post, eu sou fã de um salto super alto e odeio salto baixo! hehehe
    Visita meu blog tbem!

    beijinhoooos :*

  • RESPONDER
    Silvia
    28.09.2012 às 3:52

    Eu tenho trauma e me acho baixa com meus 1,70! Mas antes que reclamem, minha mãe tem 1,74 e minhas tias são mais altas que ela. Tenho primas que tem 1,85! Quando eu crescia, sempre diziam que eu ia ficar alta, que teria altura de modelo, que não poderia fazer ballet e parei nos 1,70, ou seja, nem lá, nem cá!

    Só que não vim reclamar da minha altura. Eu não conseguia mais usar salto pq além de calçar 34 o que torna muito desconfortável um salto de 8cm, tenho principio de joanete (e nunca usei bico fino na vida!) e meu segundo dedinho do pé esquerdo é quebrado e calcificou errado, portanto sinto muita dor ao colocar meu peso só na frente do pé! De um tempo para cá comecei a usar só Usaflex pq são confortáveis e ortopédicos mas não tinha me aventurado em nenhum salto até que me apaixonei por um estilo scarpin dourado! E não é que o sapato é maravilhoso? Já fui a dois casamentos com ele, dancei, não fiquei sentada, pulei e cheguei em casa como se tivesse descalça! Pode não ser o sapato mais bonito do mundo mas nunca vi um salto tão confortável!

    Beijos!
    PS: aliás foi por causa do blog que eu comprei um estilo slipper para mim prata da usaflex que já tá quase andando sozinho! ;)

  • RESPONDER
    Maysa Alexandrino
    28.09.2012 às 11:07

    Oi Jô, td bem?
    Muito legal saber que vc passou por essa mudança em sua vida. Realmente deve dar vontade de sair comprando tudo!
    Minha trajetória foi ao contrário. Quando era adolescente só queria usar salto. Achava lindo, sexy… Não via a menor graça nas sapatilhas, rasteirinhas e afins… O tempo foi passando e eu passei a não aguentar mais o perrengue de passar o dia de salto e ficar com o pé dolorido, machucado e a coluna pedindo arrego.
    Hoje sou fã das sapatilhas e estou sempre comprando uma nova. Salto hoje só para ocasiões muito especiais, tipo um casamento. Evito ao máximo.
    Ah, fiz um post no blog sobre a Stravaganze… Já te vi lá uma vez! Se quiser conferir: http://doqueeupreciso.com.br/gastronomia/gastronomia-pizzaria-stravaganze
    Beijos,
    Maysa

  • RESPONDER
    Tainara
    28.09.2012 às 21:11

    Nossa, me identifiquei muito… e ao mesmo tempo não :/ ahaha porque não consigo me libertar dessa neura. Tenho 1,78 de altura. Já tive minhas fases de não estar nem aí e comprar saltos…… pra ficarem encalhados no armário. Não adianta, não consigo sair de casa usando. Quem sabe um dia. Mas mesmo assim, és uma inspiração! ahahah beijos

    • RESPONDER
      Cibele
      30.09.2012 às 19:40

      +1
      Tb ainda n me libertei pros saltos, infelizmente. Tenho 1,77 moro no nordeste, e as mulheres (e homens) aqui são claramente mais baixas, então…
      Sapatilhas ainda são minhas melhores amigas! Espero um dia me libertar!

  • RESPONDER
    Ju Argimon
    29.09.2012 às 16:16

    Jô, que post mais lindo!
    Me emocionei.

    Beijos com Carinho

  • RESPONDER
    Liv
    03.10.2012 às 0:10

    Eu tô a louca do salto médio porque minha coluna dói muito! :(

    (e sua sandália da Schutz me enganou naquela foto!)

  • RESPONDER
    Carol
    12.10.2012 às 20:24

    Sou alta tbm e nunca coloquei um salto no pé pq tds mechem e dizem que fica feio mais acho lindo de maiis mais nao sei se tenho coragem tenho 1.73 ou 1.75 (kkk’ nao seii bem) mas ate que altura de salto acham que devo usar?

  • RESPONDER
    Flaviane
    19.12.2012 às 18:56

    Oi!
    Eu uso saltos altos e não to nem aí!
    Tenho 202cm e uso saltos 10, 12 até 15.
    Fico com quase 2.20cm e nem ligo!
    Usem saltos, meninas
    Bjs

  • RESPONDER
    camila
    28.12.2012 às 0:26

    Oi td bem? Eu tenho 1,73 e calço 41 , 42 sou muito complexa com minha altura vcs acham que se c8colocar um salto 10 cm fico feia?

    • RESPONDER
      Carla
      28.12.2012 às 10:30

      Camila, o negócio de mulheres altas com saltos é que elas chamam muito mais a atenção! Com certeza as pessoas vão olhar, mas não é porque vc está feia, é porque vc vira um mulherão, todo mundo olha!

    • RESPONDER
      Jane cleia
      29.05.2019 às 9:57

      Eu tenho 1,80 de altura comprei uma bota com 8cm de salto e estou tão insegura, vcs acham que devo usar?

      • RESPONDER
        Carla Paredes
        29.05.2019 às 11:57

        Vai fundo!!

  • RESPONDER
    Rubens
    25.01.2013 às 13:29

    Meninas, montei uma pagina no face para unir os altos e altas, e dividir essas experiencias, curtam!!!!
    https://www.facebook.com/pages/Conversa-de-Gente-Grande/498549550197820

  • RESPONDER
    Camilla
    01.02.2013 às 18:21

    Tenho 1.85 e calço 41 e quando mais nova, tinha um super complexo, tanto da altura quanto dos pés.
    Ja faz um bom tempo que não sofro mais com isso,afinal temos que nos aceitar e ponto. Hoje em dia uso saltos altos, baixos,sapatilhas e tenis … dependendo da ocasião
    Tento moderar os saltos muito altos pq chego facilmente no 1,90cm mas não me sinto mal em ficar altona.
    Também não é fácil encontrar sapatos para minha numeração, a unica opção que tenho e onde compro há muitos anos é nas Casas Eurico.
    Adoro ser alta!

  • Deixe uma resposta